19/12/2025
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Uni Global Telecom lança máquina para vendas de e-SIM no Brasil

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A operadora Uni Global Telecom passa a vender eSIM através de máquinas exclusivas em aeroportos internacionais em diferentes países. No total são 40 pontos de vendas na Europa e na América, tendo o Brasil como um dos locais. 

Ivan Botelho Jr.,
Ivan Botelho Jr., CEO da Uni Global Telecom

Segundo a Uni Global Telecom, ela é a primeira empresa a lançar um serviço de máquinas de venda de eSIM no mundo. O investimento aplicado foi de R$1,2 milhão nos primeiros lotes, e a previsão é que a empresa termine o ano com 200 unidades instaladas em aeroportos, hotéis entre outros pontos. 

No Brasil, as máquinas de eSIM da Uni Global Telecom estarão inicialmente em São Paulo e Rio de Janeiro

De acordo com o CEO da Uni Global Telecom, Ivan Botelho Jr., o objetivo da operadora é que as máquinas sejam instaladas em estações aeroportuárias com voos internacionais. 

O sistema das máquinas criado pela própria Uni Global Telecom, entrarão em funcionamento nos aeroportos de Miami, Orlando, Frankfurt, São Paulo (Guarulhos), Campinas e Rio de Janeiro (Galeão). Além disso, as instalações do recurso se encontram em fase avançada em aeroportos de Milão, Roma e Madrid.

O CEO também conta que o projeto estava sendo estudado já há algum tempo, pois o eSIM, que substitui o chip físico de telecomunicação móvel, é uma realidade nos Estados Unidos, onde muitos aparelhos já estão sendo fabricados sem entrada para cartão. 

“O funcionamento é simples e dinâmico. O cliente pode se aproximar da máquina, fazer a compra do eSIM, que chega no email cadastrado pelo usuário e logo em seguida já sai com sua linha funcionando, tudo de forma digitalizada”, diz Botelho. 

O totem de autoatendimento para venda do eSIM foi desenvolvido com exclusividade para operadora pela empresa Sauce Digital do Grupo NMAN (Nova Mídia Aplicada Aos Negócios), pioneira em soluções touchscreen que se destaca no mercado com soluções de vídeo wall, vitrines interativas, digital signage entre outros produtos comercializados no Brasil e na Europa.

“Ficamos positivamente surpresos com a proposta da UNI Global. O produto tem o propósito de solucionar de forma prática uma demanda comum entre os viajantes, com otimização do tempo e autonomia dos clientes”, destaca o diretor Luís Gustavo Bettin. 

A tecnologia deve chegar aos aparelhos Android em breve 

A operadora destaca que durante o Mobile World Congress 2023 (MWC), evento que ocorreu entre os dias 27 de fevereiro a 02 de março em Barcelona, o Google anunciou que pretende implementar a tecnologia eSIM em todos seus telefones Android. 

Lembrando que o recurso já é adotado pela Apple desde 2018 como forma opcional e deve se tornar padrão a partir dos próximos lançamentos.

Segurança no WhatsApp: ataque phishing está em alta; descubra como funciona

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A segurança no WhatsApp não está em alta no Brasil, muito pelo contrário. O país foi o local com mais vítimas de phishing durante o ano de 2022, contabilizando mais de 76 mil tentativas de fraude. 

WhatsApp

Quem deu esses dados foi a empresa de segurança Kaspersky. Além desses números, o relatório também aponta que o Brasil é o quarto país do mundo que mais sofre com phishing por e-mail. 

Saiba mais detalhes do relatório que mostra falta de segurança no WhatssApp dos Brasileiros 

Antes de tudo, saiba que o ataque de phishing é uma tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, dados bancários e outras informações pessoais, geralmente por meio de e-mails falsos, mensagens de texto ou sites falsos que se assemelham a sites legítimos.  

Esses ataques são geralmente disfarçados como comunicações legítimas de empresas ou organizações confiáveis, e podem ser altamente sofisticados e convincentes.

De acordo com o relatório, em 2022 houve um aumento na distribuição de mensagens maliciosas através de aplicativos de mensagens, com a maioria dessas mensagens sendo enviadas pelo WhatsApp (82,71%), Telegram (14,12%) e Viber (3,17%). O Brasil lidera o ranking de ataques de phishing no WhatsApp, com mais de 76 mil bloqueios, e ocupa a segunda posição no Telegram, atrás apenas da Rússia.

O sistema antiphishing da Kaspersky identificou e bloqueou cerca de 508 milhões de tentativas de acesso a conteúdo fraudulento em todo o mundo, sendo 10,57% desses ataques direcionados ao Brasil. 

O número global de ataques frustrados representa o dobro do registrado em 2021. A técnica mais utilizada pelos fraudadores foi a engenharia social, que consiste em criar páginas da web idênticas às originais para coletar informações pessoais das vítimas ou incentivar a transferência de dinheiro para os golpistas. Esse tipo de ataque tem como alvo tanto pessoas físicas quanto organizações.

Entre os ataques de phishing, os clientes de serviços de entrega de encomendas foram os mais atingidos, representando 27,38% de todos os bloqueios registrados. 

Os golpistas enviam e-mails falsos que se passam por empresas conhecidas de entregas, alegando problemas com uma encomenda. O e-mail contém um link que leva a um site falso, onde informações pessoais e financeiras são solicitadas. Caso a vítima caia na armadilha e forneça esses dados, poderá perder acesso à conta e ter o dinheiro armazenado nela roubado. 

Além disso, a identidade e as credenciais bancárias da vítima podem ser vendidas na Dark Web. Outros alvos comuns de ataques de phishing são lojas virtuais (15,56%), sistemas de pagamento (10,39%) e bancos (10,39%).

Lenovo e Vivo lançam primeiro notebook 5G do Brasil; confira preços

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A Lenovo e a Vivo lançam no Brasil o primeiro notebook do Brasil com Snapdragon® 8cx Gen 3 Compute Platform, rodando Windows 11 Pro e também o primeiro laptop com conectividade 5G disponível. O lançamento do novo produto foi nesta quinta-feira, 16. 

Lenovo Vivo

Segundo o destaque da Vivo, o Lenovo ThinkPad X13s 5G foi desenvolvido para quem precisa de produtividade com seu PC em praticamente qualquer lugar. Ele resolve os problemas de conectividade que podem surgir quando se está em trânsito, oferecendo uma experiência de mobilidade ideal para trabalhar ou realizar qualquer outra tarefa.  

Como é o novo notebook da Levono lançado em parceria com a Vivo 

As duas marcas destacam que esse novo aparelho possui um  design ultrafino, ultraleve, com pouco mais de 1 kg, e sem ventoinha, oferece o próximo nível de experiências de PC silenciosas always-on e sempre conectadas. 

O aparelho tem uma autonomia de bateria de até 28 horas de uso contínuo, experiências aprimoradas por inteligência artificial (IA), conectividade 5G avançada, e suporte a aplicativos por meio do programa Microsoft App Assure para produtividade, segurança e colaboração.  

Leandro Lofrano, Diretor de Produtos da Lenovo, afirma que a marca está feliz em trazer esse notebook para o Brasil. Além disso, ele destacou alguns diferenciais que eles afirmam que o computador portátil possui. 

“A Lenovo está orgulhosa em trazer o primeiro notebook com 5G do mercado brasileiro, em colaboração com a Qualcomm Technologies e Vivo. O ThinkPad X13s oferece a flexibilidade, mobilidade e segurança que os usuários precisam para trabalhar de qualquer lugar. Continuaremos investindo em produtos inovadores com a tecnologia mais inteligente para proporcionar a melhor experiência aos consumidores brasileiros”.

Valores

A Vivo disponibiliza a venda do novo equipamento a partir de R$10.930. Caso o cliente opte pela aquisição com conectividade 5G, a companhia oferece um plano de 100 GB com uma oferta especial de R$ 79,90/mês. 

O cliente pode, ainda, optar pela locação do novo notebook, tendo como benefícios a manutenção ilimitada, seguro e antivírus.

“A combinação da rede 5G da Vivo com o primeiro Lenovo ThinkPad desenvolvido com o Snapdragon é um divisor de águas para profissionais que demandam alta mobilidade. Com duração de bateria de até 28 horas, experiências de vídeo e áudio aceleradas por inteligência artificial e conectividade 5G, o X13s permite que nossos clientes permaneçam conectados com confiança e produtivos de praticamente qualquer lugar”, diz o diretor de Marketing B2B da Vivo, Gabriel Domingos. 

ChatGPT é questionado sobre direitos autorais; entenda

O ChatGPT está sendo cobrado por direitos autorais nos Estados Unidos. Na verdade, o Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos publicou um documento nesta quinta-feira, 16, com orientações sobre o tema em relação à Inteligência Artificial. 

ChatGPT

A ideia é explicar quando o material feito pelo ChatGPT pode ser protegido por direitos autorais ou não. 

O Escritório de Direitos Autorais decidiu que um autor não poderia reivindicar direitos autorais de imagens geradas por inteligência artificial (IA) para ilustrar uma história em quadrinhos. 

Isso porque as imagens foram criadas pelo programa Midjourney, que produz imagens com base em descrições textuais, e não por um artista humano. Ao fazer essa determinação, o Copyright Office reafirmou a definição legal de que os autores de trabalhos criativos devem ser seres humanos para que possam registrar suas obras. 

Portanto, as autoridades concluíram que as tecnologias de IA nunca podem ser consideradas como autores.

A orientação fornece informações sobre o que não é considerado elegível para proteção de direitos autorais no contexto de trabalhos gerados por inteligência artificial a partir de prompts, sem modificações. 

O Copyright Office os compara a fornecer “instruções a um artista contratado”, já que tais obras não possuem autoria humana e, portanto, não são registráveis.

“Quando a tecnologia AI recebe apenas uma solicitação de um ser humano e produz trabalhos escritos, visuais ou musicais complexos em resposta, os ‘elementos tradicionais de autoria’ são determinados e executados pela tecnologia – não pelo usuário humano. Com base no entendimento do Office sobre as tecnologias de IA generativas atualmente disponíveis, os usuários não exercem o controle criativo final sobre como esses sistemas interpretam prompts e geram material”.

De acordo com as orientações, às autoridades encarregadas de avaliar se uma obra assistida por inteligência artificial (IA) foi concebida por humanos ou máquinas decidirão caso a caso. 

A resposta dependerá das circunstâncias, incluindo como a ferramenta de IA foi utilizada para criar a obra final. Uma das principais orientações é que os autores devem divulgar a inclusão de conteúdo gerado por IA quando submeterem uma obra para registro. 

Ao registrar suas obras, os autores devem distinguir claramente entre o conteúdo criado por humanos e o gerado por IA. Caso o autor tenha dúvidas sobre como se referir ao conteúdo gerado por IA, o Escritório de Direitos Autorais recomenda que seja feita uma declaração geral informando que a obra contém conteúdo gerado por IA. 

Com isso, o escritório poderá auxiliar o autor a preencher as informações necessárias no aplicativo de registro.

O escritório alertou que qualquer imprecisão na reflexão do papel da Inteligência Artificial em obras protegidas por direitos autorais pode levar à perda dos benefícios do registro. 

Isso pode deixar essas obras vulneráveis à cópia, sem recursos legais adequados para reivindicar violações de direitos autorais. A orientação aborda apenas a não divulgação de conteúdo gerado por IA como forma de infração.

TV Box não liberado pela Anatel é vendido em lojas online

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Modelo de TV Box não homologado pela Anatel é vendido em lojas como Shopee e Carrefour online. Apesar da guerra declarada da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, alguns marketplaces (lojas online) não estão dando a devida atenção ao assunto. 

Loja online

A página Tilt, do site Uol, que fez a denúncia, relatando depoimento de consumidores que compraram ou encontraram em diversas plataformas online o TV Box MXQ Pro 4K que não é homologado pela anatel, portanto é ilegal no Brasil. 

Segundo o relato feito por Renato Ribeiro, um professor, ele comprou o aparelho pela loja online do Carrefour para agregar valor a TV. Porém, quando conectou notou que estava tendo acesso a canais como Telecine, HBO e filmes que ainda estão no cinema. 

Depois ele percebeu que o aparelho não tinha o selo da Anatel. Então ligou para a loja, que a princípio negou que fosse um produto ilegal, mas posteriomente recolheu o produto, devolveu o dinheiro e retirou do catálogo online. 

O Carrefour continua a divulgar o TV Box não homologado pela Anatel

Apesar do aviso do professor, o Carrefour persiste em anunciar o mesmo modelo de TV Box que foi devolvido por Ribeiro. Entretanto, agora o aparelho é vendido por um vendedor diferente. O modelo Xplus Pro 64 GB com 4 GB de RAM está sendo vendido pelo preço sugerido de R$ 961,93.

Além disso, existem pelo menos outros três links no marketplace da empresa que levam a modelos de caixinhas não homologadas. Um desses modelos é o BTV B13 4K, o mais conhecido do mercado, que oferece uma assinatura vitalícia de canais e conteúdo pirata de plataformas de streaming, por R$ 1.414,50.

Após a publicação da reportagem, o Carrefour enviou um comunicado no qual afirma que os vendedores do marketplace têm diversas obrigações, incluindo a observância das leis vigentes. Além disso, a varejista informou que possui um canal de denúncias e um processo preventivo com atualização de listas de bloqueio de produtos irregulares.

Não é a primeira vez que isso acontece

Em 2021 o Mercado Livre foi alvo de apreensão de diversos produtos não reconhecidos pela Anatel, inclusive aparelhos de TV Box

A Shopee é a empresa que apresenta a situação mais notável, sendo uma gigante do varejo asiático que oferece diversos modelos de TV Box para venda, muitos dos quais não são homologados. 

O modelo mais comum é o MXQPro, uma caixa Android que vem com um controle remoto e pode ser adquirida por um preço que varia entre R$ 125 e R$ 170, dependendo da sua capacidade de armazenamento. Alguns dos aparelhos são comercializados por vendedores brasileiros, enquanto outros são importados da China.

A Shoppe informou que conta com os vendedores que fazem parte da plataforma para não vender mercadorias ilegais e que também mantém colaboração com órgãos como a Anatel para que a plataforma seja cada vez mais segura para todos. 

O que a Anatel diz sobre o assunto 

Quando questionada, a Anatel afirma que a comercialização de produtos não homologados pode resultar em penalidades que variam de uma simples advertência até uma multa significativa, podendo chegar a R$ 30 milhões para empresas de grande porte.

Oi faz eleição do novo conselho administrativo

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A Oi elegeu um novo conselho administrativo na quinta-feira, 16, durante a última assembleia extraordinária. Esse novo grupo deve comandar a administração pelos próximos dois anos. 

administrativo

A única chapa em disputa pelos cargos na mesa diretora da Oi foi eleita, já que a chapa composta por investidores minoritários desistiu de concorrer. 

Essa chapa foi indicada pela própria Oi e incluía os indicados pelo atual comando, que foram eleitos como resultado. 

Entretanto, a eleição só ocorreu porque em outra decisão tomada na mesma assembleia, os acionistas optaram por destituir o conselho responsável pela administração da empresa de telecomunicações. Além disso, houve uma alteração no número de membros da mesa diretora, reduzindo de 11 para nove conselheiros.

O novo conselho de administração da Oi traz como grande novidade a inclusão de Rodrigo Abreu, atual CEO da operadora, como membro da mesa. 

Os demais membros eleitos são Eleazar de Carvalho Filho, Marcos Grodetzky, Claudia Quintella Woods, Henrique Luz, Paulino do Rego Barros Jr, Armando Lins Netto e Mateus Affonso Bandeira. Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana inicialmente fazia parte da chapa, mas decidiu deixar o grupo por questões pessoais. 

Além disso, Raphael Manhães Martins foi eleito separadamente como representante dos acionistas minoritários no conselho de administração, sendo indicado por Victor Adler e VIC Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. A operadora informou sobre a saída de Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana.

É importante ressaltar que Martins já fazia parte do conselho que foi deposto, mas foi apoiado por acionistas que detinham ações preferenciais para manter seu assento na mesa diretora.

A eleição do novo conselho coincidiu com a aprovação do pedido de segunda recuperação judicial da Oi pela Justiça do Rio de Janeiro, com uma dívida de R$ 43,7 bilhões.

A votação poderia ter ocorrido dias antes, mas não houve quórum suficiente na primeira convocação da assembleia. As deliberações foram aprovadas durante uma reunião online realizada na quinta-feira.

De acordo com a Oi, a assembleia contou com a participação de 17% dos investidores que detinham ações ordinárias e 20% dos que possuíam ações preferenciais, totalizando 17,1% do capital social com poder de voto.

Vivo abre novas lojas com novo conceito tecnológico; confira onde

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A Vivo abriu novas lojas, lançando um novo conceito para o atendimento dos clientes. A proposta da operadora é oferecer um ambiente imersivo e tecnológico, com uma nova arquitetura. Após esses dois lançamentos a empresa atinge o número de 1.800 lojas físicas espalhadas pelo país. 

Loja Vivo

Nesta semana, as lojas com o novo conceito foram abertas no Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF), e no shopping Recife, em Pernambuco. A Vivo destaca que juntas essas duas lojas empregam 25 profissionais.

Como são as novas lojas da Vivo

A operadora ressalta que a nova loja do Pátio Brasil, localizada no Piso Térreo, conta com 153m² de área de atendimento diferenciado para ampliar sua presença e reforçar as ações que fazem da Vivo líder de market no País, com 38,9%, atendendo a seus mais de 112 milhões de clientes nas operações móvel e fixa. 

Já na loja no Piso Térreo do Shopping Recife, na capital pernambucana, mais de 160 produtos estão expostos para degustação, reforçando o conceito Tem Tudo na Vivo para oferecer ao cliente uma experiência one stop shop com soluções completas em tecnologia. 

Nas lojas, é possível ter atendimento 100% remoto com o Vivo em Casa, canal digital pelo qual o consumidor tem a comodidade de ser atendido em um ambiente seguro e controlado diretamente por um consultor da loja via WhatsApp, tanto para aquisição de produtos e dispositivos tecnológicos, como para informações sobre seu plano. 

Além disso, é possível contratar e migrar Vivo Fibra, planos pré-pago, controle e pós-pago; e ainda assinar Serviços Digitais e solicitar portabilidade, por exemplo.

A mudança arquitetônica

A Vivo está dando um destaque especial à nova formulação arquitetônica que trouxe para essas duas novas lojas em especial. Segundo a empresa, trata-se de um projeto inovador, diferente e pensado na imersão do cliente. 

A empresa garante que esses detalhes  favorecem a degustação de produtos e serviços, como a ultravelocidade da Vivo Fibra, plataforma de entretenimento Vivo Play, além da vivência no espaço Casa Inteligente, que reproduz o uso e aplicação de dispositivos smarts ao cotidiano, como lâmpadas inteligentes, sensores para portas, gavetas, janelas e cofres, robô aspirador, balança digital com bioimpedância, por exemplo.

O conceito “pet friendly” também é abordado pela Vivo. As lojas oferecem dispositivos que podem auxiliar no dia a dia com os animais de estimação com o alimentador inteligente que dispensa a ração nos horários programados pelo tutor do animal e localizador com funcionamento via Bluetooth para encontrar o pet.

O portfólio conta ainda com câmeras de monitoramento com áudio bidirecional, com conectividade Wi-Fi, que são protagonistas para acompanhar qualquer tipo de rotina, seja com crianças, idosos, pets, ou para uso em pontos comerciais, escolas e empresas. 

Há ainda tomadas adaptadores Wi-Fi que transformam equipamentos comuns – como ventiladores, cafeteiras, máquinas de lavar, abajur, em inteligentes –, além das assistentes de voz movidas por inteligência artificial que, além da função de caixa de som, integram equipamentos conectados a uma rede Wi-Fi que podem ser acionados à distância ou por comando de voz.

Mês do Consumidor: Claro lança ofertas de internet fixa e plano móvel

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Março é o mês do consumidor, onde várias empresas disponibilizam ofertas de produtos e serviços com condições especiais. Para comemorar a data e atrair novos clientes para a sua base, a Claro lançou ofertas de internet banda larga e telefonia móvel.

A operadora oferece duas ofertas de internet banda larga:

  • Internet de 500 Mega: além de ter wi-fi grátis, os assinantes terão acesso aos aplicativos McAffe, Claro Video, Skeelo Book e CNA Library. O pacote pode ser encontrado com valor a partir de R$ 119,90 mensais e se trata de uma oferta exclusiva no site.
  • Leve 350 Mega, pague 250 Mega: além de levar mais velocidade, o plano é um combo com Box Claro TV+ e Telecine, a partir de R$ 119,90/mês. Além disso, o usuário terá acesso aos apps McAffe, Claro Video e Skeelo Book.

Para aqueles que procuram planos móveis no mês do consumidor, a Claro disponibiliza o Controle 25GB (10 GB do plano + 15 GB de bônus) por R$ 59,90 mensais, no débito automático. Entre os benefícios desta acesso ilimitado aos aplicativos WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Waze, Claro Vídeo, Claro Banca e Skeelo, além de ligações ilimitadas para qualquer operadora do país. Entretanto, a oferta do plano móvel tem período mínimo de permanência, que é período de fidelização por 12 meses.

Vale ressaltar que as ofertas de internet banda larga dependem da disponibilidade do serviço na região. Além de que, mesmo se estiver disponível na cidade do consumidor, o valor do plano pode sofrer alterações.

Oferta de smartphone

No site, o consumidor também pode encontrar o Samsung Galaxy A14 5G 128 GB na promoção: de R$ 1.999 por R$ 1.399. O desconto é válido na contratação do plano Controle 25GB. Lembrando que os preços podem variar conforme a forma de pagamento e opção de fidelização.

O dispositivo também pode ser comprado no cartão de crédito em parcelas de 24 ou 21 vezes, mas a opção depende do banco e de um período de disponibilidade da oferta. O parcelamento no cartão de crédito em 21x é exclusivo para o Banco do Brasil até 15/06/2023, Caixa Econômica Federal até 30/06/2023, Santander até 31/12/2023 e Banco Original até 31/03/2023. Parcelamento no cartão de crédito em 24x é exclusivo para o Banco Bradesco Visa/Mastercard/Elo/American Express até 31/08/2023.

Apple é condenada a pagar multa milionária por resistência à água de iPhone

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Além de acumular várias multas por causa da falta de carregadores, a Apple foi multada em R$ 5 milhões por propaganda enganosa referente ao recurso de resistência à água que afirma ter no iPhone 11. O valor da multa será direcionado ao Fundo Nacional de Defesa de Direitos Difusos. A empresa pode recorrer da decisão.

A empresa foi considerada culpada por violar direitos transindividuais coletivos, difusos, individuais e indivisíveis. A decisão condenatória foi emitida pelo juiz Roberto Cézar Oliveira Monteiro, que atua na 7ª Vara Cível e Empresarial de Belém do Pará, após uma ação coletiva movida pela Associação de Educação, Cultura, Proteção e Defesa do Consumidor, Contribuinte e Meio Ambiente do Brasil (ADECAMBRASIL).

A ação coletiva movida contra a Apple teve como base a publicidade enganosa da empresa divulgar que a linha do iPhone 11 é resistente à água, mas muitos consumidores afirmaram terem tido aparelhos danificados após terem tido exposição mínima a líquidos, causando prejuízos aos clientes, uma vez que a garantia não cobre tais danos.

No processo, o grupo pediu uma indenização de mais de R$ 100 milhões pela publicidade enganosa, ressarcimento por danos morais e materiais, sendo que cada consumidor lesado deveria receber R$ 5 mil, além de um pedido de tutela de urgência para que a publicidade relativa a resistência à água do iPhone 11 fosse retirada.

Entretanto, o valor pedido pelos autores não foi aceito, sendo que cada consumidor terá direito a receber R$ 1,5 mil da Apple, mas precisarão comprovar que foram prejudicados e que fazem parte da ação coletiva movida contra a empresa para poder receber a indenização.

O pagamento de danos materiais também não foi aceito pelo juiz por falta de provas de que consumidores tenham sido individualmente afetados. O pedido de tutela de urgência também foi negado, sob a justificativa de que os aparelhos já foram descontinuados, bem como que a publicação da sentença já dá publicidade suficiente à decisão.

Em sua defesa, a Apple afirmou que a ADECAM estaria apresentando uma atitude oportunista e que não teria legitimidade para representar todos os consumidores lesados, já que não anexou uma lista de associados aos autos. A empresa também se defendeu das acusações de publicidade, afirmando que a resistência à água não deve ser confundida com a prova d ‘água. A companhia alega que segue as normas da certificação de resistência à água e poeira NBR IEC 60529:2017.

Starlink lança internet via satélite de roaming global; veja o preço

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O bilionário e fundador da Spacex, Elon Musk, anunciou na quinta-feira (16), o lançamento do serviço de internet via satélite da Starlink na modalidade de roaming global. Ou seja, o assinante que optar pelo pacote poderá ter conectividade em qualquer lugar do mundo onde o serviço estiver disponível.

De acordo com o anúncio, o plano é destinado para as pessoas que estejam “viajando para locais onde a conectividade não é confiável ou completamente indisponível“. A internet global custará US$ 200 por mês. Entretanto, para ter acesso ao serviço é necessário adquirir um hardware portátil que custa US$ 599. Mas a conectividade não funcionará quando o veículo estiver em movimento, só quando estiver parado em uma área com cobertura da Starlink.

O Standard Starlink foi projetado para uso portátil em qualquer destino onde o Starlink tenha cobertura ativa. Com uma configuração e desmontagem fáceis, o Starlink oferece acesso à Internet de alta velocidade e baixa latência em minutos e faz as malas rapidamente quando é hora de ir para o seu próximo destino. O Standard Starlink não é feito para uso em movimento”, disse o site.

Para ter acesso a internet via satélite da empresa em um veículo em movimento, será necessário comprar o terminal Flat High Performance de US$ 2.500.

A Starlink anunciou a novidade mês passado, mas na época, explicou que os serviços globais de roaming estão “dependentes de aprovações regulatórias”, porque ainda não tem autoridade para oferecer conectividade à Internet em alguns países como a Índia.

A Starlink começou a enviar e-mails sobre uma próxima opção de roaming global no mês passado. Ele disse na época que os serviços globais de roaming estão “dependentes de aprovações regulatórias”, porque ainda não tem autoridade para oferecer conectividade à Internet em alguns países, como a Índia. No entanto, está disponível em partes dos EUA, Canadá, Europa Ocidental e Austrália.

Além disso, também explicou que o usuário pode experimentar “breves períodos de conectividade ruim ou nenhuma“, enquanto trabalha para expandir sua rede de satélites para obter mais cobertura.

Confira o tweet: