Os clientes TIM de Pernambuco estão reclamando de falha na rede móvel da companhia na tarde desta sexta-feira, 10. O serviço de telefonia móvel está instável ou apresenta falta de sinal.
Além de reclamação de leitores do site Minha Operadora, o site Dowdetector também tem muitas queixas sobre o assunto e a rede social X, antigo Twitter tem alguns posts relacionados ao assunto.
Maurício Marques Carvalho Lima, morador de Recife, reclama que em sua rotina sua mais rede fixa, mas nesta sexta-feira precisou sair de casa e ficou sem rede móvel por conta desta falha da TIM, que até então não se sabe o motivo.
“Saí para fazer compras e tive que pedir a senha do Wi-fi do mercado para não deixar de pagar as contas, pois fiquei sem a rede da TIM.”
No site Downdetector, desde às 15h, os gráficos mostram um pico de reclamações em relação aos serviços móveis da TIM. Veja abaixo um registro:
Na rede social X, também há queixas de clientes da operadora. Posts relatam problemas para usar o serviço de rede móvel da operadora TIM, especialmente nas regiões próximas à capital da Pernambuco.
Galera de Pernambuco tendo problema com sinal de dados moveis da tim?
@TIM_AJUDA olá boa tarde gostaria saber se está alguma instabilidade na rede móvel aqui em Paulista- região metropolitana do Recife!!!!
— Guilherme Augusto Medeiros (@Guilherme_9232) May 10, 2024
Parecer da TIM sobre a falha de sinal
Não é possível precisar qual a origem ou causa do problema. Nas redes sociais a TIM não deu nenhum parecer geral sobre o assunto, apenas se direciona aos clientes que acionarem a empresa e busca tratar de forma privada.
O site Minha Operadora entrou em contato com a companhia para ter esclarecimentos sobre a situação, mas não houve retornos. Em caso de respostas, explicações e demais novidades sobre a pauta essa matéria será atualizada.
O CEO da empresa, José Roberto Nogueira, fez essa sugestão durante um evento da Associação Neo em Brasília. A faixa de 700 MHz foi liberada pela Anatel para uso secundário após a desistência da Winity.
A proposta de Nogueira visa resolver compromissos em rodovias que ficaram suspensos com a desistência da Winity, os quais incluíam fornecer cobertura 4G em 35 mil km de rodovias.
“Minha sugestão é que o 700 MHz possa ser entregue por cinco anos (em caráter secundário), e nós fazemos parte dos compromissos de rodovias que tanto se precisa. Mas não todos, porque seria impossível ter viabilidade”.
A Anatel tem considerado prazos de uso secundário de três anos, porém, a Brisanet defende um período mais longo para viabilizar seus investimentos. A empresa enfatiza a necessidade de condições claras e um período mínimo de cinco anos de uso do espectro para garantir o retorno do investimento. Além disso, solicita uma nova licitação o mais rápido possível, com prioridade para empresas já operando nessa faixa de frequência.
Vitor Menezes, diretor de assuntos regulatórios da Ligga, expressou preocupação com os custos e a incerteza sobre o futuro do espectro de 700 MHz.
“Operar no 700 MHz é caro e existe insegurança porque não sabemos o que vai acontecer com o espectro depois”.
A Ligga e outras empresas solicitam um prazo mais longo para implementar serviços nessa faixa.
Vinicius Caram, representante da Anatel, indicou que um novo leilão provavelmente será realizado para definir o destino do espectro. Uma possibilidade é incluir no edital a obrigação da nova operadora assumir o espectro apenas após a liberação pelas operadoras atuais.
Outra opção seria transferir a faixa para as empresas que ficaram em segundo e terceiro lugares no último leilão, Highline e Datora, embora essa alternativa seja menos provável devido a redução das discussões com essas empresas.
Espectro 6GHz
O mercado está considerando a possibilidade de utilizar parte do espectro de 6 GHz, atualmente reservado para Wi-Fi não licenciado, para redes móveis. Vinicius Caram da Anatel argumentou que essa mudança pode ser benéfica, pois as futuras redes móveis, como o 6G e o 5,5G, precisarão de larguras de banda maiores, algo que só seria viável no espectro de 6 GHz. Estudos serão realizados para permitir que o Wi-Fi continue operando nessa faixa, enquanto atende às necessidades das redes móveis.
O superintendente mencionou que os equipamentos de Wi-Fi 6E ainda não foram amplamente adotados pelas empresas em residências. A Brisanet apoia o uso do espectro de 6 GHz para redes móveis, considerando-o crucial para as operadoras de telefonia, enquanto sugere outras faixas para o Wi-Fi doméstico, como 10 GHz e 26 GHz.
A Ligga, por outro lado, não tomou uma posição definitiva, pois vê benefícios em qualquer opção que surgir, dado seu interesse tanto em redes fixas quanto móveis.
Uma das primeiras ações das operadoras móveis em relação aos serviços de telecomunicações que foram afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul foi a abertura da rede, onde os clientes de uma empresa podem usar o roaming quando o sinal da sua tele não estiver disponível.
Isto é, se um cliente da TIM, Vivo ou Claro não tiver sinal da sua operadora em determinado local, ele poderá se conectar na rede daquela que estiver disponível sem pagar nada por isso. Entretanto, a abertura do roaming não foi feita para todas as empresas que ofertam serviços de telefonia móvel.
De acordo com o diretor de atacado e MVNO da Telecall, Marcelo Duarte, as operadoras virtuais têm encontrado dificuldades para acessar as redes das três operadoras TIM, Vivo e Claro.
“Temos 32 mil clientes no Rio Grande do Sul, são 10 MVNOs, 18 marcas regionais e 32 mil linhas ativas no estado. E estamos sem o roaming aberto. Contestei com as operadoras, mas elas apontaram que entendem o roaming como natural entre as grandes, mas nunca exercitaram abrir para as não MNOs em situações como esta”, afirmou.
O assunto foi mencionado no seminário que comemora 25 anos da Associação Neo, em Brasília. As associações de prestadores de pequeno porte pediram ação mais enfática da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e afirmaram que as grandes operadoras alegam encontrar dificuldades técnicas para abrir o roaming às MVNOs.
O diretor relatou que esteve em uma reunião com a TIM, Vivo, Claro e Anatel, que alegaram ter riscos regionais na abertura da rede para as operadoras virtuais. “A Anatel pediu, encarecidamente para elas fazerem uma avaliação do que está acontecendo. Se é possível, de alguma forma, nem que seja de forma precária, abrir para a gente atender de alguma forma a nossa base de cliente. Estamos aguardando”, afirmou Duarte.
O assunto está sendo avaliado pela Anatel, sendo que “alguma medida sobre isso será tomada nas próximas semanas”, segundo o superintendente Executivo da agência, Abraão Balbino.
Os MVNOs são um modelo de serviço que contrata a infraestrutura de outra empresa. Ou seja, eles não possuem estrutura própria e dependem de grandes operadoras, como TIM, Vivo e Claro, para oferecer telefonia móvel. A Telecall é uma agregadora de operadoras virtuais que faz uso primeiramente da rede da Vivo, mas por causa dos compromissos associados à venda da Oi Móvel, tem acordos firmados com a Claro.
O Minha Operadora entrou em contato com as três principais operadoras móveis do país, mas até o momento, só obteve resposta da Claro:
“A Claro disponibilizou seu roaming para todas as prestadoras que solicitaram. E está à disposição para abrir roaming para aquelas que ainda não solicitaram”, diz operadora.
Por causa das fortes chuvas que têm atingido o Rio Grande do Sul na última semana, entre outras ações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que sejam disponibilizados novos kits gratuitos com parabólica digital para todos os 497 municípios no Estado.
Serão beneficiados com o kit as residências que foram afetadas pelas chuvas, cujas famílias estão cadastradas nos programas sociais do Governo Federal e que perderam os equipamentos por causa das enchentes. Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), as famílias poderão solicitar a entrega do novo equipamento de graça.
De acordo com a pasta, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) de 3,5 GHz,t também chamada de Siga Antenado, está preparada para fazer a substituição e instalar gratuitamente o novo kit com a nova parabólica digital em todas as 20.591 residências afetadas pelos eventos climáticos no RS, com o objetivo é garantir que essas famílias possam recuperar o sinal da TV aberta, fonte importante de informações.
A instalação gratuita dos equipamentos é direcionado para aquelas famílias que já haviam sido contempladas com o kit gratuito. A ação é uma iniciativa focada em famílias de menor renda inscritas em algum programa social do Governo Federal, para que tenham acesso a nova parabólica digital.
A Anatel ainda não divulgou uma data em que as famílias poderão solicitar o equipamento junto ao Siga Antenado, que deve ser divulgado em breve. No entanto, as informações poderão ser acessadas por meio dos canais de atendimento da entidade, pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404.
A Siga Antenado é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população de menor renda na substituição das antenas parabólicas antigas (que deixarão de funcionar em breve) pelas novas parabólicas digitais, de forma totalmente gratuita.
Essa troca é importante, uma vez que a frequência usada pelas antenas tradicionais é a mesma do 5G, que deve ter acesso exclusivo ao espectro. Sem essa substituição, enquanto o sistema não for desligado, os usuários das antenas antigas poderão enfrentar interferências na TV, como listas e até sair do ar.
Nesta sexta-feira (10), a Apple emitiu uma nota de desculpas por um anúncio que divulgava seu novo iPad Pro com chipset M4. Acontece que o comercial não agradou muito os profissionais de criação de conteúdo, artistas e músicos, entre outros clientes.
Imagem: Reprodução/YouTube – Apple
No comercial intitulado “Crush” , instrumentos musicais, TVs, obras de arte e outras ferramentas eram esmagados numa prensa industrial, até a criação do dispositivo Apple. A proposta era ilustrar que esses equipamentos seriam substituídos pelas funcionalidades do novo iPad Pro, mas o público não recebeu bem a ideia. Inclusive, o ator Hugh Grant disse que o anúncio promovia a “destruição da experiência humana”.
O vice-presidente de comunicações e marketing da Apple, Tor Myhren, afirma que o comercial do iPad foi um erro. “A criatividade está em nosso DNA na Apple, e é incrivelmente importante para nós projetar produtos que capacitem os criativos de todo o mundo“.
“Nosso objetivo é sempre celebrar a infinidade de maneiras pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias por meio do iPad. Erramos o alvo com esse vídeo e pedimos desculpas”, disse.
Por enquanto, o comercial do iPad ainda está disponível na conta oficial do X (ex-Twitter), do CEO da Apple, Tim Cook, que foi postado na terça-feira (07). Na publicação, o executivo destaca: “conheça o novo iPad Pro, o produto mais fino que já criamos, com o display mais avançado que já produzimos e com o incrível poder do chip M4. Apenas imagine todas as coisas que ele irá criar“.
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
O plano da empresa era levar o comercial para a TV, mas com a péssima recepção dos consumidores, a Apple admitiu que o vídeo “não atingiu o objetivo” e suspendeu a sua exibição na televisão.
Um dos grandes problemas envolvendo o comercial é que ele desconsidera o contexto atual, no qual há uma crescente preocupação com o impacto da IA generativa nas artes e no trabalho criativo. O vídeo acaba passando uma ideia de que a criação humana seria substituída pela tecnologia.
Nesta quarta-feira (08), em cerimônia realizada em Brasília, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entregou o troféu do “Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações” para TIM. A premiação foi entregue pelo vice-presidente do órgão, Vicente Aquino, às representantes da operadora, Ana Carolina Meirelles e Carolina Matos.
A operadora levou o prêmio na categoria “Acessibilidade no Atendimento Remoto” e em “Ações Voluntárias em Acessibilidade”. Ana Carolina comenta que a entrega do prêmio é o resultado de uma jornada de uma década, citando o Instituto TIM criado em 2010, que tem entre seus integrantes surdos e ouvintes, além de pessoas com outros tipos de deficiência.
Já Carolina Matos falou sobre a preparação das lojas da operadora para receber pessoas com deficiência, e com equipes preparadas para o atendimento. Ela informou que o compromisso da TIM é “trazer o que tiver de mais moderno para que nossos clientes e nossos colaboradores se sintam sempre incluídos”.
Durante a cerimônia, Aquino mencionou a Vivo, que ficou em segundo lugar por apenas seis décimos de ponto, a menor diferença desde que o Prêmio foi instituído pela Agência em 2019. A operadora ficou com a liderança no iten “Acessibilidade nos Sites” e empatou com a TIM em “Ações Voluntárias em Acessibilidade”.
Na categoria “Acessibilidade nas Lojas”, a TIM e a Vivo ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. No item, quem ficou com o prêmio foi a SKY, seguida da Claro, em segundo.
O vice-presidente da Anatel explica que o prêmio é um estímulo para as grandes empresas de telecomunicações realizarem uma concorrência positiva para o atendimento das pessoas com deficiência. A partir de 2025, Aquino contou que as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) também serão incluídas na premiação.
A entrada das PPPs no Prêmio Anatel de Acessibilidade foi destaque de fala da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, uma vez que essas empresas são importantes ao levar a conexão banda larga ao meio rural.
A secretaria ainda convidou a Anatel para participar do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, instituído em novembro de 2023. Ainda neste semestre deverão ser realizadas reuniões sobre o tema.
Nesta quinta-feira (09), em visita à cidade de Porto Alegre, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou que foram enviadas mais 50 antenas emergências para atender a Defesa Civil e prefeituras no Rio Grande do Sul. Anteriormente, por meio da Telebras, o Ministério das Comunicações (MCom) já havia enviado 33 equipamentos para o Estado.
Foto: Divulgação
O ministro ainda afirmou que novos equipamentos poderão ser enviados, conforme demandas das autoridades locais, para que seja possível retomar o serviços públicos para a população.
“O Ministério das Comunicações está coordenando uma grande força-tarefa, que envolve todos os atores do setor, para restabelecer a comunicação, pois ela ajuda a salvar vidas. A Telebras está fazendo a sua parte. Já enviou dezenas de antenas que estão servindo conectividade via satélite para hospitais de campanha, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. E vamos mandar mais quantas antenas forem necessárias”, disse Juscelino.
As antenas já estão sendo utilizadas para apoio às equipes de resgate, centros de Comando de Crise, hospitais de campanha e abrigos com internet de banda larga nas regiões atingidas pelas enchentes, e agora serão aplicadas para mais usos.
Segundo o MCom, cidades como Eldorado do Sul e Arroio do Meio, as únicas formas de comunicação existentes para as ações humanitárias são as quatro antenas enviadas pela Telebras.
Durante sua visita a Porto Alegre, o ministro se reuniu com o presidente da Associação de Provedores de Serviços e Informações (Internet Sul), Fábio Badra, para tratar de medidas emergenciais depois das enchentes. O restabelecimento da infraestrutura de telecomunicações na região foi um dos assuntos tratados.
Segundo Juscelino Filho, um dos principais desafios no momento é a falta de energia elétrica para que as operadoras de banda larga funcionem. Inclusive, há relatos de empresas que tiveram até 100% da rede danificada. “Há provedores que tinham mil clientes e atendiam pequenas regiões, e que simplesmente perderam tudo. Tinham 50 empregados, isso significa que 50 famílias dependiam deles“, lamentou o ministro.
A Desktop, provedor de serviço de internet banda larga (ISP), entrou para o mercado de telefonia celular e lançou-se como uma operadora de rede móvel virtual (MVNO) em quatro cidades do interior de São Paulo: Araraquara, Hortolândia, Sumaré e Taubaté. A operação já está em funcionamento.
De acordo com o diretor de marketing e vendas da Desktop, André Falcão, a operação será expandida “em breve” para outras cidades, mas ainda não tem um cronograma exato para tal ampliação. Além disso, afirma que a marca não tem essa pressa de ampliar o serviços.
“Não estamos com pressa [para expandir a operação]. Temos compromisso com qualidade. É uma iniciativa nova que será mediada por todos os parâmetros para que a experiência do cliente seja do nível que a Desktop entrega em todos os seus produtos e serviços”, ressaltou Falcão.
A oferta do serviço é feita na modalidade Controle, com pacotes de 10 GB e 15 GB, com valores de R$ 39,90 e R$ 52,99 mensais, respectivamente. “Temos uma estratégia de conseguir trazer um maior leque de produtos para os nossos clientes – e que sejam, cada vez mais, convergentes”, afirma Falcão.
Nos planos controle Desktop, o cliente terá ligações nacionais e navegação no Whatsapp ilimitadas. No pacote mais caro, ainda contará com o acesso livre ao aplicativo Waze. Outro detalhe é que são planos que requerem fidelidade de 12 meses. Ou seja, se for cancelado antes desse período, o usuário está sujeito a multa.
O executivo disse que a empresa começou a comercializar chips de celular “após períodos de testes” e que, no mercado móvel, a intenção é “entregar soluções para que os clientes possam ter a tranquilidade e a segurança de serem atendidos em todas as frentes” de negócios.
Por não possuir estrutura móvel, já que é uma operadora virtual, o serviço da Desktop usa a rede da TIM. Ou seja, a Desktop Móvel também é compatível com o 5G, mas nas localidades em que há cobertura da tecnologia.
O Sony One é uma plataforma dedicada aos assinantes da América Latina, que proporcionará acesso a uma extensa coleção de filmes produzidos e distribuídos pela Sony Pictures Entertainment, reunindo todo esse conteúdo em um único local. Essa colaboração visa oferecer uma experiência de entretenimento mais ampla e conveniente para os espectadores da região, reunindo grandes sucessos cinematográficos em uma única plataforma de streaming.
Agora, os membros do Amazon Prime na América Latina têm a oportunidade de acessar o catálogo diversificado de filmes da Sony One por meio de um adicional à sua assinatura mensal, com um custo adicional de R$14,90.
Este catálogo abrange uma ampla gama de títulos, incluindo sucessos como “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, “Pedro Coelho”, “Jumanji: Bem-vindo à Selva”, “Buscando…”, “O Homem nas Trevas 2”, “Quase Famosos”, “A Torre Negra”, “O Homem que Mudou o Jogo”, entre outros.
Esta colaboração entre o Prime Video e a Sony Pictures Entertainment oferece aos assinantes acesso a filmes premiados de vários gêneros, permitindo que os espectadores desfrutem de uma experiência cinematográfica diversificada.
John Rossiter, EVP de Distribuição, Redes e Produção para a América Latina na SPE, expressou entusiasmo com a parceria, destacando que ela permitirá expandir o alcance do conteúdo da Sony na região e atender aos clientes onde quer que estejam. Esta iniciativa visa não apenas enriquecer a oferta de entretenimento para os assinantes do Amazon Prime, mas também fortalecer a presença da Sony na América Latina.
”Nós estamos animados em colaborar com o Prime Video para trazer o nosso aclamado conteúdo para os assinantes da América Latina. O acervo da Sony Pictures Entertainment oferece aos assinantes filmes premiados de diversos gêneros. Com o novo canal, ampliaremos o acesso dos nossos conteúdos na região e alcançaremos os nossos clientes onde estiverem”.
Paulo Koelle, Head de Prime Video para a América Latina, destaca que os assinantes que são entusiastas do entretenimento desejam simplificar a busca por seus conteúdos favoritos. Ele ressalta que o Prime Video é um destino abrangente de entretenimento, proporcionando aos clientes uma extensa seleção de programação premium.
Com a integração dos conteúdos do Prime Video e Sony One em um único lugar, acessível através do mesmo usuário e aplicativo, os assinantes agora têm a conveniência de desfrutar de ambos os catálogos de forma unificada. Koelle reafirma o compromisso do Prime Video em oferecer aos clientes conteúdo de alta qualidade produzido por líderes do setor, como a Sony, proporcionando uma experiência de entretenimento mais enriquecedora e centralizada.
”Reforçamos nosso compromisso de oferecer aos nossos clientes o conteúdo produzido pelos melhores players como a Sony e mais entretenimento em um só lugar.”
A empresa Sigma Lithium, proprietária de uma mina de lítio localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, contratou os serviços da Nokia para implantar uma rede LTE (4G) privada. O objetivo principal dessa iniciativa é melhorar a segurança dos trabalhadores e aumentar a eficiência operacional dentro da mina.
De acordo com o contrato estabelecido, a Nokia será responsável pela provisão dos equipamentos necessários para a rede, enquanto a empresa parceira Alcon Engenharia de Sistemas atuará como integradora, encarregada da construção da infraestrutura. A expectativa é que essa rede LTE privada atenda aproximadamente 200 funcionários da mineradora.
O projeto é fundamentado na utilização do Nokia Digital Automation Cloud (Nokia DAC). Este projeto tem como objetivo principal fornecer uma infraestrutura que inclui banda larga móvel exclusiva, computação de borda industrial e diversas aplicações versáteis, tais como sistemas de despacho, comunicação instantânea por voz e vídeo, e sistemas de identificação inteligente.
Destaca-se que esta iniciativa representa um marco significativo, sendo a primeira implantação de uma rede sem fio LTE privada em uma mina de lítio nas Américas. Vale ressaltar que o lítio não é apenas utilizado na fabricação de baterias para veículos elétricos, mas também possui aplicações no armazenamento de energia solar, dispositivos eletrônicos e outros setores industriais.
A Nokia, empresa responsável pelo desenvolvimento do Nokia DAC, enfatiza sua experiência e expertise na implementação de redes de comunicação, já tendo atendido mais de 2,6 mil clientes globalmente e implantado 730 redes privativas sem fio em diferentes contextos.
Recentemente, a Nokia revelou que a operadora britânica O2, parte do grupo Telefónica, implantou o núcleo de rede 5G standalone da Nokia em uma infraestrutura de nuvem fornecida pela Amazon Web Services (AWS).
Essa iniciativa visa fortalecer a rede de telecomunicações da O2, tornando-a mais automatizada e reduzindo os tempos de latência na conectividade celular. Essa parceria amplia ainda mais a base de clientes da Nokia, que agora conta com 107 compradores do seu núcleo 5G standalone.