14/12/2025
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Anatel autoriza 110 provedores regionais a usarem espectro

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As autorizações são resultado de leilão de lotes das faixas de 1,8 GHz e 2,5 GHz realizado em 2015.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou quase 110 provedores regionais da maioria dos estados brasileiros a utilizar espectro para prestar serviço de acesso à internet, em caráter primário, pelo prazo de 15 anos, podendo ser prorrogada uma vez por igual período.


As autorizações foram publicadas na última sexta-feira (23) pelo órgão e irá render mais de R$ 26,3 milhões à agência. 


As autorizações são resultado de leilão de lotes das faixas de 1,8 GHz e 2,5 GHz realizado em 2015.  

Milhares de cidades do país de quase todos os estados foram contempladas. Veja aqui a relação das empresas e cidades contempladas.


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As pequenas operadoras já detêm 20% do mercado de banda larga

O Governo quer incentivar os pequenos provedores para conseguir expandir o serviço no Brasil, principalmente em localidades pequenas, onde as grandes operadoras não têm interesse.

Para isso, o Governo tem oferecido diversos incentivos aos provedores regionais. Em julho, Pernambuco e Piauí foram incluídos no convênio ICMS 19/18, celebrado com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que permite aos estados a reduzirem a base de cálculo do ICMS para provedores regionais, reduzindo seus custos. O primeiro convênio com o Confaz foi firmado pelo Ceará em abril.

Claro explica como tem reduzido o número de reclamações

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Reclamações em serviços da companhia têm caído entre 10% e 15% ao ano.






Reduzir o número de reclamações em seus serviços é um objetivo que a Claro, que completou 15 anos em setembro, vem perseguindo com afinco, e, de acordo com a Anatel, tem gerado um excelente resultado. O número de reclamações conta a companhia foi a menor nos últimos três meses nos canais de atendimento da agência reguladora. 

Das 46.585 queixas, o serviço que mais recebeu reclamações foi a telefonia móvel (21.171 queixas), seguido pela TV por assinatura (14.172 queixas), banda larga fixa (7.856 queixas) e telefonia fixa (2.846 queixas).


As reclamações em serviços da Claro vêm caindo entre 10% e 15% ao ano. 

Transparência e a tecnologia como aliada

Em entrevista ao Teletime, Celso Tonet, diretor de atendimento da Claro Brasil, diz que o grande objetivo é não ter reclamações, e que essa meta passa por todos os serviços. 

A estratégia para cumprir o objetivo passa, na visão do executivo, pela transparência que a Claro adota em seus produtos, e também por aspectos relacionados à tecnologia, na parte do atendimento, por exemplo. “Desenvolvemos soluções, via robô, para auxiliar os operadores de call center”, explica Tonet.
Telefonia móvel e banda larga são exemplos de serviços que o executivo pontua como cases de sucesso. 

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O executivo diz que na telefonia móvel havia muitas localidades com falha cobertura. “Identificamos os problemas e direcionamos os investimentos  para expansão de rede, ao longo dos últimos três anos”.
No início deste mês a Claro ultrapassou a TIM, ocupando o posto de líder no pré-pago.
Na banda larga fixa o desempenho é o que manda.  “Apostamos no desenvolvimento de novos produtos e na parceria com fornecedores para melhoria do equipamento final na porta do cliente”.

Vivo adere à movimento que busca a igualdade racial nas empresas

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Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero atua para estimular a promoção da igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho.


Na semana em que se celebra nacionalmente a Consciência Negra, a Vivo anunciou seu compromisso com a Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero


Com a adesão ao movimento, a Vivo busca fortalecer suas iniciativas pela diversidade e refletir a pluralidade brasileira em seu quadro de colaboradores.


A Coalizão é fruto de uma parceria entre o Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e o Institute for Human Rights and Business (IHRB). 

“A adesão à Coalizão legitima nossa iniciativa e nos ajudará a ecoar o debate, a troca de experiência e estimulo à implementação de práticas empresariais, com o objetivo de avançarmos na equidade racial, com aumento de profissionais negros em todas as áreas da companhia, especialmente em cargos de gestão”, revela o Vice-Presidente de B2B da Vivo, Alex Salgado, sponsor do comitê pela Diversidade da Vivo no pilar Raça. 

O Dia da Consciência Negra foi celebrado na última segunda-feira (20), data da morte do Zumbi dos Palmares, principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial.

A Coalizão Empresarial atua para estimular a promoção da diversidade e da equidade racial e de gênero no mercado de trabalho, especialmente para reverter o cenário atual de sub-representação em cargos de liderança. 

Aproximadamente 22% do quadro de colaboradores da Vivo é composto por pessoas da raça negra.

O movimento busca engajar, mobilizar e articular empresas, poder público e sociedade civil para juntos promoverem políticas, práticas e ações mais inclusivas com foco em gênero e raça. 

As empresas que integram a coalizão também compartilham e disseminam boas práticas e inovações na promoção e gestão da equidade de gênero e raça.

Para avançar em suas práticas pela Diversidade, a Vivo revisitou suas políticas de recrutamento e evolui gradativamente na contratação e promoção de pessoas negras. 


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A empresa treina suas lideranças para identificar e combater “Vieses Inconscientes”, com o objetivo de valorizar a diversidade nos momentos de contratação, promoção e reconhecimento. 

Atualmente conta com a parceria da EmpregaAfro – agência de recrutamento e seleção, para auxílio no processo seletivo de várias posições dentro da companhia, com um olhar sensível à inclusão racial. 

Além de um subcomitê de Raça, a empresa mantém um grupo de afinidade, o Vivo Afro, no qual os participantes contribuem com ideias e sugestões para evolução representatividade racial.

Política global


A iniciativa da Vivo, marca da Telefônica no Brasil, adere à Política Global de Diversidade e Inclusão da empresa, que trabalha a sensibilização dos gestores, mudanças no processo de recrutamento e seleção, entre outras medidas. 

Em 2016, a empresa tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU do +Mulher 360

Em apenas dois anos, avançou de 15% para 18% o número de mulheres em cargos de liderança e trabalha para garantir avanços progressivos em todos os níveis hierárquicos. A meta é atingir 30% de executivas até 2020.

Neste ano, a operadora lançou no Brasil seu Manifesto pela Diversidade, em que define seu compromisso com o tema. 

Em junho deste ano, tornou-se a primeira empresa do setor de telecomunicações a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e a aderir aos Padrões de Conduta para Empresas – enfrentando a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo, parte do movimento Livres & Iguais, da ONU. 

No mês de setembro, anunciou sua adesão ao Pacto pela Inclusão, movimento liderado pela Rede Empresarial de Inclusão Social, referência na promoção e empregabilidade de colaboradores PCDs.

Programa WiFi Livre SP irá ganhar novos pontos na cidade

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Expansão propõe 300 pontos de internet gratuita pela cidade.



O programa WiFi Livre SP, que tem como objetivo oferecer internet gratuita à População de São Paulo, será ampliado. A Secretaria Municipal de de Inovação e Tecnologia lançou um edital para que novas empresas possam entrar no processo de credenciamento.
A expansão do programa WiFi Livre SP propõe 300 pontos de conexão obrigatórios, contemplando centros culturais e bibliotecas, centros desportivos e pontos turísticos. E detalha, ainda, outras 319 localidades complementares e opcionais, vinculadas a esta primeira rede.


Atualmente o serviço é ofertado em 120 pontos, divididos entre praças e parques. Hoje nós gastamos R$ 12 milhões ao ano para manter os pontos atuais e vamos deixar de gastar este valor e com esta ampliação vamos poder atender, em especial, a população de maior vulnerabilidade que não tem recursos hoje para poder pagar um pacote de dados e que precisa utilizar a internet. A Prefeitura mais do que cumprindo a sua obrigação e acima de tudo, cumprindo aquilo que foi prometido com a população no seu plano de metas”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

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As empresas que participarem do processo de expansão do
Wi-Fi Livre SP terão o direito de explorar o modelo de negócios baseado na
publicidade digital.
“Estamos propondo um modelo de financiamento pelo setor privado que não onera os cofres públicos e assegura internet de qualidade para as regiões de maior vulnerabilidade social. Nossa meta é audaciosa e gostaríamos de atingir mais de 500 pontos gratuitos de Wi-Fi”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Correios Celular chega em mais um estado

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Cerimônia de lançamento do serviço acontecerá na próxima terça-feira (27).


A Correios Celular irá chegar a mais um estado da região Norte. O serviço será lançado na próxima terça-feira (27) no Tocantins.


Um evento de lançamento está programado para às 14h, no auditório da Justiça Federal, em Palmas. 


Estarão presentes para oficializar o lançamento o superintendente executivo da vice-presidência comercial, Rogério Vianna Moreira dos Santos e o superintendente estadual, José Luiz da Cunha Filho.

Conforme a empresa, a proposta da operadora móvel virtual (MVNO) é atender os clientes que buscam serviços simples, práticos e prestados com transparência.

O Correios Celular é executado em parceria com a EUTV, prestadora de Serviço Móvel Pessoal (SMP), autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e utiliza a rede da TIM para funcionar. 

Até o final de agosto, a operadora havia vendido 200 mil chips amarelinhos. A meta da companhia é comercializar seu serviço em todo o Brasil até o final de 2018. 


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Planos


A Correios Celular oferece cinco planos pré-pagos para os clientes. O plano mais novo e mais barato é o Alô 20, que foi lançado em setembro deste ano. Nele, o cliente paga R$ 20 e tem 500 MB de franquia de internet e 30 minutos de ligações.

No Alô 30, o cliente paga R$ 30 mensais e tem 100 minutos de chamadas para qualquer número fixo ou celular de todo o Brasil, além de 1 GB de internet. 

No Alô 40, são 200 minutos e 3 GB de internet; no Alô 60 são 300 minutos mais 5 GB e, no Alô 90, 400 minutos e 8 GB de internet.

A operadora também entrou em clima de Black Friday e está ofertando o dobro do valor da recarga para os clientes que recarregarem de R$ 60 para cima. 

Vendas da TIM crescem 80% na Black Friday

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Operadora promoveu uma grande mobilização que reuniu funcionários de diversos setores da companhia.



A TIM começou a divulgar os reflexo das suas ações de Black Fliday, em especial uma mobilização que envolveu 400 funcionários. A operadora registrou 80% de crescimento nas vendas – dados parciais revelado nesta tarde.

A principal ação que a TIM promoveu na edição deste ano da Black Friday foi uma mobilização chamada “Meu dia no ponto de venda, que envolveu 400 funcionários do Trade, Suporte a Vendas e Desenvolvimento de Canais que atuam no “Sales Consumer” para as lojas e pontos de venda (PDV) de todo o Brasil, para se juntarem aos mais de 10 mil vendedores e promotores.

A operadora explica que todos os participantes da ação receberam um treinamento prévio e, ao longo da Black Friday, identificaram as melhores práticas para serem compartilhadas com toda a equipe. Os profissionais, ao final do dia, responderão a uma pesquisa para contar suas percepções. Esse material servirá de insumo para a melhoria contínua.


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“Diretores, gerentes e consultores tiveram um dia como vendedores para se aproximar ainda mais do cliente, entender sua necessidade e o seu perfil, apresentar soluções, tirar dúvidas e fazer com que tenha a melhor experiência no ponto de venda. Além disso, fazemos um movimento de colaboração com os colegas em um dia de lojas muito cheias. Esse é o foco da TIM, nessa nova gestão, que preza o melhor atendimento ao cliente”, explica o diretor comercial da TIM, João Stricker.

Sky patrocina show de Zeca Baleiro em São Paulo

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Cantor apresentará novas canções que estarão em seu próximo álbum.



Hoje (23), a partir das 22h o Credicard Hall, em São Paulo, recebe da nova turnê do Zeca Baleiro, “Amor no Caos”. No show, que tem patrocínio da Sky, será possível conferir novas cancões do reportório do cantor maranhense.

A Sky fará uma ação especial no local do espetáculo. O público poderá interagir com frases da obra do cantor em um estúdio com cartazes do tipo “lambe-lambe”.

A frase icônica de Proibida pra Mim: “Se não eu quem vai fazer você feliz?” é uma das escolhidas para a inventiva interação que os fãs vão encontrar no foyer do Credicard Hall. 

Lá será montado um muro cenográfico com diversos cartazes de “lambe-lambe”, cada um deles com uma frase do repertório de Baleiro, intercalado com os que fazem menção a SKY. Tudo bem colorido e divertido com a decoração de um banco de praça e um poste, típicos das cidades do interior, para dar um clima de interior.
O público terá à sua disposição um fotógrafo e estrutura para impressão de fotos na hora, que serão colocadas em um varal cenográfico ao lado do backdrop que traz o muro com os cartazes. As fotos poderão ser retiradas ao final do show.
No espaço, os fãs ainda poderão criar seu “lambe-lambe” virtual por meio de um aplicativo que permite a criação de pôsteres. A mecânica da brincadeira se inicia com o conjunto de trechos das músicas de Zeca Baleiro, a pessoa escolhe uma delas com a possibilidade de quatro diferentes formatos. A partir disto, é possível escolher diferentes ícones para decorar. Ao final, o “lambe-lambe” personalizado é enviado para o Whatsapp ou e-mail da pessoa. Todas as ativações Sky ficarão no foyer do Credicard Hall e são gratuitas para o público.
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Após o show em São Paulo, a turnê do Zeca Baleiro passa pelo Rio de Janeiro (30/11 no Km de Vantagens Hall) e Belo Horizonte (01/12 – no Km de Vantagens Hall). Logo em seguida o cantor entra em estúdio para gravar o seu próximo álbum, que terá o mesmo nome da turnê e será lançado no início de 2019.
Dentre as canções inéditas do álbum, há composições com Chico César, Paulinho Moska, Frejat (Te Amei Ali) e o uruguaio Dany Lopes (Por Minha Rua) – as duas músicas já lançadas nas plataformas digitais. Junto com as novas, o cantor promete apresentar sucessos como Proibida para Mim (regravação do Charlie Brown Jr), Telegrama, entre outras.
Serviço:
  • Local: Credicard Hall
  • Data: 23 de novembro de 2018
  • Horário: 22h
  • Ativações SKY: Das 20h30 às 22h

Primeira videochamada 5G entre dois países foi realizada

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O processo envolveu a colaboração entre Telefônica e Huawei.






Ontem noticiamos sobre a primeira transmissão ao vivo utilizando o 5G, e agora vamos falar sobre a primeira videochamada entre dois países, utilizando a quinta geração da conexão móvel que a partir do ano que vem terá um crescimento exponencial no número de redes comerciais ao redor do mundo.

Esse teste da primeira chamada de vídeo internacional com 5G foi possível graças a uma parceria entre a operadora Telefônica e a Huawei. A chamada envolveu duas cidades de países diferentes, Londres (Inglaterra), mesmo local em que a primeira transmissão ao vivo com 5G foi realizada, e Málaga (Espanha).

A operação envolveu dois pontos de conexão, um na ExCel Center, em Londres, e a central da Telefônica em Guadalhorce, em Málaga – alias esse é o primeiro ponto de conexão 5G ativado na região.

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A chamada de vídeo foi otimizada, o que resultou numa velocidade de até 10 gigabytes por segundo, mais de 10 a velocidade quando comparado com o 4G.
Os equipamentos de rede para a operação foram cedidos pela Huawei, que recentemente também anunciou algumas de suas novidades para o mercado 5G. Nas estações de transmissão foram utilizadas antenas equipadas com a tecnologia Massive-MIMO 64T64R, um 5G NSA Core, com infraestrutura virtualizada, roteador wireless. A chamada de vídeo também foi feita com smartphones da Huawei, o Mate 20.
José Carlos Fernandez, diretor de conta da Huawei na Espanha, disse que a transmissão foi feita em equipamentos comerciais 5G baseado nos padrões da 3GPP. “Temos o prazer de colaborar com a Telefônica em Málaga, no âmbito do programa 5G Technology Cities, e, consequentemente, contribuir para a transformação da economia digital na Espanha”, disse o executivo em nota.


TIM realiza troca gratuita de chip 3G para 4G em novas cidades

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13 novas cidades de São Paulo podem fazer a troca gratuita do chip até o fim do mês.






TIM continua na sua operação de troca gratuita de chip 3G para 4G. A iniciativa passa agora por 13 novas cidades de São Paulo, estado em que a operadora conta com 15 milhões de clientes, de acordo com a Teleco. 

Os clientes das seguintes cidades podem fazer a troca: Araçatuba, Bragança Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Tatuí, Jales, Ourinhos, Marília, Araras, Lins, Botucatu, Ituverava, Ourinhos e Guararapes.  A troca gratuita pode ser realizada até o fim deste mês.

Cerca de 60 mil pessoas que moram nessas cidades que passam agora a participar da troca gratuita de chips ainda utilizam o 3G, mesmo tendo um aparelho compatível com o 4G. Em Araçatuba, por exemplo, 16% dos 38 mil clientes da cidade utilizam o 3G. 


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A TIM já começou a notificar os clientes das cidades sobre a troca através de um SMS. 

 É um incentivo a mais para que os usuários troquem o chip e naveguem mais rápido com a rede 4G dentro do atual plano de dados, sem pagar a mais por isso”, declarou Gustavo Serra, gerente de Trade de Marketing da TIM São Paulo.

Lembrando que este anúncio chega um pouco depois da TIM confirmar que o 4G operando na faixa dos 700 MHz passou a funcionar em novas cidades de São Paulo. 

Black Friday: Moto Z3 Play por R$ 909 na Vivo

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O aparelho sai por esse valor em conjunto com o Plano Família 30 GB + 30 GB.






O Moto Z3 Play, em conjunto com o Plano Família 30 GB+ 30 GB está saindo por R$ 909,00 na Vivo. Em relação ao valor do plano, ele custa R$ 229,99 ao mês.


O Moto Z3 Play conta com uma AMOLED de 6 polegadas com resolução Full HD+ ( 2160 x 1080 pixels), processador octa-core Snapdragon 636, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno (expansível para até 2 TB via microSD).

A bateria é de 3.000 mAh. Na parte traseira são duas câmeras, uma de 12 MP com abertura f/1.7 e a outra de 5 MP. Na frontal a câmera é de 8 MP. O leitor de impressões digitais está posicionado na lateral.

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Plano Família 30 GB + 30 GB
O plano sugerido pela Vivo para que o aparelho saia por R$ 909,00 é o Família 30 GB + 30 GB, que custa R$ 229,99/mês. Com ele o cliente ganha SMS e ligações ilimitadas para qualquer operadora em todo o Brasil. São 30 GB de franquia de internet + 30 GB adicionais para uso exclusivo dos apps Youtube, Spotify, Netflix, Vivo Música, Vivo Play, NBA e TIDAL.

O plano também garante o uso, sem desconto da franquia principal de internet, dos apps Waze, Easy Taxi, Cabify e WhatstApp.
O plano disponibiliza o Combo Digital com conteúdos exclusivos para toda a família nos apps Vivo Cloud Sync, Vivo Família Online, Vivo Educa, Vivo PlayKids, Vivo BTFIT, NFL, NBA, Ubook e o Vivo Home Fix.