26/04/2024

Crise? Telefónica planeja demissão de mais de 5 mil funcionários

Operadora de telecomunicações Telefónica está se organizando para uma demissão em massa que deve levar a um corte de mais de 5 mil empregados.

A Telefónica, empresa de telecomunicações que comanda a Vivo, está planejando reduzir sua força de trabalho na Espanha. A intenção é demitir aproximadamente 5.100 funcionários até 2026. Essa informação surgiu a partir de negociações em andamento entre a empresa e os sindicatos no país europeu, que estão discutindo o tamanho exato do corte de pessoal.

Demissão

Embora a multinacional não tenha emitido um comunicado oficial sobre as demissões planejadas, ela confirmou à agência Reuters que está buscando realizar um “ajuste trabalhista”. Os sindicatos também corroboraram a informação, confirmando que a empresa entrou em contato com eles para iniciar as conversas sobre a possibilidade de demissões em larga escala.

Atualmente, a Telefónica emprega cerca de 21 mil trabalhadores em seu país de origem, a Espanha. A nível global, a empresa tem mais de 103 mil funcionários e opera não apenas no Brasil e na Espanha, mas também na Alemanha, no Reino Unido e em vários países da América Latina.

O processo de redução de empregos planejado pelo grupo de telecomunicações é uma parte integrante da estratégia global anunciada no mês passado, que abrange o período de 2023 a 2026. A empresa delineou três pilares fundamentais para orientar suas ações nesse período: crescimento, lucratividade e sustentabilidade.

Além disso, o plano estratégico estabelece a redução dos investimentos nos próximos anos, com a expectativa de que as receitas avancem, em termos percentuais, principalmente por meio das operações voltadas para o setor corporativo, em comparação com as destinadas ao varejo.

Vale ressaltar que o mais recente processo de corte de empregos pela Telefónica ocorreu no final de 2021, resultando na demissão de aproximadamente 2.700 funcionários. Para lidar com as repercussões desse novo corte, a empresa planeja reunir-se com os representantes sindicais na próxima semana, visando negociar tanto os benefícios quanto a magnitude das reduções previstas.

Na Europa, diversas empresas do setor de telecomunicações têm divulgado planos de demissões em larga escala para os próximos anos. Um exemplo é a Nokia, que pretende reduzir sua equipe em 14 mil colaboradores até o ano de 2026.

No mesmo sentido, a operadora britânica BT anunciou no primeiro semestre deste ano sua intenção de cortar até 55 mil empregos ao longo de um período de cinco a sete anos. Essas medidas refletem as mudanças e desafios enfrentados pelo setor, possivelmente impulsionadas por transformações tecnológicas, reestruturações organizacionais ou outras dinâmicas do mercado de telecomunicações na região.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários