19/12/2025
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Claro e TIM marcam forte presença em comerciais na TV aberta durante Black Friday

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Mês passado aconteceu a Black Friday, uma dos eventos em que as empresas intensificam o marketing e os comerciais para vender seus produtos com valores promocionais. De acordo com análise conduzida pela pela plataforma de mídia Tunad, embora tenha sido mais comedida em relação aos anos anteriores, houve um aumento significativo na presença do varejo.

Os dados apontam que duas semanas antes da Black Friday até o dia do evento, houve um aumento de 6,4% no número de comerciais nas emissoras de TV aberta de São Paulo em comparação ao mesmo período de 2022. Mas trouxe um destaque para empresas que passaram a ser protagonistas na competição pela atenção do público.

Até então, quem dominava os comerciais veiculados na TV aberta era a Shopee e a Amazon, mas este ano,o cenário mudou. O Mercado Livre e a Claro surgiram como líderes em número de inserções relacionadas à data mais crucial para o varejo, com 9,5% e 12,3%, respectivamente, em relação ao total anunciado.

O varejo marcou presença forte no cenário, com as “Top 10 marcas” representando 56% do total de comerciais sobre a Black Friday na TV aberta. No “Top 10 marcas” , além da Claro, também aparece a operadora TIM, mas com uma participação bem abaixo, com 3,1% de inserções relacionadas a Black Friday 2023.

Em termos de “uplift”, aumento nas buscas pela marca no Google em relação à média, o Mercado Livre se destacou na média nacional, com 21,94 de Uplift médio por inserção, sendo identificadas mais de 4 mil inserções no período, nas principais emissoras de TV aberta de todo o Brasil, seguido pelo Magazine Luiza com 20,23 e O Boticário, com 18,07.

“Embora a Black Friday de 2023 tenha sido tímida, é evidente que marcas como Mercado Livre e Magazine Luiza estão transformando essa data no Brasil em uma das mais cruciais para o varejo. Mesmo diante de um ambiente mais restrito, essas companhias conseguiram não apenas manter sua presença, mas também experimentar um crescimento significativo em pressão de mídia em comparação com 2022”, explica Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

Como o estudo é realizado?

A Tunad possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais da TV aberta e PayTV. O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching com uma equipe de auditoria fazendo a conferência final para a validação dos resultados.

Hoje, são auditados para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto. E os canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids,ESPN2,ESPN4,ESPN Brasil, Fox/Star, FX ,Globo News, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel. Porém, para
clientes, conseguimos monitorar a maioria das praças no Brasil.

Promoção: Carrefour Chip oferece plano de celular de R$ 15

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Se você procurar ter um plano de celular que fuja das operadoras de telefonia tradicionais, o Chip Carrefour pode ser uma opção. Inclusive, a MVNO (operadora virtual) ainda está com uma oferta promocional da Black Friday: Leve 2 Pague 1. Na oferta, o cliente compra de qualquer pacote e ganha 2 meses de benefícios, e paga ainda 1. Além disso, ainda tem chip e frete grátis.

Confira os pacotes disponíveis:

  • Pacote com até 12 GB: 5 GB de franquia + 2 GB de recarga programada + 3 GB de portabilidade e 2 GB cartão carrefour, de R$ 60 por R$ 15. Benefícios: Internet cumulativa, WhatsApp ilimitado, ligações ilimitadas, 100 SMS e App Skeelo regular. Validade do plano: 30 dias sem cortes
  • Plano com até 16 GB: 6 GB de franquia + 3 GB de recarga programada + 5 GB de portabilidade e 2 GB cartão carrefour, de R$ 80 por R$ 40. Benefícios: Internet cumulativa, WhatsApp ilimitado, ligações ilimitadas, 100 SMS e App Skeelo regular. Validade do plano: 30 dias sem cortes
  • Pacote com até 25 GB: 10 GB de franquia + 3 GB de recarga programada + 6 GB de portabilidade e 6 GB cartão carrefour, de R$ 100 por R$ 50. Benefícios: Internet cumulativa, WhatsApp ilimitado, ligações ilimitadas, 100 SMS, App Skeelo regular e Waze ilimitado.
  • Plano com até 100 GB: 40 GB de franquia + 20 GB de recarga programada + 20 GB de portabilidade e 20 GB cartão carrefour, de R$ 240 por R$ 120. Benefícios: Internte cumulativa, WhatsApp ilimitado, ligações ilimitadas, 100 SMS, App Skeelo regular e Waze ilimitado.

Vale ressaltar que os planos de celular do Carrefour usam a rede da TIM, tendo cobertura apenas na área coberta pela operadora, cujo maga pode ser encontrado no site da tele.

Além disso, a operadora virtual móvel ainda traz dois planos especiais para clientes do cartão Carrefour:

  • Plano trimestral Leve 3 pague 2: 11 GB de franquia de internet + 5 GB de portabilidade por R$ 80 ou 3x de R$ 26,66.
  • Plano anual Leve 12 pague 8: 11 GB de franquia de internet + 5 GB de portabilidade por R$320 ou 12x de R$ 26,66.

Ambos planos contam com internet cumulativa, WhatsApp ilimitado, ligações ilimitadas, 100 SMS e App Skeelo regular.

Justiça obriga Rede Globo a renovar contrato com a TV de Collor; entenda

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Uma liminar emitida pela Justiça de Alagoas obriga a Rede Globo a renovar contrato com a afiliada da TV Gazeta de Alagoas, pertencente ao ex-presidente Fernando Collor, por mais cinco anos. A decisão foi assinada pelo juiz Léo Dennisson Bezerra de Almeida, da 10ª Vara Cível de Maceió Agora, e caberá à emissora decidir se vai aceitar a obrigação ou se vai recorrer da decisão do Tribunal.

De acordo com a liminar, o argumento usado para a decisão é de que a emissora de Collor poderia ir à falência, além de que a obrigaria a demitir 209 dos 279 funcionários da empresa se não houver a renovação de contrato com a Globo.

“Reconheço a essencialidade do vínculo comercial entre as partes, determinando a renovação do Contrato de Convenção celebrado entre a TV Gazeta de Alagoas Ltda e Globo Comunicação e Participações S/A, pelo prazo de 05 (cinco) anos, iniciando-se em 01 de janeiro de 2024”, diz o Dennisson Bezerra de Almeida, juiz de Direito em substituição.

A Rede Globo não quer renovar o contrato com a TV Gazeta sob o argumento de que escândalos envolvendo a TV e a condenação de Collor pelo STF respingaram negativamente na imagem da emissora. O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além disso, ainda afirma que contrato é um “exercício regular de direito, já que tem liberdade de não contratar“.

Na contramão, a TV Gazeta argumenta que a Globo é responsável por 72,4% do faturamento do grupo Arnon de Mello, que é responsável pela administração da Gazeta e leva o nome do pai do ex-presidente da República. A emissora informou ainda que investiu mais de R$ 28 milhões na compra de equipamentos e na expansão de sinal digital da emissora no estado.

Em um cenário de possível falência, caso o contrato não seja renovado, a TV Gazeta afirma que as demissões somariam mais de R$ 30 milhões em rescisões. O Ministério Público se manifestou a favor da renovação, mas por um prazo menor, de três anos. O MP-AL afirmou, no dia 27 de novembro, que a TV alagoana não conseguiria pagar os funcionários dispensados, sem o dinheiro da Globo.

Entre as opções da Rede Globo, além de recorrer da decisão da Justiça de Alagoas, está tentar uma liminar no Rio de Janeiro, o que forçará a Gazeta a ir ao STJ. Se isto ocorrer, a emissora de Collor terá de ingressar no Superior Tribunal de Justiça para acionar um conflito de competência.

Oi Soluções e MTI assinam contrato de parceria para levar conectividade com segurança a órgãos públicos

A Oi Soluções e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) assinaram contrato de parceria para atender o Governo do Estado de Mato Grosso, levando conectividade, gerenciamento (observabilidade), wi-fi e segurança cibernética a todos os órgãos do executivo estadual. O projeto vai aumentar o número de pontos conectados, ampliar a velocidade atual e padronizar a arquitetura de segurança das redes, além de trazer redução de custos e inovação tecnológica.

“O projeto vai permitir que os órgãos do governo de Mato Grosso sejam conectados por uma rede única, garantindo a otimização de processos, maior segurança da rede, mais conectividade para a população e redução de custos para o governo”, afirmou o head da Oi Soluções, Marcelo Leite, lembrando que o contrato resultou em uma queda de significativa no valor do Megabit contratado.

“É uma iniciativa inédita do Governo do Estado de Mato Grosso, que está sendo atendida com a parceria da Oi Soluções e a MTI e que pode ser aplicada a outros governos estaduais e municipais”, acrescentou. Atualmente, os órgãos do executivo são atendidos de forma descentralizada, por meio de diferentes contratos e, a partir da assinatura do contrato, passará a ser coordenado numa visão unificada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A rede óptica fornecida pela Parceria entre a Oi Soluções e a MTI será instalada em 2.300 pontos, 500 a mais do que os já conectados atualmente. Serão interligados mais de 25 órgãos do estado, entre secretarias, autarquias e fundações. A infraestrutura passará a ter conexão wi-fi seguindo as premissas do Marco Civil e LGPD, a segurança será de 100% em toda a rede. A parceria manterá uma equipe de suporte dedicada para atendimento ao governo.

Para a sociedade, a maior contrapartida social oferecida pela parceria será a oferta de wi-fi gratuito em praças de 141 municípios, a serem definidos pelo governo, de acordo com cronograma de implantação da rede. A ideia é que a população possa acessar os serviços públicos inteligentes já disponibilizados pelo governo de Mato Grosso no aplicativo MT Cidadão, entre outras utilidades.

A Oi Soluções venceu a disputa no chamamento público Nº 001/2022 conduzido pela MTI, por ter atendido aos critérios técnicos exigidos e com a melhor proposta de valores, atingindo assim a maior pontuação no processo.

Sobre a Oi Soluções

A Oi Soluções é a unidade de negócios da Oi voltada para o atendimento de grandes empresas. A marca foi lançada em 2019, representando um novo posicionamento da companhia para o mercado corporativo. A Oi Soluções conta com um robusto portfólio de Segurança, Cloud, UC&C (Unified Communications and Collaboration), IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica, sendo a carteira de clientes composta por 40 mil clientes dos mais variados segmentos. O B2B da Oi vem aumentando a receita originada das soluções de TI e colaborando para a consolidação da Oi como uma grande viabilizadora da vida digital.

Empresas de Cartões de Crédito pedem cautela sobre desligamento das redes 2G/3G

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A Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviço) contribuiu com a Tomada de Subsídio nº 23 da Anatel, a qual aborda o desligamento das redes 2G/3G no Brasil. A entidade destaca que a maioria dos terminais de pagamento, popularmente conhecidos como maquininhas, opera na tecnologia 3G. Além disso, ressalta que o 2G é empregado como uma rede alternativa, acionada nos momentos em que a terceira geração não está disponível.

2G 3G

Para a entidade, é importante notar que, embora em quantidade limitada, algumas maquininhas utilizam a tecnologia 4G, recorrendo à rede 3G nos casos em que o LTE (Long-Term Evolution) não está acessível. Essas informações são relevantes no contexto da transição para o desligamento das redes mais antigas, evidenciando a dependência atual das maquininhas em relação às tecnologias 3G e 4G.

 “Ou seja, ainda que tivéssemos 100% do parque com a tecnologia 4G, o 3G ainda teria relevância para a conectividade dos clientes”.

A Abecs explica que o processo de atualização das maquininhas de cartão segue um ritmo próprio, caracterizado por um ciclo de renovação longo, baseado na vida útil dos dispositivos. Em 2015, embora a tecnologia 3G já estivesse bastante desenvolvida, a maioria das maquininhas utilizava o 2G. Atualmente, com a consolidação do 4G, é observado que a maioria das maquininhas em milhares de estabelecimentos comerciais no Brasil realiza transações nas redes 3G.

No setor de pagamentos, cada terminal possui uma vida útil média de aproximadamente 5 anos. Portanto, a Abecs sugere que a transição do 2G/3G para o 4G ocorra em um período equivalente, levando em consideração a durabilidade dos equipamentos.

Caso a transição para terminais de pagamento seja realizada em um prazo mais curto do que o atualmente previsto, existe o risco de não cumprimento adequado e de uma mudança significativa nos terminais de pagamento pelas empresas adquirentes nos diversos estados brasileiros. Isso poderia resultar em impactos negativos nos âmbitos logístico, financeiro, social e sustentável para as instituições de pagamento, bem como para as respectivas bases de estabelecimentos comerciais, empreendedores e clientes, conforme alertado pela organização.

É importante ressaltar que, mesmo atualmente, os fabricantes de terminais de pagamento continuam predominantemente produzindo equipamentos com tecnologia 3G. Além disso, a disponibilidade de terminais na opção 5G é ainda limitada, e, em consonância, os dispositivos de conexão 4G não estão totalmente estabelecidos e difundidos entre as empresas adquirentes. A baixa oferta de portfólio de terminais 5G e a falta de uma presença consolidada de dispositivos 4G são fatores a serem considerados, conforme conclui a organização.

WhatsApp terá função de integração com Instagram

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OWhatsApp terá uma nova funcionalidade que permitirá a integração com o Instagram, possibilitando a realização de publicações conjuntas entre as duas plataformas de maneira fácil. Essa novidade se concentrará especialmente em publicações temporárias feitas na posição vertical, conhecidas como “Status” no WhatsApp e “Stories” no Instagram.

WhatsApp

De acordo com informações do site WABetaInfo, até o momento, a opção de fazer publicações conjuntas estava disponível apenas do WhatsApp para o Facebook. Todas essas plataformas fazem parte do conglomerado Meta, que também é responsável por uma divisão de Realidade Virtual (anteriormente chamada de Oculus) e a rede social Threads.

A funcionalidade de postagem conjunta foi introduzida pela primeira vez na versão beta 2.23.9.22 do WhatsApp para dispositivos Android. Essa opção permite que os usuários ajustem configurações para que os Status (mensagens temporárias) sejam automaticamente compartilhados no perfil da mesma pessoa no Instagram. Isso elimina a necessidade de realizar qualquer tipo de comando manual para duplicar o mesmo conteúdo em ambos os serviços.

Com essa integração, não é mais necessário publicar o mesmo conteúdo separadamente em diferentes plataformas, economizando tempo e esforço. Além disso, a funcionalidade suporta a transferência de elementos visuais, como arte em texto, GIFs e adesivos, proporcionando uma experiência mais eficiente e consistente ao compartilhar atualizações em ambas as plataformas.

Este recurso que estamos introduzindo será de caráter opcional, significando que não é obrigatório vincular sua conta do Instagram ao mensageiro. Adicionalmente, é importante notar que o recurso não é retroativo, o que implica que não recuperará publicações realizadas antes da sincronização entre os perfis.

Assim como outras funcionalidades em fase de desenvolvimento no WhatsApp, não podemos precisar quando esses recursos serão oficialmente lançados da fase beta para a versão estável do aplicativo no Android e iOS.

Recentemente, o aplicativo de troca de mensagens também recebeu diversas adições relacionadas à privacidade. Estas incluem uma função que permite ocultar chats com senha, uma nova opção para verificar a conta usando o endereço de e-mail e a capacidade de enviar mensagens de áudio que só podem ser reproduzidas uma única vez. Essas atualizações visam oferecer aos usuários uma experiência mais segura e personalizável no WhatsApp.

Embratel oferece solução para a GCT com Painel MultiCloud

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A Embratel divulgou recentemente a implementação do Painel MultiCloud e da infraestrutura de Nuvem AWS para a Gerenciamento e Controle de Trânsito (GTC), uma empresa com mais de duas décadas de experiência na prestação de serviços especializados em engenharia de tráfego no Brasil. Este projeto, conduzido pela Embratel, visa proporcionar uma governança eficaz na Nuvem, integrando de maneira inteligente as tecnologias da AWS. O resultado é a otimização máxima do uso da computação em nuvem, apresentando uma visão unificada por meio de uma única plataforma.

Embratel transito

A iniciativa visa dotar a GCT de maior governança e gestão financeira em seu ambiente de nuvem, utilizando práticas de FinOps. Isso permite à empresa agilidade para competir de forma eficaz na ampliação de seu portfólio de produtos e na expansão segura de seus negócios.

Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel, destaca que a empresa realizou uma análise aprofundada da infraestrutura do cliente para desenvolver uma solução personalizada que atendesse às suas demandas e à evolução de seus negócios.

O Painel MultiCloud foi entregue de forma personalizada, permitindo a gestão simultânea de vários ambientes de nuvem pública por meio de uma interface exclusiva. Essa solução proporciona maior visibilidade da infraestrutura de maneira centralizada e simplificada, permitindo a administração, monitoramento e controle eficientes de operações e recursos de nuvem, sem a necessidade de novas contratações ou especializações, resultando em uma redução de custos significativa.

 “A Embratel estudou profundamente a infraestrutura do cliente para encontrar e desenvolver uma iniciativa capaz de atender suas demandas e evolução de negócios”.

Segundo a Embratel, a GCT presta serviços a mais de 40 prefeituras e órgãos de trânsito por meio de seu centro de monitoramento, operando em um ambiente complexo. A empresa oferece soluções que incluem talonário eletrônico, processamento e gerenciamento de dados de infrações de trânsito, pesagem e blitz eletrônica. Com esse portfólio, a GCT lida diariamente com grandes volumes de dados provenientes de equipamentos distribuídos em milhares de locais de fiscalização. Devido a essa complexidade, é essencial ter autonomia para administrar, processar e gerenciar infrações, garantindo padrões de qualidade e responsabilidade exigidos pelos clientes, que estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

No sentido de apoiar o crescimento contínuo das operações e dos dados do cliente, a Embratel oferece uma plataforma que possibilita a escalabilidade no uso de aplicações, alinhando-se às demandas de negócio. Isso permite uma adaptação ágil às mudanças e inovações nos sistemas da organização, proporcionando alto desempenho.

O projeto recebe suporte do Centro de Excelência em Nuvem (CCoE) da Embratel, destinado a auxiliar a adoção de soluções em nuvem em diversos setores. Mais de 100 especialistas do CCoE colaboram com a GCT em várias iniciativas, planejamentos e implementações. Assim, a Embratel garante a governança das arquiteturas desenvolvidas, possibilitando o uso de recursos apenas em regiões autorizadas pela CGT e dentro do orçamento estabelecido pela empresa.

A implementação de sistemas de gestão requer uma infraestrutura contínua, integrada com testes abrangentes e alta disponibilidade. A Embratel destaca-se ao oferecer uma análise abrangente que aprimora a agilidade e confiabilidade dos processos na Nuvem da AWS, afirma Diogo Malheiros, Supervisor de TI da GCT. Ele ressalta que o projeto está proporcionando uma melhoria significativa na experiência de acesso, controle e administração dos sistemas, oferecendo alta flexibilidade.

Malheiros expressa confiança na parceria entre a Embratel e a AWS, considerando-a crucial para assegurar a continuidade do negócio da GCT. Ele destaca que a capacidade e confiabilidade dos serviços da Embratel capacitarão a empresa a alcançar um próximo nível de crescimento e sustentabilidade.

O acordo estabelecido com a GCT reforça o papel estratégico da Embratel como facilitadora da infraestrutura digital, proporcionando serviços personalizados para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Aeroporto de Salvador é o primeiro da América Latina a ter o Wi-Fi 6E Linktel

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O Aeroporto Internacional de Salvador alcançou um marco significativo ao se tornar o primeiro aeroporto na América Latina a oferecer a tecnologia Wi-Fi 6E para seus usuários. Essa avançada infraestrutura de conectividade foi implementada pela Linktel WiFi. Desde o ano de 2018, os passageiros já desfrutam de acesso gratuito e ilimitado à Internet nas instalações do terminal.

Aeroporto

Essa atualização proporciona velocidades de transferência mais rápidas e uma maior estabilidade na conectividade. Com a implementação do Wi-Fi 6E, os passageiros que transitam pelo terminal da capital baiana agora desfrutam não apenas de Wi-Fi gratuito, mas também de uma experiência de conexão ilimitada em toda a área do aeroporto.

A introdução do Wi-Fi 6E representa um passo inovador na busca pela melhoria contínua da experiência do passageiro. Essa nova geração de rede sem fio proporciona benefícios significativos, incluindo maior velocidade de conexão, capacidade expandida para dispositivos simultâneos e uma experiência de navegação mais eficiente. Ao adotar essa tecnologia de ponta, o Aeroporto Internacional de Salvador demonstra seu compromisso com a inovação e o aprimoramento constante dos serviços oferecidos aos passageiros, contribuindo assim para elevar o padrão de qualidade no setor aeroportuário latino-americano.

A sexta geração de Wi-Fi, denominada Wi-Fi 6 Extended, representa o estado da arte em termos de padrões de conectividade sem fio. Atualmente, encontra-se em fase de teste na área de alimentação do aeroporto, proporcionando velocidades de transferência mais elevadas e uma conexão mais estável em comparação com as gerações anteriores. Esse avanço é alcançado através da utilização da faixa de frequência de 6 GHz, o que contribui para uma experiência de conectividade aprimorada para os usuários.

Jonas Trunk, CEO da Linktel WiFi, afimrou que eles estão assumindo um papel pioneiro neste projeto inovador, implementando um suporte avançado de frequências de alta tecnologia.

“Estamos sendo pioneiros neste projeto. É um suporte de frequências de alta tecnologia, trazendo uma evolução ao sistema Wi-Fi em áreas de grande circulação e aglomeração de pessoas”.

Anatel busca diálogo para fortalecer Redes Comunitárias no Brasil

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório com o propósito de apresentar as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho sobre Redes Comunitárias (GT-RCOM), que foi estabelecido através da Portaria Anatel nº 2.597 em 29 de março de 2023.

Rádio comunitária

O principal objetivo desse Grupo de Trabalho é facilitar o diálogo entre a Anatel e os representantes das Redes Comunitárias, com foco em três pontos principais:

  • Incentivar a discussão sobre as possíveis formas de colaboração da Anatel, respeitando suas atribuições, para fortalecer as Redes Comunitárias e seu papel crucial nas políticas de expansão das redes de transporte de telecomunicações de alta capacidade, tanto fixas quanto móveis. Esse fortalecimento é direcionado às áreas urbanas desatendidas, rurais ou remotas, onde a oferta de acesso à Internet em banda larga é inadequada;
  • Esclarecer o alcance da atuação da Anatel em relação às Redes Comunitárias, diferenciando a camada de infraestrutura de conectividade das camadas relacionadas a aplicativos, conteúdos e outros aspectos;
  • Fornecer informações à Agência para contribuir com o debate no âmbito do item 5 da Agenda Regulatória 2023-2024, que trata da reavaliação das regras aplicáveis às Redes Comunitárias.

Em resumo, o GT-RCOM busca promover a colaboração entre a Anatel e as Redes Comunitárias, incentivando o fortalecimento dessas redes em áreas mal atendidas e esclarecendo a atuação regulatória da Anatel nesse contexto. Além disso, o grupo contribui com informações para a revisão das regras relacionadas às Redes Comunitárias, conforme estabelecido na Agenda Regulatória.

No Brasil, as redes comunitárias são estruturas de comunicação que pertencem e são gerenciadas pela comunidade, sem visar lucro e com foco em objetivos comunitários. Elas seguem as regras estabelecidas pela Anatel para serviços de telecomunicações específicos, como o Serviço Limitado Privado (SLP), cujas normas principais estão na Resolução nº 617, de 19 de junho de 2013.

Essas redes são construídas como recursos compartilhados por comunidades indígenas, quilombolas, grupos tradicionais e comunidades urbanas subatendidas, assim como por organizações da sociedade civil. Isso representa o direito dessas comunidades à comunicação, baseado nos princípios de participação democrática, igualdade, equidade de gênero, diversidade e pluralismo.

Problemas? Spotify anuncia demissão em massa

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O CEO do Spotify, Daniel Elk, anunciou nesta segunda-feira, 4, uma decisão importante para a plataforma de streaming de música. A empresa planeja demitir 17% de sua força de trabalho, uma medida que Elk considera essencial para lidar com os “desafios futuros”. Surpreendentemente, essa decisão está sendo tomada apesar dos resultados positivos alcançados pela empresa no último trimestre.

Demissão

Essa não é a primeira vez que o Spotify realiza cortes de pessoal em 2023. No início do ano, cerca de 600 funcionários foram dispensados, uma tendência que também foi observada em várias outras empresas de tecnologia que optaram por reduzir seus quadros de funcionários. Agora, Elk destaca que, mesmo diante dos bons resultados recentes da plataforma, novas demissões são consideradas necessárias para enfrentar os desafios que se avizinham. Essa medida estratégica visa posicionar o Spotify de maneira mais robusta diante do cenário futuro, apesar dos contratempos que a indústria de tecnologia enfrenta.

O CEO afirmou que foi discutida a possibilidade de fazer cortes menores entre 2024 e 2025. No entanto, ao considerar a diferença entre os objetivos financeiros e os custos de operação, ele tomou a decisão de diminuir significativamente gastos.

“Debatemos sobre realizar cortes menores entre 2024 e 2025. Mesmo assim, considerando a lacuna entre nossos objetivos financeiros e custos de operação, eu decidi reduzir de forma substancial nossos custos“.

O Spotify vai demitir 17% de seus funcionários como parte de uma estratégia para reduzir os custos de operação. Daniel Elk, o líder da empresa, reconhece que esta não é uma notícia positiva. Ele expressou confiança de que essa é a decisão certa para a empresa, mas também reconhece o quão difícil será para todos.

O chefe da empresa Spotify explicou que a razão para demissões recentes foi o crescimento descontrolado da empresa. Entre 2020 e 2021, eles contrataram muitos funcionários quando os custos eram baixos, mas ao longo do tempo, os custos de operação aumentaram.

Mesmo após demitir cerca de 600 funcionários no início do ano (cerca de 6% da equipe), parece que não foi o suficiente. Agora, eles estão considerando demitir mais pessoas, chegando a aproximadamente 1500 demissões, o que seria cerca de 17% da empresa.

Apesar do Spotify continuar a crescer a cada trimestre, a empresa planeja mudar a forma como paga os artistas, dando a eles uma parte maior dos royalties. Isso, segundo o CEO, está gerando a necessidade de reduzir os custos de operação da plataforma.