15/12/2025
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Brisanet lança campanha de Natal incentivando conexões humanas

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A Brisanet, uma das principais empresas de telecomunicações do Brasil, lançou sua campanha de Natal com um vídeo especial no YouTube. Com o mote “O futuro de presente para você“, a empresa quer que nesse período festivo, possa inspirar uma reflexão coletiva sobre o futuro, incentivando a construção de conexões significativas e promovendo o amor como elo essencial entre as pessoas.

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Na mensagem principal, a Brisanet busca destacar a importância de pensar no futuro coletivamente, visando não apenas conquistá-lo, mas também preservá-lo. A empresa acredita que as conexões reais entre as pessoas são fundamentais para esse processo, sendo o amor o elemento vital que permeia todas as ligações.

A campanha de Natal da Brisanet ressalta a necessidade de manter conexões autênticas, sem excesso de estímulos, para que as relações sejam verdadeiramente inesquecíveis.

O filme publicitário da campanha traz uma locução minimalista, transmitindo a seguinte mensagem: “Neste Natal, dê o futuro de presente para quem você ama. Crie conexões inesquecíveis.” Esta frase encapsula a essência da proposta da Empresa para a temporada natalina, alinhada com sua missão de criar um futuro onde as conexões digitais e humanas coexistem harmoniosamente.

Ao celebrar o Natal com a mensagem “O futuro de presente para você”, a Brisanet reafirma seu compromisso de contribuir para um mundo conectado, onde as relações interpessoais florescem com autenticidade e amor.

Confira o vídeo da campanha:

Sobre a Brisanet

Com 25 anos de mercado, a Brisanet é sediada na cidade de Pereiro (CE) e atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Brisanet é líder em market share de banda larga fixa na região Nordeste.

Atualmente atende 158 cidades nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), totalizando mais de 1,26 milhão de assinantes com uma infraestrutura de rede firmada em seu próprio cinturão digital de fibra óptica.

A empresa também conta com serviço móvel 5G recentemente lançado, após arrematar três lotes regionais de espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste) no leilão do 5G da Anatel.

Pirataria: Anatel bloqueou 3,9 mil servidores de TV boxes ilegais este ano

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Nesta quinta-feira (14), dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que foram bloqueados 3,9 mil endereços de servidores clandestinos utilizados para pirataria de conteúdo audiovisual por meio de decodificadores, popularmente conhecidos como TV Boxes.

No balanço, a agência mostra que realizou 52 operações neste ano de 2023, resultando na quantidade de bloqueio citada acima. O conselheiro diretor da Anatel, Artur Coimbra, que também é coordenador do combate à pirataria no órgão regulador, explica que as operações foram iniciadas antes do Carnaval.

“As operações do Plano de Combate aos Decodificadores Clandestinos do SeAC tiveram início antes do carnaval, atingindo apenas uma tecnologia (usada para a pirataria), e, atualmente, bloqueamos as três principais tecnologias, compartilhamento de chave de criptografia do sinal do SeAC (Serviço de TV por Assinatura), assinatura pirata e IPTV”, afirma.

O objetivo das ações é retirar as TV boxes não homologadas dos domicílios brasileiros. “Esses dispositivos não têm assistência técnica, não há garantia de segurança de dados, e podem se tornar vetores de ataques digitais à rede do usuário ou às redes das prestadoras de telecomunicações“, alerta Coimbra.

Além de ser crime, ter um TV box não homologada põe em risco a segurança dos dados dos usuários, assim como já foi comprovado por técnicos da Anatel que alguns modelos de aparelhos possuem arquivos maliciosos que podem roubar os dados.

De acordo com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que, por ano, o impacto da pirataria na TV paga possa chegar a R$ 15 bilhões. A Anatel estima que, atualmente, de 5 a 7 milhões de aparelhos ilegais estejam em uso no Brasil. Por isso, as operações serão intensificadas em 2024.

Por fim, na opinião de Coimbra, “2023 tem sido um ano de bastante aprendizado para a atuação da Agência e já constrangemos os fornecedores de equipamentos clandestinos e de serviços ilegais. Para 2024, devemos ampliar as operações de bloqueio, fortalecendo o combate à pirataria de conteúdo audiovisual no Brasil, e ampliar o combate ao comércio e uso de TV boxes clandestinas“.

Uma das estratégias que a agência usa para combater a pirataria de conteúdo digital é o bloqueio de sinais das TV boxes ilegais durante os finais de semana e nas transmissões de grandes eventos. A mais recente foi o bloqueio de 1,2 mil sites de streaming ilegais na transmissão da última rodada da Série A do Brasileirão.

Senado rejeita mudanças e Lei de cotas da TV paga segue para sanção

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Em agosto deste ano, o Plenário do Senado aprovou o PL 3.696/2023, que prorroga, até o fim de 2038, a cota obrigatória de exibição de produções brasileiras pelos canais de TV por assinatura. Entretanto, em nova votação nesta terça-feira (12), rejeitou as mudanças que haviam sido feitas pela Câmara dos Deputados.

Agora, a proposta segue para a sanção da Presidência da República com o texto que foi inicialmente aprovado. Se aprovado, a medida estende a regra até 31 de dezembro de 2038.

A Câmara tinha inserido no texto uma regra que dispensava o cumprimento da cota aos pequenos canais por assinatura (aqueles que possuem menos de 150 mil assinantes). Porém, o senador Humberto Costa (PT-PE) rejeitou a sugestão ao alegar que “este tema precisa ser melhor debatido, seja em um projeto autônomo, seja em outra matéria que guarde a devida pertinência temática”.

A matéria de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) recebeu parecer favorável do senador Humberto Costa (PT-PE) e foi aprovada no Senado. Logo em seguida foi enviada à Câmara, que foi aprovada pelos deputados, mas com alterações. Por causa dessas mudanças, o texto teve de ser analisado pelo Senado mais uma vez.

“A cota é um mecanismo que impulsiona e fomenta a produção e a distribuição de variadas produções audiovisuais brasileiras em canais pagos, incluindo séries, telefilmes e outros programas — ressaltou Humberto, no Plenário.

O PL também renova o prazo, que havia acabado em 2021, de cumprimento de cota de distribuição de vídeo doméstico que seja produzido no Brasil. Essa cota havia sido instituída em 2001, em um momento no qual ainda existia um mercado de locação de vídeos (VHS e/ou DVD). Apesar da renovação até 2043, as empresas de distribuição desse tipo de mídia tiveram seu mercado diminuído em razão das plataformas de streaming (Netflix, Prime Video, HBO Max e outras).

Outro ponto do projeto é que ele atribui à Agência Nacional do Cinema (Ancine) a responsabilidade de suspender e cessar o uso não autorizado de obras brasileiras e estrangeiras protegidas. A expectativa é que as novas regras contribuirão para fortalecer o papel da Ancine no combate à pirataria dos conteúdos audiovisuais.

Lei da TV Paga

O objetivo da Lei 12.485/2011 é dar mais visibilidade e espaço ao audiovisual brasileiro, determinando que os canais por assinatura, sejam nacionais ou estrangeiros, exibam um percentual mínimo de conteúdo brasileiro em sua grade de programação.

No caso dos estrangeiros, eles são obrigados a exibir, no mínimo, 3 horas e 30 minutos por semana de produções brasileiras em seu horário nobre (faixa que vai das 18h à 0h). Desse total, pelo menos 1 hora e 15 minutos deve ser de conteúdo proveniente de alguma produtora independente.

Para os brasileiros, é obrigado a exibição de 12 horas diárias de conteúdo nacional, feito por alguma produtora local, sendo que três horas desse tipo de conteúdo devem, obrigatoriamente, ser veiculadas no horário nobre.

Anel óptico do provedor Ibi Telecom vai interligar MG, SP e RJ

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A Ibi Telecom, provedor de internet mineira, anunciou investimento acima de R$ 10 milhões na criação de sua rede própria de internet em fibra óptica em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O anel óptico, que fará a interligação entre os três estados, possui extensão de 2.000 quilômetros.

De acordo com a empresa, a conclusão das obras de infraestrutura está prevista até o final de 2023. O diretor técnico e operacional da empresa, Pedro Figueiredo Matias, explica que “Nós não tínhamos anel ótico próprio. Até o final de 2022 nós utilizávamos contratos que chamamos de transporte. Ou seja, a gente contratava uma capacidade de velocidade em circuitos de terceiros. O que não é o link em si, o link é quando conecta você ao mundo”.

Segundo o executivo, o anel óptico inicia com capacidade de 200 gigabits por segundo, mas a meta é dobrar para 400 gigabits por segundo. No futuro, a expansão gradual visa alcançar até 6 terabits por segundo de velocidade de transferência de dados.

Ele ainda conta que uma das metas da IBI é sempre se atualizar e estar à frente da concorrência por meio da utilização de tecnologias, novas e de ponta. “Nossos equipamentos de distribuição estão a um passo à frente da concorrência”, diz.

“Elas são necessárias para que a qualidade da prestação do serviço seja a melhor possível. Normalmente, nossos custos são maiores que os dos concorrentes porque a gente preza por investimentos de longo prazo”, afirma.

Atualmente, a rede de fibra óptica da Ibi tem uma extensão total de 3 mil quilômetros de cabos (considerando acordos de swap) nas cidades atendidas pela provedora no Leste mineiro, é o caso do Vale do Aço e Governador Valadares, onde fica a sede da empresa.

De Governador Valadares até Belo Horizonte são mais de 500 km. Já de Belo Horizonte a São Paulo mais 550 km, de SP ao Rio de Janeiro cerca de 600 e do Rio a BH também quase 600 quilômetros.

Entretanto, Pedro Matias conta que nesses casos, os cabos nem sempre são da empresa, uma vez que eles contam com parceria para usar a rede de outras operadoras. “Fazemos parcerias para utilizar fibras em cabos de outras operadoras. É o chamado contrato de swap, que é o compartilhamento de fibra. A gente utiliza a fibra do cabo deles e entregamos para eles parte da capacidade e vice e versa”, afirma.

Canais FAST Malhação e DPA estreiam no Globoplay

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Nesta quarta-feira (13), o Grupo Globo lançou seus dois novos canais na modalidade FAST: Malhação Fast e D.P.A. – Detetives do Prédio Azul fast, no Globoplay. Além do streaming, as novidades também estrearam na plataforma de TV por internet Samsung TV Plus gratuitamente.

No caso de “Malhação FAST”, os fãs poderão aproveitar e reviver os capítulos da novela dolscente que marcou gerações. Serão transmitidas as temporadas desde 1995 até 2013. Farão parte do catálogo, as fases da academia (1995 a1 999), Múltipla Escolha (1999 a 2009) e pós Múltipla Escolha (2009 a 2013), que contemplam as temporadas Malhação ID, Malhação 2010, Malhação Conectados e Malhação: Intensa como a Vida.

Já o novo canal D.P.A. – Detetives do Prédio Azul fast serão exibidas as 13 primeiras temporadas da série infantil (2012 a 2020). “Estou super ansiosa para rever esse trabalho que marcou a minha trajetória como atriz“, celebrou Letícia Pedro, que deu vida à detetive Mila em sete das 13 temporadas de DPA.

A novidade é celebrada pelo ator Ronaldo Reis, intérprete do porteiro Severino, presente em todas as temporadas de D.P.A, que se diz muito orgulhoso de ter feito parte da história da série desde a primeira temporada.

“Fico muito feliz de estar marcando gerações e contando histórias maravilhosas de um programa que agrada não somente as crianças, mas também os pais. Amei essa iniciativa da Globo de trazer, gratuitamente, programas de sucesso que dialogam com o público infantojuvenil, como é o caso de D.P.A”, afirmou.

A novidade faz parte dos canais FAST – sigla traduzida para televisão gratuita suportada por anúncios. Os canais são de acesso gratuito e tanto assinantes quanto não assinantes do Globoplay podem aproveitar o conteúdo disponível neles.

O Grupo Globo iniciou a experiência dos canais FAST em dezembro de 2022, quando lançou o Receitas fast e o GE fast no streaming e no Samsung TV Plus. Em novembro deste ano, lançou os canais Viva 70 fast, com novelas da década de 1970, e Viva 80 fast, com tramas que foram sucesso nos anos 1980, como Sassaricando, Fera Radical, Baila Comigo e Amor com Amor Se Paga.

TIM inaugura nova usina de energia renovável e ultrapassa meta para 2023

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Nesta quarta-feira (13), a TIM anunciou a inauguração de nova usina de energia renovável, localizada em Brasília. Essa é a 101ª unidade da operadora, que conseguiu superar uma meta dentro da sua jornada ESG. A meta da operadora, anunciada em maio, era ter 100 usinas até o fim de 2023.

A nova planta amplia ainda mais o projeto de geração distribuída da operadora, que promove o abastecimento da rede com a utilização de usinas de fontes renováveis arrendadas de parceiros. Agora, a companhia chega a uma produção que representa 54% do consumo total da empresa.

Essa autogeração é complementada com aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável (I-RECs) para manutenção de seu patamar de 100% de energia limpa no seu consumo total.

Bruno Gentil, VP de Recursos Corporativos da TIM, explica que a ideia é depender cada vez menos dessa “complementação” via mercado livre e certificados, apostando na ampliação do número de usinas.

“Queremos ser a operadora com maior índice de autogeração de energia renovável e estamos caminhando para isso. Agora, ultrapassamos mais de 100 unidades que alimentam nossas operações em diferentes Estados, com predominância de plantas solares, liderando os avanços em geração distribuída de energia no setor de telecomunicações e comprometidos com a agenda ESG da companhia”, afirma.

A TIM conta com uma série de parcerias, que além de fortalecer o compromisso da operadora, ainda beneficiam comunidades onde as usinas estão localizadas. Isto porque, embora sejam desenvolvidas como objetivo principal para alimentação de torres e antenas, a produção da energia dessas usinas é injetada na rede da distribuidora local.

Além disso, ainda há a criação de postos de trabalho, voltados para a construção e a manutenção das usinas geradas nas localidades. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) cada megawatt de energia solar instalada demanda uma força de trabalho de 30 novos empregos.

A operadora conta com mais de 20 parceiros envolvidos, incluindo a Faro Energy, que opera mais de 40 usinas com a TIM, incluindo a recém-lançada em Brasília, com produção de 1.308 MWh/ano. Atualmente, a TIM possui usinas de energia renovável em 22 Estados e no Distrito Federal, com geração de 31,7 GWh mensais, o suficiente para abastecer 17,5 mil antenas.

Paramount+ oferece 50% de desconto para novos clientes; veja

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O streaming Paramount+ está com uma promoção para os novos clientes. Quem assinar o serviço nos próximos dias vai ter acesso a todo catálogo que eles entregarem pela metade do preço durante todo o ano de 2024. Alguns planos da plataforma, estão com preços diferenciados para o pacote anual.

Paramount

Paramount+ é um serviço de streaming concorrente de outros tantos como Netflix, Prime Video, HBO Max, entre outros. Nele é possível ter acessso a um catálogo com diferentes filmes, seriados e reality shows, incluindo “De Férias com o Ex”, “No Escape” e “Drag Race Brasil”.

Confira logo mais abaixo mais detalhes da promoção da plataforma, como funciona e se adequa para o seus interesses de entretenimento on demand.

Paramount+ com 50% de desconto em planos anuais selecionados

Segundo o próprio site do Paramount+, a promoção é válida por um ano, desde que seja assinada dentro do prazo do regulamento. Após o prazo anual promocional, o preço voltará ao valor cobrado normalmente.

Com a promoção o streaming está custando R$ 178,90 no plano padrão anual. Após a promoção o valor voltará a ser R$ 238,80. Já para o plano Premium, o valor fica de R$ 309,90. O valor sem a promoção é de R$ 418,80.

O prazo máximo para assinar a plataforma com essa oferta é até o dia 2 de janeiro de 2024.

O Paramount+ é a casa de produções infantis como iCarly, Bob Esponja, Padrinhos Mágicos e outras atrações do canal Nickelodeon, além contar no elenco com filmes recentes como Top Gun: Maverick, Dungeons & Dragons – Honra entre Rebeldes, A Baldeia, Pânico VI, entre outros.

Planos do Paramount+

Atualmente o serviço de streaming Paramount+ oferece três planos para os assinantes escolherem. O básico, que funciona apenas no celular; o Padrão, com acesso em dois dispositivos, e o Premium, que além de poder ser utilizado por 4 dispositivos ao mesmo tempo, também oferta a qualidade 4K UHD.

Básico – R$ 14,90/mês
Padrão – 19,90/mês
Premium – 34,90/mês

Maiores atingidos pela regulação das mídias serão os ‘gatekeeper’, diz pesquisa

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O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) compartilhou hoje os resultados da Consulta sobre Regulação de Plataformas Digitais. Um ponto em destaque é a concordância geral de que a regulação deve ser assimétrica, ou seja, aplicada apenas a certos grupos no ambiente virtual, considerando principalmente suas influências.

Mídias

O CGI.br destaca o desafio de identificar critérios qualificados para selecionar os atores que necessitam de maior atenção regulatória. A consulta indica que empresas com posição de “gatekeeper” são apontadas como principais alvos da regulação, considerando critérios como volume de usuários, faturamento ou participação de mercado.

“Em geral, a condição de gatekeeper é apontada como um eixo central para a regulação, englobando outros critérios, como atuação em ramos de serviços com determinada quantidade de usuários, faturamento ou participação de mercado”.

Os Mercados Digitais na União Europeia envolvem o conceito de “gatekeeper,” referindo-se a grandes empresas de plataformas que possuem poder econômico substancial, facilitando conexões entre negócios e consumidores. Esse status confere vantagens, especialmente devido ao controle sobre grandes volumes de dados.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) destaca que, para estar sujeito a esse regime regulatório, os serviços devem ter um impacto significativo no mercado interno, operar gateways importantes para os clientes e manter uma posição consolidada. Isso dificulta a competição, independentemente do nível de inovação ou eficiência dos concorrentes.

O IDEC propõe que o critério de gatekeeper seja complementado por outros requisitos, como a quantidade de usuários no território nacional e o tipo de plataforma, considerando a essencialidade do serviço e os riscos aos direitos fundamentais.

Segundo a Abranet, somente os agentes que possuem controle fundamental sobre o acesso devem ser alvo específico de regulamentações, enquanto os demais, por não representarem um risco significativo, não necessitam estar sob regulação, promovendo assim a inovação.

A consulta evidencia consenso sobre a necessidade de critérios múltiplos para regulação, como valor de mercado, participação no mercado e quantidade de usuários. O CGI.br propõe uma abordagem modular para construir regras flexíveis. A “quantidade de usuários” recebe destaque devido ao consenso sobre sua relação com poder econômico. A participação aberta, com 1.336 contribuições, revelou debates sobre a possível atribuição da regulação das plataformas à Anatel, com opiniões divergentes.

Vivo faz campanha de Natal com ofertas para diversos produtos; veja

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A Vivo lançou uma campanha de fim de ano com ofertas e benefícios válidos no período de 12 a 26 de dezembro. As condições especiais estão disponíveis em mais de 1.800 lojas físicas, app Vivo e e-commerce. A empresa está oferecendo frete gratuito para entregas em todo o país, permitindo parcelamento em até 18 vezes sem juros. Os clientes que utilizarem o cartão Vivo Itaú podem receber até 10% do valor de volta.

Natal Vivo

A rede 5G pode acelerar as mensagens e chamadas durante as festividades com smartphones a partir de R$ 999, como o Samsung Galaxy A14 5G, que possui 128GB de armazenamento. O Samsung Galaxy Z Flip5 5G, com 512GB, está disponível por R$ 4.999 e pode ser parcelado em até 18 vezes de R$ 500. A Vivo também apresenta opções da Motorola, como o moto g84 5G, com 256GB de armazenamento por R$ 1.499, e o motorola edge 40 5G, por R$ 2.299, equipado com câmeras de 50MP e 32MP, além do carregador TurboPower™ de 68W, proporcionando 12 horas de autonomia em 10 minutos de carga.

Ofertas de Natal 2023 da Vivo

Com um amplo conjunto de produtos tecnológicos, a Vivo apresneta grande variedade de ofertas de Natal que estão disponíveis para todos, independentemente de terem um contrato de serviços com a empresa.

As ofertas de Natal incluem a Caixa de Som JBL Flip 6 por R$ 649 e o fone Bluetooth Samsung Galaxy Buds FE por R$ 399. Além disso, a empresa destaca produtos relacionados à saúde, como o Massageador de Olhos Bluetooth Renpho por R$ 579, e dispositivos de monitoramento de saúde, qualidade do sono e atividades esportivas, a partir de R$ 1.789 com smartwatches da Polar ou a partir de R$ 1.599 com o Samsung Galaxy Watch6.

Para atender às necessidades de uma casa mais moderna, um novo computador para melhorar a produtividade nos estudos e trabalho, ou acessórios tecnológicos para aprimorar smartphones, os consumidores podem encontrar opções na Vivo. O pilar estratégico “Tem Tudo na Vivo” é aplicado tanto nas lojas físicas quanto na Loja Online, proporcionando aos consumidores a capacidade de atender a diversas demandas com preços acessíveis. Um exemplo é a Smart Luminária de Mesa Wi-Fi Positivo, capaz de transformar qualquer ambiente com até 16 milhões de cores.

Além disso, a operadora se antecipa e apresenta oferta especial para o Notebook Positivo Vision C14 4GB com 128GB de armazenamento interno (por R$ 1.119), equipado com barras de LED que proporcionam até 3 níveis de intensidade de iluminação para uso com webcam, graças à tecnologia Lumina Bar.

Já para os amantes de jogos, a Vivo possui um portfólio completo de acessórios gamers e de consoles, como o PlayStation®️5 + Marvel’s Spider-Man 2 ou PlayStation®️5 + EA Sports FC 24 em oferta por R$ 4.299. E no Natal da Vivo é possível garantir proteção, tecnologia e design refinado para seu smartphone com diversos produtos da Ovvi, marca de acessórios de tecnologia da Vivo, como alças, capas, carregadores portáteis, carregadores de parede duplo com 68 W, cabos. Os produtos Ovvi estão disponíveis nas lojas físicas da Vivo e também pela Loja Online, com frete gratuito.

A Vivo está celebrando a magia do Natal ao destacar uma campanha especial que combina a tradição dos biscoitos de gengibre com o ícone da marca. Desenvolvida pela agência VMLY&R, a campanha abrange diferentes meios, como TV aberta, Pay TV e plataformas digitais, além de incluir peças publicitárias externas (OOH) e comunicações nas lojas físicas.

Segundo a companhia, o objetivo é apresentar um amplo portfólio de ofertas especiais para a temporada festiva, enfatizando que essas ofertas estão disponíveis para todos, não apenas para os clientes da Vivo. Um dos filmes da campanha estará disponível a partir do dia 12.

Natal Turbinado – operadora promete internet mais rápida neste fim de ano

Além disso, a Vivo lançou a promoção “Natal Turbinado”, oferecendo bônus de internet para aqueles que recarregarem seus dispositivos por meio dos canais digitais. Entre os dias 20 e 25 de dezembro, recargas acima de R$ 25,00 feitas pelo aplicativo Vivo e Portal de Recarga ou acima de R$ 30,00 por meio de bancos garantirão automaticamente bônus de 4GB e 3GB, respectivamente. Os bônus têm validade de sete dias.

Para os amantes de entretenimento, o Vivo Play está promovendo uma oferta especial em filmes on demand do Warner Bros. Studio durante todo o mês de dezembro, permitindo que os usuários desfrutem de sucessos como Aquaman e Liga da Justiça por apenas R$ 4,90.

Como parte das celebrações natalinas, o programa de relacionamento da Vivo, o Vivo Valoriza, oferece benefícios exclusivos para clientes elegíveis. Esses benefícios podem ser resgatados e aproveitados em cerca de 30 parceiros até o final do mês. As ofertas incluem descontos de até 40% em produtos e serviços, como vinhos, artigos esportivos, produtos de autocuidado e beleza, gastronomia, entre outros. Para resgatar esses benefícios, os clientes podem acessar o aplicativo Vivo, entrar no ícone do programa Vivo Valoriza e aproveitar as vantagens oferecidas.

Anatel altera regra da Telefônica sobre a expansão do backhaul de fibra ótica

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Na terça-feira, 12 de dezembro, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou uma decisão unânime relacionada à Telefônica e suas obrigações em quatro municípios: Prado (BA), Guanhães (MG), Timbira (MA) e Aldeias Altas (MA).

Anatel Telefonica

O processo estava sob a responsabilidade do conselheiro Artur Coimbra, que seguiu o voto proferido anteriormente pelo conselheiro Vicente Aquino em 5 de agosto. Os demais conselheiros também seguiram a recomendação do relator.

Anteriormente, a Anatel havia transformado uma multa de R$ 16.578.076,10 imposta à Telefônica em uma obrigação de construir uma infraestrutura chamada backhaul de alta capacidade de fibra óptica. Essa obrigação incluía a manutenção dessa infraestrutura por no mínimo três anos, abrangendo os municípios de Prado (BA), Conceição da Barra (ES), Pancas (ES), Aldeias Altas (MA), Timbiras (MA) e Guanhães (MG), escolhidos pela própria empresa.

No entanto, a Anatel constatou que a Telefônica implementou o backhaul apenas nos municípios de Conceição da Barra e Pancas, ambos no Estado do Espírito Santo, utilizando cabos ópticos próprios. Já nos municípios de Prado (BA), Guanhães (MG), Timbira (MA) e Aldeias Altas (MA), a ativação do backhaul ocorreu por meio de acordos de troca (swap) com prestadoras de pequeno porte.

A Análise 55 revela que muitas regiões no Brasil ainda não têm infraestrutura de fibra óptica, sem previsão de atendimento. Isso destaca a necessidade de instalar essa infraestrutura em locais específicos, como os Municípios de Prado (BA), Guanhães (MG), Timbira (MA) e Aldeias Altas (MA).

A Telefônica tem 30 dias para indicar as áreas a serem atendidas e um ano para instalar a infraestrutura. O conselheiro Vicente Aquino destaca que essa sanção busca ampliar o acesso aos serviços de telecomunicações em áreas desassistidas no Brasil:

“este não é o primeiro caso em que uma empresa é apenada com a sanção de obrigação de fazer por esta Agência. De fato, essa opção sancionatória tem sido adotada tanto pela Área Técnica quanto por este Órgão Colegiado de modo crescente, com vistas a melhor atender ao interesse público e a ampliar o acesso aos serviços de telecomunicações nas áreas mais desassistidas em todo Brasil.”