25/04/2024

Google afirma que lançará internet por fibra de 20 Gbps ainda este ano

Essa velocidade é dez vezes mais rápida do que os planos de internet mais rápidos oferecidos no Brasil, que giram em torno dos 2 Gbps.

Na semana passada, o Google anunciou seu blog oficial, que vai começar a disponibilizar internet via fibra óptica com velocidades de até 20 Gbps até o final do ano. O serviço Google Fiber será oferecido como parte do programa “GFiber Labs”, inicialmente de forma experimental.

Segundo a big tech, o GFiber Labs, com internet de 20 Gigas e Wi-Fi 7 reunirá as tecnologias mais avançadas para oferecer aos clientes uma experiência de Internet doméstica inédita. A GFiber será um dos primeiros ISPs a implantar a tecnologia 25G PON da Nokia, que permitirá aos nossos clientes quebrar a barreira dos 10 Gig que limitava as arquiteturas existentes. O 25G PON da Nokia fornece velocidades de energia de até 10x com eficiência e sem exigir quaisquer alterações na fibra existente no solo.

“Estamos entusiasmados por trabalhar com empresas como a Nokia para fazer avançar a nossa indústria. Através do GFiber Labs e de colaborações como esta, estamos construindo a base para a Internet de amanhã”, afirma a big tech em blog.

O serviço do Google promete entregar velocidade dez vezes mais rápida do que os planos de internet mais rápidos oferecidos no Brasil, que giram em torno dos 2 Gbps. Segundo recentes pesquisas, a velocidade média de internet fixa no Brasil, na cidade com os melhores resultados, gira em torno de 184 Mbps.

Além da excelente velocidade de download, as taxas de upload também seriam altas, uma vez que ficariam em 20 Gbps. Isso já acontece em planos existentes do Fiber, de 1 Gbps até 8 Gbps, mas não é tão comum no Brasil, segundo o Canal Tech.

Atualmente, o Fiber está disponível apenas nos Estados Unidos, em redes limitadas a cidades específicas de estados como Califórnia, Flórida, Texas, Washington e outras. No Kansas, os primeiros testes da internet de 20 Gbps já foram iniciados. Inclusive, e mpresa afirma que já tem clientes que usam 20 Gigas em ambientes organizacionais, como a University Missouri – Kansas City e da United Way do Condado de Utah.

O serviço da GFiber Labs estará inicialmente disponível como uma oferta de acesso antecipado para um pequeno grupo de clientes do GFiber em áreas selecionadas

Confira o vídeo completo do anúncio da internet fibra de 20 Gbps do Google abaixo (em inglês):

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários