Google e operadoras brasileiras lançam concorrente do WhatsApp

Uso do aplicativo não desconta da franquia de dados do usuário.

Nesta quarta-feira, 19, o Google, em parceria com as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo, lançou comercialmente o Rich Business Messaging (RBM), um novo serviço de mensagens para empresas, com o objetivo de concorrer diretamente com o WhatsApp. Também participam da iniciativa as fabricantes Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo.

Em 2017, uma parceria do Google com as operadoras e fabricantes já havia anunciado a iniciativa de lançar o Rich Communication Service (RCS) para substituir o serviço tradicional de SMS e se aproximar da experiência oferecida por aplicativos mensageiros atuais.


Com o RBM trafegando sobre o protocolo RCS, espera-se aprimorar a experiência de mensagens enviada pelas empresas, oferecendo uma comunicação mais personalizada e tornar a experiência do consumidor mais relevante.

A plataforma permitirá que os negócios criem mensagens com identidade visual da marca, enviem arquivos multimídia, além de QR Codes. O RBM também oferece ferramentas antifraudes, como selo de verificação para confirmar a autenticidade da empresa remetente.

O novo serviço também promete proteção contra spam do RCS, alertando usuários sobre números considerados suspeitos.

Durante o lançamento, as operadoras estão oferecendo até o final deste ano o uso de sessões do RBM para o Ministério da Saúde, sem custo, para que a pasta envie informações e orientações relacionadas ao combate da Covid-19.

VIU ISSO?

–> Entenda o RCS, padrão que visa ser o sucessor do SMS

–> A evolução do SMS: Oi é a primeira no Brasil a adotar o padrão RCS

–> Google está desenvolvendo criptografia para o app Mensagens

Para os usuários de celulares Android, que já possuem o aplicativo de mensagens nativo do Google, só precisam ativar a funcionalidade de Chat (RCS) em Configurações.

De acordo com o Google, o uso do app Mensagens para se comunicar por RCS, não desconta o tráfego de dados dos pacotes contratados pelos usuários.

Com informações de Google Brasil.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
7 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Lúcio

Não encontrei o app. Como faço?

Cidade - UF
Tabira
Helliton Soares Mesquita

Instale o Google Mensagens. Depois basta ir na configuração do app. Nos três pontinhos. Depois vai em recursos de chat, dai vai pedir seu numero como se fosse chat do whatsapp.

Cidade - UF
Rondonópolis - MT
Adilson Gasparini

As operadoras de telefonia no Brasil deveriam se preocupar em funcionar direito isso sim. Tenho um smarthphone com chips de 2 operadoras,e mal fazem chamadas telefônicas.

Cidade - UF
Brasília DF
Última edição 29 dias atrás de Adilson Gasparini
Bob Marley

Concordo. Eles estão preocupados em ganhar dinheiro e vencer uma disputa de mercado. Uma Idea de comunicador que se inicia no mundo digital com a filosofia mercenaria de apenas ganhar dinheiro, certamente estará fadada ao fracasso. Quase nunka fica no topo da galera. Skype irc msm são exemplos. Taxa e mais taxas. Whatsapp não, até o presente momento tá ae atendendo o povão. Abraços

Cidade - UF
Bahia
antoniocbm

ACABEI DE TESTAR, UMA PORCARIA E A TIM AINDA ME COBROU COMO MMS, AMANHA IREI PEDIR RESTITUIÇÃO A ANATEL DOS VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE !!!

Cidade - UF
Rio de Janeiro - RJ
Hismael Silva

Sinceramente, esse serviço jamais será melhor que o WhatsApp. A empresa diz que não utiliza seu pacote de Internet mas mesmo assim vc vai ter que ter Interne, que diferença isso faz?

Cidade - UF
Instagram: @hismael_
Vando Araujo

Testei e não aprovei, quando você envia mídia as mgs são enviadas como MMS e são cobradas como tal. Propaganda enganosa

Cidade - UF
LAGARTO