17/04/2024

Ministério das Comunicações entrega mil computadores a instituições do Maranhão

Equipamentos foram doados por meio do programa Computadores para Inclusão, que os recondicionam para uso; saiba detalhes.

Nesta semana, o Ministério das Comunicações (MCom) fez a entrega de 1 mil computadores a 94 instituições de 74 municípios do estado do Maranhão, que segundo o ministro da pasta, Juscelino Filho, tem como objetivo promover iniciativas de inclusão digital em escolas públicas, associações, telecentros e unidades de saúde.

(Foto: Kayo Sousa/MCom)

Os equipamentos foram doados por meio do programa Computadores para Inclusão. As instituições serão beneficiadas com computadores recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Está previsto a entrega de mais mil computadores até o final de dezembro.

“Nossa missão é assegurar que todos os cidadãos tenham a oportunidade de se beneficiar das novas tecnologias. A inclusão digital é um elemento fundamental para a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento do país. A entrega desses computadores representa um passo importante nessa direção, visando criar uma sociedade mais conectada e inclusiva”.

O evento de entrega ocorreu na segunda-feira (30), onde também foi assinado o Acordo de Cooperação entre o MCom e o Governo de Estado do Maranhão para aprimorar as ações do Programa Computadores para Inclusão, com foco na participação de órgãos estaduais na Política Nacional de Desfazimento de Bens e a ampla capacitação voltada ao mercado de trabalho, como complemento à capacitação já realizada nos CRCs.

Até o momento, já foram entregues pelo programa cerca de 33 mil equipamentos, beneficiando 717 municípios brasileiros, além de 145 cursos, que já formaram mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho. Ao todo, 3 mil toneladas de resíduos eletrônicos foram descartadas de maneira correta e consciente.

No mesmo dia, o ministro das Comunicações também inaugurou o novo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís (MA), resultado de uma parceria da pasta com o IFMA, no âmbito do programa Computadores para Inclusão. Juscelino Filho explica que espera formar 2 mil jovens e adultos nos próximos dois anos.

O desafio inicial desse centro que nós estamos inaugurando hoje é fazer o recondicionamento de 1 mil computadores e formar 2 mil jovens e adultos nesta unidade nos próximos dois anos. Este é um importante projeto que o Ministério das Comunicações entrega para a população de São Luís”, destacou o ministro.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários