18/04/2024

Como se proteger dos perigos do Wi-Fi público e acessar com segurança

Redes de Wi-Fi Público esconde diversos perigos, porém há diversas maneiras de evitar esses problemas de segurança e ainda utilizar o serviço.

O uso Wi-Fi público no Brasil apresenta riscos significativos de roubo de dados. Hackers estão realizando um golpe virtual em que criam ou invadem conexões gratuitas para interceptar as transações de dispositivos conectados, conhecido como “packet sniffing”. Sendo assim, isso permite o roubo de informações pessoais, como dados de cartão de crédito e contas bancárias, além da possibilidade de manipular transferências financeiras. Além disso, os hackers podem infectar dispositivos com malware, software malicioso que rouba informações e distribui vírus para monitorar o tráfego do usuário.

WiFi Público

Uma pesquisa realizada em agosto de 2023 pelo site MelhorPlano.net, em parceria com o Minha Conexão, revelou que 74,9% dos usuários evitam o uso de redes de Wi-Fi públicas. As razões mais comuns para evitar essas redes são a falta de segurança percebida (26,4%), a ausência de necessidade de conexões abertas (24,1%) e a dificuldade em encontrar redes públicas com frequência (17,4%). Surpreendentemente, 7,1% dos entrevistados não apresentaram motivo para evitar o uso de redes públicas.

Portanto, a recomendação mais segura é não utilizar redes Wi-Fi públicas, especialmente quando não se pode confirmar a origem da rede. No entanto, a pesquisa mostra que 25,1% dos usuários ainda optam por usar conexões gratuitas sem restrições, o que representa um risco significativo para a segurança de seus dados pessoais.

Quais medidas de segurança tomar diante de uma rede Wi-Fi Público

Embora exista o perigo eminete, há também a possibilidadeda necessidade do uso. E dentro isso há algumas formas de driblar os riscos e usar o serviço sem passar por nenhum problema:

  1. Evite transações em Wi-Fi público: não realize transações financeiras nem envie informações confidenciais enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi públicas para evitar roubos de dados;
  2. Utilize uma VPN ou firewall: garanta a privacidade dos dados usando um VPN, como o Opera,por exemplo, que protege a identidade e a transmissão de dados;
  3. Tenha um antivírus atualizado: mantenha um antivírus atualizado no dispositivo, como o Malwarebytes, ajuda a prevenir a execução de programas maliciosos instalados por terceiros, permitindo a detecção e resolução de problemas identificados.

Dica mais importante: utilize o Wi-Fi grátis de operadoras

As grandes operadoras de telefonia oferecem opções de Wi-Fi Público para os consumidores em espaços públicos. As redes estão espalhadas em diversos pontos do país, como aeroportos, estádios, shoppings e restaurantes e oferecem maior segurança na navegação. Veja como fazer login em cada uma das redes:

#NET-CLARO-WIFI

  1. Busque a rede #NET-CLARO-WIFI na seção Wi-Fi do seu dispositivo;
  2. Conecte-se à rede e abra o navegador;
  3. Insira seu login e senha do Minha Claro para se conectar.

É possível acessar a rede da Claro através do aplicativo NET-CLARO-WIFI. Basta conceder permissões no app, escolher o tipo de acesso para o cadastro (Cliente Claro ou Cliente NET) e preencher os dados solicitados.

Oi WiFi Fon

  1. Procure a rede Oi WiFi e clique para se conectar;
  2. Abra o navegador para realizar o cadastro;
  3. Preencha os campos com seu login e senha do Minha Oi para acessar a rede.

O login na rede gratuita da Oi pode ser realizado diretamente pelo app Oi Wifi. Através dele, também é possível verificar o mapa de pontos de acesso disponíveis a fim de encontrar a rede de conexão mais próxima.

TIM Wi-Fi

  1. Clique para se conectar à rede TIM Wi-Fi;
  2. Você será direcionado automaticamente para o Portal TIM Wi-Fi, em que será feito o procedimento de autenticação do seu usuário;
  3. Realize a autenticação via SMS ou fazendo login com sua conta do app “Meu TIM”.

Ao fazer o login pelo aplicativo TIM Wi-Fi, você será conectado automaticamente sempre que estiver em um local público que ofereça conexão gratuita da operadora.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários