06/07/2022

Instagram: Usuários reclamam de instabilidade nesta terça-feira (29)

De acordo com a plataforma Downdetector, por volta das 15h00, os usuários não estavam conseguindo carregar o feed.

O Instagram apresentou instabilidade no Brasil nesta terça-feira (29). Por volta das 14h30, usuários da plataforma começaram a reclamar nas redes sociais de lentidão ao carregar o feed. Além do país, nos EUA, mais de 12.000 usuários também apontavam um problema na rede social.

Instagram está fora do ar ao redor do mundo
Foto: Reprodução Internet

O site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade, registrou problemas por voltas das 14h30 com mais de 540 reclamações.

Por volta das 15h10, o número de relatos sobre o problema diminuiu e a situação, aparentemente, foi normalizada.

instagram_falha

No site, diversas notificações já foram registradas pelos usuários afirmando que o Instagram está apresentando instabilidades. De acordo com esses usuários, eles não estão conseguindo fazer publicações e o feed está demorando muito a carregar.

Um usuário do aplicativo afirma que o reels também não estava carregando.

PANE GERAL

No dia 4 de outubro de 2021, todas as redes sociais do Facebook: WhatsApp, Instagram e o próprio Facebook sofreram uma pane geral, onde ficaram mais de 6 horas fora do ar.

Segundo a empresa, a falha foi causada por um problema nas configurações dos seus routers, em que ocorreu uma alteração nos roteadores de backbone, responsáveis pelo tráfego de rede.

Na época, o Downdetector criou o alerta vermelho para os três serviços supracitados, devido ao pico de notícias. As operadoras ClaroVivo e TIM também figuravam por lá, mas muito provavelmente devido ao fato de que alguns usuários pensaram estar com problemas na internet móvel ao não conseguirem acessar alguma das três redes sociais.

Segundo comunicado oficial assinado pelo engenheiro de infraestrutura da Meta, Santosh Janardhan, a interrupção das redes foi provocada por uma “mudança de configuração defeituosa” nos servidores, ou seja, falha interna.

A empresa informou que o que provocou a falha nas redes sociais foi um problema nas configurações dos seus routers, em que ocorreu uma alteração nos roteadores de backbone que são responsáveis pelo tráfego de rede, impedindo a comunicação entre os servidores do Facebook.

Carolina Veneroso
Carolina Veneroso
Jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como repórter, redatora e com produção de conteúdo há 5 anos. Apaixonada por entrevistar e conhecer pessoas e novas histórias.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x