28/04/2024

Embratel faz parceria para ampliar rede 4G em ambiente agrícola

Embratel tem feito parcerias que levam a companhia para o agronegócio. A empresa deseja levar transformação digital para o setor agrícola.

A Tereos, empresa da produção de açúcar, etanol e bioenergia no Brasil, acaba de estabelecer um acordo importante com a Embratel, a Claro e a Sol Internet of People. O objetivo desse acordo é expandir a cobertura de rede 4G em suas áreas de plantação de cana-de-açúcar.

Agronegócio

Através da solução chamada Campo Conectado, serão instaladas várias antenas em áreas estratégicas de produção da empresa e de seus parceiros, especialmente nas regiões rurais do interior de São Paulo. Essa iniciativa vai melhorar significativamente a cobertura de telefone celular durante as operações.

Atualmente, a Tereos possui uma extensa área de produção de cana, abrangendo cerca de 300 mil hectares, entre terras próprias e de parceiros. O projeto, que beneficiará todas as áreas produtivas e unidades industriais da empresa, tem como objetivo enfrentar os desafios tecnológicos no campo devido à falta de conectividade em algumas áreas.

A implementação desse projeto, programada para ser concluída em um ano, irá promover uma comunicação mais eficiente, reduzir interferências no monitoramento das atividades no campo e aprimorar o uso de aplicativos online para registros, além de melhorar a implementação de tecnologias como o piloto automático.

A Sol, um ecossistema inovador de soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural, desempenhará um papel fundamental no apoio à implementação desse projeto.

Carlos Simões, Diretor Agrícola e de Planejamento da Tereos, afirma que essa solução vai ajudar a potencializar a transformação digital no setor agrícola.

“Com a solução, conseguiremos potencializar os benefícios dos investimentos que fizemos em transformação digital da agricultura, além de criar novas oportunidades de incorporar ainda mais inovação digital em nossas operações, facilitando também a comunicação no dia-a-dia de nossos colaboradores e de nossos parceiros agrícolas”.

Essa solução conecta as fazendas da Tereos à rede da Claro, permitindo a implementação de processos agrícolas mais avançados e eficientes. O objetivo é melhorar a qualidade, produtividade e segurança no agronegócio.

A parceria envolve a disponibilização de um Centro de Gestão de Rede exclusivo da Embratel para o agronegócio, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse centro gerencia a qualidade do sinal, garantindo uma comunicação estável e eficaz.

Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel, destacou o compromisso da empresa em impulsionar a digitalização do agronegócio, tornando as operações mais inteligentes, eficientes e sustentáveis. Ele explica que a solução Campo Conectado permitirá integrar diversos equipamentos agrícolas com tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Análise de Dados e Computação em Nuvem, proporcionando inovação na comunicação.

“Com o Campo Conectado, será possível integrar os mais diversos maquinários com tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Análise de Dados e Computação em Nuvem. Assim, conseguimos levar mais inovação com uma comunicação de ponta”.

Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, enfatizou a importância de projetos como esse para impulsionar a produtividade na agricultura brasileira. Ele ressalta que a conectividade é crucial para integrar as tecnologias disponíveis no campo, permitindo que alcancem seu potencial máximo. Ao superar esse desafio, é possível levar ao campo o que há de mais moderno, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável dos clientes.

“Sem a conectividade, as altas tecnologias já disponíveis no campo não se integram nem atingem seu potencial. Portanto, ao superarmos este desafio, levamos ao campo o que há de mais moderno e os clientes avançam em seus objetivos de desenvolvimento socioeconômico e sustentável”.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários