17/12/2025
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Reconhecimento facial no Rio de Janeiro utilizará software da Oi

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Programa de reconhecimento facial na cidade do Rio de Janeiro fará sua estreia em Copacabana durante o carnaval.



A Oi fornecerá o software para o programa de reconhecimento facial que será instalado em Copacabana – Rio de Janeiro. A iniciativa, que entrará em operação no carnaval, tem como parceiros as secretarias de Polícia Militar e de Polícia Civil, Detran, Prefeitura do Rio de Janeiro e a Oi.


“A Oi já é uma parceira do estado. Hoje, dá todo o suporte à telefonia 190 e toda a rede de dados da corporação. Esse custo já está agregado ao serviço que a Oi presta ao estado. Isso na realidade é o tráfego de dados”, diz o porta-voz da secretaria, coronel Mauro Fliess, em declaração à Agência Brasil.



O reconhecimento facial é feito através das câmeras de trânsito e de segurança instaladas nas ruas do bairro. Serão utilizadas câmeras que já estão ativas em ruas da região, porém novos equipamentos serão instalados, confirma Mauro Fliess.



De acordo com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, com o programa será possível, por exemplo registrar a presença de um criminoso ou de um carro roubado durante uma blitz ou em um bloco carnavalesco.

As imagens serão transmitidas para o  Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região do central do Rio. No CICC os operadores vão checar as informações enviadas com os bancos de dados da Polícia Civil, no caso de reconhecimento facial, e do Detran para as placas de carros.


VIU ISSO?



Entre os motivos para a escolha de Copacabana como bairro para que o projeto fosse iniciado tem relação com a quantidade de turistas visitam a região e também o tamanho do bairro.




“O turismo é o novo petróleo, é dali que o estado pode atrair divisas para sair da situação financeira que se encontra, então, já tem sido feito um esforço muito grande em toda a região turística e isso é um complemento para esse esforço”, destaca Fliess.

O projeto deve chegar em outros bairros do Rio de Janeiro, porém ainda não há uma previsão para esse lançamento.

Algar amplia capacidade da sua rede no Sul de Minas

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A ampliação da rede foi de quase 1,2 mil Km de fibra ótica.



A mineira Algar Telecom ampliou a capacidade da rede em sua região natal. A operadora quadruplicou sua rede no Sul de Minas. Com a expansão a companhia conseguirá melhorar a prestação de serviços em Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, tanto para o setor corporativo quanto para usuários domésticos.


A ampliação da rede – quase 1,2 mil Km de fibra ótica própria – durou cerca de 11 meses para ser concluído. A operadora diz que o projeto beneficia mais de 2 mil clientes atuais e permite a inclusão de novos serviços. 


A rede “turbinada” também garante novas rotas de mercado para a Algar Telecom já que amplia o tráfego entre Uberlândia e São Paulo.

VIU ISSO?


Fundada em 1954 sob o nome de CTBC, a Algar Telecom está presente no Sul de Minas desde o ano passado. No segmento varejo, oferece serviços de telefonia móvel em Pouso Alegre, Varginha e Passos. Em Poços de Caldas, atua com os serviços de telefonia móvel e fixa, além da banda larga. Já no segmento corporativo, estão disponíveis soluções para empresas em todas as cidades.


Recentemente a companhia também anunciou a expansão da sua atuação no segmento de micro e pequenas empresas.  Além da entrada em quatro capitais do Nordeste, o projeto contempla cidades do Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Até o final ano serão 25 novas cidades atendidas, levando os serviços da Algar para mais de 170 municípios. 

Secretaria de Saúde contrata Oi para serviços de telefonia fixa

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Contrato com a Secretaria de Tocantins é válido por 12 meses mas pode ser renovado por até 60 meses.

A Secretaria de Saúde do Tocantins contratou os serviços de telefonia fixa da Oi. O valor excede os R$ 3 milhões (R$ 3.085.996,00). O contrato, firmado em dezembro do ano passado, vale por 1 ano, mas pode ser renovado por até 60 meses. Com o acordo a operadora fica responsável por atender as requisições do órgão.
“O presente contrato tem por objetivo a prestação de serviços de informática (serviço de telefonia fixa), para atender as necessidades do órgão requisitante. 


O contrato tem vigência de de 12 (doze) meses contados, a partir da assinatura. Poderá, todavia, por acordo das partes, ser prorrogado por menor ou igual período, desde que seja interesse da contratante, mediante termo próprio, com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração pública, até o limite de 60 (sessenta) meses, conforme faculta o inciso II do Art.57 da Lei Nº 8.666, de 1993. “, diz o contrato.
VIU ISSO?

Outro anúncio recente importante envolvendo a Oi é em relação ao aumento de capital. Foram levantados R$ 4 bilhões. Esse valor será utilizado para reestruturar seus serviços, promovendo, por exemplo, a expansão da internet por fibra ótica.

TIM ofende cliente em fatura: ‘Mineiro Boiola Otário’

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Consumidor, que se diz horrorizado com o caso, entrará com uma ação contra a operadora.



Bruno Ribeiro Carvalho, 31 anos, que reside em Lambari (MG), passou por uma situação inaceitável com uma das operadoras em que é cliente, a TIM. Ele recebeu ofensas em uma correspondência referente a um relatório de chamadas. As expressões “mineiro boiola otário” aparecem impressas ao final do complemento do seu endereço.


O relatório de chamadas enviado para o cliente com essas expressões chulas é referente ao seguinte período – outubro de 2018 a janeiro de 2019. A correspondência só chegou após Bruno solicitar o envio, já que diferente dos meses anteriores o relatório não havia sido enviado.

Bruno, que concluiu recentemente sessões de radioterapia para o tratamento de um câncer que enfrenta desde 2014, também teve problemas com a TIM em relação às cobranças indevidas do plano TIM Pré Top.


O Minha Operadora entrou em contato com Bruno que explicou que de imediato nem notou as ofensas na correspondência que chegou entre os dias 21 e 22 de janeiro.


Quando notou as ofensas Bruno diz que ficou horrorizado e que a primeira providência adotada foi postar a foto da correspondência no Facebook, o que gerou uma onda de outros comentários de pessoas que também já passaram por problemas com o atendimento da TIM. A partir deste ponto a imprensa começou a reverberar o caso de Bruno, que é bacharel em direito.


VIU ISSO?



Questionado se pretende continuar utilizando os serviços da TIM, Bruno, que também é cliente da Vivo, diz que irá manter o serviço ativo devido a qualidade da rede da operadora na região onde vive, porém deixou bem claro que se não fosse por essa questão trocaria de operadora.

Bruno já está tomando providências para que seu caso seja avaliado pela Justiça. Dois advogados já estão reunindo outras evidências para então tocar o caso pra frente.

O cliente diz que seu objetivo não é a parte financeira, mas que a prioridade é que o caso sirva como lição para que episódios parecidos não aconteçam com outros consumidores.

A TIM já declarou que o funcionário responsável pelo caso em questão foi afastado e no dia 26 de janeiro enviou uma carta ao Bruno com seu posicionamento.

“Pedimos desculpas pelos transtornos causados… Informamos também que este não corresponde aos valores éticos e morais disseminados pela TIM a seus colaboradores”.

Internet da Claro é a mais rápida no celular e NET em casa

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Utilizamos dados de três dos mais respeitados relatórios de tráfego de dados mundial para chegar a conclusão das teles mais velozes da internet brasileira.

A segunda reportagem especial do quadro “Qual é?” traz números que revelam o desempenho da banda larga (fixa e móvel) no Brasil. Analisamos dados de três companhias de medição diferentes – Speedtest, da Ookla, Open Signal e Netflix – e já te dizemos de cara: se você é uma pessoa que exige muita velocidade, precisa colocar o chip da Claro no celular e assinar a NET na residência.

E antes que digam nos comentários, não, este não é um post patrocinado. A propaganda dessa reportagem é a que está nesse banner logo abaixo, e só.



Qual é a velocidade de internet móvel e fixa das principais operadoras do Brasil?

De acordo com relatório da empresa de tecnologia Ookla, o nosso país fechou o ano de 2018 na 71ª posição (perdemos uma colocação em relação ao mês anterior) no ranking global de velocidade média de download da internet móvel, com 21,16 Mbps. Ficamos atrás de alguns vizinhos nossos, como Peru (22,59 Mbps), Equador (22,80 Mbps) e Uruguai (27,33 Mbps). A líder do ranking é a Islândia, com 72,77 Mbps de velocidade média da banda larga via celular.

A Ookla ainda não se aprofundou no mercado brasileiro nos últimos meses do ano, por isso a empresa nos passou um dado intermediário, com velocidades médias referentes ao segundo e terceiro trimestres de 2018. De acordo com a empresa, 1.027.446 usuários únicos fizeram um total de 4.156.628 testes na plataforma.

Durante seis meses (abril – setembro), a Claro obteve a liderança de velocidade, com 26,75 Mbps. Ela foi seguida pela Vivo (17,59 Mbps), TIM (13,68 Mbps), Oi (10,63 Mbps) e Nextel (8,42 Mbps).

O serviço Open Signal também atesta que a Claro tem a maior velocidade média de download na internet móvel brasileira. De acordo com as 7.158.392.598 mensurações que o aplicativo captou em 395.814 aparelhos celulares de setembro a novembro do ano passado, a experiência geral (somando 3G e 4G), deixou a Claro na liderança com 18,8 Mbps de média. A Vivo fica no segundo lugar (13 Mbps), seguida pela TIM (10,3 Mbps) e Oi (7,7 Mbps).



Grande parte do desempenho ruim da Oi é por causa da velocidade de internet 3G da empresa. A Oi ficou com um apenas 2,5 Mbps de velocidade média na terceira geração, atrás da Vivo (3,7 Mbps), TIM (4,1 Mbps) e Claro (4,7 Mbps).

Na banda larga 4G, no entanto, a Oi fica bem mais próxima da TIM em velocidade: 12,7 Mbps contra 13 Mbps, respectivamente. A Vivo (20,9 Mbps) e a Claro (28,1 Mbps) ficam bem mais distantes.

Somando a velocidade média das duas plataformas e nas duas tecnologias de internet, chegamos ao vencedor:

  1. Claro – 22,77 Mbps => MAIS RÁPIDA
  2. Vivo – 15,29 Mbps
  3. TIM – 11,99 Mbps
  4. Oi – 9,16 Mbps
  5. Nextel – 8,42 Mbps (presente em apenas um relatório)

Internet Fixa

Ookla

Na banda larga fixa, o Brasil se sai melhor. Em novembro ficamos na 57ª colocação (avançamos quatro posições) com uma velocidade de download de 29,99 Mbps. Mas ainda temos muito que avançar, pois entre os países da América Latina perdemos para o Uruguai (35,36 Mbps), Paraguai (37,10 Mbps), Trindade e Tobago (43,97 Mbps), Panamá (46,62 Mbps) e Chile (56,43 Mbps). A Cingapura, localizada na Ásia, está no topo do ranking com 190,94 Mbps de média.


VIU ISSO?


Pelo computador, o total de testes de velocidade no Speedtest é mais considerável. Foram 8.554.910 usuários únicos que geraram 59.892.960 testes. O resultado coletado desses testes (ainda referentes ao segundo e terceiro trimestres de 2018) revela que os clientes da NET receberam médias melhores de velocidade: 30,73 Mbps. A empresa TIM Live é a segunda colocada (com 29,99 Mbps), depois vem a Vivo (25,84 Mbps) e a Oi amarga a última posição, com 7,05 Mbps de velocidade de download.

Netflix

Utilizamos os dados do Netflix ISP Speed Index para confrontar os números da Ookla no segmento fixo. Esse relatório apresenta a velocidade média que as empresas de internet disponibilizaram para conexão aos servidores da Netflix (no momento da reprodução de um filme, por exemplo), durante o horário nobre. Por isso, as médias do relatório da Netflix costumam apresentar uma velocidade bem abaixo da retratada pelo Speedtest, mas fornece um panorama da operadora mais eficiente em comparação com as demais.

Em dezembro de 2018 as empresas de banda larga fixa mais rápidas foram:

  1. TIM Live – 3,45 Mbps (alta de 5,18% em relação ao mês anterior)
  2. NET Vírtua – 3,30 Mbps (+4,43%)
  3. Vivo Fibra – 3,17 Mbps (+4,27%)
  4. Algar Telecom – 2,77 Mbps (+6,94%)
  5. Vivo Internet (SP) – 2,57 Mbps (+4,89%)
  6. Oi Velox – 2,43 Mbps (+4,29%)


Na comparação com dezembro de 2017, o salto de velocidade das teles de banda larga fixa no relatório da Netflix foi ainda mais expressivo, com destaque para Vivo Internet, presente no estado de São Paulo. Apesar de a infraestrutura ser menos robusta que a presente no restante do Brasil (graças a antiga rede de ponta da GVT), a operadora conseguiu fazer um bom upgrade de velocidade no estado mais populoso do país.

Porém, a rede da Vivo fora de São Paulo foi a que acelerou menos a velocidade de acesso ao servidor da Netflix no decorrer do ano passado. Veja a lista:

  1. Vivo Internet (SP) +18,98%
  2. Algar Telecom +13,99%
  3. TIM Live +10,57%
  4. Oi Velox +8,96%
  5. NET Vírtua +8,91%
  6. Vivo Fibra +7,82%


Mas voltando aos dados de dezembro, vamos somar a velocidade média de cada empresa de internet fixa e dividir por dois, para assim chegarmos a uma média que define a operadora mais rápida.

  1. NET Vírtua – 17,01 Mbps => MAIS RÁPIDA
  2. TIM Live – 16,72 Mbps
  3. Vivo Fibra – 14,50 Mbps (levamos em conta apenas o desempenho de Vivo Fibra, presente na maior parte do Brasil)
  4. Oi Velox – 4,74 Mbps
  5. Algar Telecom – 2,77 Mbps (aparece em apenas um relatório)

Que mico! Acessos do Oi Velox foram os que mais caíram em dezembro

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TIM Live segue em ritmo acelerado de expansão e foi destaque na captação de clientes em banda larga fixa; NET/Embratel é a líder isolada do setor.


Os números do setor de banda larga fixa foram atualizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira (31). Apesar dos investimentos em fibra ótica nas grandes capitais, a Oi ainda não conseguiu recuperar o fôlego do Oi Velox e segue perdendo clientes. Em dezembro de 2018, a companhia viu 79.336 deles irem embora.

Quem também não teve um desempenho bom no setor de internet fixa foi a Vivo. No último mês do ano a operadora registrou uma retração de 14.962 assinaturas no seu serviço Vivo Fibra. A base da Sky Banda Larga também ficou no vermelho com a diminuição de 3.829 acessos ativos.



Uma grande surpresa foi a perda considerável dos pequenos provedores de internet (-70.635). A última vez que esse conjunto de empresas perdeu clientes foi em janeiro de 2016.


Para você ter uma ideia do ótimo desempenho que estavam tendo até agora, as chamadas “Outras Operadoras” já concentram a terceira maior fatia de mercado, à frente da gigante Oi (veja mais detalhes abaixo).
As empresas NET/Embratel (+11.261), TIM Live (+4.964) e Sercomtel (+406) foram as únicas empresas a ganhar usuários no mesmo período.


Você deve saber, mas não custa repetir: para ser justo, o Minha Operadora leva em consideração o crescimento percentual de base para eleger a empresa Destaque e a Mico do mês. Em dezembro a base de clientes das representantes do setor de banda larga reagiram assim:

  1. TIM Live (aumentou a base em +1,03%) => DESTAQUE
  2. Algar Telecom (aumentou a base em +0,44%)
  3. Cabo Telecom (aumentou a base em + 0,18%)
  4. Sercomtel (aumentou a base em +0,13%)
  5. NET/Embratel (aumentou a base em +0,12%)
  6. Vivo Fibra (diminuiu a base em -0,19%)
  7. SKY Banda Larga (diminuiu a base em -1,06%)
  8. Oi Velox (diminuiu a base em -1,30%) => MICO

Como as perdas foram maiores que os ganhos, o setor de banda larga fixa foi impactado negativamente e perdeu 149.382 acessos. O ano de 2018 fechou com um total de 31.048.219 pontos de internet fixa ligados. Desse número, a grande maioria é do grupo Claro Brasil, responsável pelas marcas NET e Embratel. A empresa mexicana detém 9,36 milhões de assinantes neste segmento.

Preparamos um ranking que mostra como ficou dividida a participação de mercado de cada empresa com os dados novos liberados pela Anatel:

Claro promove ações para veranistas no Litoral Gaúcho

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A Claro segue com o robusto projeto de investimentos na ampliação da rede no Litoral Gaúcho. No último ano, a operadora implantou novas antenas e modernizou 100% das existentes com equipamentos de última geração. Com a nova rede, os clientes nas cidades de Tramandaí, Imbé, Xangri-Lá, Capão da Canoa e Torres já podem usufruir da cobertura 4.5G. 

Para promover sua cobertura na região a operadora tem promovido as seguintes ações:

Verão Claro 4.5G

A Claro convida seus clientes e a todos para aproveitar a temporada mais quente do ano com o slogan “Quanto mais Claro 4.5G mais verão”. A campanha tem o objetivo de reforçar junto aos veranistas os investimentos que a operadora tem feito no Litoral Gaúcho para entregar a melhor experiência em telecomunicações.

E para celebrar a estação e estar ainda mais junto aos clientes, a Claro promove nesta temporada projetos que proporcionam experiências aos consumidores: o Beach Point By Claro no Ramblas By Roubadinhas; o evento Parador Verão Claro 4.5G, em parceria com Destemperados; e o patrocínio do Planeta Premium e Planeta Lounge, espaços exclusivos no Planeta Atlântida.

O Beach Point By Claro no Ramblas By Roubadinhas, é um espaço aberto ao público para a prática do esporte que se tornou a sensação do momento, o beach tennis. No local, os veranistas podem retirar, em empréstimo,  raquetes para praticar a atividade. O Beach Point By Claro, também será palco de competições dessa modalidade esportiva e a operadora ainda promoverá um torneio entre os principais condomínios do litoral, dessa região. O Point estará à disposição do público até o final do próximo Carnaval.
Parador Verão 4.5G

No último dia 26 de janeiro, foi realizado  o Parador Verão 4.5G, uma realização da Claro em parceria com Destemperados, o evento com cara de Feirinha na Praia proporcionou aos convidados uma experiência gastronômica do que há de melhor nos quiosques do litoral, especialmente selecionados pela equipe dos Destemperados. Além de toda a conveniência elaborada no evento, a operadora disponibilizou ainda um totem de recarga de bateria para celulares, tudo para que os veranistas não deixassem de registrar todos os seus momentos na beira da praia de Atlântida.

Neste final de semana, a Claro também marcará presença na festa mais aguardada do verão gaúcho, O Planeta Atlântida, que é considerado o maior festival de música do sul do país. Mais de 1.200 atrações nacionais e internacionais, de diferentes estilos, já passaram pelo palco do evento, proporcionando aos planetários mais de 700 horas de muita música e diversão. Durante as duas noites do Planeta Atlântida, nos dias 1º e 2 de fevereiro, a Claro promoverá o Planeta Premium e o Planeta Lounge.

O Planeta Premium contará com espaço exclusivo onde os convidados terão vista privilegiada para o backstage e o Palco Planeta, além de outras comodidades, como bar de drinks, pista de dança exclusiva com curadoria da Oito Atlântida e gastronomia assinada pelo chef Marcos Livi.

O outro espaço com apoio da Claro, o Planeta Lounge, terá serviços exclusivos de alimentação, bebida e customização de camisetas, para receber convidados entre influenciadores, artistas, comunicadores e formadores de opinião, além de empresários e parceiros da operadora. O local, climatizado e decorado, também terá visão privilegiada dos artistas que se apresentam durante os dois dias de evento.
VIU ISSO?

Além da infraestrutura fixa, a Claro instalou antenas removíveis nas praias de maior fluxo de pessoas, para suprir a demanda do período sazonal de verão, que garantem um incremento de 40% na capacidade da rede, em relação ao verão passado. 

“A ampliação da cobertura com instalação de novas antenas, somada à modernização da infraestrutura já existente conferem aos serviços da Claro a melhor experiência do mercado comprovada por estudos amplamente divulgados na imprensa nacional” afirma o diretor Claro Sul, Marcelo Repetto.

Telefónica premia iniciativas que promovem a inovação sustentável

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Os três vencedores receberão um prêmio de € 40 mil e mentorias de especialistas de diferentes áreas da empresa.


Pelo quarto ano consecutivo, o programa Iniciativa de Inovação Sustentável (IIS) acompanhou as melhores ideias entre funcionários, fornecedores e empreendedores ligados à Wayra e ao Open Future para criar novas soluções que tenham impacto social ou ambiental positivo no planeta e agreguem valor à Telefónica. 


Os projetos vencedores abordam os desafios mais urgentes enfrentados pela humanidade, resumidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Os projetos em destaque são os seguintes:


Producing Right!
O projeto Producing Right!, que alcançou o primeiro lugar, tem como objetivo ajudar os produtores rurais a melhorar gradualmente suas práticas produtivas levando em conta aspectos sociais e ambientais. Ele será desenvolvido no Equador pela startup BovControl, investida da Wayra Brasil, em conjunto com a equipe de Big Data for Social Good da LUCA (área de Big Data da Telefônica).

Com cerca de 40 mil fazendas em todo o mundo, a plataforma BovControl será utilizada para o armazenamento, gerenciamento e análise dos dados fornecidos pelo projeto “Ganadería Climáticamente Inteligente” (“Pecuária Climaticamente Inteligente”). Incluirá a estimativa de emissões de gases de efeito estufa e estará alinhado com os modelos fornecidos pela equipe do Big Data for Social Good da LUCA e da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) no Equador.
Equipe Internet para Todos da Telefónica
O segundo premiado é uma solução na qual a equipe de Internet para Todos da Telefónica e a Fundação Acciona.org unirão forças para ampliar a conectividade em áreas remotas da América Latina, começando pela bacia do rio Napo, no Peru.

O objetivo é realizar projetos-pilotos para desenvolver um modelo sustentável de microgeração e fornecimento de energia a partir de fontes renováveis para residências em áreas isoladas da bacia, onde a Internet para Todos já conta com soluções de acesso à internet móvel e a Fundação Acciona.org desenvolve seu projeto “Luz em Casa Amazônia”.
 Equipe global de Internet das Coisas da Telefónica
O terceiro prêmio vai para a equipe global de Internet das Coisas da Telefónica, que desenvolverá um projeto com drones e IoT para o controle de tráfego. Graças a esse sistema, um centro de controle de tráfego do governo poderá controlar um ou vários drones através da rede móvel. Dessa forma, poderá ter informações em tempo real sobre as condições de tráfego e realizar tarefas de monitoramento. Além disso, terá a opção de dar cobertura a áreas remotas em casos de emergência, como durante um acidente, por exemplo.

Por fim, o primeiro prêmio especial vai para o Assistente Financeiro VIVO, desenvolvido pela equipe de Inovação e Estratégia do Brasil. A iniciativa busca construir uma plataforma de educação financeira integrada com a Aura para ajudar a reduzir a desigualdade econômica brasileira por meio da educação e da inovação digital.


VIU ISSO?

 Já o segundo prêmio especial ficou para a Medição contínua de níveis de gás radônio, criado pela equipe corporativa de IoT. Graças à detecção de sua concentração em espaços fechados, podem ser realizadas ações (ventilação, técnicas de construção etc.) para minimizar o impacto desse gás, a segunda causa de câncer de pulmão no mundo, depois do tabaco.

Todos os projetos vencedores receberão € 40 mil, além de mentorias de especialistas de diferentes áreas da Telefónica. Suas áreas de atuação estarão ligadas à otimização de recursos dos produtores agrícolas no Equador, aumento da conectividade em áreas remotas da América Latina e uso de drones e IoT (Internet das Coisas) para controlar o tráfego.
“Tanto a qualidade como o número de projetos apresentados nesta nova edição da Iniciativa de Inovação Sustentável foram extraordinários. Nós, da equipe de inovação sustentável, parabenizamos os vencedores que, com seus projetos, certamente contribuirão para aumentar o impacto social e ambiental positivo da nossa empresa”, diz Arancha Díaz-Lladó, Diretora de Inovação Sustentável e Diversidade da Telefónica.

Entenda o RCS, padrão que visa ser o sucessor do SMS

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O RCS é a resposta das operadoras ao sucesso de apps como o WhatsApp; confira como funciona esse padrão de mensagens apontado como sucessor do SMS.




Você já ouviu falar no RCS, sigla correspondente à Rich Communications Service? Bom, saiba que essas três letrinhas estarão cada vez mais em evidência no noticiário sobre telecomunicações, já que é uma tecnologia apontada como sucessora do tradicional SMS, e que inclusive já está disponível no Brasil, através da Oi, que anunciou a chegada do recurso no início do mês. 

Com o avanço dos smartphones e a popularização de apps, as tradicionais mensagens de texto – os SMS –  parecem nos dias de hoje uma gota de retrocesso em um mar de renovações constantes. As limitações da tecnologia fizeram com que mensageiros instantâneos, como o WhatsApp, virassem o centro das atenções, deixando o SMS como uma forma de importunar os usuários com propagandas.


O embrião do RCS surge justamente dessa virada de mesa a favor dos aplicativos de mensageiros instantâneos. Em 2016 a associação global de operadoras se juntaram ao Google para delimitar um novo padrão de mensagens, o Rich Communications Service – Serviço de Comunicação Rica. Mas, rica em quê? Recursos e possibilidades

Esse novo padrão deixa de lado conceitos ainda carregados pelos SMS – como um curto limite de caracteres por mensagens,  cobranças por mensagem envia ou por um pacote fechado que faz parte do plano e recursos multimídia limitados. 

O RCS mira justamente nos mensageiros, oferecendo recursos que hoje em da está no dia a dia de boa parte das pessoas. 


Dentre eles: suporte ao envio de áudio e vídeo, envio de imagens e adesivos, envio de mensagens que excedam 160 caracteres, criação de grupos, funcionamento via Wi-Fi, entre outras coisas. Ainda tem um detalhe crucial: a cobrança é baseada na sua franquia de dados, e não em algo extra, baseado numa quantidade de mensagens que você pode enviar. 

Lembrando que embora seja baseado na mecânica de operação de apps como WhatsApp e Telegram o RCS não é um app em si, então para sua utilização não é necessário um aplicativo extra instalado, o que é essencial é que tanto a operadora quanto o sistema operacional do aparelho suportem a tecnologia.


A comunicação com essa abordagem mais atual depende que as operadoras adentrem no projeto, que estejam interessadas em também oferecer a tecnologia, o que criará uma malha em que não haverá restrições entre a comunicação de clientes com operadoras distintas.

Ao enviar uma mensagem RCS ela vai direto para os servidores da operadora que então repassa para um servidor certificado pela GSMA – associação de empresas do setor de telecomunicações, chamado Jibe Cloud. Esse servidor certificado é o responsável pelo repasse da mensagem ao destinatário. Caso você entre em contato com alguém que não tem o RCS a mensagem será enviada, à moda antiga, através do SMS.


Essa relação de ganho de mercado do RCS depende do apoio de operadoras, fabricantes de aparelhos e companhias responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas operacionais. A lista de apoiadores inclui 55 operadoras, 11 fabricantes de smartphones e 2 desenvolvedoras de sistema.



Como citamos no início a operadora Oi é a primeira a oferecer o RCS no Brasil. TIM e Vivo se manifestaram recentemente sobre o assunto. É bem provável que ambas também adotem o padrão ainda este ano, porém ainda estão em busca de parceiros.

VIU ISSO?


Entre as fabricantes de smartphones a Samsung é uma das que mais está alinhada ao Google na implantação da tecnologia. No ano passado a gigante sul-coreana divulgou um comunicado garantindo que a partir do Galaxy S8 e S8+ os Samsung Galaxy suportam nativamente o RCS.

Claro, Vivo, TIM e Oi se unem para manter sinal em Brumadinho

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Manutenção do sinal auxilia a interconexão entre os profissionais envolvidos nas buscas de vítimas da tragédia.



Às buscas pelas vítimas da tragédia em Brumadinho continua e é evidente que manter a infraestrutura de rede, para garantir a comunicação dos profissionais envolvidos nesse processo doloroso é crucial. As quatro maiores operadoras do Brasil – Claro, Vivo, TIM e Oi – firmaram um acordo de roaming para garantir conexão 4G na região.


Graças ao acordo a comunicação para qualquer aparelho é válida em qualquer torre.


Equipes das operadoras já foram deslocadas para a região de Brumadinho e já estão trabalhando na implementação, através do reforço da cobertura na região, com o aumento da capacidade das antenas instaladas, envio de antenas móveis e geradores movidos a combustível, garantindo o funcionamento das antenas nos locais onde a energia foi cortada.

VIU ISSO?


Recentemente as operadoras também garantiram a quebra de sigilo telefônico das antenas de celular localizadas em um raio de 20 quilômetros de onde rompeu a barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, MG. Com os dados fornecidos pelas empresas de telecomunicações, “as equipes de socorro podem saber quais aparelhos se mantiveram ativos após a tragédia, e quais estão inativos desde então”.