27/04/2024

Nokia processa Amazon e HP por uso de sua tecnologia sem licença

De acordo com a finlandesa, ambas violam suas patentes relacionadas à compressão, entrega e outras tecnologias de streaming de vídeo.

Nesta terça-feira (31.10), a Nokia abriu um processo contra a Amazon e a HP no tribunal federal de Delaware, nos Estados Unidos, acusando as empresas de infringirem várias patentes suas relacionadas a streaming de vídeo. No processo, a companhia finlandesa de telecomunicações afirma que ambas se recusaram a obter licenças, mas utilizam indevidamente a sua tecnologia para permitir um streaming de alta qualidade mais eficiente.

Segundo a Nokia, o serviço de streaming e o Twitch da Amazon e os computadores da HP violam suas patentes relacionadas à compressão, entrega e outras tecnologias de streaming de vídeo. A finlandesa ainda afirmou em seu blog que abriu processos contra a dona da Prime Video na Alemanha, na Índia, no Reino Unido e no Tribunal Unificado de Patentes Europeu.

Em comunicado, a fabricante finlandesa disse que “Esperamos que a Amazon e a HP aceitem agora as suas obrigações e concordem com uma licença, e a nossa porta permaneça aberta para negociações de boa fé”.

Nos processos constam que dezenas de empresas obtiveram licenças para patentes de codificação e decodificação de vídeo, que permitem streaming de vídeo com maior qualidade e menores requisitos de largura de banda e armazenamento de dados. A Nokia diz que algumas das patentes são essenciais para os padrões da União Internacional de Telecomunicações para tecnologia de codificação de vídeo e que lhes ofereceu licenças da Amazon e da HP em condições justas.

A Nokia pede com os processos que o tribunal ordene bloquear a suposta violação da Amazon e da HP e solicitou uma indenização em dinheiro, cujo valor não foi divulgado.

Um porta-voz da Amazon se recusou a comentar, citando litígios em andamento. Representantes da HP não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Desde as décadas de 2000 e 2010 que a empresa parou de fabricar telefones celulares e decidiu se concentrar em outras áreas, como pesquisa e desenvolvimento e fornecimento de equipamentos de rede para outras empresas. Segundo a Nokia, seu portfólio de patentes se baseia em mais de 140 mil milhões de euros investidos em investigação e desenvolvimento e contém cerca de 20.000 famílias de patentes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários