24/04/2024

De novo? Disney é acusada de usar IA na divulgação de ‘Loki’

Ao lançar outra série neste ano a Disney se envolveu na mesma polêmica sobre uso de IA e agora passa mais uma vez por esse questionamento.

A segunda temporada da série Loki, da Marvel, gerou polêmica na internet devido ao uso de uma imagem promocional que levanta suspeitas de ter sido criada por inteligência artificial (IA). Isso reacendeu preocupações sobre a substituição de artistas humanos na produção de pôsteres promocionais e outros materiais.

Loki

A controvérsia começou quando a ilustradora Katria Raden fez uma postagem no X (conhecido como Twitter), afirmando que a imagem usada na série Disney Plus “apresenta características típicas de IA, como transformações aleatórias em rabiscos sem sentido”. Vários usuários das redes sociais notaram semelhanças entre o fundo da arte de Loki e uma imagem disponível na Shutterstock chamada “Surreal Infinity Time Spiral Space Antique”.

A imagem em questão foi publicada no mesmo ano, o que descarta a possibilidade de ser muito antiga para ter sido gerada por IA, e não possui metadados que confirmem sua origem.

Além disso, várias ferramentas de verificação de imagens de IA também classificaram a imagem como gerada por inteligência artificial. Essa discussão levanta questões sobre o uso crescente de tecnologias de IA na produção de conteúdo visual, e como isso pode impactar o papel dos artistas humanos no futuro. As informações foram reportadas pelo The Verge.

Essa não é a primeira polêmica do tipo envolvendo a Disney

A Disney enfrentou críticas por sua utilização de inteligência artificial generativa em outra série da Marvel, intitulada “Invasão Secreta”. Apesar disso, a empresa afirma categoricamente que a incorporação de ferramentas de IA não resultou na diminuição das responsabilidades dos designers humanos no projeto.

Um ponto importante a se destacar é a política da plataforma Shutterstock em relação ao conteúdo gerado por IA. Segundo as diretrizes da Shutterstock, qualquer conteúdo gerado por IA não pode ser licenciado na plataforma, a menos que tenha sido criado utilizando a própria ferramenta de geração de imagens por IA da Shutterstock. Isso é feito para que a plataforma possa estabelecer a propriedade intelectual de todo o conteúdo enviado por seus usuários.

A Shutterstock assegura que suas imagens de estoque geradas por IA, claramente identificadas como tal na plataforma, são seguras para uso comercial, uma vez que foram treinadas utilizando sua própria biblioteca de imagens de estoque.

Contudo, o uso cada vez mais frequente de imagens geradas por IA por parte das empresas já é motivo de preocupação para muitos profissionais criativos. Eles argumentam que essa tecnologia pode ameaçar seus empregos, levando a uma potencial perda de renda para milhares de trabalhadores do setor criativo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários