18/12/2025
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Rodrigo Santoro é o novo embaixador da TIM; veja quem já passou pela tele

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Nesta quinta-feira (27), a TIM anunciou uma parceria comercial com a Apple para oferecer descontos imperdíveis de iPhone para seus clientes, além de disponibilizar serviços da norte-americana integrada aos planos da operadora. Para a nova propaganda da tele, contrataram o ator Rodrigo Santoro como o novo embaixador da marca.

Além do marketing que será realizado com o ator, a operadora ainda fará campanha com iluminação azul nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Todo esse movimento, marca o fato da TIM ser a primeira operadora da América Latina a ter planos com assinatura Apple One inclusa.

As peças publicitárias com Rodrigo Santoro já começaram a ser gravadas, assim como mostramos na imagem acima, e em breve devem estar disponíveis nos principais meios de comunicação e redes sociais.

Contratar famosos para estrelar campanhas publicitárias é uma das formas de atrair mais público e tornar o marketing mais forte. Mas vocês lembram quais foram as outras celebridades que já passaram pela operadora?

Confira algumas delas:

Em 2014, destacando as vantagens da nova oferta de internet pré-paga da operadora da época, uma nova campanha foi exibida nas telas, tendo a atriz Dani Suzuki como garota-propaganda. Na época, a pela foi ao ar na TV, além de ter contado com a mídia impressa em jornais, revistas e materiais nos pontos de venda.

Em 2015, foi ao ar uma propaganda como embaixador o apresentador Luciano Huck, para marcar o primeiro comercial feito pelo celular com 4G da TIM. Cujo comercial, na época, foi envolvido em uma polêmica, onde o público alegou durante a transmissão em 22/03/2015, a TIM exibiu um comercial com imagem ruim como se fosse ao vivo via 4G.

Imagem do comercial que causou polêmica.

Em 2018, para divulgar a nova oferta do TIM Controle, a operadora contratou a cantora Ludmilla e o ator Rodrigo Hilbert. A música “Din Din Din”, faixa de sucesso da cantora com mais de 90 milhões de visualizações no YouTube, ganhou uma versão exclusiva para embalar o filme. Foi ao ar também um comercial com as cantoras Simone e Simaria, divulgado o TIM Pré com chamadas ilimitadas de TIM para TIM.

Em 2019, quem ganha a atenção é o cantor sertanejo Luan Santana, que lançou a campanha publicitária para o “TIM Pré TOP”, novo portfólio para o segmento pré-pago na época. Essa campanha celebrou o primeiro e único pré-pago com navegação ilimitada nas redes sociais (Facebook, WhatsApp, Twitter e Messenger), sem descontar da franquia de dados do consumidor. Esse benefício, em especial, WhatsApp, pode estar perto do fim. Ainda em 2019, a nova campanha do TIM Controle foi estreada pelas antoras Ludmilla e Simone e Simaria

Em 2020, a TIM anunciou a cantora Iza como a nova embaixadora da operadora. Ainda neste ano, a TIM lançou uma campanha com a participação de Ryan (Thiago Martins) – personagem da novela ‘Amor de Mãe’. A peça marcou a maior ação de conteúdo em uma novela, desenvolvida em parceria com a Globo e a agência Havas+.

Em 2021, ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, a operadora lançou uma campanha promovendo a equipe de atletas que representaram o Brasil no torneio. A marca teve como atletas-embaixadores, as velejadoras Kahena Kunze e Martine Grael, os canoístas Isaquías Queiroz e Erlon de Souza, as jogadoras de vôlei de praia Ana Patrícia e Rebecca, além do lutador de taekwondo Ícaro Miguel.

Ano passado, o apresentador Marcos Mion foi contratado para ser embaixador da operadora e permanece até então. Por fim, chegamos em 2023, e agora a tele adiciona ao seu time, o astro Rodrigo Santoro.

Iza e Marcos Mion, os atuais embaixadores da TIM

Brisanet foca em estratégia de branding ao participar de eventos cearenses

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Com o objetivo de se aproximar do seu público e como parte do projeto de expansão e crescimento da companhia, no mês de julho, a Brisanet participou ativamente no mês de julho dos principais eventos que aconteceram no Ceará, sendo a internet oficial do Sana Fest, da Expocrato e do Fortal.

Segundo a operadora, a Arena Gamer, uma das principais atrações do evento do Sana Fest, contou com o seu serviço de internet 100% fibra óptica, onde os que estiveram presentes no evento puderam aproveitar o máximo dos jogos online utilizando a conexão da companhia.

Na Expocrato, foi disponibilizada a internet necessária para toda a estrutura administrativa do evento, assim como no Fortal, que além da estrutura administrativa, a Brisanet forneceu também conexão de qualidade para a transmissão do evento.

Dentro dos três festivais, a companhia focou no desenvolvimento de algumas ações de marca para o público. Na Expocrato, maior evento agropecuário do norte-nordeste, foi instalado um selfiepoint com ligação direta com o tema do evento, possibilitando assim que os visitantes do evento tirassem uma foto lúdica dentro da temática da exposição.

No Fortal, foi instalado um mini trio elétrico cenográfico, estrategicamente localizado no ponto inicial do corredor da folia, chamativo, bem iluminado e com uma identidade visual desenvolvida exclusivamente para a micareta. Os foliões tiveram a oportunidade de “subir no trio” e ter uma visão privilegiada do evento, além de ser um excelente ponto para encontros e registros fotográficos.

“Estamos comprometidos em apoiar e participar de eventos emblemáticos do Nordeste, pois acreditamos que essa é uma forma genuína de agradecer a comunidade que confia em nossos serviços diariamente. Além disso, essas celebrações são uma oportunidade de consolidar a nossa marca conforme promovemos o desenvolvimento cultural, econômico e social das regiões em que estamos presentes”, afirma o diretor comercial da Brisanet, Jordão Estevam.

Sobre a Brisanet

Com sede na cidade de Pereiro (CE), a empresa tem 25 anos de mercado e atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel. Atualmente, atende em 157 cidades nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), totalizando mais de 1,2 milhão de assinantes com uma infraestrutura de rede firmada em seu próprio cinturão digital de fibra óptica.

A Brisant é um dos provedores regionais que arrematou lotes de espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste) no leilão do 5G da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a proposta de lançar o serviço móvel comercial 5G.

Sinal digital da Rede Minas chegará a mais 404 municípios mineiros

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Nesta quinta-feira (18), a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) assinaram um acordo de cooperação para disponibilizar o sinal digital da Rede Minas em mais 404 municípios até setembro. O presidentes da EMC, Gustavo Mendicino, e da EBC, Hélio Doyle, se reuniram, na sede da EBC, em Brasília, para assinar a parceria que vai permitir a expansão do sinal por meio do Digitaliza Brasil, em Minas Gerais.

Diretorias da EMC e EBC em reunião de assinatura de acordo de cooperação em Brasília – divulgação Rede Minas

É através do Programa Digitaliza Brasil, que o governo federal democratiza o acesso à TV digital. A participação do Estado foi uma conquista do governo de Minas Gerais, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que beneficia 470 cidades mineiras com até 50 mil habitantes. Desde que os trabalhos começaram, em 2021, 66 municípios estão aptos para receber o sinal da emissora pública mineira. Desses, 53 já estão em funcionamento.

Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, responsável pela Rede Minas, fala do compromisso de manter a Rede Minas em todo o estado, através dos projetos da União e, o Digitaliza Minas, do governo estadual.

“Com isso, estamos avançando rápido em todo o território mineiro. Até setembro, vamos estar nas casas da população de 543 municípios. Além desse número, ainda contamos com muitas emissoras parceiras que retransmitem a nossa programação”.

Já o presidente da EBC, Hélio Doyle, também comemora a parceria. “Minas Gerais é uma síntese do Brasil. Você tem, ali, uma diversidade muito grande e, para nós, é importante chegar lá. É importante que a Rede Minas amplie seu espectro para que a gente possa transmitir nossa programação para todos os mineiros”, declarou na ocasião.

Sobre a Rede Minas

Gerida pela Empresa Mineira de Comunicação, a emissora pública foi fundada há 39 anos e conta com mais de 20 atrações, entre programas e jornais, com foco em educação, cultura, informação e entretenimento. Para ampliar o avanço do sinal digital, o governo de Minas criou o projeto “Digitaliza Minas”, que vai atender 332 municípios. Desde o início dos trabalhos, 56 já receberam as antenas para essas transmissões. A inserção do estado no programa “Digitaliza Brasil” garante a cobertura digital em 470 municípios. Outras 318 cidades já contam com equipamentos e aguardam a outorga do Ministério das Comunicações.

Veja como sintonizar:

A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina. Mais detalhes podem ser encontrados na página eletrônica da emissora.

Privatização das telecomunicações completa 25 anos; veja os avanços do setor

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Amanhã (29), a privatização das telecomunicações no Brasil comemora 25 anos. De acordo com a Conexis Brasil Digital, que representa as principais operadoras móveis do Brasil, nesse período, foram investidos R$ 1,036 trilhão em valores atualizados pela inflação, desde que o sistema Telebrás foi privatizado.

Dentro desse período, houve a expansão dos serviços de telecomunicações para dezenas de milhões de brasileiros, sendo que o país passou a ter as tecnologias 4G e 5G, que acabou de completar 1 ano de operação no Brasil. Em 1998, entre linhas fixas, TV por assinatura e telefonia móvel, o país tinha cerca de 28 milhões de acessos de telecom, sendo que atualmente, são 336 milhões de acessos, 251 milhões apenas de acessos móveis.

O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, destaca que dentro desses 25 anos, a “maior conquista do setor foi a massificação do acesso aos serviços de telecom”.

“Hoje todos os municípios brasileiros têm acesso a pelo menos uma tecnologia móvel, seja 3G, 4G ou 5G. São mais de 150 cidades que já têm acesso ao 5G, que acaba de completar 1 ano de operação no Brasil”.

De acordo com uma pesquisa TIC Domicílios 2022, 142 milhões dos 149 milhões de usuários de internet se conectam todos ou quase todos os dias. A internet está presente em 60 milhões de lares brasileiros, o que corresponde a 80% do total de domicílios no país.

Mesmo com um bom avanço no setor, as operadoras ainda enfrentam alguns desafios, e que são pautas importantes para o futuro, segundo o executivo. Um dos maiores é a carga tributária do setor, que é uma das mais altas do mundo.

“O setor defende que a Reforma Tributária, agora em discussão no Senado Federal, leve a uma redução da carga de tributos permitindo queda no preço dos serviços e, assim, conexão de mais brasileiros”, afirma Ferrari.

A Conexis também cita outros pontos essenciais para avanço do setor: a simplificação regulatória e o incentivo à autorregulação; igualdade regulatória entre as prestadoras de telecomunicações, que investem na construção das redes de telecomunicações, e empresas que usam essa rede para ofertar serviços semelhantes aos ofertados pelas operadoras; atualização das leis municipais de antenas e o combate ao furto e roubo de cabos de telecomunicações”.

Confira em números, os avanços do serviços telecomunicações neste 25 anos:

  • R$ 1,036 trilhão investidos de 1998 ao primeiro trimestre de 2023 (em valores atualizados)
  • Telefonia móvel: passou de 7,4 milhões de acessos em 1998 para 251 milhões. Crescimento de 3.309%
  • Telefonia fixa: passou de 20 milhões de linhas em 1998 para 27 milhões. Aumento de 33%
  • TV por assinatura: passou de 2,6 milhões para 12 milhões de assinaturas. Alta de 371%
  • Banda larga fixa: o serviço não estava disponível em 1998, mas em 2023 já alcançou a marca de 45,7 milhões de acessos.

Vale ressaltar que são dados referentes ao mês de março de 2023.

PL prevê cabines de estudo gratuitas com acesso à internet para estudantes

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Por meio do Projeto de Lei 781/23, o deputado federal Delegado Fábio Costa (PP-AL), autor da proposta, quer criar o programa “Meu cantinho da Aprovação”, que prevê a disponibilização de cabines de estudo gratuitas com acesso à internet para estudantes de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e insere um novo artigo onde determina que os provedores de internet ofereçam o serviço com tarifa reduzida para esses espaços. Já os custos de manutenção poderiam ser complementados com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

O texto também altera o Código Penal para permitir que os dispositivos eletrônicos que permitam o acesso à internet retidos pela Justiça, em casos de condenação penal, sejam destinados à rede pública de ensino ou a programas educacionais.

Além disso, a proposta ainda possibilita que sejam firmados convênios com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, bem como com entidades privadas, nacionais e internacionais.

Uma das diretrizes dessa política social é promover a inclusão digital e o acesso a espaços adequados de estudo em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais. O deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL), destaca que “Um bom lugar para estudar pode fazer a diferença na captação do conteúdo necessário para aprovação em um concurso público, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular“.

Justificando sua proposta, o parlamentar cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde aponta que os excluídos digitais representavam 15,3% da população jovem, em 2021. A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Educação; de Comunicação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Vivo aponta ter contribuído 0,9% para o PIB brasileiro em 2022

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A Vivo, ao divulgar seu relatório de sustentabilidade e informe social em relação às práticas que fazem parte da agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), informou que economizou 72 GWh com suas medidas de eficiência energéticas, cujo consumo de energia equivale a uma cidade que comporta cerca de 260 mil habitantes.

A operadora traz outras áreas relacionadas tendo como base o desempenho do ano passado. Um estudo feito pela tele para quantificar a sua participação para o PIB brasileiro em 2022, apontou que a operadora contribuiu com 0,9% e atingiu 0,5% do total de postos de trabalho no Brasil. No mesmo período, pagou R$ 12, 39 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais.

Ano passado, a Vivo emitiu R$3,5 bilhões em Sustainability–Linked Bonds (SLBs), debêntures vinculadas ao atingimento de metas ESG. Os compromissos, preveem a redução de 40% das emissões diretas de gases de efeito estufa em relação a 2021. Além disso, a operadora se propoes a atingir um indicador maior ou igual a 30% de negros em cargos de liderança. Esses compromissos integrarão o Plano de Negócio Responsável da Vivo (PNR), que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/Agenda 2030 da ONU.

Em 2022, a tele conseguiu diminuir em 49% a emissão de CO2. Atualmente, conta com 48 usinas operacionais em geração distribuída de energias solar, hídrica e biogás. A empresa investe em três projetos de crédito de carbono e desde o ano passado tem apoiado programas que restauram florestas nativas brasileiras.

No quesito social, segundo a operadora, foram investidos R$ 58 milhões na Fundação Telefônica, que passou a ter 35,1% de mulheres em cargos de liderança e 44% no total, além de opbtete um quadro de 22,4% de negros em cargos de liderança e 33,6% no total. 6% de funcionários que se autodeclaram LGBTI + e 2,3% pessoas com deficiência.

TIM anuncia a ativação da rede 5G em 47 bairros de Londrina; veja a lista

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Nesta quinta-feira (27), a TIM informou que vai iniciar sua operação 5G em 47 bairros de Londrina, no norte do Paraná, cuja cobertura vai abranger 75% de todos os bairros da cidade de forma parcial ou total. A expectativa é que a concorrência aumente no município, uma vez que a Claro e a Vivo já oferecem a tecnologia desde o início do ano na segunda maior cidade do estado paranaense.

Em conversa com a FOLHA, Christian Krieger, diretor comercial da TIM na Região Sul, falou do marco que é a transição do 4G para 5G, com melhorias na velocidade de navegação, que chega a ser 100 vezes mais rápida, e na latência, que fica em torno de 4 milissegundos.

Ainda de acordo com a TIM, além de Londrina, na região norte do Paraná, 16 cidades de diversas regiões do país também tiveram a rede 5G ativada em julho. “Estamos investindo em tecnologia em cidades importantes para o desenvolvimento da economia do estado. Queremos ser parceiros na transformação digital por meio da conectividade”, diz Krieger.

Vale ressaltar que, embora a operadora esteja um pouco atrasada em relação a Vivo e Claro, ela está dentro do cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no leilão do 5G. De acordo com o número de habitantes de Londrina, a obrigação de ativar a rede na cidade é para julho de 2025. Até 2028, o sinal da quinta geração de conexão móvel deve chegar a cidades com mais 30 mil habitantes.

Confira a lista de bairros que terá cobertura 5G da TIM:

  1. Aeroporto
  2. Alpes
  3. Antares
  4. Bandeirantes
  5. Bela Suíça
  6. Brasília
  7. Cafezal
  8. Califórnia
  9. Centro Histórico
  10. Champagnat
  11. Cidade Industrial I
  12. Cidade Industrial II
  13. Cilo III
  14. Coliseu
  15. Esperança
  16. Fraternidade
  17. Guanabara
  18. H.U.
  19. Higienópolis
  20. Ideal
  21. Indústrias Leves
  22. Inglaterra
  23. Interlagos
  24. Ipiranga
  25. Jamaica
  26. Leonor
  27. Lindóia
  28. Lon Rita
  29. Londrina
  30. Ouro Verde
  31. Pacaembu
  32. Palhano
  33. Parigot de Souza
  34. Parque das Indústrias
  35. Petrópolis
  36. Piza
  37. Presidente
  38. Quebec
  39. Saltinho
  40. Shangri-Lá
  41. Tucanos
  42. Universidade
  43. Vila Brasil
  44. Vila Casoni
  45. Vila Nova
  46. Vila Recreio
  47. Vivendas do Arvoredo

Snapchat faz ação com foco na Copa do Mundo Feminina

O Snapchat está oferecendo ações de interações temáticas sobre a Copa do Mundo Feminina. Como já tradição nessa rede social, o usuário pode fazer diversas brincadeiras interativas, porém, dessa vez pode imergir nesse universo esportivo.

Snapchat

Segundo a rede social, foram disponibilizados uniformes para Bitmojis e experiências adicionais estão disponíveis no aplicativo de mensagens visuais durante todo o campeonato, que dura de julho a agosto de 2023.

O Snapchat destaca o recurso das lentes “Ao Redor Do mundo”

Os usuários do Snapchat ao redor do mundo podem apoiar suas seleções nacionais da Copa do Mundo com Lentes de realidade aumentada (AR). Essas lentes foram criadas e produzidas por mulheres da Lens Creators do VideOrbit Studio, um estúdio de design XR holandês liderado por mulheres, especializado nesse segmento.

As Lentes AR Globais estarão disponíveis durante todo o torneio e os usuários do Snapchat podem usar a Lente “Ao Redor do Mundo” para escolher o país participante que desejam demonstrar sua torcida.

Lente da FIFA

Uma nova Lente de AR incorpora o quiz FIFA Fancestry para que os usuários do Snapchat possam descobrir quais países são os mais indicados para torcer de acordo com o perfil do usuário.

Além desses recursos, o Bitmoji, o avatar digital usado nessa rede social, permite que usuário torça pelo seu time de forma personalizada.

Agora, os usuários do Snapchat podem vestir seus avatares do Bitmoji com camisetas oficiais de futebol dos times participantes, incluindo o Brasil, na seção de acessórios do Bitmoji. Os Snapchatters experimentaram as camisetas de futebol do Bitmoji da Copa do Mundo do ano passado mais de 449 milhões de vezes, segundo a própria empresa.

“Estamos empolgados em ver nossa comunidade brasileira demonstrar seu amor pelo jogo e sua equipe favorita através de várias experiências imersivas e divertidas no Snapchat. Sabemos o quanto nossa comunidade brasileira ama o futebol, e estamos satisfeitos em fornecer experiências únicas da Copa do Mundo Feminina adaptadas aos seus interesses e paixões, e permitir que eles se conectem e celebrem de forma autêntica na plataforma”, disse Marta Fuste, LATAM Market Lead na Snap Inc..

Elon Musk ameaça verificação das empresas que não anunciarem no ‘X’

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, decidiu implementar uma estratégia para reconquistar parceiros ao reduzir os custos de propaganda. A companhia de Elon Musk está lançando atrativos inéditos para anúncios direcionados aos mercados dos Estados Unidos e do Reino Unido.

X

Além disso, segundo uma notícia veiculada pelo The Wall Street Journal, a empresa está cogitando revogar o selo de verificação de contas de negócios que não investirem na plataforma.

Queda financeira

A empresa de Elon Musk tem enfrentado uma queda na receita proveniente de anúncios e, como medida para lidar com essa situação, está oferecendo atrativos descontos de até 50% para novos anunciantes até 31 de julho, juntamente com outros benefícios. Segundo informações de um dos e-mails acessados pelo The Wall Street Journal, a intenção desses descontos é auxiliar os anunciantes a alcançarem maior visibilidade durante momentos cruciais no Twitter, como a Copa do Mundo Feminina.

Além disso, a rede social comunicou que, a partir de 7 de agosto, as contas empresariais que não investirem em anúncios na plataforma perderão a verificação. Para manter o selo de verificação, as empresas precisam investir um valor mínimo em anúncios nos períodos pré-determinados. O investimento mínimo requerido é de US$ 1.000, o equivalente a cerca de R$ 4,7 mil, em anúncios nos últimos 30 dias, ou de US$ 6.000, aproximadamente R$ 28 mil, em anúncios nos últimos 180 dias.

A verificação é de extrema importância para as marcas, pois garante a autenticidade e segurança das empresas no ambiente virtual. Já houve casos em que contas falsas se passaram por grandes empresas, como a farmacêutica Eli Lilly, e anunciaram a venda fraudulenta de insulina gratuita.

Para impulsionar sua receita, a plataforma já havia adotado a estratégia de oferecer descontos em anúncios em ocasiões anteriores, como no Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano NFL, que é conhecido por gerar a maior receita publicitária nos Estados Unidos.

Dessa forma, o Twitter busca enfrentar os desafios relacionados à queda de receita e promover a participação de novos anunciantes, enquanto mantém a autenticidade e a segurança de suas contas verificadas.

A empresa enfrenta dificuldades econômicas, especialmente no que se refere às receitas provenientes de anúncios. Recentemente, Elon Musk revelou que o investimento nesse setor sofreu uma queda de quase 50% e que estão enfrentando uma “carga significativa de obrigações financeiras”.

Além disso, a ARK Invest reduziu sua participação na empresa de mídia social em 47% desde que foi adquirida por Elon Musk, o que evidencia a preocupação dos investidores com a situação financeira da empresa (saiba mais clicando aqui).

Outra questão delicada é o lançamento do Threads, o mais novo aplicativo de microblogging da Meta. Surpreendentemente, o aplicativo já alcançou mais de 100 milhões de usuários em menos de uma semana, o que pode trazer tanto oportunidades quanto desafios para a empresa no cenário atual.

Desligamentos e retirada de patrocinadores

Em outubro do ano passado, Elon Musk adquiriu o Twitter por um montante de US$ 44 bilhões (aproximadamente R$ 212 bilhões) e imediatamente procedeu com uma série de dispensas em massa na tentativa de reequilibrar as finanças da companhia.

Conforme o proprietário da rede social, os custos foram reduzidos em US$ 1,5 bilhão, e a plataforma está caminhando para alcançar uma receita de US$ 3 bilhões em 2023, em comparação com os US$ 5,1 bilhões registrados em 2021.

Muitos patrocinadores abandonaram a plataforma após intensas críticas em relação à falta de controle sobre os conteúdos postados nas redes sociais, especialmente notícias falsas. Em meio a essa conjuntura, Musk abdicou do cargo de CEO da empresa, sendo sucedido por Linda Yaccarino, antiga chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast.

Anatel recebe delegação dos EUA para falar sobre rádio, satélites, 6G e mais

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, foi receptora, nesta semana, da visita da delegação dos Estados Unidos para uma reunião bilateral. A comitiva era composta por representantes da Conferência Mundial de Radiocomunicações (CMR 23), que acontecerá em Dubai, entre novembro e dezembro deste ano.

Anatel

O início da reunião foi conduzido por Carlos Baigorri, o presidente da Anatel. Também estavam presentes o Chefe da Assessoria Internacional, Ronaldo Neves de Moura Filho, e o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinicius Caram.

O encontro teve foco em temas relacionados a questões terrestres, satelitais e científicas. Foram discutidos assuntos como faixas de ondas de rádio, a tecnologia OpenRan e a contribuição do Brasil no desenvolvimento do 6G.

Na reunião da delegação dos Estados Unidos, estiveram presentes importantes representantes com expertise em assuntos relacionados à Comunicação, Informação e Política Internacional.

Anna Gomez liderou os preparativos da CMR-23 para o país e exerceu o papel de conselheira sênior para Política Internacional de Informação e Comunicação no Bureau de Ciberespaço e Política Digital do Departamento de Estado. Ethan Lucarelli ocupou o cargo de chefe de gabinete de Assuntos Internacionais na Comissão Federal de Comunicações (FCC). Juntamente com eles, Greg Baker, um engenheiro especializado em Assuntos Internacionais da FCC, também participou da reunião.

O objetivo principal da reunião foi buscar alinhamento entre as posições divergentes e fortalecer os pontos de acordo. Durante as discussões, a transparência e o cumprimento dos acordos prévios foram aspectos constantemente enfatizados.

É importante ressaltar que, antes da realização da Conferência Mundial, será realizada uma reunião regional da Comissão Interamericana de Telecomunicação (CITEL). Nessa ocasião, o debate sobre as questões em pauta poderá evoluir ainda mais, com a participação dos demais países da Região das Américas. Isso possibilitará uma maior compreensão dos desafios e necessidades específicas da região, além de promover o estabelecimento de estratégias conjuntas para a abordagem de questões relacionadas às telecomunicações no contexto global.