23/04/2024

Procon-SP notifica o Twitter por vazamento de dados de usuários

Segundo especialistas em segurança digital, mais de 235 milhões usuários tiveram seus e-mails expostos em fóruns de venda de informações.

Nesta segunda-feira (09), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), notificou o Twitter de um suposto vazamento de dados após ataque hacker, onde mais de 235 milhões de usuários tiveram seus e-mails expostos, segundo especialistas em segurança digital, deixando os proprietários dessas contas mais vulneráveis a ataques digitais.

O órgão de defesa do consumidor, por meio de nota, pede que a rede social confirme se houve realmente o escoamento de dados e solicita providências para conter potenciais danos causados pela falha de segurança.

Segundo o especialista Alon Gal, cofundador da empresa israelense de monitoramento de segurança cibernética Hudson Rock, os endereços e outras informações foram roubadas dos servidores do microblog e foram publicados online em fóruns dedicados à venda de informações e ataques digitais. Para ele, o vazamento “infelizmente levará a muitos ataques de phishing direcionado e doxxing”. E considerou que este foi “um dos vazamentos mais significativos que já vi”.

Na notificação do Procon, o Twitter deve “Além de confirmar se houve o incidente de segurança, a plataforma deverá informar quais os motivos que o desencadearam e quais as medidas foram tomadas para conter o episódio e mitigar os riscos”. A rede social também deverá informar quais ações serão adotadas para reparar os danos decorrentes da situação, assim como evitar que a falha se repita.

O órgão também solicitou esclarecimento sobre os métodos do Twitter para atender às regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por exemplo, explicar como é solicitado o consentimento dos usuários, o tempo que os dados ficam armazenados, com qual finalidade e qual a política de descarte. Além disso, deverá informar se há um encarregado pelo tratamento de dados pessoais (DPO), conforme estipulado pela legislação brasileira.

O portal Tele.Síntese afirmou que entrou em contato com a rede social sobre a notificação, mas não obteve resposta. Sobre a notificação, o Twitter tem o prazo até o dia 13 (sexta-feira) para responder os questionamentos do Procon de São Paulo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários