Claro TV é ultrapassada pela Vivo e vai parar na lanterna do setor

A SKY, por outro lado, foi a única grande operadora de TV por assinatura a ganhar terreno, adicionando mais de 48 mil clientes em um mês.



A operadora de TV por assinatura via satélite (DTH) Claro TV perdeu 41.116 assinantes em dezembro de 2018 e foi engolida pela Vivo TV em número de acessos. De acordo com relatório individualizado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro TV já havia sido ultrapassada pela Oi TV em participação de mercado durante o mês de novembro.

Agora a Claro TV possui um total de 1,54 milhão de clientes, ficando em último lugar entre as demais marcas de abrangência nacional. Ela perde para a Vivo TV (1,56 milhão), Oi TV (1,60 milhão) e SKY (5,28 milhões).




A maior empresa do setor, no entanto, é a NET (7,05 milhões), do próprio grupo Claro Brasil, o que em termos gerais deixa a companhia em uma posição competitiva ainda confortável. Somadas, Claro TV e NET possuem 8,6 milhões de pontos de televisão por assinatura ativos, o que representa 48,9% de todo o mercado brasileiro.

Abaixo, uma ilustração para que você consiga ter uma melhor dimensão de como está dividido o setor de TV paga, de acordo com os últimos dados divulgados pela Anatel:


Apesar de ter a liderança isolada, o mês de dezembro não foi bom para o grupo Claro Brasil no segmento de televisão fechada. Como dissemos no primeiro parágrafo, a Claro TV perdeu 41.116 clientes durante o último mês de 2018 e esse foi o pior desempenho registrado durante o mês. Para piorar mais ainda a situação, a segunda a perder mais clientes foi a sua irmã NET, que desativou 30.481 acessos.

As empresas Vivo TV (-11.351), Algar Telecom (-1.560), Cabo Telecom (-1.124) e Oi TV (-236) também presenciaram mais cancelamentos do que instalações dos seus serviços.

VIU ISSO?

Mercado positivo mesmo só para a SKY, que absorveu 48.641 consumidores brasileiros, e para a Nossa TV (+123), de propriedade do missionário R. R. Soares.

Confira a seguir um gráfico que ilustra bem como foi a movimentação do setor:


E para quem vai o título de operadora Mico e Destaque do mês?

Calculadora na mão pois chegou a hora do nosso cálculo de crescimento percentual de base de clientes. Durante o mês de dezembro, as empresas do setor de TV por Assinatura se comportaram assim:

  1. SKY (aumentou a base em +0,92%) => DESTAQUE
  2. Nossa TV (+0,26%)
  3. Oi TV (-0,01%)
  4. NET (-0,43%)
  5. Vivo TV (-0,71%)
  6. Algar Telecom (-1,82%)
  7. Cabo Telecom (-2,43%)
  8. Claro TV (diminuiu a base em -2,59%) => MICO

O Brasil fechou o ano de 2018 contabilizando 17.574.822 acessos de TV por assinatura. Esse número representa uma queda de 543.554 assinaturas (-3,0%) em relação ao fechamento de 2017.

A TV fechada via satélite (DTH) ainda é a tecnologia mais popular entre os brasileiros, representando 54% do mercado (9,49 milhões). As outras tecnologias são TV a cabo (42% = 7,37 milhões) e TV via sinal de internet – FTTH (4% = 702 mil).

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

13
Deixe um comentário

avatar
13 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
janio ferreira da silvaUnknownmarcio ferreiraFernandoAMAZÔNIA DISTRIBUIDORA Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
ADXB
Visitante

Uma mensalidade de tv paga custar mais de 50 reais é um roubo…

Wesney Junior
Visitante

N adcionam canais…. E a qualidade de imagem so piora… E o atendimento entao nem se fala… Claro Tv lixo

Danilo Meira
Visitante

A Skt está fazendo uma ação pesada de reativação de clientes

Unknown
Visitante

Uma porcaria estou desde do dia 18 sem sinal e ligo no 10699 ninguém atende pra resolver o problema e ainda estão me cobrando indevido, já cansei pelo site mais não tive resposta até agora.

Unknown
Visitante

Eu nao sei como essa porcaria claro tv ainda funciona no brasil

AMAZÔNIA DISTRIBUIDORA
Visitante

O sistema de atendimento da Claro pelo telefone está bem complicado nos últimos 4 meses por isso eu creio que a a mesma está perdendo tanto cliente a cada mês sou cliente da Claro a 5 anos já não tenho que reclamar do conteúdo tenho quatro pontos a gente paga r$ 240 não é barato é caro com o Premier mas se tivesse uma outra opção Com certeza trocaria Principalmente uma que também tivesse sinal de internet aqui na minha cidade que é no interior eu creio que essas empresas Se quiserem sobreviver terão que gastar dinheiro e fazer grandes… Leia mais »

Unknown
Visitante

Claro TV e a pior , não tem respeito com os clientes.claro TV nunca mais

Unknown
Visitante

Realmente o serviço deixou muito a desejar, agente liga no 10699 e eles não atendem, claro já foi boa infelizmente está tratando o consumidor de qualquer forma tendo em vista que não é barato

Fernando
Visitante

Essas operadoras ranca o couro do povo mesmo,tanto em telefonia movel como em tv por assinatura,desse jeito a onde que vamos para,essas operadoras deveria saber que nos moramos nao e pais de primeiro mundo.

Unknown
Visitante

Pior operadora do brasil essa merda da claro, cancelei minha assinatura em dez3mbro umas 10 vezes e estao me cobrando a fatura de janeiro e fevereiro, e olha q eu era cliente ha 6 anos ein, n recomendo a ninguem fora q pada atender a gente demora no minimo 50 minutos

marcio ferreira
Visitante

Sai dessa porcaria de Net e fui pra Vivo. Resolvi 100% dos meus problemas. Pelo menos, por enquanto.

Unknown
Visitante

Na minha região a Sky não tem globo.
Não seja meu canal favorito (longe disso), mas deveria ter por ser canal aberto.

janio ferreira da silva
Visitante

O atendimento tem que ser totalmente renovado.