17/12/2025
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Senacon manda Google e Facebook removerem anúncios falsos do ‘Voa Brasil’

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O programa “Voa Brasil” ainda nem foi lançado, mas já tem golpistas se aproveitando disso e por isso a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), emitiu uma ordem para que o Google e o Facebook removam anúncios falsos do projeto de suas plataformas.

Google Voa Brasil

Importante destacar que o “Voa Brasil” ainda não foi oficialmente lançado pelo governo federal. As empresas foram notificadas a retirar esses conteúdos fraudulentos em até dois dias, sujeitas a uma multa diária de R$ 150 mil em caso de descumprimento.

Essa determinação foi emitida através de uma medida cautelar publicada no Diário Oficial da União nesta quarta, 1. Além disso, a Senacon iniciou um processo administrativo sancionador contra o Facebook (incluindo Instagram e WhatsApp, que são controlados pela Meta) e o Google. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar suas defesas contra as acusações.

De acordo com a medida cautelar, as empresas são obrigadas a retirar anúncios patrocinados relacionados ao “Voa Brasil” do ar em dois dias e tomar medidas para garantir que esses conteúdos fraudulentos ou ilegítimos não sejam veiculados novamente. Além disso, tanto a Meta quanto o Google devem preservar os dados associados aos anúncios, campanhas publicitárias e conteúdos postados em suas plataformas.

A Senacon emitiu uma determinação que exige que as empresas forneçam um relatório detalhado sobre as ações que tomaram para evitar que informações enganosas se espalhem. Elas têm um prazo de dez dias para apresentar esse relatório. O documento deve incluir informações sobre como identificaram e lidaram com qualquer conteúdo fraudulento e ilegítimo relacionado ao Voa Brasil.

Como estavam sendo feitas as fraudes com o “Voa Brasil”

O programa Voa Brasil, que ainda não foi lançado, é uma ideia do governo e do Ministério de Portos e Aeroportos. Eles querem oferecer passagens de avião mais baratas para algumas pessoas, para encorajar o turismo. No entanto, as regras do programa ainda não estão todas definidas.

O problema é que algumas pessoas estão usando isso para enganar e prejudicar outras pessoas online. E o pior é que eles estão pagando para promover esses golpes, o que faz com que quem cria essas fraudes ganhe dinheiro com isso. Isso é muito sério, de acordo com a Senacon, que está tomando medidas para evitar essas fraudes.

De acordo com a secretaria, há pessoas que estão aplicando golpes através de anúncios nas redes sociais da Meta e do Google. Esses anúncios promovem um programa falso e atraem consumidores interessados. No entanto, quando os consumidores clicam nesses anúncios, são redirecionados para sites fraudulentos onde os golpistas pedem informações pessoais e pagamentos.

Além disso, a Senacon alertou que, em alguns casos, os golpistas usam conteúdos falsos nas redes sociais que incluem imagens de veículos de imprensa conhecidos, como o G1 e a CNN Brasil. Eles manipulam e retiram esses conteúdos do contexto para enganar os usuários, fazendo com que eles acreditem que estão lidando com informações da imprensa legítima.

A Senacon também enfatizou que as redes sociais têm a obrigação legal de moderar e remover ativamente esse tipo de conteúdo, conforme determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Portanto, é fundamental que essas plataformas assumam a responsabilidade por suas atividades, a fim de prevenir e corrigir qualquer dano causado aos consumidores.

Após Oi, Fitch Rating atribui nota nacional para a TIM Brasil

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Depois da Oi, agora foi a vez da TIM Brasil receber a sua nota da Fitch Ratings, agência de classificação de risco. A empresa venceu a nota nacional “AAA(bra)”, com perspectiva estável, baseada na expectativa de que a alavancagem líquida permanecerá abaixo de 1,0 e que a companhia continuará a reportar fluxos de caixa operacionais sólidos, com forte capacidade de distribuir dividendos que servirão às debêntures.

De acordo com a Fitch, o rating da TIM Brasil reflete seu forte perfil de negócios, como veículo de controle da terceira maior operadora de telefonia móvel do Brasil, com 24% de participação de mercado, e presença em serviços de telefonia fixa e banda larga.

“O rating também incorpora indicadores de crédito conservadores, com baixa alavancagem e robusta liquidez, bem como expectativas de sólido fluxo de caixa livre antes da distribuição de dividendos nos próximos cinco anos, sustentados pelo crescimento da base de clientes pós-pagos e pela receita média por usuário (ARPU – Average Revenue Per User)”, afirma a agência.

A Fitch afirma que a TIM Brasil está bem preparada para lidar com o competitivo e regulado setor de telecomunicações, caracterizado pelo uso intensivo de capital e pela exposição às constantes mudanças tecnológicas.

Para estabelecer a nota da companhia, a agência os seguintes fundamentos principais: Intensa Concorrência, Crescimento Moderado, Forte Perfil de Negócios, Robusto FCF Antes dos Dividendos, Gerenciável Necessidade de Investimentos, Cobertura de Dividendos e Margem de Alavancagem Adequadas e Vínculo com a Telecom Italia.

Embora a operação brasileira esteja com perspectiva estável, a sua controladora Telecom Italia tem no “BB”, com perspectiva negativa, de acordo com a Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias da Fitch. Atualmente, a empresa italiana, que detém 100 % da TIM Brasil e controla 67% do Grupo TIM, enfrenta questões financeiras, e está passando por reestruturação para quitar dívidas.

A Fitch compara o rating nacional da TIM, que é a terceira operadora brasileiro com o maior market share (24%), com a Localiza Rent a Car S.A. (‘AAA(bra)’/Estável), a empresa líder no setor brasileiro de locação de frotas e veículos.

Vivo avalia comprar base de clientes de fibra óptica da Oi

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Durante a conferência dos resultados do terceiro trimestres de 2023, o Christian Gebara, CEO da Vivo, falou sobre os condicionamentos impostos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no caso do acordo com a Winity e afirmou também que vai avaliar a base de cliente de fibra óptica da Oi para uma possível compra.

De forma breve, o executivo disse que está “avaliando o que foi decidido pela Anatel e que teria tempo para dar uma resposta definitiva“. O acordo da Vivo envolve o aluguel de espectro de 700 MHZ da Winity e o compartilhamento de elementos de rede entre as empresas. A agência impôs uma série de remédios para aprovar o negócio, como a restrição para acordos de RAN sharing entre a tele e outras operadoras de grande porte em cidades de até 100 mil habitantes.

Quando a base de clientes de fibra da Oi, Gebara disse que vai avaliar a compra do ativo, mas afirmou que o contrato de ocupação de rede que a empresa possui com a V.tal seria uma complexidade para o negócio. “Vamos analisar e entender o que é, porque estamos falando de uma base de clientes e também de um contrato que existe entre esses clientes e uma ocupação da rede da V.tal“.

“Tudo está muito incipiente ainda. Não se sabe quais as condições. Não é uma simples venda de clientes, que no caso, não se tem sobreposição. Mas se houver a ocupação de rede, poderá, sim, haver sobreposição”, declarou.

Ele explicou que “se o contrato de ocupação da rede neutra de fibra da V.tal entrar no negócio a sobreposição com a rede da Vivo passa a ser uma variável”. “Se estamos falando de clientes não tem sobreposição, mas ela começa se envolver também a ocupação de rede. Se essa outra rede tiver sobreposição com a minha, a atratividade é menor”, pontua.

O CEO também foi questionado sobre a infraestrutura da Desktop, provedora de Internet com atuação em São Paulo. Como a Vivo tem forte infraestrutura também na região, Gebara afirma que não há interesse, uma vez que haverá sobreposição. “A aquisição de um ativo é uma discussão técnica, financeira e não fizemos essa análise. Temos uma rede de cobre em São Paulo que vamos migrar para fibra, mas, até agora, preferimos a construção própria. Mas tudo pode mudar e partir para a compra de ativos. Mas no caso da Desktop, não há nada“, afirmou.

Por fim, Gebara afirmou que a Vivo está sempre avaliando ativos de fibra óptica, considerando fatores como sobreposição, qualidade técnica da infraestrutura e dos equipamentos da casa do cliente, disciplina fiscal, além de preços versus o custo de construção de rede e conexão de clientes da operadora.

“Não fizemos uma grande aquisição e chegamos a 25,1 milhões de casas passadas através de crescimento orgânico e apoiado pela FiBrasil. A nossa meta é chegar a 29 milhões ao final de 2024”, destacou.

Ministério das Comunicações entrega mil computadores a instituições do Maranhão

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Nesta semana, o Ministério das Comunicações (MCom) fez a entrega de 1 mil computadores a 94 instituições de 74 municípios do estado do Maranhão, que segundo o ministro da pasta, Juscelino Filho, tem como objetivo promover iniciativas de inclusão digital em escolas públicas, associações, telecentros e unidades de saúde.

(Foto: Kayo Sousa/MCom)

Os equipamentos foram doados por meio do programa Computadores para Inclusão. As instituições serão beneficiadas com computadores recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Está previsto a entrega de mais mil computadores até o final de dezembro.

“Nossa missão é assegurar que todos os cidadãos tenham a oportunidade de se beneficiar das novas tecnologias. A inclusão digital é um elemento fundamental para a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento do país. A entrega desses computadores representa um passo importante nessa direção, visando criar uma sociedade mais conectada e inclusiva”.

O evento de entrega ocorreu na segunda-feira (30), onde também foi assinado o Acordo de Cooperação entre o MCom e o Governo de Estado do Maranhão para aprimorar as ações do Programa Computadores para Inclusão, com foco na participação de órgãos estaduais na Política Nacional de Desfazimento de Bens e a ampla capacitação voltada ao mercado de trabalho, como complemento à capacitação já realizada nos CRCs.

Até o momento, já foram entregues pelo programa cerca de 33 mil equipamentos, beneficiando 717 municípios brasileiros, além de 145 cursos, que já formaram mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho. Ao todo, 3 mil toneladas de resíduos eletrônicos foram descartadas de maneira correta e consciente.

No mesmo dia, o ministro das Comunicações também inaugurou o novo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís (MA), resultado de uma parceria da pasta com o IFMA, no âmbito do programa Computadores para Inclusão. Juscelino Filho explica que espera formar 2 mil jovens e adultos nos próximos dois anos.

O desafio inicial desse centro que nós estamos inaugurando hoje é fazer o recondicionamento de 1 mil computadores e formar 2 mil jovens e adultos nesta unidade nos próximos dois anos. Este é um importante projeto que o Ministério das Comunicações entrega para a população de São Luís”, destacou o ministro.

Netflix recebe patrocínio de telecom em sua 1ª transmissão de evento esportivo

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Em outubro deste ano, a Netflix anunciou que fará a sua primeira transmissão esportiva ao vivo. Entretanto, não se trata da exibição de algum campeonato de esporte adquirido pelo direito de transmissão. Acontece que a plataforma vai reunir duas séries esportivas presentes no seu catálogo, para que o está sendo chamado de “The Netflix Cup”.

A Copa da Netflix, no caso, envolve os conteúdos a ‘Drive to Survive‘, que destaca os bastidores da Fórmula 1, e ‘Full Swing‘, que leva ao público a temporada do PGA. O evento acontecerá em Las Vegas, dia 14 de novembro, coincidindo com o final de semana de estreia do GP de Fórmula 1 na cidade.

Para o evento, a empresa afirma que já conta com patrocinadores para a competição. De acordo com Peter Naylor, vice-presidente de vendas globais de publicidade da Netflix, a plataforma pretende anunciar um novo formato publicitário exclusivo ainda em 2023.

“Em um momento em que mais de 80% dos nossos membros são apoiados por anúncios, assistir por duas horas ou mais, recompensará os espectadores apresentando novos produtos e permitirá às empresas que suas marcas se destaquem”, comenta.

Para o torneio, a plataforma contará com o patrocínio da T-Mobile e da Nespresso, que acredita ser uma oportunidade ampliar a base de consumidores no mercado estadunidense.

Jessica Padula, vice-presidente de marketing da Nespresso, diz que “Essa é a melhor maneira de fazer isso. É algo realizado pela primeira vez, o que torna a experiência mais emocionante. Além de ser um momento cultural ao qual poderemos nos associar, quanto marca, de uma forma realmente diferente”.

Mais detalhes do evento

No automobilismo, a competição será composta por quatro grupos, cada um contendo um piloto de Fórmula 1 e um golfista profissional, competindo em uma partida de oito buracos. Até então, estão confirmados os pilotos Alex Albon (Williams Racing), Pierre Gasly (Alpine), Lando Norris (McLaren) e Carlos Sainz (Ferrari). Entre os golfistas, estarão Rickie Fowler, Max Homa, Collin Morikawa e Justin Thomas.

No caso, os dois melhores times avançarão para o último buraco, onde disputarão o título da primeira The Netflix Cup. “Adoramos ver como nossas séries esportivas aumentaram o número de fãs em ligas e competições esportivas em todo o mundo”, disse Gabe Spitzer, vice-presidente de esportes de não ficção da Netflix, na época do anúncio.

Internet grátis: Grupo + Unidos abre inscrições para comunidades de Juruti

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O Grupo + Unidos abriu as inscrições para a primeira fase do programa Rede Amazônia +Conectada para conectar 500 casas em em Juruti, oeste do Pará. O programa, que é apoiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), vai selecionar 200 domicílios nessa primeira etapa do projeto.

As inscrições poderão ser realizadas de forma online ou presencialmente, já que a equipe do projeto realizará visitas às comunidades selecionadas, para assegurar que as pessoas que não possuem acesso a internet também possam se inscrever.

Os encontros presenciais acontecerão entre os dias 07 e 10 de novembro. Nesse caso, serão montadas bancas de seleção para cada comunidade com participação de diferentes atores, tais como parceiros locais e lideranças comunitárias que, nos critérios estabelecidos pelo Grupo +Unidos, realizarão apuração das inscrições coletadas nas visitas realizadas nos territórios participantes desta etapa.

É importante ressaltar que somente um membro da casa poderá se inscrever no programa, comprovando que mora há pelo menos 2 anos na localidade, além de ser maior de idade, ter acesso à energia elétrica e disponibilidade de pelo menos 5h semanais para participar das capacitações online. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de novembro.

Nesta primeira fase, podem se inscrever os moradores das seguintes comunidades:

  • No distrito sede, as comunidades: Café Torrado, Santo Hilário, São Pedro e Lago Preto. As inscrições poderão ser feita pela manhã na banca que ficará no Lago Preto, pelos moradores de de Lago Preto e São Pedro; e pela tarde, pelos moradores de Café Torrado e Santo Hilário, na banca do Café Torrado
  • No distrito Castanhal, as comunidades: Ferrugem, Igarapé Açu, Vila Castanhal e Justina. Pela manhã, a banca ficará na Vila Castanhal e a tarde em Ferrugem.
  • No distrito Juruti Velho, as comunidades: Nova Galileia, Pau D`Arco, Pompom e Vila Muirapinima. As inscrições ocorrem nos dias 07 e 08, com bancas na Vila Muirapinima e Nova Galileia e Pompom, respectivamente.

Sobre o Grupo +Unidos

O Grupo +Unidos é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. A instituição nasceu em 2008, visando estabelecer a conexão entre empresas, poder público e missão diplomática americana para ampliação de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Trabalham há 15 anos fomentando o investimento social privado colaborativo para apoiar iniciativas voltadas à educação, empregabilidade e formação tecnológica com foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Nokia processa Amazon e HP por uso de sua tecnologia sem licença

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Nesta terça-feira (31.10), a Nokia abriu um processo contra a Amazon e a HP no tribunal federal de Delaware, nos Estados Unidos, acusando as empresas de infringirem várias patentes suas relacionadas a streaming de vídeo. No processo, a companhia finlandesa de telecomunicações afirma que ambas se recusaram a obter licenças, mas utilizam indevidamente a sua tecnologia para permitir um streaming de alta qualidade mais eficiente.

Segundo a Nokia, o serviço de streaming e o Twitch da Amazon e os computadores da HP violam suas patentes relacionadas à compressão, entrega e outras tecnologias de streaming de vídeo. A finlandesa ainda afirmou em seu blog que abriu processos contra a dona da Prime Video na Alemanha, na Índia, no Reino Unido e no Tribunal Unificado de Patentes Europeu.

Em comunicado, a fabricante finlandesa disse que “Esperamos que a Amazon e a HP aceitem agora as suas obrigações e concordem com uma licença, e a nossa porta permaneça aberta para negociações de boa fé”.

Nos processos constam que dezenas de empresas obtiveram licenças para patentes de codificação e decodificação de vídeo, que permitem streaming de vídeo com maior qualidade e menores requisitos de largura de banda e armazenamento de dados. A Nokia diz que algumas das patentes são essenciais para os padrões da União Internacional de Telecomunicações para tecnologia de codificação de vídeo e que lhes ofereceu licenças da Amazon e da HP em condições justas.

A Nokia pede com os processos que o tribunal ordene bloquear a suposta violação da Amazon e da HP e solicitou uma indenização em dinheiro, cujo valor não foi divulgado.

Um porta-voz da Amazon se recusou a comentar, citando litígios em andamento. Representantes da HP não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Desde as décadas de 2000 e 2010 que a empresa parou de fabricar telefones celulares e decidiu se concentrar em outras áreas, como pesquisa e desenvolvimento e fornecimento de equipamentos de rede para outras empresas. Segundo a Nokia, seu portfólio de patentes se baseia em mais de 140 mil milhões de euros investidos em investigação e desenvolvimento e contém cerca de 20.000 famílias de patentes.

Pesquisa diz que telemedicina será a aplicação mais acelerada pelo 5G em 2024

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De acordo com pesquisa global do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), realizada em setembro, em 2024, a telemedicina será a aplicação mais beneficiada pelo 5G no Brasil, incluindo com cirurgia remota. Quem afirma isso são os 54% dos CIOs, CTOs, diretores de TI e líderes em TI ouvidos no estudo.

A educação e aprendizado remoto é a segunda aplicação que os profissionais acreditam que será acelerada pela quinta geração de internet móvel. Em seguida, eles afirmam ser o entretenimento, eSports e streaming de eventos ao vivo (46%), comunicações pessoais e profissionais (44%) e transporte e controle de tráfego (32%). Eles também veem o 5G impactando a conectividade e a automação dos automóveis em 2024, com 42% dos profissionais entrevistados.

Em outro questionamento, os profissionais respondem qual setor deverá ser mais impactado pelo novo padrão em 2024, colocando em primeira lugar o setor de telecomunicações, com 20% das respostas, seguido por manufatura (18%), energia (17%), entretenimento (16%) e serviços financeiros (16%).

Em relação a tecnologia que mais trará impacto para a sociedade brasileira no próximo ano, 28% dos pesquisados responderam que será tecnologia nuclear, seguida do 5G (22%), robótica (21%), realidade estendida (20%) e IoT industrial (19%).

O IEEE realizou a pesquisa a nível global, onde entrevistou 350 executivos do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia. O instituto perguntou quais áreas da tecnologia serão mais importantes em 2024, sendo que 65% deles acreditam que será a inteligência artificial, seguida da realidade estendida (28%), computação em nuvem (24%), 5G (22%) e veículos elétricos (20%).

Nesse caso, o estudo fragmentou a tecnologia de inteligência artificial, questionando os entrevistados qual será o mais usado no próximo ano. Para eles, será a cibersegurança (54%), automação em supply chain (42%) e desenvolvimento de software (38%). Entretanto, a cibersegurança também é apontada como o principal receio dos executivos globais, em especial na vulnerabilidade do datacenter (43%), fragilidades na nuvem (42%) e riscos de segurança no trabalho híbrido (41%).

Bradesco testa casos de uso do 5G em parceria com operadoras

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O Bradesco se juntou a Claro, Vivo e a Embratel para cocriar, desenvolver e testar casos de uso com a tecnologia 5G numa rede pública. O objetivo do projeto é aprimorar a experiência do cliente. A instituição financeira aproveita para descobrir as vantagens da infraestrutura sem cabos, baixa latência e estabilidade na velocidade e transmissão dos dados das redes 5G.

O Bradesco tem buscado aprimorar seus serviços prestados aos clientes. Um exemplo recente foi conectar três agências na região amazônica com a internet banda larga via satélite da Starlink, de Elon Musk. Com a conexão, é possível realizar transações e comunicações online de forma mais rápida para os clientes desses locais.

As aplicações 5G é um novo caminho para o Bradesco, que avaliou o desempenho da tecnologia em serviços cuja alta velocidade, baixa latência e grande capacidade de processamento de dados em tempo real fossem diferenciais.

Fabrizio Pinna, superintendente executivo de infraestrutura de TI, explica que “Fizemos uma avaliação do comportamento e benefícios da conectividade 5G nas transações financeiras dentro de uma agência. Constatamos benefícios reais de redução de custos e agilidade de implantação”.

A segurança das agências é uma das aplicações que a nova rede pública pode levar para o Bradesco. Por meio das câmeras digitais, conectadas com o 5G de alta velocidade integrado ao IBM Maximo Visual Inspection, será viável analisar e detectar possíveis situações de risco de segurança em tempo real. Com isso, o tempo de resposta das equipes a situações suspeitas ou de risco dentro das agências será menor.

O IBM Maximo Visual Inspection é um aplicativo de aprendizado de máquina para análise de vídeo e imagem, que aproveita modelos de aprendizado profundo e IA para treinar modelos complexos de visão computacional. Com a plataforma é possível detectar e classificar objetos.

Também participaram do projeto do Bradesco com as operadoras, as empresas NTT DATA Brasil e a Tecnologia IBM, o hub de inovação da Claro, o beOn Claro, e o inovabra, ecossistema do Bradesco que fomenta a inovação dentro e fora da organização.

5G FWA

O Bradesco sabe dos benefícios da tecnologia, e já a usa para aprimorar a experiência do cliente. Ter conectividade de alta velocidade gera rapidez e praticidade na realização dos seus serviços. A instituição já conta com 150 agências com conexão 5G FWA (Fixed Wireless Access).

260 milhões de ligações foram convertidas em atendimento digital pela Claro

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A Claro converteu mais de 260 milhões de chamadas telefônicas de call center em experiência digital ao cliente por meio do menu visual DialMyApp, solução que aumenta a satisfação dos clientes e reforça a era do autoatendimento digital, uma redução significativa de 22% no volume de chamadas para a central de atendimento da operadora.

Atualmente, a solução digitaliza um total de quase 8,5 ligações por mês, segundo a companhia. Desse total, 68% são resolvidas digitalmente, sem a necessidade de encaminhar para o call center da empresa. O DialMyApp foi integrado à rede da operadora em 2022. O objetivo foi “aumentar a satisfação do cliente“.

Com o DialmyApp, ao ligar para a Central de Atendimento, o cliente ouve uma mensagem de voz pedindo que veja na tela do celular o menu de opções e, ao clicar, é direcionado para as seções específicas do aplicativo, website, chat ou WhatsApp que atenderão às suas principais necessidades, evitando assim a necessidade de ligar para o call center da operadora.

“Essa abordagem aumentou a conversão em chamadas digitais em mais de 39%”, informou a Claro.

Albervan Luz, diretor de Tecnologia e Transformação Digital da Claro, afirma que “Nosso objetivo é inovar cada vez mais e conectar as pessoas, oferecendo sempre um serviço de qualidade e opções relevantes para uma experiência digital. E a solução DialMyApp vem nos apoiando nessa conquista, personalizando as entregas de acordo com as necessidades dos nossos clientes”.

Diversas evoluções vêm sendo incorporadas na solução, que já alcança uma retenção de 69% em 2023, incluindo novas jornadas realizadas 100% dentro do menu digital como: promessa de pagamento, SOS recarga, visualizar saldo, consultar extrato, ver consumo de Internet, entre outros.

Adriano Medici, diretor do segmento Telco na DialMyApp, comenta que “Nosso desafio foi proporcionar ao cliente a oportunidade de resolver suas solicitações de forma independente em poucos cliques. Oferecemos um portfólio de autosserviços hiperpersonalizados, em que o cliente já visualiza suas principais informações na tela principal e pode escolher o melhor canal quando ainda é necessário. Alcançamos indicadores de engajamento que nem conseguiam ser sonhados no início do projeto”.

O DialMyApp está presente no Brasil desde 2018, e hoje se destaca como finalista da premiação Engaged Awards 2023, na categoria “Best Use Of Innovation In Customer Engagement”, que reconhece grandes organizações que demonstraram avanços notáveis no engajamento digital do cliente. A Cerimônia de Premiação está marcada para o dia 28 de novembro, na The Brewery, em Londres.