02/05/2024

Apple tem 2 bilhões de dispositivos ativos, mas ainda perde para o Android

Segundo o Google, somente aqueles que têm acesso à Google Play Store contabilizam 3 bilhões. Ou seja, no total, o número pode ser ainda maior.

Ao divulgar seus resultados financeiros referente ao primeiro trimestre deste ano, que foi finalizado em 31 de dezembro do ano passado (2022), a Apple anunciou que atingiu o marco de ter 2 bilhões de dispositivos ativos de hardware, incluindo iPhones, iPads, Macs e outros produtos. Mas ainda não é pareio para o Android.

“Durante o trimestre de dezembro, alcançamos um marco importante e estamos entusiasmados em informar que agora temos mais de 2 bilhões de dispositivos ativos como parte de nossa crescente base instalada”, disse o CEO da Apple, Tim Cook.

Total mostra o crescimento da empresa, que atingiu 1,5 bilhão de dispositivos ativos no início de 2020 e só ultrapassou 1 bilhão em 2016. A Apple caminhou rapidamente ao marco de 2 bilhões, pois há apenas um ano atrás tinha atingido 1,8 bilhão de dispositivos ativos, por causa do recorde de vendas de dispositivos em 2021. Lembrando que a empresa driblou os desafios relacionados à cadeia de suprimento decorrente da pandemia de Covid-19.

A nível de comparação, a base de dispositivos da Apple se aproxima cada vez mais da base de 3 bilhões de dispositivos Android ativos, de acordo com relatórios do Google em 2021. Entretanto, é importante ressaltar que esse número de dispositivos Android pode ser ainda maior, pois o Google considera apenas aqueles que têm acesso à Google Play Store. Inclusive, há telefones com o sistema operacional do grande buscador na China que não tem acesso à loja de aplicativos.

O diretor financeiro (CFO) Luca Maestri citou também que essa base aumentou “cerca de dois dígitos” nos mercados emergentes. Como o analista Neil Cybart apontou, isso significa que há mais usuários migrando do Android para o iOS.

Em relação aos seus resultados financeiros, a Apple encerrou 31 de dezembro de 2022 com uma receita de US$ 117,2 bilhões (-5%), um lucro líquido de US$ 30 bilhões (-13%) e ganhos por ação diluída de US$ 1,88 (-10%). A nível de comparação, o primeiro trimestre fiscal de 2022 da empresa foram de US$ 123,9 bilhões, US$ 34,6 bilhões e US$ 2,10, respectivamente

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