27/04/2024

ABDI e Boston Dynamics se reúnem com Ministério das Comunicações

Reunião com a Secretaria do Ministério das Comunicações serviu para que as empresas falassem dos objetivos que tem com o mercado brasileiro.

A Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom) conduziu uma reunião envolvendo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a renomada empresa norte-americana Boston Dynamics.

MCom

Especializada em soluções de robótica com inteligência artificial, a Boston Dynamics expressou seu interesse em colaborar com o Brasil, identificando o país como um ambiente propício para implementações inovadoras na chamada Indústria 4.0.

Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações, destacou o Brasil como um protagonista internacional na adoção de inovações tecnológicas. Ele ressaltou o comprometimento do MCom com a transformação digital e afirmou que o ministério está plenamente favorável a iniciativas que visam redefinir processos, promovendo a redução de custos e o aumento da eficiência. Essas mudanças, segundo Martinhão, impulsionarão o país para o cenário global da Indústria 4.0, marcada pela integração de tecnologias avançadas, automação e inteligência artificial nos processos industriais.

O encontro destacou a relevância do Brasil na implementação de soluções tecnológicas avançadas, sobretudo em ambientes relacionados a redes privativas 5G, nos quais a velocidade e a latência desempenham papéis cruciais. Participaram do evento o gerente de Novos Negócios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Tiago Faierstein, acompanhado pela vice-presidente Renee Di Prima Burns e pelo gerente Chris McCasky, representantes da empresa norte-americana Boston Dynamics.

A presença de lideranças dessas instituições ressalta a importância estratégica do Brasil na adoção de tecnologias de ponta, especialmente aquelas relacionadas à próxima geração de redes de comunicação, como o 5G. A ênfase em redes privativas indica um reconhecimento da relevância da segurança e da eficiência na transmissão de dados em setores específicos.

Segundo o MCom, é crucial entender o contexto da Indústria 4.0 para compreender a ênfase dada ao Brasil nesse encontro. A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, refere-se a um conjunto de tecnologias que inclui automação, troca de dados e utiliza conceitos como Sistemas Ciber-Físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O objetivo principal dessa revolução é aprimorar a eficiência e a produtividade dos processos industriais por meio da integração de tecnologias avançadas.

Nesse contexto, a parceria entre a ABDI e a Boston Dynamics sugere uma colaboração estratégica para impulsionar a implementação de soluções inovadoras no Brasil, alinhadas aos princípios da Indústria 4.0. A presença de representantes dessas entidades no encontro evidencia o interesse mútuo em explorar as oportunidades oferecidas por tecnologias como o 5G, visando transformações significativas nos setores industriais do país.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários