14/12/2025
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Prédio histórico da Oi no Rio Grande do Sul passa por reforma

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A previsão é que a reforma seja finalizada em dois anos.



A sede da Oi no Rio Grande do Sul, estado em que a operadora tem 4 milhões de clientes, está em reforma, a previsão é que o processo seja terminado em dois anos. O prédio abriga 350 funcionários da operadora e completará 52 anos em março de 2019.

O que não falta é história para esse edifício localizado no centro da cidade de Porto Alegre. Desenvolvido em 1964 pelos arquitetos Emil Bered, Roberto Félix Veronese e Luís Fernando Corona, ele foi sede da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT).


Fundada em 1962, durante o governo de Leonel Brizola, a CRT foi a primeira operadora de telefonia fixa e móvel do Rio Grande do Sul, e a primeira a ser privatizada no Brasil, em 1998 – o controle passou para as mãos da Telefônica. O processo de privatização no Rio Grande do Sul foi comandado pelo então governador Antônio Britto (ex-funcionário da RBS e da Rede Globo). 



VIU ISSO?


Em 2000 a Telefônica passou a CRT para frente, para a Brasil Telecom, por US$ 800 milhões, e em 2008 a Oi adquiriu a Brasil Telecom. 
Além da reforma do prédio a Oi informou que nos últimos quatro anos foram investidos 1 bilhão de reais no Rio Grande do Sul. De janeiro a setembro deste ano a operadora já investiu R$ 201,7 milhões no estado.

Anatel: telefonia fixa registra queda de 4,89% em 12 meses

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São Paulo é o estado com mais linhas fixas ativas no Brasil.




De acordo com a Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações)
em outubro o Brasil registrou 38.716.536 linhas fixas, queda
de 0,59% (229.700 linhas) em relação ao mês anterior. Num intervalo de 12 meses
a queda foi de 4,89%, redução de 1.990.488 linhas.

“Em outubro de 2018, as concessionárias da telefonia fixa
registraram 22.067.287 linhas fixas e autorizadas registraram 16.649.249
linhas. Em comparação a setembro desse ano, as concessionárias apresentaram uma
redução de 163.999 linhas fixas (-0,74%) enquanto as autorizadas apresentaram
diminuição de 65.701 linhas (-0,39%). Em 12 meses, as concessionárias
registraram redução de 1.696.230 linhas fixas (-7,14%) e as autorizadas
perderam 294.258 linhas (-1,74%)”
, explica a Anatel em comunicado.


Claro: líder das autorizadas
A Claro, que recentemente ultrapassou a TIM no mercado pré-pago, é a autorizada líder no mercado de telefonia fixa. Em outubro de 2018 a companhia registrou 10.502.066 linhas fixas – 63,08% do mercado. O ranking é completado da seguinte forma:
  • Vivo – 4.390.355 (26,37%)
  • TIM – 847.158 (5,09%)
Oi: líder das concessionárias

Em relação às concessionárias, a Oi possui o maior volume de
linhas fixas, 12.472.181 linhas (56,52%). As demais posições são ocupadas pelas seguintes empresas:
  • Vivo – 8.686.204 linhas (39,36%)
  • Algar Telecom – 749.801 linhas (3,40%)


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São Paulo é o estado com mais linhas ativas
O estado de São Paulo apresentou a maior quantidade de
linhas fixas em outubro, tanto entre autorizadas quanto concessionárias. Entre
as autorizadas o estado registrou 5.592.876 linhas fixas (33,59%), seguido pelo
Rio de Janeiro, 1.991.770 (11,96%), e Paraná, com 1.560.305 (9,37%).


Entre as concessionárias, São Paulo registrou 8.865.044
linhas fixas (40,17%), seguido pelo Rio de Janeiro 2.483.275 linhas (11,25%), e
Minas Gerais, 2.343.794 linhas (10,62%).

Rede da TIM fica 5 horas fora do ar no Paraná

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Falha na rede da operadora deixou clientes sem conseguir fazer e receber ligações e acessar rede móvel.


Uma falha na rede da TIM deixou os clientes da operadora cinco horas sem conseguir fazer ou receber ligações no Paraná, durante o último domingo (25). Os serviços foram normalizados por volta das 20h30, conforme o jornal Gazeta do Povo.


No Twitter, usuários de várias regiões do estado paranaense começaram a relatar problemas com a operadora por volta das 15h.

Entre as reclamações, estavam a impossibilidade de realizar e receber chamadas, bem como usar a internet móvel. 

VIU ISSO?



Segundo a operadora, o serviço de dados foi restabelecido no fim da tarde, mas os serviços de voz permaneceram indisponíveis por mais algumas horas.


“A TIM pede desculpas aos seus clientes do Paraná e que foram impactados, na tarde deste domingo (25), por uma falha de rede que resultou na intermitência dos serviços de voz e dados. A operadora já restabeleceu o funcionamento dos serviços”, disse a operadora em nota à imprensa. 

No estado, clientes de cerca de 125 cidades contam com o VoLTE (Voice over LTE) da TIM, que são as ligações pela sua rede 4G.

Mercado Pago dá R$ 15 de desconto em recargas no app

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Veja as condições para conseguir o benefício.

O aplicativo Mercado Pago, do site de vendas Mercado Livre, está dando R$ 15 de desconto para os consumidores que realizarem uma recarga de R$ 20 ou mais pelo app.

A oferta é válida até a próxima terça-feira (27) e apenas para os clientes pré-pagos da operadora TIM.
Para testar o benefício, é preciso baixar e entrar diretamente no app Mercado Pago, selecionar a operadora e o valor desejado e, na página de confirmação de pagamento, o desconto já será aplicado. 
 
O Minha Operadora testou e comprovou a oferta:
 
No entanto, usuários relataram que os descontos não estão sendo gerados para alguns DDDs

A assessoria do site informou que “hoje, especificamente, estamos trabalhando com uma base restrita de usuários.” No entanto, não informou para quais usuários a oferta está valendo. Cabe ao consumidor testar para ver se consegue o desconto.

O Mercado Pago também informou que, em breve, terá novas promoções. Ficaremos de olho! 

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Black Friday

A Black Friday ocorreu oficialmente na última sexta-feira (23), mas algumas operadoras estenderam o prazo de adesão às promoções. 
 
Tanto a SKY quanto a NET irão seguir dando descontos em filmes de suas plataformas de vídeos sob demanda até a próxima quarta-feira (28).
 
A Oi continua com todas as suas promoções de Black Friday até o próximo domingo (2)
 
A operadora está ofertando 50GB por R$ 99,90, 12GB por menos de R$ 55 no Controle, Oi Total de 100GB de internet e 200 Mega de banda larga por R$ 254 e plano empresarial de 50GB pelo preço de 15GB.
 
Já a TIM estará vendendo o iPhone 6S por R$ 999 no pós-pago até a próxima sexta-feira (30) e a Vivo estará ofertando planos Smart Empresas com dobro de dados também até o dia 30.

Vivo é condenada a indenizar mulher que caiu em vala de manutenção

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Operadora foi condenada por danos morais e estéticos; processo ainda cabe recurso.



A Vivo foi condenada a indenizar, por danos morais e estéticos, uma mulher que caiu em vala de manutenção. A decisão foi emitida pela juíza Licia Ebuerneo Pena, do foro de Botucatu/SP. No entanto, a determinação não é final, já que o processo ainda cabe recurso. 


Consta nos autos que a empresa abriu uma vala em uma calçada para manutenção de rede de telefonia e vedou o local com uma tampa. Dias depois, a mulher passava pela via quando, ao pisar na tampa, caiu na vala.


A mulher teria sofrido um corte grande na perna esquerda, que gerou sangramento e foi preciso acionar o resgate.

Segundo os autos, ficou comprovada que a vala não foi fechada adequadamente pela operadora. 

Ao analisar o caso, a juíza verificou a responsabilidade da empresa, sendo necessária a reparação dos danos decorrentes do acidente.


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Segundo a magistrada, houve a violação aos direitos à vida, à saúde e à integridade física da vítima, “pois que submetida ao iminente risco decorrente da queda, certo que tal implicou a violação aos direitos da personalidade dela, haja vista que tais direitos são constitucionalmente protegidos”, conforme estabelece o artigo 5 da CF/88.

A juíza condenou, então, a Vivo a pagar R$ 15.000,00, a título de indenização por dano moral, e R$ 2.000,00, a título de dano estético. 

Conforme a sentença, a indenização tem função desestimuladora, ou seja, busca inibir a repetição da conduta de reparos mal feitos por parte da operadora. 

A magistrada isentou o município do dano já que o órgão não era responsável pelo reparo do local.

Recentemente, a Vivo foi condenada também a pagar uma indenização de R$ 200 mil por não informar aos consumidores de uma comunidade do Rio Grande do Sul sobre as deficiências no sinal de celular. 

Correios está com edital aberto para licitação de Call Center

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Contratação compreende a automação do atendimento, disponibilização de sistema e equipamentos, entre outros.


Os Correios estão com um pregão eletrônico aberto para licitar prestação de serviços de Contact Center para sua Central de Atendimentos. 


A licitação compreende a automação do atendimento, disponibilização deposições de atendimentos (PAs), sistema e equipamentos e os serviços de comunicação.


O pacote inclui também sistemas de qualidade do atendimento, de segurança e repasse de conhecimento, bem como a total implantação e funcionamento do call center. 

As propostas devem ser entregues até o dia 17 de dezembro, quando será aberto o pregão eletrônico.


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Na próxima terça-feira (27), a operadora móvel virtual (MVNO) dos Correios, a Correios Celular será lançada oficialmente no estado do Tocantins, em cerimônia programada para às 14h, no auditório da Justiça Federal, em Palmas.

A Correios Celular é executada em parceria com a EUTV, prestadora de Serviço Móvel Pessoal (SMP), autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e utiliza a rede da TIM para funcionar.

A promoção de Black Friday da operadora continua valendo. Os clientes que fizerem recarga de R$ 60, R$ 90, R$ 120 e R$ 180, ganham o dobro do valor recarregadoA promoção é válida até a próxima sexta-feira (30).

Smartphone é o produto mais reclamado na Black Friday

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Principais motivos de queixa são propaganda enganosa e maquiagem de preço.


Os produtos mais reclamados na Black Friday deste ano foram smartphones e celulares, com 11,6% do total de 5.607 reclamações registradas junto ao Reclame AQUI. A seguir, ficaram TV (5,3%), passagem aérea (4,7%), tênis (3,6%) e cartão de crédito (2,9%).


O site recolheu as queixas entre às 11h da última quarta-feira (21) e as 23h59 da última sexta-feira (23), dia oficial da Black Friday.


Apesar dos smartphones e celulares estarem no topo dos produtos mais reclamados, nenhuma operadora apareceu no ranking das empresas que mais receberam queixas. 

A líder desse ranking é a loja online Americana.com, seguida pela loja online das Casas Bahia e pela Netshoes. 

Durante todo o monitoramento do Reclame AQUI no evento, propaganda enganosa e maquiagem de preço permaneceram na liderança dos principais motivos de queixas (14,2%), assim como nos últimos anos. 

Na sequência do pódio ficaram empatadas divergência de valores e problemas na finalização da compra, com 7,6%. 

Em seguida, atraso na entrega aparece com 3,9% das queixas. Isto porque, com a antecipação de ofertas oferecidas pelas marcas, o brasileiro começou a fazer as compras de Black Friday já no início de novembro. A última colocação ficou com estorno do valor pago (3%).


VIU ISSO?



As operadoras estão entre as empresas que anteciparam as ofertas. A primeira a divulgar uma promoção foi a TIM, seguida pela Oi


Em uma enquete realizada pelo Reclame AQUI uma semana antes da Black Friday com 7,9 mil usuários do site foi possível observar que 69,7% dos consumidores já haviam percebido que as empresas anteciparam suas promoções.

Desses, quase 30% já pretendiam comprar antes mesmo da data oficial da Black Friday.

Os problemas de infraestrutura tecnológica foram superados, mas os grandes descontos esperados numa Black  Friday e cumprimento com prazos ainda deixam a desejar. 

“Nos últimos anos, o perfil de reclamação mudou. Agora, ao invés de problemas técnicos, o consumidor reclama de propaganda enganosa e maquiagem de preço”, analisou o diretor de operações do Reclame AQUI, Felipe Paniago.

Em 2018, o Reclame AQUI monitorou a Black Friday por mais tempo do que anos anteriores. No entanto, se comparado com os mesmos períodos das outras edições, houve um aumento de cerca de 20% no número de queixas, com 4.208 reclamações, contra 3,5 mil em 2017 e 2,9 mil em 2016.

NET é uma das patrocinadoras da Superliga de League of Legends

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Evento está em sua segunda edição e distribuirá R$ 100 mil em premiação.



A NET anunciou uma parceria com a ESL, empresa que organiza competições de eSports ao redor do mundo, para se tornar uma patrocinadora da segunda edição da Superliga de League of Legends, evento criado pela ABCDE (Associação Brasileira de Clubes de eSports).

Na edição deste ano, que teve sua terceira rodada iniciada ontem (23), mais de R$ 100 mil em prêmios serão distribuídos. Além da  INTZ, equipe que venceu a primeira edição a competição conta com mais 11 equipes: CNB, paiN Gaming, Redemption, Keyd, Operation Kino, IDM Gaming, Team oNe, Santos, Falkol, Bulldozer, e a atual vice-campeã Pro Gaming.


“A NET oferece a melhor experiência de conectividade através de sua ultra banda larga e ainda conta com soluções que potencializam a performance da conexão para atender as necessidades dos gamers. Dessa forma apoiamos o crescimento dos eSports ao lado de jogadores amadores e profissionais”, comenta Marco Dyodi, diretor de Marketing da NET.
A negociação da parceria entre a NET e a ESL foi feita pela TracyLocke, agência que está cuidando de toda estratégia da operadora com o mercado de eSports no país.

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Confira o cronograma de partidas programadas para esse fim de semana.

Sábado (24/11)13h – Vivo Keyd x Bulldozer
16h – Team oNe x Operation Kino

Domingo (25/11)13h – Redemption x INTZ
16h – IDM Gaming x paiN Gaming

As partidas são realizadas na Arena Badboy Leeroy, em São Paulo. A grande final será no dia 23 de dezembro. 

Versão mais top do Galaxy S10 terá 5G e 6 câmeras, diz jornal

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Versão do Galaxy S10 conhecida como “Beyond X”, deve ser o primeiro smartphone da Samsung compatível com 5G.



Conforme explicamos aqui a Samsung é uma fortes candidatas a entregar a melhor opção de smartphone com 5G nessa reta inicial de lançamento com suporte a tecnologia, uma disputa que será bem acirrada com a Huawei, segunda maior fabricante de smartphones no mundo. O carro-chefe da gigante sul-coreana para o início de 2019 seria uma versão do Galaxy S10 com 5G e impressionantes 6 câmeras!

De acordo com fontes do Wall Street Journal, a Samsung estaria preparando 4 versões do Galaxy S10. 


A mais premium, conhecida até então como Beyond X, seria um modelo com tela de 6,7 polegadas, leitor de digitais sob a tela, compatibilidade com redes 5G, e um total de 6 câmeras, duas na parte frontal e quatro na parte traseira. Caso se confirme esse produto ele teria a mesma quantidade de câmeras na parte traseira do Galaxy A9 (2018), porém com o diferencial de ter dois sensores na frontal, além de mais qualidade, é claro.

A experiência como um todo desse tal Galaxy S10 versão ultra especial seria de cair o queixo, já que a expectativa é que o material da parte traseira seja cerâmica, o que iria garantir uma alta durabilidade ao aparelho.
Outra novidade é que a Samsung também poderia incorporar a função de carregamento sem fio reverso na lina Galaxy S10. Com essa possibilidade o aparelho poderia compartilhar sua bateria com outros gadgets, como smartphones e fones wireless.

A expectativa é que a linha Galaxy S10, composta inicialmente por três modelos, seja anunciada em fevereiro de 2019, enquanto essa quarta versão, a Beyond X, apareça alguns meses depois, sendo colocado no mercado juntamente com as redes 5G que muitas operadoras ao redor do mundo irão lançar no ano que vem. 

Média de velocidade da rede 4G no Brasil é maior que a do WiFi

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Dado foi levantado pelo Opensignal que comparou as redes móveis com o WiFi de cerca de 80 países.


Parece difícil acreditar, mas a média de velocidade do 4G no Brasil consegue ser maior que a média de velocidade do WiFi, segundo um estudo da consultoria Opensignal.


Quando se inclui, no entanto, a média de todas as redes juntas (2G, 3G e 4G), os acessos são mais lentos que os da rede fixa. 


Existem diversas razões pelas quais no Brasil a experiência do 4G é mais rápida, entre elas a facilidade. É mais barato para o consumidor pagar por uma conexão móvel do que por uma internet fixa. 

Outro motivo, segundo o Opensignal, é que para as operadoras também é mais barato lançar celulares mais rápidos e melhorar backhaul site da célula do que é para executar fibra a cada premissa para permitir acesso à Internet Wi-Fi mais rápido. 

Colocar novas fibras geralmente requer planejamento especial, permissão e uma quantidade significativa de trabalho para colocá-las em dutos ou postes existentes. Isso quando não requer uma nova escavação. 

A banda larga também tem sido uma prioridade menor para as operadoras, que têm investido fortemente em levar acesso móvel cada vez mais rápido às cidades. Um exemplo é o 4,5G.


Uma prova disso é que a velocidade média de download de celular no Brasil aumentou em 26,8% em relação à 2017,  conforme último relatório do Speedtest.

A Opensignal afirma, ainda, que os fabricantes de smartphones têm preferido focar o desenvolvimento dos modems para redes móveis, em detrimento dos modems WiFi. 

O resultado são smartphones capazes de se conectar com maior velocidade nas redes celulares do que nas fixas. 

Resultados Globais


Em 33 dos 80 países analisados, um percentual de 41% dos países, os usuários de smartphones experimentam velocidades médias de download mais rápidas


Levando-se em consideração apenas a rede LTE (4G) e descantando as redes 2G e 3G, o percentual de países que oferecem aos usuários de smartphones velocidades de download mais rápidas no celular do que no WiFi aumenta para 63%.  


VIU ISSO?



A quantidade de países onde os dispositivos móveis são mais rápidos variam muito em relação aos países mais ricos como a Austrália, onde o benefício de usar o celular foi maior


Na Austrália, os usuários de smartphones experimentaram velocidades médias de download 13 Mbps mais rápido no celular de Wi-Fi.

Na França, o celular é +2,5 Mbps mais rápido do que o WiFi. No Catar esse número é de +11,8 Mbps. Já na Turquia as redes móveis são + 7,3 Mbps mais rápidas que as redes fixas. No México, +1,5 Mbps, e na África do Sul, +5,7 Mbps.

Em três geografias altamente desenvolvidas – Hong Kong, Cingapura e EUAa experiência móvel apresenta um desempenho significativamente inferior ao do WiFi. Assim, os usuários de smartphones contam com uma experiência móvel mais lenta de -38,6 Mbps, -34 Mbps e -25 Mbps respectivamente.

O tempo que os smartphones gastam conectados ao WiFi não tem correlação significativa com usuários que experimentam velocidades WiFi mais rápidas em relação àquelas em dispositivos móveis.

Isso acontece porque smartphones se conectarão automaticamente a redes Wi-Fi conhecidas sem incluir velocidade como um fator em sua decisão.

Em se tratando do 3G, apenas sete países viram uma experiência mais rápida. Mas mesmo nesses países, a vantagem de velocidade de uma experiência móvel 3G foi modesta. A melhor situação foi a do Líbano, com um aumento de 3Mbps.

O 5G irá acelerar a vantagem da tecnologia móvel por causa do ritmo de inovação móvel e da dependência de experiências de rede Wi-Fi na qualidade de implementações de banda larga de rede fixa que são lentas e caras para atualizar com fibra para a premissa (FTTP).

Operadoras móveis e fabricantes de smartphones devem reavaliar suas estratégias de WiFi, especialmente em torno de descarga móvel, seleção de rede automática e cobertura interna, para garantir que eles não empurrem acidentalmente os smartphones dos consumidores para uma rede de WiFi com uma experiência pior do que a rede móvel.

A Opensignal identificou ainda que quanto maior o PIB de um país, maior a tendência de seus habitantes usarem mais o WiFi, ainda que a rede LTE seja mais rápida. O motivo seria a disponibilidade maior de infraestrutura fixa nos países mais ricos.

A consultoria coletou dados de 63,2 bilhões de interações móveis, entre 5 de agosto e 3 de novembro. As informações vieram de 7,7 milhões de aparelho que usam aplicativos Opensignal.