27/04/2024

Problemas? Spotify anuncia demissão em massa

Empresa de streaming de música, Spotify, anunciou mais um corte no departamento pessoal ainda para o ano de 2023.

O CEO do Spotify, Daniel Elk, anunciou nesta segunda-feira, 4, uma decisão importante para a plataforma de streaming de música. A empresa planeja demitir 17% de sua força de trabalho, uma medida que Elk considera essencial para lidar com os “desafios futuros”. Surpreendentemente, essa decisão está sendo tomada apesar dos resultados positivos alcançados pela empresa no último trimestre.

Demissão

Essa não é a primeira vez que o Spotify realiza cortes de pessoal em 2023. No início do ano, cerca de 600 funcionários foram dispensados, uma tendência que também foi observada em várias outras empresas de tecnologia que optaram por reduzir seus quadros de funcionários. Agora, Elk destaca que, mesmo diante dos bons resultados recentes da plataforma, novas demissões são consideradas necessárias para enfrentar os desafios que se avizinham. Essa medida estratégica visa posicionar o Spotify de maneira mais robusta diante do cenário futuro, apesar dos contratempos que a indústria de tecnologia enfrenta.

O CEO afirmou que foi discutida a possibilidade de fazer cortes menores entre 2024 e 2025. No entanto, ao considerar a diferença entre os objetivos financeiros e os custos de operação, ele tomou a decisão de diminuir significativamente gastos.

“Debatemos sobre realizar cortes menores entre 2024 e 2025. Mesmo assim, considerando a lacuna entre nossos objetivos financeiros e custos de operação, eu decidi reduzir de forma substancial nossos custos“.

O Spotify vai demitir 17% de seus funcionários como parte de uma estratégia para reduzir os custos de operação. Daniel Elk, o líder da empresa, reconhece que esta não é uma notícia positiva. Ele expressou confiança de que essa é a decisão certa para a empresa, mas também reconhece o quão difícil será para todos.

O chefe da empresa Spotify explicou que a razão para demissões recentes foi o crescimento descontrolado da empresa. Entre 2020 e 2021, eles contrataram muitos funcionários quando os custos eram baixos, mas ao longo do tempo, os custos de operação aumentaram.

Mesmo após demitir cerca de 600 funcionários no início do ano (cerca de 6% da equipe), parece que não foi o suficiente. Agora, eles estão considerando demitir mais pessoas, chegando a aproximadamente 1500 demissões, o que seria cerca de 17% da empresa.

Apesar do Spotify continuar a crescer a cada trimestre, a empresa planeja mudar a forma como paga os artistas, dando a eles uma parte maior dos royalties. Isso, segundo o CEO, está gerando a necessidade de reduzir os custos de operação da plataforma.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários