18/12/2025
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Smartphones 5G com o melhor desempenho no Brasil, segundo a Ookla

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Nesta quarta-feira (15), a Ookla, responsável pelo Speedtest, divulgou um relatório onde analisou a performance de smartphones 5G em diversos mercados, incluindo o Brasil. A empresa levou em consideração a velocidade de download, upload e latência dos dispositivos. Entretanto, o foco da análise foi o iPhone 15, para ver a melhoria das técnicas nos modelos da Apple.

As versões mais recentes do aparelhos, incluindo o Pro, Pro Max e Plus e até seu antecessor, o iPhone 14 Pro Max (em alguns casos), ocupam as primeiras posições em em diversos países.

No mercado brasileiro, o estudo mostra que as três primeiras posições são ocupadas pelos modelos iPhone 15, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, registrando as seguintes velocidades 533,32 Mbps, 523,88 Mbps e 523,24 Mbps, respectivamente.

Segundo a Ookla, três em cada quatro modelos do iPhone 15 no Brasil apresentaram velocidades médias de download 5G significativamente mais rápidas do que seus equivalentes do iPhone 14 durante o período de 22 de setembro a 20 de outubro de 2023. O iPhone 15 registrou uma velocidade de download melhor que o modelo 14 Pro com 479,26 Mbps.

No ranking montado pela Ookla, somente quatro modelos da Samsung no Brasil aparecem apenas listadas: Galaxy z Fold 5 (472,37 Mbps), Galaxy Z Fold 4 (459,05 Mbps), Galaxy Z Flip 5 (445,36 Mbps) e Galaxy Z Flip 4 (433,69 Mbps).

Durante o relatório, em relação aos outros países, os smartphones 5G no Brasil possuem um desempenho bem superior na velocidade do 5G, tendo a velocidade de download e upload quase o dobro das demais. Entretanto, vale ressaltar que a tecnologia está bem avançada no país, em comparação a estes outros mercados.

Nesse sentido, somente os Emirados Árabes Unidos (entre 836,63 Mbps a 626,63 Mbps) e a Coreia do Sul (entre 549,49 Mbps a 456,52 Mbps) possuem velocidades superiores às do Brasil. Nos U.A.E, o iPhone 15 Pro lidera o ranking, enquanto que o iPhone 14 Pro lidera na Coreia.

O relatório completo, com análises em outros países, pode ser conferido na página da Ookla.

Estratégias da TIM para vender produtos e captar novos clientes

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Buscando ampliar a captar novos clientes para a sua base, a TIM, terceira maior empresa de telefonia móvel do país, anunciou que passará a vender outros em suas lojas, como projetores, TVs, notebooks e até videogames com descontos em troca da fidelização dos compradores. A informação foi divulgada em reportagem da Folha.

A ideia é fazer com que o interessado faça a contratação de um plano móvel da operadora, se não for cliente, para poder usufruir da opção de compra. Segundo a TIM, se trata de uma modalidade de compra comum para troca de smartphones, mas não era empregada pelas concorrentes na venda de acessórios e outros equipamentos.

A operadora também quer aproveitar para impulsionar a venda de smartphones compatíveis com 5G, onde pretende oferecer descontos de até R$ 3 mil em aparelhos da Samsung, que mira os 62 milhões de clientes da operadora para melhorar sua participação nesse mercado. A TIM vai aproveitar a Black Friday como uma espécie de teste para a oferta.

TIM Fun

Após dois anos de seu lançamento, a plataforma de recompensa e entretenimento da tele, TIM Fun, chegou a marca de 1 milhão de usuários. A solução é parte do TIM Ads, plataforma de monetização da operadora, que busca engajar os clientes pré-pagos, pós-pagos (TIM Beta) e controle com marcas por meio de vídeos, jogos online, palpites de jogos, participação em campanhas e pesquisa.

Nesse caso, ao participar de campanhas e pesquisas, os consumidores recebem benefícios, como pacotes de dados, minutos em chamadas e serviços de SMS.

Em uma pesquisa recente, a TIM forneceu aos consumidores um questionário sobre a Black Friday, onde 180 mil pessoas responderam a pesquisa e 73% revelaram que pretendem gastar até R$ 500 em compras online (preferencialmente) na data de promoções do mês de novembro.

Em cima dos resultados dessas pesquisas, a operadora pode trabalhar nas estratégias de marketing e venda de seus produtos, especialmente em períodos promocionais como a Black Friday, que busca movimentar o comércio.

Ao todo, em três anos de TIM Ads, a operadora já realizou 70 pesquisas com mais de 15 milhões de respostas.

Reclamação sobre ‘gun jumping’ na venda da Oi Móvel é arquivada

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A venda da unidade móvel da Oi para as rivais TIM, Vivo e Claro foi alvo de muitas reclamações de empresas de telecomunicações, que alegavam irregularidades na transação, mas algumas ainda perduraram por um bom tempo. No início deste mês, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) arquivou uma reclamação da Algar Telecom, que acusou ter ocorrido ‘gun jumping’ no negócio.

No caso, a Algar Telecom registrou reclamação junto ao Cade, em novembro de 2020, sob o argumento de que a Claro, TIM e Vivo tinham praticado gun jumping, quando o negócio é concluído antes do aval das autoridades. Ou seja, formaram um consórcio para apresentar proposta conjunta de compra no leilão judicial da Oi Móvel, sendo que essa formação deveria ter sido comunicada ao órgão antitruste. O edital do leilão de ativos da Oi tinha sido publicado dois dias antes, e sua realização se daria no dia 14 de dezembro.

Em janeiro de 2021, as operadoras assinaram o contrato de venda da Oi Móvel, onde a Claro assumiu o compromisso de pagar R$ 3,7 bilhões pela sua fatia. A Vivo, R$ 5,5 bilhões. E a TIM, R$ 7,3 bilhões. Na época, foi um total de 16,5 bilhões, cujo valor foi revisto este ano.

Em fevereiro, o Cade notificou o mercado da venda dos ativos móveis da Oi. Entretanto, somente em março que a Superintendência-Geral abriu apuração de ato de concentração com base na reclamação da Algar, inclusive teve apoio do Ministério Público Federal recomendando a anulação da venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo.

A TIM e a Claro defenderam o negócio contra a acusação, onde a TIM afirmou não ter ocorrido formação de consórcio, mas uma oferta conjunta para aquisição de ativos com proposta de remédios “fix-it-first”. Ou seja, quando as compradoras já previam problemas regulatórios e concorrenciais que precisariam ser sanados.

A Algar Telecom chegou a pedir a emissão de medida cautelar para impedir a transação, mas foi negado pela SG. A Superintencia afirmaou que “teve conhecimento prévio das tratativas que findaram na aquisição, pela Claro, Telefônica e TIM, de todos os ativos, obrigações e direitos relacionados às atividades de telefonia móvel do Grupo Oi”.

Por fim, em outubro a SG decidiu arquivar a reclamação, passando a correr prazos de recurso. Como não houve manifestação da Algar, houve o arquivamento, dando como “trânsito em julgado” no dia 3 de novembro.

Brisanet planeja levar 5G para 14 milhões de pessoas até o fim de 2024

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Durante a apresentação de resultados financeiros do terceiro trimestre da Brisanet, Roberto Nogueira, CEO da telecom, falou sobre os planos da companhia em relação à sua cobertura móvel 5G no próximo ano. As vendas dos planos de rede começaram em agosto de 2023, e já estão em operação em 24 cidades, que somadas, contam com cerca de 1 milhão de habitantes.

Agora os planos da Brisanet é expandir consideravelmente a sua cobertura 5G no Nordeste, com a perspectiva de ativar o sinal em uma área total de 9 milhões a 10 milhões de habitantes, buscando alcançar até o final de 2024 cobrindo, pelo menos, 14 milhões de pessoas. “Em 2024, essa rede construída vai trazer um resultado bem promissor e, em meados do ano, o mercado não vai ter dúvida do sucesso da Brisanet em 5G”, assegurou o CEO.

Segundo a empresa, até o final deste ano, deverá investir um total de R$ 500 milhões para a criação e expansão de sua rede 5G SA. A operadora já desembolsou R$ 381 milhões, sendo R$ 102 milhões neste ano. A expectativa é de que chegue a 40 municípios até o fim deste ano, incluindo Fortaleza, abrangendo uma área de cobertura de 4 milhões de habitantes.

“Até o fim do ano vamos amadurecer a infraestrutura e iniciar a homologação do faturamento sem nenhuma surpresa. Por enquanto, faremos venda controlada, sem ritmo agressivo de venda”, explicou Nogueira.

Ao todo, a Brisanet investirá R$ 2 bilhões no 5G. Há planos para antecipar a entrega da rede ainda em 2024, adiantando os compromissos. Ao todo há 1.437 cidades no Nordeste com menos de 30 mil habitantes e o leilão de 5G estipulou cobertura para esses municípios entre 2026 e 2029.

Por enquanto, as vendas de chips 5G da Brisanet ocorrem de forma tímida, como uma espécie de teste para os primeiros clientes. As vendas devem ser ampliadas a partir do início de 2024. “No 5G, diminuímos um pouco o investimento no segundo semestre de 2023 em função do processo de homologação, que atrasou um pouco. A venda de forma efetiva vai começar praticamente na transição do ano”, disse o executivo.

A proposta é levar a cobertura 5G para cidades que já contam com sua estrutura de cabos de fibra óptica, mas sem investimento na expansão da rede FTTH. Neste caso, são 158 cidades com rede FTTH, com 61,6 mil quilômetros de extensão, além de 37 mil quilômetros de backbone, 280 data centers e 1,256 milhão de clientes – que são potenciais usuários da rede móvel da empresa.

Por enquanto, a empresa está centrada no Nordeste, mas também tem compromisso de ativar o 5G na região Centro-Oeste. Segundo o edital do leilão, a Brisanet deve conectar 1.437 cidades com menos de 30 mil habitantes entre 2026 e 2029. No entanto, a empresa trabalha com a possibilidade de realizar todas as ativações antes de 2026.

“A Brisanet não está olhando o compromisso como um peso. Estamos pensando no payback [tempo de retorno do investimento]”, indicou Nogueira. “Abaixo de 30 mil habitantes, para a Brisanet é negócio e aponta para um payback menor do que na capital”, complementou.

Entretanto, Nogueira conta que a ativação do 5G no Centro-Oeste deverá ser com um modelo de parcerias locais. “Vamos ter uma estrutura e um modelo de rápida expansão com parceiros regionais que detêm a infraestrutura. Já estamos desenhando [a operação] e mapeando as redes existentes”, afirma.

WDC poderá importar produtos Huawei voltados para ISPs no Brasil

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Nesta terça-feira (14), a Huawei e a WDC Networks assinaram um Memorando de Entendimento (MoU), ampliado a parceria entre as empresas, onde a distribuidora passa a importar diretamente toda a linha de produtos da fabricante voltadas a provedores de serviços de internet (ISPs).

À esquerda, Ricardo Matsui (vice-diretor de parceiros empresariais do Brasil na Huawei) e, à direira, Bruno Rigatieri (diretor comercial da WDC Networks). Imagem: Divulgação

Com isso, a WDC passa a ter acesso a produtos da Huawei, como switches, roteadores de WiFi 6 e mini-FFTO para escritórios, além de equipamentos de FTTH, GPON, DWDM e toda a linha IP.

Além da distribuição no mercado brasileiro, os produtos também poderão ser distribuídos por meio da filial da distribuidora, na Colômbia, onde a WDC poderá ofertar o mesmo portfólio que trará da China ao Brasil, trabalhando com estratégia semelhante junto aos ISPs e às empresas. Esse último acordo está programado para a próxima sexta-feira, 17.

Por meio de nota, a WDC colocou à disposição para os provedores de serviços de internet que buscam atualizar o parque de telecomunicações opções de créditos facilitadas e ao modelo TaaS (Tech as a Service). “O objetivo é viabilizar projetos num momento em que a demanda por conectividade exige infraestruturas capazes de entregar velocidade e performance”, diz Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks.

Atualmente, as duas empresas já possuem um acordo que envolve a distribuição de equipamentos de data center, energia solar e a linha eKit de soluções para pequenas e médias empresas. Entretanto, informou que há perspectiva de ampliar ainda mais a parceria comercial.

Vale lembrar que a WDC e a Huawei já trabalham em treinamento de equipes e contratações de profissionais para os segmentos de telecom e corporativo (enterprise) para atendimento dedicado às soluções da fabricante. “Pretendemos expandir negócios com nossa base de clientes de ISP, mas acreditamos que esses produtos de conectividade LAN irão reforçar as vendas no mercado corporativo, especialmente PME [pequenas e médias empresas]”, afirma o CEO Vanderlei Rigatieri.

Audace Tec planeja instalar rede privativa 5G na Stock Car

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A Audace Tec, braço de tecnologia do grupo Veloci, que controla a Vicar, promotora da Stock Car, planeja transformar o evento automobilístico em um grande laboratório de conectividade. Acontece que está sendo desenvolvido um carro 5G, com previsão de lançamento para 2025.

Segundo Enzo Bortoleto, CEO da Audace Tech, o veículo terá câmeras com transmissão ao vivo de imagens em alta definição e uma série de sensores para envio de dados de telemetria para as equipes e para o público em tempo real. Tudo isso contará com uma rede celular privativa 5G a ser montada e desmontada em todos os autódromos pela empresa a cada corrida.

“O carro que compete hoje tem mais de 10 anos, então precisamos dar uma virada de página. Queremos nacionalizar e modernizar o carro. Ele será mais seguro, mais rápido, mais conectado e mais ecológico. O novo modelo nascerá com o objetivo de fortalecer a indústria nacional e transformar a Stock Car em um laboratório para grandes empresas”, explica Bortoleto.

Os testes com a tecnologia já começaram este ano e vão se intensificar ao longo de 2024. A empresa já tem licenças com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para operar o serviço na faixa de 3,7 GHz a 3,8 GHz em todos os autódromos que recebem corridas da Stock Car no Brasil. Já foram realizados testes em alguns deles,como Interlagos.

O executivo explica que, em geral, são necessárias oito antenas para cobrir toda a pista e as dependências de cada autódromo. O primeiro desafio é garantir a estabilidade da transmissão de dados durante o handover. Acontece que os veículos atingem 250 Km/h nas retas e o modelo será ainda mais rápido.

Cada carro terá três câmeras: uma de 360 graus instalada dentro do veículo, mostrando o piloto, e duas externas, na frente e na traseira, todas transmitindo imagens em 4K. Até então, os testes foram em carros de corrida e com quatro veículos de rua no autódromo., mas em 2025, esperam que todos os 34 carros transmitam as imagens simultaneamente.

“O grande problema é na largada, com todos os carros em duas fileiras espremidos, e com sinal ancorado em uma ou duas antenas. Esse é o grande desafio que estamos estudando agora. Uma possibilidade, de repente, é na largada subir apenas uma câmera. Estamos nos estudos finais. Queremos testar isso nas duas etapas restantes do ano, dias 26 de novembro, em Cascavel, e 17 de dezembro, em Interlagos”, comenta o executivo.

Rede 5G

A ideia é que sejam coletados dados em tempo real dos carros e transmitidos pela rede 5G, como velocidade, marcha, pressão no pedal do acelerador, pressão no freio etc, que serão enviados para próprias equipes, para tomarem decisões mais rápidas; o público que assiste a corrida; e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), para embasar seu julgamento caso haja algum incidente.

O público vai receber essas informações através das APIs para provedores de conteúdo que transmitem as corridas. O acesso a esses dados será vendido e será uma fonte de receita para os organizadores da Stock Car.

O aplicativo oficial também trará muitos desses dados e poderá oferecer o acesso ao vivo às câmeras dos carros, mas restrito a assinantes. Além disso, o público também, assim como os profissionais, terão acesso ao 5G através de uma rede FWA suportada pela rede celular privativa.

Claro melhora sinal do 5G no Rio de Janeiro para o ‘Rock The Mountain’

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A operadora Claro implementou melhorias na cobertura de sinal 5G na região de Itaipava, localizada na região Serrana do Rio de Janeiro, em preparação para a celebração do 10º aniversário do festival Rock The Mountain, que ocorreu recentemente.

Rock The Mountain

Durante o evento, a Claro, que se diz ser reconhecida como líder em clientes que utilizam a tecnologia 5G, afirmou que demonstrou um comprometimento efetivo. Durante o primeiro fim de semana do festival, a velocidade de download atingiu picos impressionantes de quase 800 Mbps na rede 5G da Claro, evidenciando a eficácia das melhorias implementadas.

Segundo a companhia, essa iniciativa visa proporcionar uma experiência de conectividade aprimorada aos usuários durante eventos importantes, como o Rock The Mountain.

No último final de semana do evento, a operadora realizou uma iniciativa de distribuição de chips pré-pagos. Esses chips foram disponibilizados aos participantes e tinham a possibilidade de serem recarregados pelo próprio cliente por meio dos aplicativos Minha Claro ou Claro Pay.

O objetivo dessa ação foi proporcionar às pessoas a oportunidade de desfrutar da conectividade 5G, que é reconhecida como a mais rápida e estável do país, conforme indicado pelos resultados do Speedtest da Ookla. Essa medida visava garantir uma experiência de internet mais eficiente e satisfatória para os usuários durante o evento.

O Rock The Mountain é um festival de música que acontece em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O festival foi criado em 2015 e desde então se tornou um dos maiores festivais de música do país.

O Rock The Mountain acontece em um local amplo e arborizado. O festival conta com uma grande diversidade de atrações musicais, que incluem bandas de rock, pop, eletrônica e outros gêneros. Além da música, o Rock The Mountain também oferece uma variedade de atividades e atrações, como área de camping, área de food trucks, área de lazer e muito mais.

Correios Celular lança promoção que oferece um mês de plano de graça

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A campanha de Black Friday chegou na Correios Celular, trazendo uma oferta para os clientes em busca de economia e conectividade. Ao adquirir dois meses do plano de celular, você recebe o terceiro mês gratuitamente, proporcionando uma oportunidade de estender sua conexão até janeiro sem custos adicionais.

Correios Celular

Segundo a companhia, os planos participantes garantem alta velocidade e uma economia considerável na palma da sua mão.

Renove seu número com a Correios Celular e mantenha-se conectado até o final de Janeiro

Ao renovar seu número com a compra de dois meses do plano de celular, você leva o terceiro mês de forma gratuita. Veja abaixo quais são os planos que a companhia oferta atualmente:

50G – 3x R$ 50

Plano mensal sem fidelidade
25GB do plano + 20GB da Recarga Programada + 5GB da Portabilidade
Ligações ilimitadas
Internet acumulativa
WhatsApp e Waze inclusos no plano

30G – 3x R$ 33,33

Plano mensal sem fidelidade
15GB do plano + 10GB da Recarga Programada + 5GB da Portabilidade
Ligações ilimitadas
Internet acumulativa
WhatsApp e Waze inclusos no plano

20G – 3x R$ 26,66

Plano mensal sem fidelidade
8GB do plano + 7GB da Recarga Programada + 5GB da Portabilidade
Ligações ilimitadas
Internet acumulativa
WhatsApp e Waze inclusos no plano

Detalhes importantes da oferta, segundo o regulamento da promoção

A oferta em questão abrange a aquisição e recarga dos planos pré-pagos e de controle da Correios Celular. Essas transações podem ser realizadas tanto nas agências físicas dos Correios quanto por meio do site ou aplicativo exclusivos da Correios Celular.

É importante observar que os planos Alô 25 e Alô 30 não fazem parte desta oferta. Os planos elegíveis para a promoção são os pré-pagos Alô 40, Alô 50 e Alô 75, além dos planos de controle 45, Controle 55 e Controle 100.

A oferta “Pague e Leve” apresenta uma dinâmica específica. O cliente tem a oportunidade de realizar o pagamento antecipado correspondente a dois meses de serviço e, como contrapartida, recebe o benefício por um período de três meses. Esse ciclo se repete a cada 30 dias, proporcionando ao cliente uma vantagem financeira ao efetuar o pagamento de forma concentrada.

Sem volta: Lionsgate+ deixa o Brasil ainda em 2023; veja a data oficial

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O Lionsgate+, anteriormente conhecido como STARZPLAY, está programado para encerrar suas operações no Brasil e em toda a América Latina até o final deste ano. Embora a notícia já tenha sido divulgada, ainda não se sabia quando seria esse adeus, mas hoje já há uma data para o streaming partir de vez dessa porção do continente.

Lionsgate

Agora já se sabe que a data oficial de “fechamento” do Lionsgate+ será 11 de dezembro, um pouco antes que a previsão do CEO da companhia.

Jon Feltheimer, CEO da Lionsgate, explicou que a decisão de encerrar as atividades na América Latina foi influenciada por um acordo favorável com um distribuidor chave na região. Esse acordo motivou a empresa a se retirar do território até o final do ano, permitindo que eles concentrem seus esforços no serviço nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, como Reino Unido, Canadá e Austrália. Além disso, Feltheimer destacou a intenção de reduzir ainda mais os gastos como parte dessa estratégia.

“Após sermos contatados por um distribuidor chave na América Latina, fechamos um acordo favorável que nos motivou a deixar o território até o dia 31 de dezembro, enquanto focamos no serviço nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa, como Reino Unido, Canadá e Austrália, além de cortarmos ainda mais nossos gastos.”

Atualmente, o serviço de streaming Lionsgate+ está disponível, oferecendo uma seleção diversificada de conteúdos que incluem produções do renomado estúdio Lionsgate, responsável por franquias populares como John Wick, Jogos Vorazes e Crepúsculo, além de conteúdos do canal STARZ. O catálogo da plataforma apresenta produções originais notáveis, destacando-se séries aclamadas como The Great, Gangs of London e a comédia Party Down, que originalmente estreou em 2009 e recentemente foi revivida com uma nova temporada este ano.

No cenário brasileiro, o Lionsgate+ passou por uma mudança de nome devido a uma disputa judicial com a Disney durante o lançamento do Star+. Atualmente, ele é oferecido como parte de um combo, permitindo que os usuários assinem o serviço diretamente no Star+. Além disso, existe a opção de assinar o Lionsgate+ em conjunto com o Globoplay, proporcionando aos assinantes uma variedade ainda maior de opções de entretenimento.

Ainda não se sabe o que vai acontecer com as produções originais da plataforma, que foram disponibilizadas no Brasil. É possível que migrem para algum streaming, mas nada confirmado sobre qual seria.

ABDI e Boston Dynamics se reúnem com Ministério das Comunicações

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A Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom) conduziu uma reunião envolvendo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a renomada empresa norte-americana Boston Dynamics.

MCom

Especializada em soluções de robótica com inteligência artificial, a Boston Dynamics expressou seu interesse em colaborar com o Brasil, identificando o país como um ambiente propício para implementações inovadoras na chamada Indústria 4.0.

Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações, destacou o Brasil como um protagonista internacional na adoção de inovações tecnológicas. Ele ressaltou o comprometimento do MCom com a transformação digital e afirmou que o ministério está plenamente favorável a iniciativas que visam redefinir processos, promovendo a redução de custos e o aumento da eficiência. Essas mudanças, segundo Martinhão, impulsionarão o país para o cenário global da Indústria 4.0, marcada pela integração de tecnologias avançadas, automação e inteligência artificial nos processos industriais.

O encontro destacou a relevância do Brasil na implementação de soluções tecnológicas avançadas, sobretudo em ambientes relacionados a redes privativas 5G, nos quais a velocidade e a latência desempenham papéis cruciais. Participaram do evento o gerente de Novos Negócios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Tiago Faierstein, acompanhado pela vice-presidente Renee Di Prima Burns e pelo gerente Chris McCasky, representantes da empresa norte-americana Boston Dynamics.

A presença de lideranças dessas instituições ressalta a importância estratégica do Brasil na adoção de tecnologias de ponta, especialmente aquelas relacionadas à próxima geração de redes de comunicação, como o 5G. A ênfase em redes privativas indica um reconhecimento da relevância da segurança e da eficiência na transmissão de dados em setores específicos.

Segundo o MCom, é crucial entender o contexto da Indústria 4.0 para compreender a ênfase dada ao Brasil nesse encontro. A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, refere-se a um conjunto de tecnologias que inclui automação, troca de dados e utiliza conceitos como Sistemas Ciber-Físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O objetivo principal dessa revolução é aprimorar a eficiência e a produtividade dos processos industriais por meio da integração de tecnologias avançadas.

Nesse contexto, a parceria entre a ABDI e a Boston Dynamics sugere uma colaboração estratégica para impulsionar a implementação de soluções inovadoras no Brasil, alinhadas aos princípios da Indústria 4.0. A presença de representantes dessas entidades no encontro evidencia o interesse mútuo em explorar as oportunidades oferecidas por tecnologias como o 5G, visando transformações significativas nos setores industriais do país.