13/12/2025
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Assim como na Claro, assalto na TIM causa pânico em shopping

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Bandidos invadiram a loja da TIM com metralhadora no Mooca Plaza Shopping, assim como aconteceu há menos de dois meses no mesmo local, em loja da Claro.


Há menos de dois meses, o Minha Operadora noticiou um assalto que aconteceu na loja da Claro dentro do Mooca Plaza Shopping, um centro comercial localizado na zona leste de São Paulo. No último sábado (25), a cena se repetiu no mesmo local, e bandidos causaram pânico por volta das 20h ao assaltarem armados a loja da TIM.

Apesar de não haver confirmação de nenhum ferido, o pânico novamente dominou o estabelecimento, que estava lotado de crianças e consumidores neste final de semana devido às promoções da Black Friday e o evento “Magia de Natal”, que apresenta atividades e decorações natalinas especiais com personagens da Disney.





Falamos com uma moradora da região, Claudia Marques, que estava com o marido e o filho na TIM quando o assalto aconteceu. Eles haviam entrado na loja para se esconder, depois que viram o segurança do shopping sendo rendido por um dos bandidos.



“Infelizmente, o foco do assalto era exatamente a loja que entramos. O bandido, com a arma em punho, pediu para ficarmos quietos e perguntou pelo gerente e a chave do depósito”, relata Claudia. “Um dos funcionários falou que o gerente não estava. Nervoso, ele abriu a mochila que estava nas costas de uma garota, tirou uma metralhadora, engatilhou e disse: ‘Vocês acham que não estou falando sério?'”. Até então, as vítimas não sabiam que a mulher também participava do assalto.
Ao Minha Operadora, ela contou que viu toda a ação de dentro da loja, e que, após levar alguns celulares que estavam na vitrine – sem acesso ao depósito que procuravam –, os bandidos roubaram dinheiro do restaurante Bob’s, que fica ao lado da TIM, e correram para o estacionamento disparando tiros. “Foi horrível, pânico total”, afirma. 
Assim como aconteceu no mês passado, os visitantes se desesperaram dentro do shopping, tentando refúgio em lojas que fechavam as portas por conta dos assaltantes, dos disparos e vidros quebrados. Pelo Facebook, uma mulher descreve que a cena foi de “correria total, pessoas correndo, gritando, mulheres e crianças chorando e sem nenhum segurança”.
Do lado de fora, pela saída de algumas lojas, a situação também foi de desespero e correria, uma vez que o tiroteio aconteceu no estacionamento. Um vídeo enviado por Thayron Ribeiro à página “Vila Prudente da Depressão” mostra o momento em que vários policiais chegavam no local também com metralhadoras. Veja:


E A SEGURANÇA?
Assim como inúmeros moradores relataram nas redes sociais, Claudia também disse que os funcionários do Mooca Plaza Shopping não estavam preparados para lidar com o pânico. “Não tinha orientação de fuga ou de proteção. Eles abafaram o caso, disseram que estava tudo sob controle e que o shopping abriria normalmente no domingo”
De fato, o shopping abriu no domingo (26) e continuou com grande movimento. A defesa do Mooca Plaza foi uma única nota, idêntica à emitida no dia 1º de outubro, com o assalto da Claro, alterando apenas a data e hora do ocorrido e sem nenhum detalhe adicional:
“O shopping informa que na noite deste sábado (25/11) ocorreu um assalto em uma de suas lojas. A ação foi por volta das 20h15 e não houve vítimas. O shopping funciona normalmente, está à disposição das autoridades e colabora para a investigação do caso”.
Em menos de dois meses, foram dois assaltos à mão armada em lojas de telefonia celular no local. Mais de 50 visitantes que presenciaram a cena no último sábado avaliaram negativamente o Mooca Plaza Shopping, pedindo por mais segurança, preparo e transparência com o visitante. Para Claudia Marques, é preciso se manifestar. “Não pode passar despercebido como se fosse um roubo de doce”.
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Vivo pagará R$ 5 milhões em indenização por falhas de sinal

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Ministério Público de MS também suspende venda de novas linhas e questiona até mesmo slogan da Vivo, que estaria enganando ao afirmar que serviço “pega bem”.

Geralmente, a multa pela falha em serviços de telecomunicações é mais baixa, em torno de R$ 5 mil a R$ 15 mil. Mas na última semana, a Vivo foi condenada a pagar R$ 5 milhões em indenização por falhas de sinal tanto de internet quando de telefone nas cidades de Bela Vista e Caracol, em Mato Grosso do Sul.


E não para por aí. Além de ser obrigada a melhorar a qualidade de seus serviços e a pagar a indenização por danos materiais e morais coletivos, também deverá deixar de comercializar novas linhas e planos até que essa adequação seja feita. Ainda foi proibida de, na região, veicular propaganda que garanta um sinal de qualidade, enquanto isso não acontecer de verdade.


As reclamações não foram poucas. Quedas de ligações constantes, longas esperas para que a chamada fosse completada, baixo nível de sinal e falha na transmissão de voz foram algumas delas. O problema foi se agravando até que vários órgãos públicos e pessoas jurídicas se manifestaram alegando que o serviço contratado não está cumprindo com o que promete.
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul decidiu, portanto, que a Vivo precisa adequar os seus serviços e que, de fato, vende uma publicidade enganosa, uma vez que o slogan “pega bem” faz referência à uma qualidade que na realidade não existe.

DECISÃO
O Juiz de Direito estabeleceu que a Vivo disponibilize, em até 30 dias, sinal de telefonia e internet móvel que possibilite a comunicação adequada entre os usuários de Bela Vista e Caracol. Caso não obedeça, pagará uma multa de R$ 500 mil. 
O valor de R$ 500 mil em multa também será aplicado caso a Vivo veicule qualquer peça publicitária, seja um outdoor, cartaz, vinheta em rádio local ou na TV, sobre a qualidade do sinal de telefonia e internet móvel na região. E o mesmo vale para se comercializar novos chips, habilitar novas linhas ou realizar a portabilidade nesse período.
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A melhor operadora de TV por assinatura – na opinião dos leitores

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Minha Operadora ouviu público do site e do Facebook para identificar a melhor empresa de TV paga, mas opiniões são divergentes.



O Minha Operadora realizou pesquisa no site e no Facebook para saber qual é a melhor operadora de TV por assinatura segundo os leitores.

Durante uma semana, recebemos 420 votos em uma enquete fixada na versão para desktop do nosso site e 121 votos em uma votação utilizando reações, disponibilizada em nossa fan page no Facebook. Na primeira, a Claro TV foi a preferida, na segunda, a Oi TV liderou a preferência dos internautas.



Na enquete do site, a Claro TV recebeu 117 votos, garantindo o primeiro lugar. Ela foi seguida de perto pela SKY, com 105 votos; Oi TV, com 75 votos e NET, com 74 votos. As empresas Vivo TV (21 votos) e Algar Telecom (9 votos), foram as que alcançaram a menor pontuação.


Em nossa pesquisa no Facebook, a Vivo TV continuou com a última colocação, conseguindo somente 4 votos. Agora, a líder foi a Oi TV (38 votos). A SKY ficou em segundo lugar, com 23 votos; enquanto a Claro TV completou o pódio, atingindo 18 votos e NET 14.


Se somarmos a pontuação de cada operadora nas duas enquetes, teremos o seguinte saldo:

Oi TV: 75 + 38 = 113
SKY: 105 + 23 = 128
Claro TV: 117 + 18 = 135
NET: 74 + 14 = 88
Vivo: 21 + 4 = 25


Portanto, a Claro TV é a melhor operadora de TV por assinatura do Brasil, segundo a opinião dos leitores do Minha Operadora. A Vivo TV, por sua vez, precisa melhorar para agradar a um público cada vez mais exigente, e não perder mercado para os serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video.

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TIM celebra décimo ano no ISE da bolsa de valores

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TIM também se tornou a operadora que mais tempo está no Índice de Sustentabilidade Empresarial, que mede ações sociais, ambientais e de governança.


Em comunicado enviado na última sexta-feira (24), a TIM informou estar comemorando os dez anos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a antiga BM&FBovespa e atual bolsa de valores brasileira. Divulgada pela bolsa na quinta-feira (23), a carteira reúne 33 ações de 30 empresas, que somam R$ 1,28 trilhão em valor de mercado.

Lançado em 2005, o ISE funciona para criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável nos dias de hoje, além de estimular a responsabilidade ética das companhias. Com o marco atual, a TIM se mantém como a empresa do setor de telecomunicações por mais anos consecutivos nessa mesma lista.


“A participação da TIM no Índice de Sustentabilidade Empresarial é muito importante porque reforça que nossas ações são excelentes opções de investimento e destaca nosso foco em uma gestão sustentável e transparente perante os stakeholders”, destacou Adrian Calaza, CFO da TIM Brasil.
De acordo com a operadora, entre as iniciativas que se destacaram na última década estão a expansão do Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14.001 e do Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho de acordo com a OHSAS 18.001, a avaliação socioambiental de fornecedores e a criação de políticas corporativas que norteiam as atividades.
A empresa também afirma que o ISE, que é calculado pela B3, não leva em consideração apenas práticas sociais e ambientais, mas também aspectos econômico-financeiros e de governança. Para Glória Rubião, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM Brasil, isso faz com que as companhias integrantes sejam referência nas melhores práticas de gestão corporativa.
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Anatel libera faixa de 2.300 MHz para 4G

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Operadoras vão ganhar nova frequência para melhorar sinal do 4G no país.

No início deste mês, a Anatel publicou uma resolução que realoca 100 MHz de espectro da faixa de 2.300 MHZ, antes usada por emissoras de TV, para o uso em serviços móveis como o 4G. Nos próximos anos, as operadoras podem usar a faixa entre 2.300 e 2.400 MHz com prioridade sobre qualquer outro serviço do setor. 

Atualmente, as frequências de 700, 1.800 e 2.500 MHz são utilizadas para o 4G. Com a decisão, as operadoras passam a ter 997 MHz de espectro destinado para tecnologia móvel. O valor ainda é baixo para uma migração para o 5G. Segundo a UIT (União Internacional de Telecomunicações), o mínimo de espectro para suportar o 5G é de 1.960 MHz.



Durante o Painel Telebrasil 2017, que aconteceu no mês de setembro, a TIM pediu que a Anatel libere a faixa de 3,5 GHz para o 4G. Segundo o Telesíntese, a agência está estudando a liberação de novas faixas para o uso do serviço de celular. De acordo com a agência, mais de 2.700 modelos de smartphones já suportam a faixa. 

*Com informações de Tecnoblog.

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TIM Live oferece 50 Mega por R$ 50 na Black Friday 2017

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Oferta tem desconto de 45% e 3 meses grátis de Netflix.

Após antecipar suas promoções de Black Friday para clientes pré, controle e pós-pago, e também descontos especiais para a venda de smartphones, a TIM anunciou nesta sexta-feira, 24, ofertas do TIM Live, banda larga fixa da TIM, com 45% de desconto na mensalidade do serviço. 

Confira as ofertas: 

  • 50 Mega: R$ 50 por mês 
  • 70 Mega: R$ 70 por mês
As ofertas tem habilitação grátis e são válidas por 3 meses. Após o período, os planos voltam ao seu valor original, 50 Mega por R$ 109,90 e 70 Mega por R$ 129,90. Os assinantes também ganham 3 meses de Netflix grátis.



Os planos com desconto na Black Friday retrocederam. Em 2014, a TIM Live ofereceu 90 Mega por R$ 90. Desta vez, a velocidade ficou de fora da promoção, continuando em seu preço original de R$ 149,90 por mês.

SKY também lançou promoções de banda larga nesta Black Friday com ofertas de 2 Mega por R$ 49,90, 4 Mega por R$ 79,90 e 10 Mega por R$ 129,90, além de descontos com a assinatura de combos. Velocidades bem abaixo em relação as oferecidas pelo TIM Live. 

Sercomtel lança novo aplicativo de recarga para Android

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O serviço permite a recarga de celulares e telefone fixo pré-pago.

Nesta sexta-feira, 24, a Sercomtel lançou o aplicativo Recarga Pré-pago Sercomtel na Google Play Store. O serviço é compatível com smartphones com versão 6.0 ou superior do Android e realiza recargas de celular e telefone fixo pré-pago da operadora. 

Os clientes podem recarregar os números com cartão de crédito ou com um cartão físico de recarga. O aplicativo foi desenvolvido em dois meses e meio e possui um layout leve. Entre as funcionalidades do serviços, os clientes da Sercomtel podem checar extrato e saldo de créditos, além de poder comprar pacotes de dados. 



Para utilizar, basta colocar o número do celular ou no caso de clientes de fixo pré-pago, fazer o login na área do cliente. Em seguida, o aplicativo envia um SMS com o número de validação do usuário para liberar o acesso. 

Para recarregar, basta preencher os dados com os números do telefone, preencher os valores da recarga e escolher a forma de pagamento. A empresa já disponibiliza outro aplicativo de recarga, onde seus clientes podem realizar recargas apenas através de cartões físicos.

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Presidente da Oi renuncia ao cargo em meio à recuperação judicial

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Executivo deixa a empresa na fase mais complicada do processo de recuperação judicial.

Nesta sexta-feira, 24, o presidente da Oi, Marco Schroeder, apresentou sua carta de demissão ao Conselho de Administração da operadora. A companhia passa por uma fase de indefinições no processo de recuperação judicial e corre o risco de sofrer uma intervenção direta do governo.

Segundo o jornal O Globo, Schroeder disse que as últimas reuniões do conselho da empresa deixaram clara a necessidade de sua saída. O executivo não era favorável às propostas de recuperação judicial feitas pelos grupos Pharol e Societé Mondiale, maiores acionistas da empresa e não assinou o plano de reestruturação, recém aprovado pelo conselho.



De acordo com informações da Veja, em sua carta de demissão, o executivo cobrou um bônus no valor de R$ 30 milhões por cumprir as metas propostas pela empresa. Marcos Schroeder estava no cargo desde junho de 2016, quando assumiu a função no lugar de Bayard Gontijo, que também renunciou ao cargo.

O executivo foi responsável por dar entrada no processo de recuperação judicial da empresa. A Oi vem sofrendo enorme pressão da Anatel e, ao que parece, um acordo entre acionistas e credores ainda é inviável.


Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, a Oi anunciou que o diretor jurídico Eurico de Jesus Teles Neto assume o cargo de presidente interino. [ATUALIZADA – 25/11 – 8h17]

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Segundo IBGE, 63,6% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet

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De acordo com a pesquisa, a maioria dos brasileiros entra na internet através do celular.

Nesta sexta-feira, 24, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Segundo o levantamento, no fim do ano passado, 63,6% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. A pesquisa também apontou que 92,3% dos domicílios tem pelo menos um morador com celular, enquanto o telefone fixo só está presente em 34,5% das residências.

Nos domicílios com internet, o estudo verificou que em 60,3%  das casas, os usuários acessam à internet pelo celular. Confira os principais equipamentos utilizados para acessar à internet no Brasil, segundo a pesquisa:
  1. Celular: 60,3%
  2. Computador: 40,1%
  3. Tablet: 12,1%
  4. TV: 7,7%
  5. Outros equipamentos: 0,8%


A região Sudeste tem o maior percentual de domicílios com acesso à internet no Brasil com 71,1%. Confira o percentual em cada região do país:

  1. Região Sudeste: 71,7%
  2. Região Centro-Oeste: 67,7%
  3. Região Sul: 66,2%
  4. Região Norte: 54,6%
  5. Região Nordeste: 50,1%
Em todas as regiões do país, a maioria da população acessa à internet pelo celular. Confira o percentual de domicílios com acesso à internet pelo celular:
  1. Região Sudeste: 67,7%
  2. Região Centro-Oeste: 65,7%
  3. Região Sul: 61,2%
  4. Região Norte: 53,5%
  5. Região Nordeste: 48%
No geral, a pesquisa aponta que o acesso à internet nas regiões Sudeste, Sul e Sudeste já estão mais difundidas, seja através de celulares ou computadores. Já as regiões Norte, e principalmente, a região Nordeste possuem os piores índices, o que aponta a dificuldade de levar internet para cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos. 

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Anatel aprova consulta pública para homologação de aparelhos

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Novo regulamento visa garantir mais segurança e confiabilidade ao processo de homologação.

Nesta quinta-feira, 23, o Conselho Diretor da Anatel aprovou uma consulta pública para avaliação do novo regulamento de homologação de aparelhos. A consulta pública será realizada por 90 dias e além da internet, contará com duas audiências públicas sobre o tema, em São Paulo e Brasília. 

O conselheiro Leonardo Euler, afirmou que as mudanças propostas são necessárias para dar maior flexibilidade e confiabilidade ao processo de homologação de aparelhos. Além das modificações, o conselho também sugeriu a revogação das resoluções 242/2000 e 323/2002, que tratam das normas para certificação de novos aparelhos. 



As principais mudanças para o novo regulamento, são:
  • Reformulação e ampliação da certificação e da declaração de conformidade, com a adoção de dois novos modelos;
  • Avaliação do sistema de fabricantes com regras mais simples para cessão e compartilhamento da homologação e implantação dos programas de supervisão, acordos de reconhecimento, entre outras novidades. 
A homologação de aparelhos é uma garantia para os consumidores e empresas do setor de telecomunicações, atendendo a padrões internacionais de qualidade e segurança de celulares.