16/04/2024

YouTube passa Netflix e é o streaming mais assistido no Brasil

Estudo da Kantar Ibope Media traz dados sobre o consumo de vídeo no Brasil e revela o tempo médio que os brasileiros consomem conteúdo.

Nos últimos anos, os serviços de streaming ficaram bastante populares, tanto que há muitas opções no mercado, com opções de plataformas pagas ou gratuitas. Com isso, as empresas estão na briga para ver quem consegue manter a atenção dos consumidores. De acordo com um estudo da Kantar Ibope Media, o YouTube é a plataforma de vídeo mais assistida no Brasil.

O YouTube ganha da Netflix, Globoplay, Prime Video, Twitch e Disney+. No entanto, o mais interessante do estudo é que os streaming HBO Max, Apple TV+ e Star+ nem sequer aparecem no ranking. Além disso, a pesquisa não revela a porcentagem exata de consumo das plataformas, assim como também não diferencia os pagos e gratuitos.

A Kantar Ibope Media aponta no levantamento que o vídeo por assinatura alcança cerca de 42% das pessoas em um mês dentro do domicílio. Entre os motivos que levaram os consumidores a assinatura de uma plataforma, se destaca o preço (47%) e o catálogo de novos filmes e séries (47%). São considerados também o funcionamento em todos os dispositivos do aplicativo/site (30%), amplo catálogo de filmes e séries antigas (25%) e facilidade de navegar/encontrar programas que os usuários gostam (22%).

Embora o mercado tenha um grande número de serviços de streaming atualmente, o setor representa apenas 21% do tempo de consumo de vídeo dos brasileiros, sendo que os outros 79% do tempo de consumo vem da TV aberta e por assinatura.

A pesquisa aponta que 205.876.165 pessoas no Brasil assistiram a emissoras de TV, sendo que o consumo médio é de 5 horas e 3 minutos. Entre os principais conteúdos consumidor estão programas jornalísticos (25%), novelas (18%) e esportes (11%).

Quanto aos dispositivos, os dados da Kantar Ibope Media apontam que os mais usados são a TC/CTV (92%), seguida do computador (1,3%), smartphone (6%) e tablets (0,2%).

Em relação ao público, o streaming é dominado pelas pessoas na faixa etária de 18 a 49 anos (65%), enquanto que 51% do público da TV linear tem 50 anos ou mais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários