23/05/2024

Parabólica digital: Anatel vai liberar novos kits para os municípios do RS

Objetivo da ação da agência é realizar a substituição dos equipamentos que as famílias perderam por causa da enchente no estado.

Por causa das fortes chuvas que têm atingido o Rio Grande do Sul na última semana, entre outras ações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que sejam disponibilizados novos kits gratuitos com parabólica digital para todos os 497 municípios no Estado.

Serão beneficiados com o kit as residências que foram afetadas pelas chuvas, cujas famílias estão cadastradas nos programas sociais do Governo Federal e que perderam os equipamentos por causa das enchentes. Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), as famílias poderão solicitar a entrega do novo equipamento de graça.

De acordo com a pasta, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) de 3,5 GHz,t também chamada de Siga Antenado, está preparada para fazer a substituição e instalar gratuitamente o novo kit com a nova parabólica digital em todas as 20.591 residências afetadas pelos eventos climáticos no RS, com o objetivo é garantir que essas famílias possam recuperar o sinal da TV aberta, fonte importante de informações.

A instalação gratuita dos equipamentos é direcionado para aquelas famílias que já haviam sido contempladas com o kit gratuito. A ação é uma iniciativa focada em famílias de menor renda inscritas em algum programa social do Governo Federal, para que tenham acesso a nova parabólica digital.

A Anatel ainda não divulgou uma data em que as famílias poderão solicitar o equipamento junto ao Siga Antenado, que deve ser divulgado em breve. No entanto, as informações poderão ser acessadas por meio dos canais de atendimento da entidade, pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404.

A Siga Antenado é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população de menor renda na substituição das antenas parabólicas antigas (que deixarão de funcionar em breve) pelas novas parabólicas digitais, de forma totalmente gratuita.

Essa troca é importante, uma vez que a frequência usada pelas antenas tradicionais é a mesma do 5G, que deve ter acesso exclusivo ao espectro. Sem essa substituição, enquanto o sistema não for desligado, os usuários das antenas antigas poderão enfrentar interferências na TV, como listas e até sair do ar.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários