17/12/2025
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Brasil é o país com a maior carga tributária na banda larga fixa

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Enquanto isso, a qualidade do serviço continua abaixo do ideal e a discussão sobre a aplicação da franquia de dados permanece ativa.


Os números deixam bem claro o perrengue que é ter um serviço de banda larga no Brasil. Além de questões relacionadas a qualidade do sinal, e velocidade contratada, abaixo do que deveria, há também o peso dos impostos sobre o serviço. 


De acordo com a Anatel, com base nos dados da UIT (União Internacional de Telecomunicações), O Brasil é o país que mais paga imposto sobre a Internet Fixa. Nada mais nada menos que 40%! 


O levantamento levou em consideração 174 países. Em 85 deles a média de tributação é 16,6%. Em apenas 5 países o percentual excede a barreira de 33%. Esses números deixam bem evidente o quanto o Brasil está acima em termos de imposto. 

Isso sem contar o fato da pressão constante das teles em aplicar a franquia de dados sobre o serviço, o que tornaria, em sua grande maioria, a vida do consumidor ainda mais complicada, já que obrigatoriamente seria necessário ajustar a forma de interação com a rede e seus serviços para que a franquia pré-estipulada não fosse superada, ou então abrir o bolso e investir em planos com franquias maiores. Ambos os cenários são pavorosos. 

VIU ISSO?

Na telefonia móvel, em que a franquia de dados já é aplicada, o Brasil ocupa a quarta colocação entre os que mais recolhem impostos sobre o serviço. Enquanto por aqui são 40% de impostos a média na grande maioria dos países analisados é 16%. 

Outra constatação em relação ao serviço de banda larga móvel é o aumento de preço. De acordo com o estudo entre 2015 e 2017 o custo por 1 GB de internet saltou de R$ 21,12 para R$ 50. Dentre as justificativas para o aumento, os responsáveis pelo estudo citam o aumento na taxa de câmbio e a retração econômica.

Nokia desiste de unificar divisões de redes móveis e fixa

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A gigante finlandesa também divulgou os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2018.


O plano da Nokia em reestruturar sua área móvel e fixa, que passava pela unificação das divisões, não será mais realizado. A informação foi confirmada pelo CEO da companhia, Rajeev Suri.


A mudança não será necessária porque os responsáveis pelas divisões, Tommy Uitto (que cuida da divisão móvel), e Sandra Motley (que comanda a divisão de redes fixas), desempenharam bem suas funções à frente das unidades.

A Nokia também divulgou resultados positivos em relação ao banço do quarto trimestre de 2018. A companhia registrou lucro de 193 milhões de euros (US$ 220,4 milhões). No mesmo período de 2017 a gigante finlandesa registrou prejuízo de 386 milhões de euros.
A companhia destaca que esses números têm relação com competitividade de seus produtos, investimentos em estrutura 5G e desempenho dos softwares e negócios empresariais. 

O plano de contenção de despejas – de 2016 a 2018 – também foi mencionado pela Nokia. Até o fim de 2018 1,2 bilhão de euros foram “enxugados” com o corte.

VIU ISSO?


Levando em conta 2018 de forma completa, a Nokia apresentou queda de 3% nas receitas, que passaram de 22,5 bilhões de euros. O prejuízo foi de 549 milhões de euros, número menor em relação ao 1,4 bilhão de euros registrados em 2017.


Em 2019 a Nokia pretende continuar subindo, principalmente porque este ano a expansão do 5G será altamente significativa. “Dado que os lançamentos do 5G ocorrerão ao longo do ano, nós esperamos que 2019 tenha um primeiro semestre mais suave, seguido de um segundo semestre mais robusto”, comentou Suri.

Claro TV é ultrapassada pela Vivo e vai parar na lanterna do setor

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A SKY, por outro lado, foi a única grande operadora de TV por assinatura a ganhar terreno, adicionando mais de 48 mil clientes em um mês.



A operadora de TV por assinatura via satélite (DTH) Claro TV perdeu 41.116 assinantes em dezembro de 2018 e foi engolida pela Vivo TV em número de acessos. De acordo com relatório individualizado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro TV já havia sido ultrapassada pela Oi TV em participação de mercado durante o mês de novembro.

Agora a Claro TV possui um total de 1,54 milhão de clientes, ficando em último lugar entre as demais marcas de abrangência nacional. Ela perde para a Vivo TV (1,56 milhão), Oi TV (1,60 milhão) e SKY (5,28 milhões).



A maior empresa do setor, no entanto, é a NET (7,05 milhões), do próprio grupo Claro Brasil, o que em termos gerais deixa a companhia em uma posição competitiva ainda confortável. Somadas, Claro TV e NET possuem 8,6 milhões de pontos de televisão por assinatura ativos, o que representa 48,9% de todo o mercado brasileiro.

Abaixo, uma ilustração para que você consiga ter uma melhor dimensão de como está dividido o setor de TV paga, de acordo com os últimos dados divulgados pela Anatel:


Apesar de ter a liderança isolada, o mês de dezembro não foi bom para o grupo Claro Brasil no segmento de televisão fechada. Como dissemos no primeiro parágrafo, a Claro TV perdeu 41.116 clientes durante o último mês de 2018 e esse foi o pior desempenho registrado durante o mês. Para piorar mais ainda a situação, a segunda a perder mais clientes foi a sua irmã NET, que desativou 30.481 acessos.

As empresas Vivo TV (-11.351), Algar Telecom (-1.560), Cabo Telecom (-1.124) e Oi TV (-236) também presenciaram mais cancelamentos do que instalações dos seus serviços.

VIU ISSO?

Mercado positivo mesmo só para a SKY, que absorveu 48.641 consumidores brasileiros, e para a Nossa TV (+123), de propriedade do missionário R. R. Soares.

Confira a seguir um gráfico que ilustra bem como foi a movimentação do setor:


E para quem vai o título de operadora Mico e Destaque do mês?

Calculadora na mão pois chegou a hora do nosso cálculo de crescimento percentual de base de clientes. Durante o mês de dezembro, as empresas do setor de TV por Assinatura se comportaram assim:

  1. SKY (aumentou a base em +0,92%) => DESTAQUE
  2. Nossa TV (+0,26%)
  3. Oi TV (-0,01%)
  4. NET (-0,43%)
  5. Vivo TV (-0,71%)
  6. Algar Telecom (-1,82%)
  7. Cabo Telecom (-2,43%)
  8. Claro TV (diminuiu a base em -2,59%) => MICO

O Brasil fechou o ano de 2018 contabilizando 17.574.822 acessos de TV por assinatura. Esse número representa uma queda de 543.554 assinaturas (-3,0%) em relação ao fechamento de 2017.

A TV fechada via satélite (DTH) ainda é a tecnologia mais popular entre os brasileiros, representando 54% do mercado (9,49 milhões). As outras tecnologias são TV a cabo (42% = 7,37 milhões) e TV via sinal de internet – FTTH (4% = 702 mil).

TIM fecha parceria com a Cofry, empresa de sistema de cashback

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Graças a parceria, parte do valor gasto em compras online é devolvido.



A TIM anunciou uma nova parceria para o seu programa de relacionamento, o “TIM Pra Mim. O programa que conta com mais de 40 empresas parceiras recebe agora a Cofry Produtos Digitais, sistema de cashback que devolve parte do valor gasto em compras online para a conta do cliente.

A parceria oferecerá cupom de 10% de desconto sobre o percentual de retorno já oferecido em cada loja que faz parte do portfólio da Cofry.


Ou seja, quando a compra for efetuada em algum estabelecimento com retorno de 5% do valor pago, o usuário TIM terá 5,5% (10% de 5% = +0,5%) de retorno. Exclusiva para clientes dos planos TIM Controle, a promoção ficará vigente até o dia 31 de março de 2019.
Como participar?
Para ativar a promoção, basta acessar o MEU TIM, aplicativo de autoatendimento da operadora, na área do TIM PRA MIM e localizar a Cofry na lista de parceiros para resgatar os cupons eletrônicos. Depois é preciso realizar o cadastro na plataforma para a criação da conta e a partir da próxima compra o sistema de cashback já estará disponível.


VIU ISSO?


A Cofry realiza a devolução no percentual pré-definido pelo estabelecimento ao usuário na conta do usuário no prazo de até 60 dias. Ao atingir o valor de R$ 30, a empresa permite que o cliente receba de volta esse valor por meio de depósito bancário, crédito em cartão pré-pago ou outro, sem taxa e sem custos.

Oi quer vender divisão de telefonia móvel, diz colunista

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Membros do Conselho de Administração estão interessados na venda, porém é necessária autorização do juiz da 7ª Vara Empresarial do Rio.


De acordo com informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal “O Globo”, a maioria dos membros do Conselho de Administração da Oi estão articulando para que a operação da telefonia móvel da companhia seja vendida. 


Para que o braço responsável pela operação da telefonia móvel da Oi seja vendida, além do interesse do conselho é preciso a autorização do juiz da 7ª Vara Empresarial do Rio, já que a empresa está em regime de recuperação judicial até 2020.


Caso a venda realmente se concretize a Oi manteria o controle sob a parte de telefonia fixa.

Comenta-se também que haverá mudanças no comando da companhia. O colunista, também do “O Globo”, Lauro Jardim, declarou que Eurico Teles, atual presidente da Oi, deve deixar o cargo no meio do ano. O mais cotado para assumir o posto é Rodrigo Abreu, que atuou como presidente da TIM. 

VIU ISSO?

Recentemente a Oi concluiu o aumento de capital, no valor de R$ 4 bilhões. Esse é um passo importante para o futuro da companhia, já que o dinheiro será utilizado para a expansão e melhoria dos serviços prestados, como a internet por fibra ótica.

Rodrigo Abreu, ex-presidente da TIM, é cotado para assumir a Oi

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Colunista diz que atual presidente da Oi, Eurico Tele, irá deixar o cargo no meio do ano.



Eurico Teles (foto), atual presidente da Oi que esteve na linha de frente de todo esse processo de recuperação judicial que a operadora enfrenta, deve deixar o comando da companhia no meio do ano, de acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”.

Teles ocupa a posição de presidente desde novembro de 2017, e tem seu nome envolvido em muitas polêmicas. No ano passado acionistas, que incluem a Bratel (da Pharol e antiga Portugal Telecom) e o fundo Société Mondiale, o acusaram, em conjunto com outros diretores, de desviar R$ 51 milhões da Oi.


Recentemente a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), divulgou que diversos executivos da Oi – alguns que nem mais fazem parte da operadora – receberam valores indevidos em 2014, sem prévia aprovação da assembleia geral ou do conselho de administração.


Bayard Gontijo, que atuava como diretor financeiro, teria determinado o pagamento de R$ 6,07 milhões a Eurico Teles, que na época era diretor jurídico.


VIU ISSO?

Caso se confirme a saída de Eurico Teles, de acordo com o colunista, o principal nome a assumir o posto é Rodrigo Abreu, que atuou como presidente da TIM entre março de 2013 a maio de 200.

Elliot aumenta sua participação na Telecom Italia, dona da TIM

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Fundo de investimentos norte-americano cresceu sua participação de 8,8% para 9,4% na empresa.



O fundo americano Elliot comunicou à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) que aumentou a sua participação na na Telecom Italia, a TIM, passando de 8,8% para 9,4%.


Esse montante é resultado dos 6,4% da subsidiária Elliot Internacional Working Capital e outros 3% da Elliot Working Capital.

Esse aumento de capital tem a ver com uma queda de braço entre a Elliot, que detém o controle de administração da TIM – posição estabelecida no ano passado –  e a Vivendi, principal acionista, com 24% de participação. 

VIU ISSO?

Os rumos da companhia é a principal dissonância entre os acionistas. A Elliot defende que uma forma de gerar valor aos acionistas é promover a separação estrutural das redes fixa e móvel. A Vivendi discorda, em nota declarou que a Elliott está se comportando como um investidor puramente financeiro, utilizando uma abordagem oportunista para tirar vantagem da queda de 45% no valor das ações”.

Famílias despejadas de prédio da Oi acampam na calçada

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20 famílias, que estão sem receber o aluguel social, acampam em frente ao prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro.



Um imóvel da Oi que passou por uma turbulenta reintegração de posse em 2014 está  causando uma enorme confusão no RJ. Cerca de 20 famílias que estão sem receber o aluguel social foram despejadas, e agora estão acampando na frente do prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro.


O imóvel da Oi está localizado no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. De acordo com a G1 as famílias alegam que o pagamento do Aluguel Social não está sendo feito há, pelo menos, dois meses. 

“Eu fui despejada. É uma sensação horrível. Não ter um lar, não poder dar um futuro melhor para o meu filho. A minha vida é assim, de um lado para o outro”, destacou Natália Regina Vieira, auxiliar de serviços gerais.

As pessoas que dependem o benefício dizem que os proprietários dos imóveis onde moram não querem saber se o valor está atrasado. Alguns já foram despejados de casas e apartamentos onde estavam morando.


VIU ISSO?


A Secretaria Municipal de Habitação ainda não se pronunciou sobre o caso. A Prefeitura do Rio diz que a situação será regularizada logo, mas nenhuma data concreta ainda foi comentada. 

Minha SKY testa sinal ao vivo de 8 canais

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SKY Play foi encerrado e deu lugar a um novo aplicativo. Confira quais são os canais que estão a um passo de ser liberados.



A SKY anunciou uma novidade para sua plataforma de streaming, o SKY Play, que está unificado ao aplicativo Minha SKY, disponível para Android e iOS. Estão sendo testado a transmissão ao vivo de 8 canais, que contemplam variados tipos de programação. Os canais são os seguintes:


AXN, ESPN, Warner Channel, TV Bandeirantes, Band News, Discovery Kids, Discovery Home&Health e Nick.

Assim como o NOW, da NET, o SKY Play é uma plataforma de vídeo sob demanda, que é um atrativo que as operadoras de TV estão apostando para conquistar um público que já está mais do que habituado com serviços como a Netflix.



VIU ISSO?


Além do SKY Play, o aplicativo Minha SKY, mantém a sua linha base padrão. O cliente pode fazer mudanças e escolhas de seu pacote de TV a cabo diretamente pelo smartphone. Dentre as opções disponíveis estão: guia de programação; pagar faturas; alterar a data de vencimento, entre outras coisas.

Mesmo com a união com o SKY Play em um único app o Minha SKY consome menos memória interna do smartphone Android do que aplicativos similares:

  • Minha SKY – 23 MB;
  • Amazon Prime Vídeo – 24 MB;
  • NOW – 25 MB
  • Oi Play – 28 MB;
  • Telecine Play – 28 MB;
  • Claro Vídeo – 29 MB;
  • Looke – 34 MB;
  • Globosat Play – 42 MB;
  • Globoplay – 71 MB;
  • Netflix – 72 MB.

Concorra a uma viagem para assistir ao The Voice em Los Angeles

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Claro irá sortear viagens para Los Angeles e fones de ouvido da Sony; confira o regulamento da promoção.

A Claro está com uma nova promoção ativa chamada Hit de Prêmios The Voice, que premiará os vencedores com viagens para assistir ao The Voice, em Los Angeles. Também serão sorteados 90 fones de ouvido Sony.
Participam desta Promoção quaisquer pessoas físicas, com idade igual ou superior a 21 (vinte e um) anos, brasileiras, portadoras de passaporte e visto americano com validade mínima de 6 (seis) meses a contar de 30/06/2019, residentes e domiciliadas no Brasil, e que ao longo do período de participação cumpram com todas as regras desta Promoção.

Durante o período de participação desta Promoção, o interessado em participar deverá assinar o serviço Claro TV a partir de R$ 49,90 e depois se inscrever na Promoção pelo site www.clarotv.com.br/promocoes, fornecendo todas as informações solicitadas a título de inscrição na Promoção (Nome Completo, CPF, Data de Nascimento, Sexo, Email, Telefones, Endereço e Completo com CEP), aceite ao regulamento bem como a política de privacidade da plataforma Youin e resposta à pergunta:
“Qual operadora de TV por assinatura que te leva para assistir o The Voice em Los Angeles?”

O usuário que preencher corretamente todos os requisitos receberá um cupom. Clientes Claro Celular, ou aqueles que se tornem clientes dessa modalidade durante o período da da promoção receberão 4 cupons extras para concorrer ao prêmio.
O período da promoção e data dos sorteies são as seguintes:
  • Período de participação: 15/01/2019 a 08/02/2019. Sorteio em 21/02/2019
  • Período de participação: 09/02/2019 a 05/03/2019. Sorteio em 19/03/2019
  • Período de participação: 06/03/2019 a 31/03/2019. Sorteio em 16/04/2019

Cada período do sorteio envolve 1 viagem com duração de 2 noites, com direito a 1 acompanhante, maior de 21 anos, para assistir o The Voice em Los Angeles/Califórnia, no mês de maio ou junho de 2019, e 30 fones Sony MDR ZX310AP. Como se trata de três etapas de sorteio então ao todo serão sorteados 3 viagens e 90 fones.