05/04/2024

Duas operadoras não são recomendadas pelo Reclame Aqui

Plataforma é como um termômetro para os consumidores saberem o comportamento das empresas em relação às reclamações dos serviços e produtos.

O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações, onde há a intermediação entre as empresas e os consumidores sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Não ter uma boa avaliação na plataforma, pode manchar a imagem da marca, afetando a prospecção de novos clientes.

Esse recomendação está relacionada à experiência dos usuários no site em torno das reclamações abertas contra as empresas. Nesse caso, a Claro é uma delas, que em 2022, contava com quase 111 mil queixas abertas, mas desse número, nenhuma foi respondida pela empresa. Nesse momento, considerados os últimos seis meses (01/07/2022 – 31/12/2022), a Claro possui 52.991 reclamações, sendo que 49.647 estão sem nenhuma resposta ou interação.

O Reclame Aqui é um termômetro para que o consumidor saiba como a empresa se comporta em relação às reclamações. Inclusive, há companhias que ganham selo de empresas confiáveis em votação feita pela própria plataforma, mas parece que a Claro não está nesse patamar.

Devido a falta de respostas e interação dentro do Reclame Aqui com as queixas dos consumidores, o site classificou a Claro como não recomendada. Entre as principais reclamações estão os tópicos de cobrança indevida, planos pós-pago e telefonia celular. Inclusive, no momento, há reclamações relacionadas ao serviço de internet da Claro.

A Claro não é a única operadora com péssima avaliação na plataforma. A Vivo também está com selo de não recomendação. Cadastrada há 18 anos no Reclame Aqui, sendo que atualmente consta 53.030 reclamações sobre os serviços, mas 49.504 encontram-se sem respostas. Entre as principais reclamações estão também cobrança indevida, planos pós-pago e telefonia móvel.

Dentre as operadoras, desconsiderando a Oi que não possui mais sua unidade móvel, a TIM é a única que conta com boa avaliação no Reclame Aqui, tendo uma pontuação de 8.7/10.

Os tópicos de reclamações também são as mesmas, mas a operadora conta com um índice de 99,2% de queixas respondidas. Ou seja, de 47.378 reclamações registradas, 47.006 foram respondidas, sendo que somente 321 estão no momento sem resposta. Inclusive, em desempenho, a TIM resolveu 94,0% dos problemas apresentados.


tim-reclame-aqui

11 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários