21/02/2024

Claro ganha Prêmio Eco 2023 com programa de energia renovável

Operadora levou a premiação com o programa ‘Energia da Claro’, eleito pelos jurados na categoria que avalia sustentabilidade em processos.

A Claro é uma das vencedoras do Prêmio Eco AMCHAM 2023, premiação que reconhece projetos referência em ESG (Governança ambiental, social e corporativa) no país. O “Energia da Claro” foi eleito pelos jurados como uma das iniciativas ganhadoras desta edição, na categoria que avalia sustentabilidade em processos.

Esta é a segunda vez que a operadora se destaca entre os participantes do Prêmio Eco, promovida anualmente pela Câmara de Comércio Americana. Em 2021, a empresa foi reconhecida pelo conjunto de ações promovidas para apoiar a população brasileira durante a pandemia.

A Claro afirma que o ‘Energia da Claro’ , criado há seis anos, é prova do comprometimento da empresa em atender as primeiras metas ambientais por meio de projetos que reduzam diretamente suas emissões, antes de promover eventual compensação. De acordo com a operadora, a iniciativa acaba de alcançar a marca de 200MW de produção de energia, proveniente de 85 usinas próprias de fontes renováveis de energia conectadas em 13 estados brasileiros, e se tornou um dos maiores programas de autoconsumo remoto de energia renovável entre empresas privadas do Brasil.

Atualmente, a frente de geração distribuída abastece mais de 25 mil unidades consumidoras da Claro, o que corresponde a 70% de todo seu consumo em baixa tensão. Além disso, ainda conta com a maior usina de Geração Distribuída (GD), em capacidade instalada de potência, em operação no Brasil. Movida a biogás, a planta tem autorização para gerar até 4,65 megawatts médios (MWm) de energia, que conseguem abastecer 2.991 unidades da operadora, entre torres de telefonia, data centers e outras estruturas operacionais.

A Claro conta com contratos de longo prazo para aquisição de energia renovável para atender 100% de seu consumo em média tensão, o que faz com que seus data centers, prédios administrativos e operações de grande porte utilizem somente energia limpa.

Segundo a tele, o Energia da Claro deve gerar mais de 1 GWh/ano provenientes de fontes renováveis em 2023, o que equivale a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da empresa no Brasil. E desde a sua criação já evitou a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2e na atmosfera, resultado que coloca a operadora à frente das metas de redução de emissões estipuladas pela Science Based Target (SBTi).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários