27/04/2024

Ministério das Comunicações inaugura centro de inclusão de digital no Maranhão

MCom - Ministério das Comunicações, estava presente para inauguração de novo centro de computadores e outros compromissos ligados à educação.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, realizou nesta segunda-feira, 30 de outubro, o a inauguração do novo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), localizado em São Luís, Maranhão. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o IFMA, no contexto do programa chamado “Computadores para Inclusão”.

Computadores

Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) são instalações físicas especialmente projetadas para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, bem como para a realização de cursos e oficinas educativas. Estes centros desempenham um papel crucial não apenas na capacitação de indivíduos, mas também na gestão sustentável de resíduos eletrônicos.

A unidade maranhense é a 19ª no Brasil e tem como principal objetivo capacitar jovens e adultos em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de promover a doação de equipamentos de informática para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PID) e o tratamento de resíduos eletrônicos. O Ministro das Comunicações destacou que o desafio inicial deste centro é recondicionar 1.000 computadores e oferecer formação a 2.000 jovens e adultos nos próximos dois anos, enfatizando a importância deste projeto para a população de São Luís.

O deputado e ministro Juscelino Filho também mencionou os próximos CRCs que serão inaugurados, incluindo o 20º CRC em Sergipe ainda neste ano, em parceria com o Instituto Federal do Estado de Sergipe.

Ele expressou a intenção de encerrar 2023 com 20 centros de recondicionamento em funcionamento e, para o ano de 2024, planeja expandir ainda mais o programa com a criação de novos CRCs em todo o Brasil.

“Ainda esse ano nós vamos ter o 20º CRC, que será entregue no estado de Sergipe, também com o Instituto Federal do Estado de Sergipe. Vamos fechar 2023 com 20 centros de recondicionamento, e buscar, em 2024, ampliar mais ainda esse programa pelo Brasil com novos CRCs. Temos muitos desafios e enxergamos o potencial e a importância que esse programa tem em fazer a diferença na vida das pessoas.”

Juscelino Filho também inaugurou um novo Ponto de Inclusão Digital no Centro de Ensino Professora Janilde Silva de Aquino. O objetivo é criar um ambiente digital com internet, equipamentos e conteúdo pedagógico para garantir que os alunos da escola pública tenham acesso à educação de qualidade, semelhante ao da escola particular. O projeto beneficiará 392 estudantes da escola estadual.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários