19/12/2025
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Echo Show 15: Alexa com tela gigante chega ao Brasil; saiba o preço

No dia 11 de maio, começou a ser vendido no Brasil o Amazon Echo Show 15. A tela de 15,6 polegadas equipada com Alexa funciona como uma espécie de quadro interativo e custa cerca de R$ 1.899 no país.

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Foto: Reprodução Internet

O usuário pode montar o Echo Show 15 em uma parede, mesa ou balcão e funciona tanto na vertical quando na horizontal. Com uma tela Full HD (1080p), o aparelho pode ser acoplado a um estande que serve de base, mas é vendido separadamente e em breve estará disponível em duas versões, uma basculante (R$ 149) e outra basculante e giratória (R$ 199).

O aparelho pode funcionar como uma televisão já que oferece acesso a aplicativos de streaming como Prime Video e Netflix. No momento HBO Max, Movistar +, Disney ou Filmin, entre outras, ficam de fora. A presença de uma câmera de 5 MP permite fazer chamadas de vídeo ou fazer Drop In com outros dispositivos compatíveis e permitidos.

O Amazon Echo Show 15 vem com um recurso de reconhecimento facial (Visual ID) que oferece, por exemplo, saudações personalizadas de acordo com cada rosto cadastrado, lembretes pessoais e eventos do calendário.

Graças ao processador AZ2 Neural Edge da Amazon, o reconhecimento é feito no próprio dispositivo, sem a necessidade de processamento na nuvem.

Há também quem queira transformar o aparelho em uma enorme tela de recados, onde você pode anotar mensagens para outros moradores da casa com muito mais facilidade. Além disso, recursos já conhecidos do assistente Alexa também funcionam normalmente, permitindo o controle de vários outros dispositivos conectados no local.

Ao contrário de outros dispositivos da marca, possui um botão deslizante para cobrir fisicamente a câmera junto com os outros usuais para silenciar o microfone e aumentar e diminuir o volume.

Em suma, o novo Echo Show 15 é um dispositivo inovador, que permite novas formas de uso, mas acima de tudo abre um caminho totalmente novo para os alto-falantes inteligentes. Um caminho que está destinado a crescer e se desenvolver. Não há dúvida de que este é apenas o primeiro de toda uma nova série de dispositivos com telas grandes e funções cada vez mais sofisticadas.

Netflix planeja expandir descrições de áudio legendando em mais de 10 idiomas adicionais

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Neste ano, o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade caiu no dia 19 de maio. A Netflix aproveitou a ocasião para anunciar grandes planos para expandir as traduções globais de suas descrições de áudio e legendas para clientes cegos, surdos ou com deficiência auditiva.

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Foto: Reprodução Netflix

O streaming expandirá a audiodescrição (AD), legendas para surdos ou deficientes auditivos (SDH) e dublagem em mais de 10 idiomas adicionais ao longo do ano a partir deste mês – para que mais membros da Netflix com deficiência possam assistir a programas e filmes feito em outro país em seu idioma local. Essa não é a norma na indústria do entretenimento em geral.

A Netflix está começando com francês, espanhol, português, alemão e italiano e expandindo a partir daí para idiomas asiáticos, incluindo coreano e japonês, além de idiomas locais europeus. Isso se baseará no trabalho da Netflix até o momento para disponibilizar seu catálogo global de originais em uma ampla variedade de idiomas, independentemente de onde o filme ou programa foi feito localmente.

Os esforços são liderados por Heather Dowdy, diretora de acessibilidade de produtos da Netflix. O ex-executivo da Microsoft e da Motorola Mobility, com 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ingressou na empresa em agosto de 2021.

“É realmente uma motivação pessoal para mim”, disse ela sobre a iniciativa de acessibilidade intensificada da Netflix. “Costumava ser muito raro quando meus pais e eu podíamos assistir a algo juntos.”

A Netflix já disponibiliza uma grande quantidade de conteúdo com AD e SDH. Olhando para o futuro, Dowdy disse: “estamos focados em escala – para continuar a fornecer a qualidade pela qual somos conhecidos, mas em escala. Todo o nosso objetivo é encantar os membros. Trata-se de incluir todos.”

Hoje, a Netflix oferece suporte a mais de 11.000 horas de audiodescrição – que fornece comentários adicionais em áudio que explicam o que está acontecendo na tela para pessoas com deficiência visual – em mais de 30 idiomas. Os membros da Netflix nos EUA usaram descrições de áudio para transmitir mais de 500.000 horas de “Lúcifer” e mais de 350.000 horas de “Ozark”. E os espectadores consumiram quase meio milhão de horas de “Seinfield” com AD, que a Netflix forneceu para as reprises licenciadas da Sony Pictures. Em novembro, as audiodescrições da Netflix ganharam um prêmio “game changer” do American Council of the Blind.

Enquanto isso, cerca de 40% dos assinantes da Netflix usam legendas globalmente. Em seis países, o título número 1 mais assistido na Netflix no mês passado entre aqueles que usam legendas é a popular série dramática “Bridgerton” de Shonda Rhimes.

É claro que a Netflix encontrou alguns obstáculos no caminho, pois levou produções locais para espectadores em outras partes do mundo. Quando “Squid Game” – o mega-hit sul-coreano surpresa da empresa no ano passado – chegou ao serviço, muitos reclamaram das más traduções de coreano para inglês das legendas. (A Netflix diz que melhorou isso desde que a série estreou.)

“O objetivo é continuar melhorando e receber feedback da comunidade”, disse Dowdy.

Com “Bridgerton”, por exemplo, a Netflix trabalhou com a comunidade cega em diretrizes de audiodescrição para determinar a melhor maneira de representar raça e identidade de gênero na AD. Isso resultou em descrições que fornecem informações sobre o tom da pele e a textura do cabelo. “Essa implementação não teria acontecido sem o feedback da comunidade. É uma descrição melhor do que está acontecendo”, disse Dowdy, acrescentando: “As descrições de áudio são bastante picantes para algumas dessas cenas”.

Além das traduções de idiomas adicionais, a Netflix também está lançando novos selos em seu serviço para mostrar quais títulos estão disponíveis com AD.

E como parte da celebração de histórias de pessoas com deficiência em todo o mundo, a Netflix lançará uma coleção chamada “Celebrating Disability With Dimension”, com mais de 50 histórias de personagens e pessoas de todo o seu catálogo que vivem com deficiência. A empresa também planeja sediar eventos de triagem de acessibilidade para levar AD e SDH aos cinemas.

A Netflix lançou um featurette sobre Dowdy e seu trabalho na empresa:

Tecnologia brasileira ajuda Pentágono a combater terrorismo nos EUA

A mesma empresa que desenvolveu o sistema de identificação biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de bancos como a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil, é a que desenvolve uma solução tecnológica usada pelo Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, para identificar terroristas.

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Foto: Reprodução Internet

Pode parecer coisa de cinema, e é: a tecnologia criada no Brasil pela Griaule ajuda as polícias de vários países e identificar criminosos usando impressões digitais, impressões palmares, íris e biometria facial, algo que vemos nos filmes de ficção científica e séries criminais.

Com sede em Campinas, a Griaule criou um sistema de identificação biométrico automatizado que faz buscas em bases de centenas de milhões de pessoas.

“Fragmentos de impressões digitais e impressões palmares deixadas em cenas de crime, bem como imagens faciais de pessoas não identificadas são periciadas, digitalizadas e importadas para o sistema de identificação biométrica, permitindo que, em poucos minutos, o perito tenha informações precisas sobre os suspeitos”, comenta o diretor de Marketing da Griaule, Thiago Ribeiro.

As soluções tecnológicas da empresa foram apresentadas no XXVI Congresso Nacional de Criminalística, que aconteceu entre 17 e 20 de Maio, na Expo D.Pedro, em Campinas. O Congresso, realizado pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), reuniu peritos criminais de todo mundo.

“A tecnologia é imprescindível para a elucidação de crime e as soluções fornecidas pela Griaule são uma ferramenta fundamental para agilizar o trabalho das unidades periciais de todo Brasil”, comenta o presidente do Sindicato, Eduardo Becker.

Parceria com TSE


Essa tecnologia é utilizada em sete estados brasileiros, mas o TSE vem fechando acordos de cooperação com os estados. Segundo Ribeiro, desde o início de 2021, essa parceria já possibilitou identificações positivas de mais de 1000 impressões digitais encontradas em cenas de crime por meio de buscas na base de dados nacional.

Um desses casos foi o roubo de R$125 milhões de um banco em Criciúma (SC). Um suspeito foi preso após um fragmento de sua impressão digital ter sido colhida pela perícia em um QG da quadrilha e submetida à análise no banco de dados nacional.

Outro caso foi a identificação de um dos criminosos que atuaram na tentativa de sequestro de um helicóptero no Rio de Janeiro para usar em um resgate de presos em Bangu.

Pentágono


Com um escritório nos EUA, a Griaule fornece tecnologia para o Pentágono, que tem um dos maiores sistemas de biometria com enfoque militar do mundo. O sistema brasileiro é usado para cadastrar a população, fazer controle de fronteira e permite identificar criminosos e terroristas por meio de análises de impressões digitais e biometria.

A Griaule fornece a tecnologia multi-biométrica que é usada para buscas criminais de impressões digitais e palmares encontradas em artefatos explosivos utilizados durante ataques terroristas. Outra aplicação utilizada pelo Departamento de Defesa dos EUA é o reconhecimento facial para identificação de potenciais suspeitos através de imagens de face, obtidas tanto por fotografias, quanto por câmeras de vigilância.

“As soluções da Griaule são peça essencial na inteligência das operações militares do órgão americano, o qual obteve resultados positivos na identificação de pessoas de grupos terroristas. Outra aplicação interessante que o sistema permitiu foi a identificação de fraudadores que estavam utilizando identidades de outras pessoas para receber benefícios do governo de maneira indevida”, enumera o diretor de Marketing.

TelevisaUnivision começa a exibir novelas dubladas em português nas redes sociais

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A divisão Televisa Digital da empresa de mídia e conteúdo de língua espanhola TelevisaUnivision criou um novo selo para o mercado de língua portuguesa, principalmente para o mercado brasileiro.

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Foto: Reprodução Internet

Trata-se do Novelaços!, que oferecerá capítulos completos dublados em português de várias novelas da empresa através do YouTube, Facebook e Instagram.

Nesta primeira fase, foram disponibilizados ao público os títulos Alebrijes e Rebujos e Fuera Muerta que Lichita. Além dos episódios completos, também haverá postagens e vídeos curtos relacionados às novelas da TelevisaUnivision. Apesar de se destinarem aos países lusófonos, os conteúdos da Novelaços! estão disponíveis em todo o mundo.

Conforme relatado pela empresa, o objetivo do novo projeto digital é criar “um espaço que una os fãs de língua portuguesa em torno de suas novelas favoritas”. O novo rótulo, explicaram, permitirá gerar interação com o público.

A nova empresa de mídia audiovisual TelevisaUnivision anunciou em 11 de maio um acordo com a divisão de produção de conteúdo The Mediapro Studio da empresa espanhola Mediapro.

O objetivo deste link é a produção conjunta de títulos originais para o catálogo de seu novo serviço de streaming por assinatura Vix+, que terá sua estreia na América Latina e nos Estados Unidos durante o segundo semestre deste 2022.

Os primeiros conteúdos revelados são a série Las Pelotaris e a série documental La Sangre y La Gloria. O primeiro se passa na década de 1920, será filmado na Espanha e no México e “conta a história de três mulheres que quebraram barreiras para ter sucesso”, descreveram da TelevisaUnivision.

Por sua vez, o segundo consistirá em uma investigação sobre diferentes figuras do esporte mexicano e sua relação com o mundo do crime, algumas como vítimas e outras como protagonistas.

Algar Telecom premia colaborador com viagem para a NASA

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do grupo Algar, acaba de premiar seus colaboradores mais engajados na Academia Startex, programa de desenvolvimento interno com temática inspirada em Star Wars.

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Foto: Reprodução Internet

O primeiro lugar ganhou uma viagem para uma base da NASA, nos Estados Unidos, e o segundo e terceiro lugares uma viagem para o Porto Digital, parque tecnológico localizado em Recife com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa. A ação voltada para profissionais das áreas de TI, Analytics e Segurança da Informação.

A primeira missão da Academia Startex aconteceu de abril a dezembro de 2021, abordando temas como Métodos Ágeis, Inteligência Artificial, Machine Learning, UX Design, Marketing Digital e Segurança da Informação. Esses conhecimentos foram trabalhados a partir de diversas trilhas de conhecimento, workshops e gamificação. A cada atividade concluída, os participantes recebiam pontos, com diferentes pesos. Os “Startex” eram os aprendizes e os “Guardiões” eram os multiplicadores de conhecimento.

“O papel da Academia Startex é desenvolver e engajar os profissionais da companhia de uma forma inovadora e criativa. Como resultado, o programa contribui tanto para a entrega de melhores resultados para o cliente final quanto para a retenção de nossos talentos. É uma aposta da Algar Telecom no conhecimento e na valorização das pessoas”, comenta a vice-presidente de Gente da Algar Telecom, Ana Paula Rodrigues.

Para a missão de 2022, serão incluídas três novas áreas: CX, TIC e Digital. Agora, mais de 300 colaboradores terão a chance de concorrer novamente a uma viagem para a NASA.

Detector automático de Fake News deve funcionar nestas eleições; entenda

Foram sete meses de trabalho para “ensinar” o computador a interpretar textos. A fakenewsbr.com é uma plataforma de verificação que identifica informações falsas de forma automática.

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Foto: Reprodução Internet

O coordenador do projeto, professor Francisco Louzada, do Centro de Matemática e Estatística Aplicada a Indústria (CeMEAI), explica que o sistema usa algoritmos de inteligência artificial para identificar padrões comuns em notícias mentirosas.

“Identificamos palavras, expressões e estruturas comuns em notícias falsas. O texto mentiroso costuma apelar para a emoção do leitor, é opinativo e carrega um tom de urgência. Esses padrões, junto com algumas palavras que costumam sempre aparecer em textos enganosos, são os sinais que o computador localiza e classifica”, detalha.

A ferramenta ainda funciona de forma experimental, mas já pode ser consultada por qualquer pessoa pelo endereço fakenewsbr.com. Em menos de um mês vai estar pronta para a operação definitiva.

“Há uma expectativa de que as eleições deste ano sejam marcadas por muitas mentiras na internet. Essa ferramenta pode ajudar o brasileiro a separar as verdades das mentiras antes de tomar sua decisão”, acredita Louzada.

A inovação foi apresentada a peritos criminais de todo o Brasil durante o XXVI Congresso Nacional de Criminalística, realizado pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP).

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Foto da página do site

O professor explica que o sistema consegue ‘entender’ a informação, para identificar mentiras mesmo que o texto apareça reescrito ou editado em sites diferentes. “Mesmo os sites campeões de fake news publicam cerca de 60% de conteúdo verdadeiro, como forma de confundir o leitor. O algoritmo analisa o texto completo e identifica as informações principais. Isso permite encontrar mentiras em qualquer notícia, mesmo quando essa fraude aparece em um pequeno trecho do texto”, explica Louzada.

Para treinar a inteligência artificial, os pesquisadores alimentaram o banco de dados com mais de 7 mil notícias já verificadas e classificadas entre verdadeiras e falsas. Depois foram selecionadas outras 99 mil notícias para a verificação. Essa segunda etapa foi uma espécie de “treino” para a máquina. O resultado foi de 96% de acerto, em média.

Ataques de hackers


Francisco Louzada conta que o site passou a ser alvo de ataques de hackers, que tentaram sobrecarregar o servidor com milhares de consultas simultâneas, feitas por robôs. Houve lentidão, mas os invasores não conseguiram atingir o objetivo de deixar o sistema fora do ar. “A plataforma foi hospedada em um servidor mais robusto e seguro para enfrentar o período eleitoral, ele deve ter grande demanda”, revela.

Redes sociais


O fakenewsbr foi desenvolvido para analisar notícias completas. A equipe de cientistas e desenvolvedores agora trabalha na análise de textos curtos, de publicações em redes sociais. “O texto mais longo traz uma informação completa, mas posts de redes sociais, além de curtos, podem ter palavras abreviadas. Também encontramos postagens com textos completamente verdadeiros, mas que indicam links para notícias falsas. Em alguns meses essa verificação também estará disponível”, completa o especialista.

Netflix assina contrato de serviços de efeitos visuais de US$ 350 milhões com DNEG

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A empresa de efeitos visuais e animação DNEG renovou seu contrato de serviços de vários anos com a Netflix por US$ 350 milhões.

Netflix libera acesso gratuito a filmes e séries
Foto: Reprodução Internet

Os termos do acordo farão com que a DNEG trabalhe em séries e filmes da Netflix, nos EUA e no exterior, incluindo uma lista atual de 2022 que inclui Knives Out 2, The School for Good and Evil, The Adam Project e Slumberland.

O novo acordo estende e expande um acordo anterior assinado em 2020 que criou um pipeline de trabalho de programação da Netflix até 2025. DNEG divulgado em um arquivamento da SEC em 9 de maio – relacionado a planos de fusão com um SPAC chamado Sports Ventures Acquisition Corp. uma listagem da Nasdaq – que a Netflix atribuirá um mínimo de US$ 350 milhões em trabalho à empresa de efeitos visuais, “que pode ser aumentado se determinados marcos de premiação do projeto forem alcançados”.

“A Netflix é líder no campo de conteúdo de streaming e a DNEG está na vanguarda dos serviços de VFX e produção virtual. Este acordo é transformador para a DNEG e cria a oportunidade para uma maior expansão de nossa escala global e mais investimentos na tecnologia líder do setor da DNEG”, disse Namit Malhotra, presidente e CEO da DNEG, em comunicado.

A DNEG ganhou sete Oscars por seu trabalho de efeitos visuais e já produziu efeitos para séries episódicas da Netflix como Locke & Key, Shadow & Bone, The Irregulars, Cursed, Altered Carbon e Jupiter’s Legacy.

A marca ReDefine da DNEG anteriormente fez efeitos visuais para filmes da Netflix como The White Tiger e Mimi e Sweet Girl, e está em produção no filme de Adam Sandler Hustle.

Vivo ganha prêmio internacional com melhor programa de retratação de clientes

Por meio do programa DNA Vivo Resolve, a Vivo conquistou o primeiro lugar do Prêmio Global Customer Centricity World Series 2022, que pertence a um dos maiores institutos de CX (do termo em inglês Customer Experience – Experiência do Cliente) do mundo, o Arcet Global, na categoria “Tratativa de Reclamações”.

Com o programa, a operadora entra em contato de forma proativa com os clientes insatisfeitos que respondem às pesquisas de satisfação e cujos problemas ainda não foram solucionados.

O objetivo da empresa é entender com profundidade as dificuldades enfrentadas pelos consumidores e realizar tratativas para a resolução do problema. A retratação está disponível para mais de 90% dos clientes B2C e 80% deles afirmam, após receberem o contato, que seu problema foi de fato resolvido.

De acordo com o vice-presidente de Experiência do Cliente da Vivo, Fábio Avellar, é uma felicidade para a operadora receber o prêmio, o que demonstra que é o caminho certo para seguir, sempre colocando o cliente no centro.

“Mostrar ao mundo o que estamos fazendo em CX e sermos reconhecidos por isso, concorrendo com outros grandes cases, é uma alegria muito grande. Mais uma demonstração de que estamos no caminho certo, sempre colocando o cliente no centro de todas as nossas decisões estratégicas. Seguiremos evoluindo e nos desafiando a melhorar cada vez mais a experiência que oferecemos aos nossos clientes em todo o Brasil”, afirma.

Embora não tenha levado a premiação, a Vivo também foi finalista em outras duas categorias com outros dois outros programas: o DNA Vivo Embaixadores, na categoria “Cultura Centrada no Cliente” e o DNA Vivo Voz, na categoria “Melhores Métricas de Experiência do Cliente”.

No ano passado, a companhia já tinha sido destaque na premiação, quando estreou e foi escolhida como uma das três empresas no mundo com a “Melhor estratégia de CX”, com o DNA Vivo, e, também, finalista nas categorias Cultura Centrada no Cliente e Melhor Medição em CX.

Sobre o DNA Vivo

O programa de CX da operadora foi criado há 4 anos com o objetivo de reforçar a cultura de foco no cliente e implementar iniciativas e ferramentas para que as equipes possam resolver os problemas dos clientes, representando alternativas e assim implementar soluções em prol de melhores jornadas para os clientes.

Google é acusado de coletar dados do modo anônimo de navegação

Nesta quinta-feira (19), o procurador-geral do Texas, estado dos Estados Unidos, Ken Paxton, afirmou que o modo anônimo do Google, na verdade, não é anônima, uma vez que a empresa está coletando dados de usuários mesmo quando usam a tal função de navegação.

Em janeiro deste ano, o político abriu um processo contra a big tech acusando-a de coleta dados de usuários na navegação, cujo modelo promete não rastrear o histórico e geolocalização do usuário, mas de acordo com o processo, o Google “coleta fraudulentamente várias matrizes de dados pessoais”.

Já foram abertas ações contra a empresa nos estados do Texas, Indiana, Washington e Distrito de Columbia em tribunais estaduais em relação ao que chamaram de práticas enganosas de rastreamento de localização, invadindo a privacidade dos usuários.

O processo do procurador-geral de Paxton, observa que o recurso de navegação anônima implica que o Google pare de registrar o histórico de pesquisa e a geolocalização. No entanto é usado “para visualizar sites altamente pessoais, como histórico médico, preferências políticas ou orientação sexual. Ou talvez eles só queiram dar um presente à pessoa; para que não sejam atingidos por uma enxurrada de anúncios direcionados”.

“Na realidade, o Google coleta fraudulentamente matrizes de dados pessoais; mesmo quando o usuário tem o modo privado ativado”, afirma o documento do processo.

Um porta-voz do Google rebateu as acusações feitas por Ken Paxton, afirmando que a acusação

“é baseado em declarações imprecisas e ideias desatualizadas sobre nossas configurações. Sempre incluímos recursos de privacidade [controle] em nossos produtos e garantimos um forte controle dos dados de localização. Rejeitamos categoricamente essas acusações e defenderemos nossa posição para retificar a situação”.

Além disso, acrescenta que “Discutimos fortemente essas alegações e nos defenderemos vigorosamente para esclarecer as coisas“.

YouTube passa Netflix e é o streaming mais assistido no Brasil

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Nos últimos anos, os serviços de streaming ficaram bastante populares, tanto que há muitas opções no mercado, com opções de plataformas pagas ou gratuitas. Com isso, as empresas estão na briga para ver quem consegue manter a atenção dos consumidores. De acordo com um estudo da Kantar Ibope Media, o YouTube é a plataforma de vídeo mais assistida no Brasil.

O YouTube ganha da Netflix, Globoplay, Prime Video, Twitch e Disney+. No entanto, o mais interessante do estudo é que os streaming HBO Max, Apple TV+ e Star+ nem sequer aparecem no ranking. Além disso, a pesquisa não revela a porcentagem exata de consumo das plataformas, assim como também não diferencia os pagos e gratuitos.

A Kantar Ibope Media aponta no levantamento que o vídeo por assinatura alcança cerca de 42% das pessoas em um mês dentro do domicílio. Entre os motivos que levaram os consumidores a assinatura de uma plataforma, se destaca o preço (47%) e o catálogo de novos filmes e séries (47%). São considerados também o funcionamento em todos os dispositivos do aplicativo/site (30%), amplo catálogo de filmes e séries antigas (25%) e facilidade de navegar/encontrar programas que os usuários gostam (22%).

Embora o mercado tenha um grande número de serviços de streaming atualmente, o setor representa apenas 21% do tempo de consumo de vídeo dos brasileiros, sendo que os outros 79% do tempo de consumo vem da TV aberta e por assinatura.

A pesquisa aponta que 205.876.165 pessoas no Brasil assistiram a emissoras de TV, sendo que o consumo médio é de 5 horas e 3 minutos. Entre os principais conteúdos consumidor estão programas jornalísticos (25%), novelas (18%) e esportes (11%).

Quanto aos dispositivos, os dados da Kantar Ibope Media apontam que os mais usados são a TC/CTV (92%), seguida do computador (1,3%), smartphone (6%) e tablets (0,2%).

Em relação ao público, o streaming é dominado pelas pessoas na faixa etária de 18 a 49 anos (65%), enquanto que 51% do público da TV linear tem 50 anos ou mais.