Brasil é o país com a maior carga tributária na banda larga fixa

Enquanto isso, a qualidade do serviço continua abaixo do ideal e a discussão sobre a aplicação da franquia de dados permanece ativa.


Os números deixam bem claro o perrengue que é ter um serviço de banda larga no Brasil. Além de questões relacionadas a qualidade do sinal, e velocidade contratada, abaixo do que deveria, há também o peso dos impostos sobre o serviço. 


De acordo com a Anatel, com base nos dados da UIT (União Internacional de Telecomunicações), O Brasil é o país que mais paga imposto sobre a Internet Fixa. Nada mais nada menos que 40%! 


O levantamento levou em consideração 174 países. Em 85 deles a média de tributação é 16,6%. Em apenas 5 países o percentual excede a barreira de 33%. Esses números deixam bem evidente o quanto o Brasil está acima em termos de imposto. 

Isso sem contar o fato da pressão constante das teles em aplicar a franquia de dados sobre o serviço, o que tornaria, em sua grande maioria, a vida do consumidor ainda mais complicada, já que obrigatoriamente seria necessário ajustar a forma de interação com a rede e seus serviços para que a franquia pré-estipulada não fosse superada, ou então abrir o bolso e investir em planos com franquias maiores. Ambos os cenários são pavorosos. 


VIU ISSO?

Na telefonia móvel, em que a franquia de dados já é aplicada, o Brasil ocupa a quarta colocação entre os que mais recolhem impostos sobre o serviço. Enquanto por aqui são 40% de impostos a média na grande maioria dos países analisados é 16%. 

Outra constatação em relação ao serviço de banda larga móvel é o aumento de preço. De acordo com o estudo entre 2015 e 2017 o custo por 1 GB de internet saltou de R$ 21,12 para R$ 50. Dentre as justificativas para o aumento, os responsáveis pelo estudo citam o aumento na taxa de câmbio e a retração econômica.

COMPARTILHAR EM:

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Lucas Montoia

Brasil é o país com a maior carga tributária não só na internet e sim em tudo , ninguém fica para atrás

Bruno Liebert

Por que o governo tem que colocar imposto em tudo?… 🙁

Bruno Liebert

bando de ladrão!