25/04/2024

Pontos de Inclusão Digital no Maranhão ganham computadores doados pelo MCom

Segundo o ministro, milhares de pessoas que passam pelos dois terminais poderão ter acesso a serviços digitais por meio dos equipamentos.

Nesta segunda-feira (13), o Ministério das Comunicações (MCom), Juscelino Filho, assinou o termo de doação de 30 computadores que serão instalados em três Pontos de Inclusão Digital no Maranhão: terminais da Ponta da Espera, em São Luís, do Cujupe, em Alcântara, e, futuramente, na Praia Grande, também na capital maranhense.

O ministro assinou o termo em evento que contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de autoridades e representantes de operadoras.

A ideia dos Pontos de Inclusão Digital irá servir para que “milhares de pessoas que passam pelos dois terminais poderão ter acesso a serviços digitais, por exemplo, enquanto aguardam a travessia”, explica Filho. Além disso, irá “promover a conectividade e a inclusão digital, essa iniciativa tem um viés sustentável de extrema importância, já que esses computadores disponibilizados para a população deixaram de virar lixo eletrônico”.

Na ocasião, o ministro da pasta também participou da solenidade de lançamento das duas torres, em Cujupe (Alcântara) e Ponta da Espera (São Luís), que levarão rede móvel 4G e 5G para a região, atendendo a uma antiga demanda da comunidade.

A cobertura móvel beneficiará cerca de 1,8 milhão de passageiros e aproximadamente 330 mil veículos que anualmente utilizam os serviços de transporte de  barco. “Esse avanço é fruto de mais uma ação coordenada pela nossa gestão à frente do Ministério das Comunicações, em parceria com o Governo do Maranhão, para garantirmos mais conectividade para os maranhenses”.

“A expectativa é de que o sinal da operadora esteja disponível a partir de outubro, resolvendo um problema histórico naquela região e dando mais comodidade aos passageiros que utilizam o serviço de ferry boat”, afirmou o ministro Juscelino Filho.

A parceria foi celebrada pelo governador Carlos Brandão, afirmando que “Com a chegada de mais estas novidades, vamos avançar no atendimento aos usuários para que a cada dia eles possam se sentir mais confortáveis”.

Computadores para Inclusão

A doação dos computadores faz parte do programa do Ministério das Comunicações (MCom) Computadores para Inclusão, que recondiciona equipamentos eletroeletrônicos e entrega o material para uso em escolas e instituições da sociedade civil.

Criado pela Lei nº 14.479, de 21 de dezembro de 2022, desde então já foram doados cerca de 33 mil computadores, beneficiando 717 municípios brasileiros. Ao todo, 3 mil toneladas de resíduos eletrônicos foram descartadas de maneira correta e consciente.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários