NET pede que Anatel permita a imposição de limites na internet fixa

COMPARTILHAR:

Grupo Claro Brasil pede que Anatel aplique a polêmica franquia de dados na internet fixa até 2020.





A polêmica voltou. Um dos assuntos mais polêmicos dos últimos anos no Brasil, o pedido das teles para que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) libere a franquia de dados na internet fixa. Dessa vez o pedido partiu do Grupo Claro Brasil, que além da Claro, engloba NET e Embratel.


O objetivo da Claro e suas empresas associadas é que a franquia, que afunila o uso da web pelo tráfego que um determinado pacote pode oferecer, seja aplicado no Brasil até 2020. 


Lembrando que caso a franquia de dados seja aplicada na banda larga fixa o usuário teria uma experiência similar ao que acontece com a rede móvel, em que suas ações, como assistir vídeos ou fazer downloads, precisam estar no limite de dados que o pacote oferece, ao exceder o que foi pré-estipulado o usuário teria, por exemplo, uma redução drástica na velocidade. 

O Teletime explica que a Claro pediu que a Anatel analise as formas de comercialização da banda larga fixa para as prestadoras  “exercerem a liberdade nos modelos de negócio”. Isso se refere às franquias de consumo mensal.

VIU ISSO?


O grupo diz que a medida cautelar de 2016 da Anatel, em que impede a aplicação da franquia de dados resultou num limite para a liberdade nos modelos de negócio, além de estarem arcando com os ônus financeiros decorrentes da medida. 

A Anatel deixou esse assunto sobre a franquia de dados em stand-by, porém este ano a agência irá decidir se a franquia será ou não aplicada. Essa é uma das decisões mais importantes que o novo corpo diretivo da Anatel, presidido por Leonardo Euller de Morais, terá pela frente. 

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
14 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários