22/04/2024

MCom firma parceria com Povos Indígenas para expandir conectividade

Ministério das Comunicações e Ministério dos Povos Indígenas se reuniram para falar sobre conectividade em aldeias.

Por meio da pauta da conectividade inclusiva, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, realizou um encontro com a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, com o propósito de discutir medidas governamentais que possam melhorar a distribuição de internet nas aldeias indígenas. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 8 de novembro, na cidade de Brasília, Distrito Federal.

MCom

Durante o encontro, a Ministra Sonia Guajajara entregou ao Ministro Juscelino Filho um documento denominado “Aldeia Conecta,” que consiste em um conjunto de iniciativas destinadas a aprimorar os diferentes meios de comunicação disponíveis nas comunidades indígenas. Esta proposta tem como objetivo principal promover a conectividade, disponibilizar acesso à internet de banda larga, fornecer computadores e promover a inclusão digital para os povos indígenas.

O Ministro Juscelino Filho expressou seu compromisso em fortalecer a política de radiodifusão comunitária em prol desses povos, enfatizando a importância de trabalhar em conjunto para atingir esse objetivo. Segundo ele, esse encontro representa um passo significativo na busca por soluções que tragam uma melhor infraestrutura de comunicação e acesso à tecnologia para as comunidades indígenas, visando promover seu desenvolvimento e integração na sociedade de forma mais ampla.

“O documento traz uma forma transversal de atuarmos juntos para levar conectividade, internet banda larga, computadores e inclusão digital para os povos indígenas. Vamos fortalecer a política de radiodifusão comunitária para esses povos”.

A ministra Sonia Guajajara enfatizou a importância de melhorar a infraestrutura de comunicação em territórios indígenas, especialmente na região da Amazônia. Ela observou que muitas aldeias ainda dependem de tecnologias obsoletas, como orelhões e rádio amador, e destacou a necessidade de parceria com o Ministério das Comunicações para aprimorar a conectividade, principalmente em locais cruciais, como escolas, postos de saúde e áreas de grande acesso para as comunidades indígenas.

Ao final do encontro, o Ministério dos Povos Indígenas se comprometeu a realizar um levantamento para identificar quais grupos indígenas têm prioridade para receber os programas já em andamento, como o Wifi Brasil e o Computadores para Inclusão. Além disso, o Ministério das Comunicações se disponibilizou a oferecer orientações técnicas para a implementação dos programas existentes e se comprometeu a elaborar uma política específica de radiodifusão comunitária direcionada para atender às necessidades das comunidades indígenas.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários