14/12/2025
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Preocupação com a situação da Oi aumentou, diz Kassab

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Ministro afirmou que caso não haja solução de mercado, o governo irá intervir diretamente na empresa.

Nesta quarta-feira, 29, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab destacou que a preocupação do governo com a situação da Oi só aumenta e que uma intervenção pode ser a solução dos problemas. 

A situação da Oi se complicou, após a renúncia de Marco Schroeder, que deixou o cargo de presidente da companhia na última sexta-feira, 24. Na última segunda-feira, 27, Paulo Rabello, presidente do BNDES, afirmou que com a saída do executivo, fica ainda mais difícil um entendimento entre acionistas e credores



Kassab ressaltou que é preciso tratar os débitos públicos separados dos privados, já que segundo o ministro, os créditos devem têm critérios diferentes. Na última semana, ainda com Schroeder na presidência, o Conselho de Administração da Oi anunciou novos ajustes no plano de recuperação judicial, mas a Anatel não permitiu a celebração do contrato. 

A indefinição pode fazer com que a Assembleia Geral de Credores da operadora, que está marcada para o dia 7 de dezembro, seja adiada pela quinta vez. Avanços no processo de recuperação judicial da empresa só devem ser viabilizados no próximo ano. 

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Canal Woohoo vai ganhar versão em HD na NET e na Claro HDTV

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Após 11 anos no ar, canal nacional ganha sua primeira versão em alta definição.

Segundo informações do Line Up, o canal Woohoo vai ganhar uma versão em HD na NET e na Claro HDTV, a partir de amanhã, dia 30. A emissora é focada no público jovem e tem uma programação diversificada, com conteúdo musical, esportivo e de comportamento. O canal ganha sua primeira versão em alta definição após 11 anos de existência. 

O Woohoo foi fundado pelo apresentador e surfista Ricardo Bocão. A emissora foca na programação esportiva, transmitindo os principais campeonatos de surfe e de skate mundiais, além de programa como o Realce, que reúne esportes, música e comportamento, o programa .BR, que mostra videoclipes de diversos artistas independentes do país e o programa de entrevistas Papo Reto.



Entre as novidades do canal, estão o programa Limites Humanos, que desafia esportistas a testar seus próprios limites, e a série Barravento, que acompanha 100 velejadores de kite no maior velejo coletivo já realizado no Brasil.

A versão em alta definição do Woohoo poderá ser assistida no canal 565 das operadoras. O conteúdo do canal também pode ser visto no canal 165 da Oi TV, no canal 191 da SKY e no canal 59 da Vivo TV, todos em SD. 

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Câmara discute atuação do satélite da Telebras

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Satélite deve ajudar na universalização da banda larga no país.

Nesta quarta-feira, 29, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública para discutir a operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) da Telebras.

O debate foi sugerido pelo deputado Pedro Fernandes (PTB-MA). O satélite foi lançado em maio deste ano e deve ser usado para ajudar na universalização da banda larga no país. A ideia é levar internet para áreas mais distantes dos grandes centros urbanos através do equipamento. 



Entre os convidados para o debate, estão o ex-diretor técnico operacional da Telebras, Jarbas Valente, e do ex-deputado federal e ex-presidente da Telebras, Jorge Bittar. No fim de outubro, a empresa estatal realizou o leilão de parte da capacidade do satélite, mas não houve interessados.


O presidente da Telebras, Maximiliano Martinhão, afirmou que a crise econômica afetou o interessou das empresas e minimizou o problema, destacando que a companhia pode assumir o projeto sem a ajuda da iniciativa privada.

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Pesquisa aponta queda de 20% nos preços de planos pós-pago em SP

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Estudo feito pelo site Melhor Escolha constatou a baixa de preço entre janeiro e novembro deste ano.

Nesta quarta-feira, 29, o site Melhor Escolha, que trabalha com a comparação de planos, divulgou uma pesquisa que comprova a queda de 20% nos preços de planos pós-pagos em São Paulo, entre janeiro e novembro deste ano. 

A plataforma avalia valores de planos de TV por assinatura, telefonia fixa e móvel e banda larga fixa. Em 2017, as linhas pós-pagas cresceram cerca de 10%, enquanto as linhas pré-pagas caíram 11%, entre janeiro e setembro, de acordo com dados da Anatel. 



Confira as comparações dos preços entre os planos de seis das principais operadoras do país:



  • Janeiro 2017: Vivo 4GB + 150 Minutos locais R$139,99
  • Novembro 2017: Vivo 4GB + ilimitado local R$99,99
TIM (queda de mais de 20%)

  • Janeiro 2017: TIM 5GB + 1.000 minutos R$125,00
  • Nov 2017: TIM 5GB + ilimitado R$99,99
CLARO (queda de quase 60%)

  • Jan 2017: Claro 5GB + 500 minutos R$169,99
  • Nov 2017: Claro 5GB + ilimitado R$99,99
NEXTEL (queda de 38%)

  • Jan 2017: Nextel 5GB+ 2.500 minutos R$159,99
  • Nov 2017: Nextel 5GB + ilimitado R$99,99
OI (manutenção de preço, com oferta de bônus)
  • Jan 2017: Oi 5GB + 1.000 minutos R$99,90
  • Nov 2017: Oi 6GB (3GB + 3GB de bônus) + ilimitado R$99,90
PORTO SEGURO CONECTA (manutenção de preço)
  • Jan 2017: Porto Seguro Conecta 5GB + ilimitado R$129,90
  • Nov 2017: Porto Seguro Conecta 5GB + ilimitado R$129,90


Jonas Justo, CEO do Melhor Escolha, destacou que os consumidores que contrataram um plano pós-pago há mais de seis meses, provavelmente estão pagando mais do que deveriam. 


Para Justo, os planos com minutos ilimitados foram impulsionados pela oferta da Porto Seguro Conecta, primeira operadora a oferecer o benefício com um preço mais acessível. A oferta de ligações ilimitadas no pós-pago virou uma tendência em 2017, segundo o executivo. 

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Oi e SKY são marcas mais lembradas entre as operadoras em Recife

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Premiação JC Recall de Marcas está em sua vigésima edição e destaca a Oi e a SKY no setor de serviços, categorias operadora de celular e TV por assinatura.


A premiação JC Recall de Marcas 2017, que mede a preferência da população pernambucana em empresas de diversos segmentos, elegeu a Oi e a SKY como as operadoras vencedoras desta 20ª edição. A Oi, na categoria “operadora de celular”, e a SKY, em “TV por assinatura”, as duas no setor de “serviços” do levantamento. 

O ranking das marcas mais lembradas foi montado durante uma pesquisa realizada pelo Instituto Harrop com 500 entrevistados em Pernambuco, nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.









Apesar de selecionar as duas operadoras, o documento traz informações mais detalhadas sobre essa preferência somente da SKY, que, além de investir em tecnologia para transmitir seus canais, lançou algumas novidades ao longo do ano.

Os exemplos seriam a operação do novo satélite SKY-B1, que pode carregar 500 canais em HD, um centro de transmissão da América Latina com investimento de R$ 1,3 bilhão inaugurado no interior de São Paulo, além do atendimento, serviços da ESPN e o lançamento de mais de 100 canais até o fim do ano.



“O novo centro de transmissão e o satélite pavimentarão nossas operações pelos próximos 15 anos. Vamos melhorar ainda mais a qualidade de nosso serviço e incrementar a oferta de canais e serviços”, afirmou o presidente da SKY, Luiz Eduardo Baptista, para o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).
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Oi aprimora atendimento pelo Twitter com assistente virtual

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Cliente da Oi consegue acessar de forma prática assuntos relacionados às contas e também pode chamar atendente pela rede social.

A Oi lançou, neste mês, uma ferramenta de atendimento preparada exclusivamente para o Twitter. Trata-se de uma assistente virtual que consegue auxiliar os consumidores de forma mais prática em determinados assuntos, como pagamento de contas, conta detalhada, serviços, problemas e consulta de telefones da Oi.


Através da novidade, criada com o apoio da plataforma Twitter Business Solutions, a página @digaoi consegue realizar o atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para ativar a conversa, basta clicar em “Assistente Oi” no tweet fixado da página. Caso o cliente queira falar sobre outros assuntos, também poderá clicar em “Chamar Atendente” e aguardar por um atendimento mais personalizado.


Depois de destacar seu atendimento através do aplicativo “Técnico Virtual”, que já evitou mais de 1 milhão de chamadas ao suporte da operadora, a Oi parece estar querendo melhorar sua interação com os clientes também pelas redes sociais
No total, a Oi tem 111 mil seguidores no Twitter e mais de 3 milhões no Facebook, que também tem um chatbot de atendimento pelo Messenger que direciona o contato a um atendente. Se o cliente quiser migrar seu pré-pago para controle, por exemplo, nem é necessário aguardar.

Mas se for necessário o contato com o atendente, tanto pelo Facebook quanto pelo Twitter, é bom se preparar, pois, com a quantidade de mensagens recebida diariamente, a espera poderá ser longa.

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Maior operadora do mundo se interessa pela Oi, segundo a Anatel

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Depois da China Telecom fazer proposta pela operadora, presidente da Anatel confirma interesse da China Mobile na Oi.



Quem acompanha a situação da Oi, que passa por um processo judicial há mais de um ano, coloca nas empresas chinesas uma grande esperança de recuperação da operadora no Brasil. E depois que a China Telecom ofereceu R$ 20 bilhões pela Oi, é a vez da China Mobile, a maior operadora do mundo, demonstrar seu interesse em investir na empresa.


A informação sobre a operadora chinesa, que reúne cerca de 900 milhões de linhas, foi confirmada nesta quarta-feira (29) pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. Outro potencial investidor citado por ele é o Banco de Desenvolvimento da China (BDC), um dos 55 mil credores da Oi.



Apesar de afirmar que a Anatel apenas ouve as propostas e não tem nenhuma decisão ou manifestação a fazer, Quadros confirma a importância da negociação com a China Mobile. “Achamos que isso é importante, porque é um sinal de que a empresa tem valor”.



O assunto surgiu durante uma entrevista sobre o desligamento do sinal analógico da TV aberta em São Paulo. O que tem a ver com a Oi? Absolutamente nada. Mas os jornalistas, assim como os consumidores, não estarão satisfeitos até a situação da operadora se resolver. E a busca pela “luz no fim do túnel” continua.

CHINA MOBILE NO BRASIL

Em setembro de 2017, a China Mobile abriu a sua primeira filial no Brasil, com escritório na cidade de São Paulo. Há mais de 19 filiais da empresa ao redor do mundo e, com a sua chegada no mercado brasileiro, a expectativa é que em breve possa auxiliar o país com melhores conexões de internet, preços acessíveis e outras inovações.
Com informações do Valor Econômico
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Uso de chip no Chile precisa passar por cadastro no celular

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Opções do viajante brasileiro são: usar somente o Wi-Fi, optar pelo roaming da operadora no Brasil ou fazer cadastro antecipado com agência chilena.

Se você pretende viajar para o Chile, é melhor preparar o bolso para as tarifas de roaming das operadoras, se contentar com o Wi-Fi ou tentar contato com uma agência local para cadastrar o seu celular. Isso porque, no Chile, não basta comprar um chip de uma operadora local para usar a internet ou fazer ligações pelo seu smartphone. Desde 23 setembro, também é preciso realizar um registro para liberar o uso do seu celular.


A “Homologación Multibanda” do Chile mudou a forma de ativação de aparelhos celulares e, agora, as operadoras só permitem o funcionamento de seu serviço em dispositivos homologados. A busca é impedir que smartphones piratas ou roubados funcionem, mas, para muitos turistas, passa como um processo burocrático desnecessário.


Quem comprou um celular por lá não encontra problemas, já que eles já vêm com o registro. O problema aparece principalmente para estrangeiros, que precisam, antes de viajar, entrar em contato com uma das agências registradoras para cadastrar o aparelho.
Para completar o procedimento, será necessário enviar vários documentos escaneados, como passaporte ou identidade, número IMEI do celular, além da nota fiscal ou recibo da compra e a foto do próprio celular com marca e modelo. O aparelho pode ser homologado em cerca de cinco dias úteis, portanto é importante fazer esse contato o quanto antes para não prejudicar a viagem.
A boa notícia é que o cadastro é gratuito, mas apenas um aparelho por pessoa por ano. Se a mesma pessoa quiser cadastrar mais que um aparelho, o serviço será cobrado. Você pode consultar mais informações no site www.multibanda.cl, que divulga a imagem abaixo para explicar o assunto:
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Tráfego médio mensal de internet por celular será de 17GB no mundo

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Previsão é que a média atual de 2,9GB passe para 17GB por mês até 2023.

Quanto você consome de internet por mês? 1GB? 5GB? 20GB? Para a Ericsson, a média mundial, hoje, é de 2,9GB. Mas, de acordo com a última edição da pesquisa “Ericsson Mobility Report”, entre 2017 e 2023, o tráfego médio mensal por smartphone será de 17GB, número cinco vezes maior do que o atual.

O crescimento médio anual seria em torno de 35%, mas os dados variam de acordo com a região. Na América do Norte, por exemplo, a média de tráfego mensal por smartphone prevista é de 48GB, enquanto na América Latina será de 15GB por cada celular. Nos próximos anos, portanto, é bom que os planos de celular sejam atrativos principalmente com pacote de dados, a grande tendência no mundo.


Se analisarmos toda a indústria móvel, inclusive os dispositivos de IOT (Internet das Coisas), o tráfego mensal passará de 14 EB (Exabyte, que equivale a 1.000.000.000.000.000.000 Bytes) para 110 EB em 2023. Vídeo, que hoje responde por 54% do tráfego de acordo com a pesquisa, terá uma participação de 75% sobre o volume total nesse mesmo período.
Também há expectativas quanto ao número total de linhas móveis em serviço, que passará de 7,8 bilhões em 2017 para 9,1 bilhões em 2023. A banda larga móvel, ou seja, o 3G, 4G e até mesmo 5G, será responsável por 95% dessas conexões, ou seja, 8,5 bilhões de linhas no mundo.
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Operadoras participam de mutirão para renegociação de dívidas no RJ

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Consumidores da Claro, TIM, Nextel e Vivo também podem pedir desconto nas dívidas, que chega a 90% do valor total, segundo o Procon Carioca.

As operadoras Claro, Nextel, TIM e Vivo participam, desde terça-feira (28), de um mutirão para renegociação de dívidas no Rio de Janeiro. A ação, que vai até quinta-feira (30), é promovida pelo Procon Carioca, que quer auxiliar os consumidores a começarem um novo ano sem dívidas, com descontos de até 90%.


Mais de 30 empresas participam da iniciativa no Largo da Carioca, no centro, das 10h às 16h, o que inclui as operadoras. Portanto, está no Rio de Janeiro, deve para alguma das quatro empresas de telecomunicações participantes? Então aproveite para negociar as suas dívidas e conseguir um bom desconto.


No primeiro dia de evento, mais de 450 atendimentos foram realizados, e o desconto chegou a 95% para clientes de bancos. De acordo com O Globo, uma consumidora da Caixa Econômica que devia mais de R$ 9 mil terá que pagar somente R$ 515, e uma outra do Itaú, que devia R$ 13 mil, pagará apenas R$ 1.300.
O evento também tem o apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ainda com a presença da Procuradoria Geral do Município para tratar de dívidas ativas. 
Se tiver interesse em participar, o consumidor deve levar seu CPF, comprovante de residência e também algum comprovante do produto ou serviço contratado. A expectativa é que pelo menos 5 mil pessoas passem pelo local. E que possam, nesse Natal e Ano Novo, respirar mais aliviadas e sem dívidas.
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