26/04/2024

Google Meet: acabou a desculpa ‘Minha internet caiu’; entenda

Ferramenta da big tech possibilitará que administradores de chamada de vídeo tenham acesso à conexão de internet de participantes.

Recentemente, o Google anunciou uma novidade que alegrará os gestores de empresas, mas afetará os funcionários que gostam de evitar reuniões que são realizadas pela plataforma Meet, na versão voltada para companhias. Acontece que a big tech passará a informar o status de internet dos usuários durante conferências de vídeo. Segundo comunicado, o recurso já está disponível.

Durante as reuniões, os dados das conexões poderão ser acessados pelo administrador da chamada, na conta Google Workspace, na ferramenta de “Qualidade do Meet”. Com isso, o administrador poderá visualizar informações avançadas sobre a qualidade da internet de cada participante.

Os dados que serão mostrados exibem a largura de banda de entrada e saída, ou seja, dados de transmissão da rede de internet. Dessa forma, será possível saber qual das pontas da conexão está falhando, e assim poder encontrar uma solução para o problema.

Além disso, o recurso irá fornecer até gráfico completo com as variações da estabilidade da internet, categorizada por minuto, durante a ligação de vídeo. Nesse gráfico, o administrador pode posicionar o cursor do mouse em algum ponto específico, que será exibido os dados de velocidade de conexão (Mbps), naquele exato momento.

Em outras palavras, a queda de internet durante reuniões empresariais não poderá ser mais usada na tentativa de fugir de uma conferência, exceto quanto for verdade, pois o administrativo saberá.

LEIA TAMBÉM:

–> Apple, Google e Microsoft fabricam os produtos mais difíceis de consertar, segundo pesquisa

–> Vivo e Google fazem parceria para facilitar o uso de tecnologias digitais na educação

–> Após sanções, Apple Pay e Google Pay param de funcionar na Rússia

Claro que o recurso não foi criado para dedurar as pessoas, embora possa ser usado para tal. O motivo da funcionalidade é para dar mais informações aos administradores de rede, mas para isso ele precisará ter acesso ao Admin Console, ferramenta de administração avançadas da plataforma, disponível para clientes do Google Workspace —nas contas dos antigos G Suite Basic e Business (voltado para o mundo empresarial).

Ou seja, para ter acesso aos dados de conexão dos participantes da chamada de vídeo do Meet, é necessário ser assinante do Workspace, uma vez que não é possível fazer login no administrador do Google com contas comuns do Gmail, por exemplo.

Com a funcionalidade, dará para ver as informações de rede e muito mais: como ter acesso ao nível do microfone ou do áudio recebido e ver estatísticas do sistema (CPU).

Como acessar a ferramenta

De acordo com o Google, para acessar a ferramenta, basta acessar o site do Admin console, navegar até aplicativos, clicar em Google Workspace, ir em Google Meet e abrir a aba “Ferramenta de qualidade do Meet”. Para fazer todo esse percurso, basta usar o busca pelo código da reunião, organizador e participante na barra de pesquisa.

ViaUOL
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários