13/03/2024

Mapa Interativo mostra toda a rede de cabos submarinos pelo mundo

Site mostra toda a rede de cabos submarinos responsáveis por sustentar a estrutura mundial de internet.

A vasta rede de cabos submarinos existente atualmente é a responsável por ligar todos os principais centros de informação do mundo. O equipamento é a espinha dorsal da internet, que só sustenta graças a estrutura.

No site Submarine Cable Map, é possível visualizar toda essa rede, espalhada por todos os continentes. Visualizar o mapa mundial de cabos submarinos pode te ajudar a entender como os sites, vídeos e dados que você acessa do computador, conseguem chegar até você.

Na página inicial do site, é possível ver um mapa-mundi acinzentado com o trajeto dos cabos submarinos ilustrados por linhas coloridas. Os cabos se conectam a pequenos pontos, que representam as estações terrestres que recebem esses cabos e os distribui pela infraestrutura de rede local.  Clicando nos pontos é possível saber exatamente a cidade onde as estações terrestres se localizam e quais são os cabos submarinos ligados a ela, e ainda saber a quais empresas eles pertencem.

O usuário ainda pode clicar em um dos cabos, para destacá-lo no mapa e poder ter uma noção mais real do caminho feito por ele, conferindo informações como o comprimento total do cabo, quais são as estações terrestres  por onde ele passa, a data em que ele começou a operar e a empresa responsável por ele.

Nesta semana, a Angola Cables começou a instalar o cabo submarino de fibra óptica que vai ligar o Brasil à Angola, sendo o primeiro a ligar diretamente o nosso país ao continente africano.

Recentemente, o cabo submarino Seabras-1 teve a instalação finalizada e liga Praia Grande (SP) a cidade de Nova York, nos EUA, com ramais nas cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro, no Brasil; Las Toninas, na Argentina; e Saint Croix, no Mar do Caribe.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários