17/12/2025
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Telefónica, dona da Vivo, irá dividir rede 5G com Vodafone

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Acordo para a partilha da capacidade de rede foi firmado no Reino Unido.


A Telefónica, dona da Vivo, e a Vodafone anunciaram um acordo para partilhar rede 5G no Reino Unido. O acordo, não vinculativo, foi comunicado hoje (23) à CNMV.


As operadoras contam com um acordo para partilhar capacidade de rede desde 2012, e foi renovado em 2017.  A Vodafone tem sido responsável pelo desenvolvimento da rede móvel oeste do Reino Unido, enquanto a Telefónica controlada é responsável do leste. Da mesma forma, ambas as partes têm autonomia para implantações de rede na região de Londres.


Com o novo acordo as companhias dizem em comunicado que “Isso vai permitir que ambas Vodafone e O2 [operação britânica da Telefónica] implantem 5G mais rápido, oferecendo serviços 5G para mais consumidores em uma área geográfica maior, e fazendo isso com menor custo”.
Além do compartilhamento, a acordo prevê que cada operadora implemente, por conta própria e de forma independente, 2,5 mil sites em grandes cidades.

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As duas empresas esperam que os detalhes do acordo se concretizem em futuras conversações antes de assinar um acordo juridicamente vinculativo, algo que é esperado para este ano. 

“O potencial para melhorar a nossa partilha da rede de transmissão está focada em fornecer a melhor experiência do cliente 5G, enquanto nós utilizamos o espectro que adquirimos no último leilão”, declarou Mark Evans, CEO da Telefónica UK.

Luan Santana irá fazer show em comemoração ao TIM Pré TOP

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Show contará também com as participações de Fernanda Salgado e MC Kekel.

Luan Santana, oficializado como novo garoto propaganda da TIM no início do ano, realizará na sexta-feira (25), no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em São Paulo o show TIM Pré Top Apresenta: Luan Santana, show que promove a nova oferta Tim Pré-Top, lançada no fim do ano passado.
“A iniciativa tem como objetivo promover a nova oferta TIM Pré Top, que oferece navegação ilimitada no WhatsApp, Facebook, Twitter e Messenger, ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil e pacote de internet de 2GB para usar como quiser, válido por duas semanas”, explica a operadora.


A campanha da oferta, assinada pela WMcCann e pela CUBOCC, foi lançada no início deste ano, estrelada por Luan Santana, que, pela primeira vez, protagoniza um filme da operadora. 


“O cantor é muito ativo nas redes sociais, tem um carisma indiscutível e fala diretamente com os consumidores da TIM, o que ajuda a estreitar ainda mais o vínculo com os clientes. A ideia de realizar um show com o Luan Santana, aproveitando o lançamento da oferta, é aproximar ainda mais o consumidor da marca, além de reforçar a estratégia de marketing da operadora com a música”, destaca a TIM em nota.

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Além do Luan Santana o show também contará com participações de Fernanda Salgado e MC Kekel.

Os ingressos estão disponíveis no site da Ticket 360. Está disponível apenas a Pista (a partir de R$ 50,00 + Taxas), a Pista premium já está esgotado.
Serviço:
  • Data – 25/01/2019
  • Horário – Abertura da Casa: 20h
  • Início dos shows: 23h com Fernanda Salgado, 1h com Luan Santana e 3h com Mc Kekel.
  • Local – Centro de Tradições Nordestinas
  • Endereço: R. Jacofer, 615 – Limão, São Paulo – SP

Embratel avança na licitação do programa Pernambuco Conectado

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Embratel irá implantar rede que irá atender órgãos estaduais como secretarias, escolas, hospitais e delegacias.


A Embratel anunciou que está avançando para a implementação do projeto PE Conectado, que  visa o desenvolvimento de uma nova rede corporativa no Governo de Pernambuco para integrar serviços para atendimento a órgãos e entidades do Estado. A companhia está aguardando a homologação da proposta para iniciar as obras ainda neste trimestre. 

O projeto foi detalhado pela Embratel em mais de 32.000 páginas. A operadora cumpriu com todas as solicitações exigidas pelo Governo de Pernambuco.


Doze cidades do estado servirão de pontos regionais para implantação de infraestrutura. Entre elas, Goiana, Fernando de Noronha, Palmares, Caruaru, Toritama, Garanhuns, Arcoverde, Petrolândia, Serra Talhada, São José do Belmonte, Ouricuri e Petrolina.
O projeto prevê entrega dos seguintes itens:
  • Mais de 3.600 circuitos com sistema de segurança Embratel para acessos dedicados; 
  • 4.000 chips com tecnologia 4G para rede privada de telefonia móvel (LTE Privado);
  • 25.000 linhas de telefonia móvel;
  • Mais de 15.000 aparelhos de celular; 
  • Mais de 20.000 linhas de telemetria
  • Wi-Fi interno com 12.500 pontos de acessos para utilização interna em diversos órgãos do Governo; 
  • Wi-Fi externo com 2.950 pontos de acessos para uso em praças e locais públicos
  • 15.000 pontos para Comunicação Unificada; 
  • 29.263 ramais de telefonia fixa; 
  • 620 pontos de Contact Center com Infraestrutura de telefonia fixa; 
  • Distribuidor Automático de Chamadas (DAC); 
  • Gravação e Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Operação integrada para monitorar mais de 80.000 itens tecnológicos e serviços de segurança de rede.

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A rede irá atender órgãos estaduais como secretarias, escolas, hospitais e delegacias. Além da Embratel, a Claro e a Smart Networks, também estão envolvidas na licitação avaliada em R$ 1,2 bilhão.

Atento nomeia Carlos López-Abadía como CEO

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Executivo tem 30 anos de experiência na indústria de tecnologia e consultoria.


Carlos López-Abadía, que tem uma carreira de 30 anos na indústria de tecnologia e consultoria, foi nomeado como CEO da Atento S.Amultinacional de contact center, o executivo assume o posto que era ocupado por Alejandro Renyal, que ficou sete anos na companhia.

Até a sua nomeação como CEO da Atento, Carlos ocupou o cargo de Vice-Presidente e Gerente Geral da DXC Technology Consulting, sendo responsável pelos serviços de consultoria em transformação digital e alianças estratégicas na área de consultoria.

Anteriormente, Carlos também ocupou o cargo de vice-presidente de Serviços Globais da Misys, onde liderou a transformação de serviços e negócios de suporte de software e gerenciou uma rede global de prestação de serviços com base nos principais centros financeiros e locais offshore em todo o mundo. Outras experiências anteriores também incluem a posição de Diretor Administrativo da Accenture e posições de liderança no Level 3, McKinsey & Co e AT & T.

“É uma grande honra participar da Atento e de sua excepcional equipe de profissionais de grande talento e dedicação”, disse Carlos López-Abadía. 


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“A Atento tem um compromisso inigualável com a liderança do setor em soluções de experiência do cliente e terceirização de processos de negócios em seus mercados, gerando valor para seus clientes e partes interessadas. Este compromisso se estende à era digital e ao ambiente de negócios disruptivo em que as empresas desenvolvem suas atividades hoje. Estou muito contente por ter a oportunidade de liderar a equipe no que estou convencido de que será outro capítulo de sucesso para esta grande empresa “, completa o executivo.

NET pede que Anatel permita a imposição de limites na internet fixa

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Grupo Claro Brasil pede que Anatel aplique a polêmica franquia de dados na internet fixa até 2020.





A polêmica voltou. Um dos assuntos mais polêmicos dos últimos anos no Brasil, o pedido das teles para que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) libere a franquia de dados na internet fixa. Dessa vez o pedido partiu do Grupo Claro Brasil, que além da Claro, engloba NET e Embratel.


O objetivo da Claro e suas empresas associadas é que a franquia, que afunila o uso da web pelo tráfego que um determinado pacote pode oferecer, seja aplicado no Brasil até 2020. 


Lembrando que caso a franquia de dados seja aplicada na banda larga fixa o usuário teria uma experiência similar ao que acontece com a rede móvel, em que suas ações, como assistir vídeos ou fazer downloads, precisam estar no limite de dados que o pacote oferece, ao exceder o que foi pré-estipulado o usuário teria, por exemplo, uma redução drástica na velocidade. 

O Teletime explica que a Claro pediu que a Anatel analise as formas de comercialização da banda larga fixa para as prestadoras  “exercerem a liberdade nos modelos de negócio”. Isso se refere às franquias de consumo mensal.

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O grupo diz que a medida cautelar de 2016 da Anatel, em que impede a aplicação da franquia de dados resultou num limite para a liberdade nos modelos de negócio, além de estarem arcando com os ônus financeiros decorrentes da medida. 

A Anatel deixou esse assunto sobre a franquia de dados em stand-by, porém este ano a agência irá decidir se a franquia será ou não aplicada. Essa é uma das decisões mais importantes que o novo corpo diretivo da Anatel, presidido por Leonardo Euller de Morais, terá pela frente. 

Telefónica vai vender suas operações na América Central

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Dentre os potenciais compradores estão: América Móvil, Millicom e AT&T.



A Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, confirmou, através de um comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários, que está em processo de negociação para a venda de seus ativos na América Central. A decisão tomada pode resultar na venda parcial ou total dos ativos em países da região.


A Telefónica, presidida por José María Álvarez-Pallete, acrescenta que essas negociações fazem parte de sua política de gestão de portfólio baseada em “uma estratégia de criação de valor e posicionamento estratégico”.

Dentre os potenciais compradores, de acordo com o site espanhol El Salvador, o arranjo poderia ser o seguinte: as divisões da Guatemala e El Salvador seriam vendidas, por 800 milhões de euros, para a América Móvil, de propriedade de Carlos Slim; e as de Costa Rica, Nicarágua e Panamá seria repassadas a Millicom, por 600 milhões de euros, embora possa haver outras empresas interessadas nesses ativos, como a AT&T.

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A Telefónica também estuda a venda completa ou de parte da sua subsidiária mexicana. Por enquanto valores e possíveis compradores não foram revelados.

Em 2013, a Telefónica vendeu 40% de seus ativos na Guatemala, El Salvador, Nicarágua e Panamá à Corporación Multi Inversiones por 381,6 milhões de euros. No caso da Costa Rica, a Telefónica ainda possui 100% do capital.


A empresa Telefónica utiliza a marca Movistar para operar em toda a América Latina, com exceção do Brasil, cujo nome fantasia é Vivo.

Ericsson: 1,9 bilhão de pessoas seguirá sem 3G, 4G ou 5G até 2024

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Relatório da Ericsson foi feito especialmente para o Fórum Econômico Mundial, que está sendo realizado essa semana na Suíça.


O mundo está falando cada vez mais sobre o 5G, mas em muitas localidades até as gerações anteriores ainda não são uma realidade. De acordo com um relatório divulgado pela Ericsson, produzido especialmente para o Fórum Econômico Mundial, que está sendo realizado esta semana em Davos, na Suíça, 25% da população mundial seguirá sem as três gerações de conexão móvel mais importantes até então (3G, 4G, e 5G), até 2024. 

O estudo destaca que 1,9 bilhão de pessoas não estarão utilizando nenhuma dessas tecnologias até 2024. Desse montante, 230 milhões estarão em áreas sem cobertura móvel e 420 milhões dos desconectados das gerações mais recentes estão em regiões que o 2G ainda é a única opção.  

Os demais 1,25 bilhão continuarão sem utilizar a tecnologia por diversos motivos, como preço, analfabetismo, idade e desinteresse.

O estudo também mostra um panorama positivo de crescimento. A base mundial de usuários de banda larga móvel crescerá a uma média de 25 milhões de novos assinantes por mês.

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Entre as tecnologias, na América Latina, o 4G, que foi responsável por 42% de todas as conexões móveis na região no ano passado, seguirá crescendo. A previsão é que em 2024 três quartos de todas as assinaturas de internet móvel serão 4G.

Sobre a nova geração, o 5G, a Ericsson prevê que a tecnologia será adotada massivamente entre 2020 e 2024 – quando a tecnologia atenderá 40% da população mundial.

Brasil e Argentina firmam acordo para alavancar IoT

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Acordo busca abrir o mercado para associados e trabalhar na regulamentação do setor.


No fim do ano passado Brasil e Argentina ampliaram o acordo bilatatel para o Provimento de Capacidade Espacial para a inclusão de novas faixas de frequência ao satélite, e agora os dois países firmam um novo acordo, dessa vez mirando o mercado de IoT (Internet das Coisas), que deve movimentar US$ 19 bilhões até a próxima década, segundo a Cisco. 


Na América Latina, serão movimentados US$ 860 milhões, tendo o Brasil como o país responsável pelo maior valor – US$ 352 milhões, seguido pelo México (US$ 197 millhões); Argentina (US$ 79 milhões) e Colômbia (US$ 64 milhões).

O acordo foi firmado entre Abinc (Associação Brasileira de Internet das Coisas) e a CABASE(Câmara Argentina de Internet).

Segundo Flávio Maeda, presidente da ABINC, o acordo busca abrir o mercado para associados das duas entidades trocarem experiências no ambiente de desenvolvimento de software e hardware e, principalmente, trabalhar na regulamentação do setor.


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“Os dois países contam com associações fortes envolvidas em todas as fases do desenvolvimento da IoT. Como temos os mesmos desafios do mercado argentino em relação à regulamentação, políticas industriais e de importação, o trabalho conjunto das duas associações busca acelerar o processo de adoção da Internet das Coisas em todas as verticais, em especial na indústria, serviços e agricultura”, afirma.
Anthony Harris, Diretor Executivo da CABASE, considera o acordo de cooperação um importante passo para fortalecer a implantação da IoT na região ao “possibilitar a combinação dos avanços tecnológicos de Empresas de IoT brasileiras e argentinas”.

Anatel deve adotar “selo de qualidade” para banda larga

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Agência reguladora deve adotar novo regulamento para medir qualidade dos serviços de telecomunicações.


A forma como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) atesta a qualidade dos serviços relacionados ao setor de telecomunicações será alterado em breve. Há dois anos a agência prepara um novo regulamento para essa finalidade, uma das medidas, atuando sobre a banda larga, é aplicar uma série de parâmetros que irão valer como um “selo de qualidade, similar ao de economia de energia, adotado pelos eletrodomésticos. 


A proposta do novo regulamento deve ser concluída em julho, de acordo com Nilo Pasquali, superintendente de planejamento e regulação da Anatel, que comentou sobre o assunto ao site Telesintese.


Atualmente o relatório de qualidade da Anatel leva em consideração muitos aspectos para a avaliação da banda larga, dentre eles: taxa de reclamações, taxa de reclamações na ANATEL, garantia de velocidade contratada, variação de latência, taxa de perda de pacote.
Com a mudança há uma simplificação do processo, analisando qualidade do serviço prestado será acompanhada pela qualidade do download, da latência, do jitter (que mede o atraso na entrega de dados  em tempo real), e da perda de pacote.

Em substituição às metas a Anatel irá adotar valores de referência, que atuam como essa espécie de selo de qualidade. No novo modelo a opinião do consumidor terá ainda mais importância, já que a pesquisa realizada anualmente terá muito mais peso na confirmação da qualidade dos serviços prestados. Haverá também ciclos de vigilância, uma forma de exigir que as operadoras cumpram e melhorem seus indicadores.

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A intenção é substituir as multas – que somam bilhões aplicados, mas poucos milhares recolhidos, porque a maioria é judicializada – por “obrigações de fazer” , explica Pasquali.

Também vale para prestadoras de pequeno porte?
A Anatel não irá obrigar que prestadoras de pequeno porte, isto é, aquelas com menos de um milhão de clientes, sigam a nova regra, porém elas podem, de forma espontânea, realizar as medições e repassar os dados sobre o panorama de seus serviços. “Os pequenos  muitas vezes têm um atendimento melhor e poderão querer participar do processo como uma forma de divulgarem a qualidade de seus serviços”, completa Pasquali. 

Claro melhora sistema de convites para o Prezão

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Promoção “Traga Seu Amigo” remunera com 5GB de internet cliente que fizer propaganda da Claro para outras pessoas.

Para aumentar mais rapidamente a base de clientes, a Claro decidiu apostar no boca a boca para promover o seu Prezão – principal promoção do segmento pré-pago da empresa. Cada consumidor que convencer outra pessoa a ativar um chip da Claro ganha 5GB de internet para gastar por uma semana. O novo usuário, por ter sido indicado, também ganha os mesmos 5 Giga de internet para utilizar como quiser durante 7 dias.

De acordo com explicação da Claro para a imprensa, tudo vai começar quando o cliente da operadora receber uma mensagem SMS (ou via USSD) avisando sobre a campanha. Dentro da página haverá um link contendo as regras da ação e como compartilhar com os amigos. Esse compartilhamento pode ser realizado por meio das redes sociais (como WhatsApp, Facebook e Messenger).



O indicado tem até 30 dias para ativar o chip pré-pago depois de ter clicado no link do indicador e preenchido os dados de cadastro. O bônus de internet chega na linha que iniciou a divulgação depois que o indicado se cadastrar na campanha por meio do link compartilhado, ativar uma nova linha Claro pré e realizar uma recarga de qualquer valor. Pode levar até 48 horas depois de a recarga ter sido efetuada pelo usuário indicado para que a bonificação seja concedida.

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Uma limitação considerável: de acordo com o regulamento da promoção, o indicador só pode receber até 50GB de internet por meio das indicações que fizer, isto é, só recebe bônus de internet para até 10 indicados, mesmo se mais gente se cadastrar por meio do link dele.

Os 5 Giga de internet concedida não acumulam, mas o cliente indicador não perde nenhuma franquia de dados recebida como remuneração. Para ficar claro: se o indicador conseguir três cadastros por meio do seu link, ele terá direito a 15GB de internet, mas só receberá 5GB de dados por vez, a cada sete dias, formando uma fila. Se 10 pessoas ativarem uma linha pré-paga da Claro por meio do link do indicador, ele terá direito a 50GB de internet, mas esse total será distribuído em 5 Giga por semana, durante 10 semanas.


As indicações podem ser feitas até o dia 31/01, mas a Claro pode prorrogar esse prazo.


Galera Claro é uma ação parecida

Em novembro de 2017 a Claro relançou o “Galera Claro” (original de 2013). Nessa ação, são distribuídos 2GB de internet para indicador e 2GB para indicado e a mecânica permite que qualquer pessoa da base pré-paga possa se cadastrar e começar a indicar amigos, diferente da “Traga Seu Amigo”, cujo consumidor precisa receber um convite da operadora para virar um indicador.