27/02/2024

Claro e TIM marcam forte presença em comerciais na TV aberta durante Black Friday

Análise da plataforma de mídia Tunad apontou um aumento de 6,4% no número de comerciais nas emissoras de TV aberta de São Paulo.

Mês passado aconteceu a Black Friday, uma dos eventos em que as empresas intensificam o marketing e os comerciais para vender seus produtos com valores promocionais. De acordo com análise conduzida pela pela plataforma de mídia Tunad, embora tenha sido mais comedida em relação aos anos anteriores, houve um aumento significativo na presença do varejo.

Os dados apontam que duas semanas antes da Black Friday até o dia do evento, houve um aumento de 6,4% no número de comerciais nas emissoras de TV aberta de São Paulo em comparação ao mesmo período de 2022. Mas trouxe um destaque para empresas que passaram a ser protagonistas na competição pela atenção do público.

Até então, quem dominava os comerciais veiculados na TV aberta era a Shopee e a Amazon, mas este ano,o cenário mudou. O Mercado Livre e a Claro surgiram como líderes em número de inserções relacionadas à data mais crucial para o varejo, com 9,5% e 12,3%, respectivamente, em relação ao total anunciado.

O varejo marcou presença forte no cenário, com as “Top 10 marcas” representando 56% do total de comerciais sobre a Black Friday na TV aberta. No “Top 10 marcas” , além da Claro, também aparece a operadora TIM, mas com uma participação bem abaixo, com 3,1% de inserções relacionadas a Black Friday 2023.

Em termos de “uplift”, aumento nas buscas pela marca no Google em relação à média, o Mercado Livre se destacou na média nacional, com 21,94 de Uplift médio por inserção, sendo identificadas mais de 4 mil inserções no período, nas principais emissoras de TV aberta de todo o Brasil, seguido pelo Magazine Luiza com 20,23 e O Boticário, com 18,07.

“Embora a Black Friday de 2023 tenha sido tímida, é evidente que marcas como Mercado Livre e Magazine Luiza estão transformando essa data no Brasil em uma das mais cruciais para o varejo. Mesmo diante de um ambiente mais restrito, essas companhias conseguiram não apenas manter sua presença, mas também experimentar um crescimento significativo em pressão de mídia em comparação com 2022”, explica Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

Como o estudo é realizado?

A Tunad possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais da TV aberta e PayTV. O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching com uma equipe de auditoria fazendo a conferência final para a validação dos resultados.

Hoje, são auditados para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto. E os canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids,ESPN2,ESPN4,ESPN Brasil, Fox/Star, FX ,Globo News, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel. Porém, para
clientes, conseguimos monitorar a maioria das praças no Brasil.

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