Claro TV é ultrapassada pela Vivo e vai parar na lanterna do setor

A SKY, por outro lado, foi a única grande operadora de TV por assinatura a ganhar terreno, adicionando mais de 48 mil clientes em um mês.



A operadora de TV por assinatura via satélite (DTH) Claro TV perdeu 41.116 assinantes em dezembro de 2018 e foi engolida pela Vivo TV em número de acessos. De acordo com relatório individualizado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro TV já havia sido ultrapassada pela Oi TV em participação de mercado durante o mês de novembro.

Agora a Claro TV possui um total de 1,54 milhão de clientes, ficando em último lugar entre as demais marcas de abrangência nacional. Ela perde para a Vivo TV (1,56 milhão), Oi TV (1,60 milhão) e SKY (5,28 milhões).




A maior empresa do setor, no entanto, é a NET (7,05 milhões), do próprio grupo Claro Brasil, o que em termos gerais deixa a companhia em uma posição competitiva ainda confortável. Somadas, Claro TV e NET possuem 8,6 milhões de pontos de televisão por assinatura ativos, o que representa 48,9% de todo o mercado brasileiro.

Abaixo, uma ilustração para que você consiga ter uma melhor dimensão de como está dividido o setor de TV paga, de acordo com os últimos dados divulgados pela Anatel:


Apesar de ter a liderança isolada, o mês de dezembro não foi bom para o grupo Claro Brasil no segmento de televisão fechada. Como dissemos no primeiro parágrafo, a Claro TV perdeu 41.116 clientes durante o último mês de 2018 e esse foi o pior desempenho registrado durante o mês. Para piorar mais ainda a situação, a segunda a perder mais clientes foi a sua irmã NET, que desativou 30.481 acessos.

As empresas Vivo TV (-11.351), Algar Telecom (-1.560), Cabo Telecom (-1.124) e Oi TV (-236) também presenciaram mais cancelamentos do que instalações dos seus serviços.

VIU ISSO?

Mercado positivo mesmo só para a SKY, que absorveu 48.641 consumidores brasileiros, e para a Nossa TV (+123), de propriedade do missionário R. R. Soares.

Confira a seguir um gráfico que ilustra bem como foi a movimentação do setor:


E para quem vai o título de operadora Mico e Destaque do mês?

Calculadora na mão pois chegou a hora do nosso cálculo de crescimento percentual de base de clientes. Durante o mês de dezembro, as empresas do setor de TV por Assinatura se comportaram assim:

  1. SKY (aumentou a base em +0,92%) => DESTAQUE
  2. Nossa TV (+0,26%)
  3. Oi TV (-0,01%)
  4. NET (-0,43%)
  5. Vivo TV (-0,71%)
  6. Algar Telecom (-1,82%)
  7. Cabo Telecom (-2,43%)
  8. Claro TV (diminuiu a base em -2,59%) => MICO

O Brasil fechou o ano de 2018 contabilizando 17.574.822 acessos de TV por assinatura. Esse número representa uma queda de 543.554 assinaturas (-3,0%) em relação ao fechamento de 2017.

A TV fechada via satélite (DTH) ainda é a tecnologia mais popular entre os brasileiros, representando 54% do mercado (9,49 milhões). As outras tecnologias são TV a cabo (42% = 7,37 milhões) e TV via sinal de internet – FTTH (4% = 702 mil).

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

13 Comentários

  1. Uma mensalidade de tv paga custar mais de 50 reais é um roubo…

  2. N adcionam canais…. E a qualidade de imagem so piora… E o atendimento entao nem se fala… Claro Tv lixo

  3. A Skt está fazendo uma ação pesada de reativação de clientes

  4. Uma porcaria estou desde do dia 18 sem sinal e ligo no 10699 ninguém atende pra resolver o problema e ainda estão me cobrando indevido, já cansei pelo site mais não tive resposta até agora.

  5. Eu nao sei como essa porcaria claro tv ainda funciona no brasil

  6. O sistema de atendimento da Claro pelo telefone está bem complicado nos últimos 4 meses por isso eu creio que a a mesma está perdendo tanto cliente a cada mês sou cliente da Claro a 5 anos já não tenho que reclamar do conteúdo tenho quatro pontos a gente paga r$ 240 não é barato é caro com o Premier mas se tivesse uma outra opção Com certeza trocaria Principalmente uma que também tivesse sinal de internet aqui na minha cidade que é no interior eu creio que essas empresas Se quiserem sobreviver terão que gastar dinheiro e fazer grandes investimentos liberando tanto sinal de TV e internet ao mesmo tempo pois a internet é o futuro e a Claro com esse negócio de não ter mais o atendimento está muito complicado a gente liga lá a última vez que liguei foi 45 minutos para ser atendido para apenas mandar reativar um sinal pois não tem a opção no site como eles dizem que tem esses dias fiquei 1:40 o mínimo que fiquei até hoje Nesses últimos três meses foi 45 minutos sem contar que esse atendimento da Claro não chegava a 5 minutos de espera a 5 meses atrás sempre foi assim uma Excelência em atendimento e qualidade mas dos quatro meses para cá a coisa tá feia estou pensando sinceramente em até cancelar o meu plano e esse dinheiro gastar com internet pois também pago wi-fi de outra empresa..Att Rodrigo Martins

  7. Claro TV e a pior , não tem respeito com os clientes.claro TV nunca mais

  8. Realmente o serviço deixou muito a desejar, agente liga no 10699 e eles não atendem, claro já foi boa infelizmente está tratando o consumidor de qualquer forma tendo em vista que não é barato

  9. Essas operadoras ranca o couro do povo mesmo,tanto em telefonia movel como em tv por assinatura,desse jeito a onde que vamos para,essas operadoras deveria saber que nos moramos nao e pais de primeiro mundo.

  10. Pior operadora do brasil essa merda da claro, cancelei minha assinatura em dez3mbro umas 10 vezes e estao me cobrando a fatura de janeiro e fevereiro, e olha q eu era cliente ha 6 anos ein, n recomendo a ninguem fora q pada atender a gente demora no minimo 50 minutos

  11. Sai dessa porcaria de Net e fui pra Vivo. Resolvi 100% dos meus problemas. Pelo menos, por enquanto.

  12. Na minha região a Sky não tem globo.
    Não seja meu canal favorito (longe disso), mas deveria ter por ser canal aberto.

  13. O atendimento tem que ser totalmente renovado.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*