18/04/2024

Bradesco testa casos de uso do 5G em parceria com operadoras

Segurança das agências é uma das aplicações que a nova rede pública pode levar para a instituição financeira; saiba detalhes.

O Bradesco se juntou a Claro, Vivo e a Embratel para cocriar, desenvolver e testar casos de uso com a tecnologia 5G numa rede pública. O objetivo do projeto é aprimorar a experiência do cliente. A instituição financeira aproveita para descobrir as vantagens da infraestrutura sem cabos, baixa latência e estabilidade na velocidade e transmissão dos dados das redes 5G.

O Bradesco tem buscado aprimorar seus serviços prestados aos clientes. Um exemplo recente foi conectar três agências na região amazônica com a internet banda larga via satélite da Starlink, de Elon Musk. Com a conexão, é possível realizar transações e comunicações online de forma mais rápida para os clientes desses locais.

As aplicações 5G é um novo caminho para o Bradesco, que avaliou o desempenho da tecnologia em serviços cuja alta velocidade, baixa latência e grande capacidade de processamento de dados em tempo real fossem diferenciais.

Fabrizio Pinna, superintendente executivo de infraestrutura de TI, explica que “Fizemos uma avaliação do comportamento e benefícios da conectividade 5G nas transações financeiras dentro de uma agência. Constatamos benefícios reais de redução de custos e agilidade de implantação”.

A segurança das agências é uma das aplicações que a nova rede pública pode levar para o Bradesco. Por meio das câmeras digitais, conectadas com o 5G de alta velocidade integrado ao IBM Maximo Visual Inspection, será viável analisar e detectar possíveis situações de risco de segurança em tempo real. Com isso, o tempo de resposta das equipes a situações suspeitas ou de risco dentro das agências será menor.

O IBM Maximo Visual Inspection é um aplicativo de aprendizado de máquina para análise de vídeo e imagem, que aproveita modelos de aprendizado profundo e IA para treinar modelos complexos de visão computacional. Com a plataforma é possível detectar e classificar objetos.

Também participaram do projeto do Bradesco com as operadoras, as empresas NTT DATA Brasil e a Tecnologia IBM, o hub de inovação da Claro, o beOn Claro, e o inovabra, ecossistema do Bradesco que fomenta a inovação dentro e fora da organização.

5G FWA

O Bradesco sabe dos benefícios da tecnologia, e já a usa para aprimorar a experiência do cliente. Ter conectividade de alta velocidade gera rapidez e praticidade na realização dos seus serviços. A instituição já conta com 150 agências com conexão 5G FWA (Fixed Wireless Access).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários