19/12/2025
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Teles podem ser responsabilizadas pelo ‘golpe do 0800’

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Chega de golpe? Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje, 27 de novembro, diretrizes que as operadoras de telecomunicações no Brasil devem seguir para evitar o golpe da falsa central de atendimento. Esse tipo de fraude ocorre quando golpistas utilizam números 0800 de forma indiscriminada, simulando serem centrais de atendimento legítimas para obter informações e fraudar usuários.

Golpe

O comunicado da Anatel oferece sugestões de boas práticas e orientações, mas adota um tom normativo, indicando que a não implementação dessas práticas pode ser considerada uma omissão por parte das prestadoras, sujeita a responsabilização administrativa de acordo com as regulamentações. O despacho nº 68, publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira, 26, destaca essa responsabilidade.

Além disso, a Anatel recomenda a suspensão da venda de novos números 0800 até que sejam implementadas medidas eficazes de prevenção a fraudes e de controle de assinantes desses recursos. Essas ações visam proteger os usuários e garantir a integridade das operações de atendimento ao cliente.

O texto enfatiza a necessidade de as empresas de telecomunicações evitarem a venda de mais de um código 0800 para um único usuário, visando impedir a revenda desses números. Destaca-se que a revenda por parte de indivíduos não licenciados pela agência reguladora é considerada ilegal.

A partir de agora, todas as operadoras, independentemente do porte, que oferecem serviços relacionados ao código 0800, devem implementar controles para prevenir e combater fraudes. Isso inclui a verificação se a atividade econômica do assinante está alinhada com o propósito para o qual o código 0800 foi designado. Além disso, as operadoras são orientadas a prevenir fraudes como subscrição indevida, contratações fictícias (“laranja”) e contratação por empresas sem atividade econômica regular.

A Anatel sugere que as operadoras incluam cláusulas específicas nos contratos, com o objetivo de proibir que empresas que fazem uso do código 0800 revendam o número. Além disso, as operadoras devem responsabilizar o usuário pelo uso indevido do número em casos de cometimento de fraudes. Essas medidas visam assegurar a integridade e a legalidade do uso dos códigos 0800 pelas empresas usuárias, fortalecendo a regulamentação do setor.

O despacho em questão estabelece diretrizes claras para as operadoras de telecomunicações no que diz respeito ao serviço 0800. Em casos em que haja suspeitas de uso indevido para a prática de fraudes por parte de um contratante, as operadoras são instruídas a suspender imediatamente o referido serviço, concedendo ao detentor do número a oportunidade de apresentar sua defesa. Na ausência de manifestação por parte do detentor, a operadora tem autorização para bloquear o número, além de notificar a agência reguladora e as autoridades de segurança.

Além disso, o despacho determina que as empresas de telecomunicações devem unificar e regularizar os cadastros de números 0800 em um prazo de 30 dias. Esses cadastros devem incluir informações cruciais, como a correspondência entre os números em uso e os atribuídos pela Anatel, o nome do usuário e a razão social do contratante.

Uma orientação específica contida no despacho é a limitação da venda de apenas um número 0800 por contratante, identificado pelo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Durante a organização dos cadastros, as operadoras têm a responsabilidade de identificar números que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos e que não tenham sido regularizados. Nestes casos, as operadoras devem proceder com a devolução desses números.

O documento é oficializado pelos superintendentes de Outorga e Recursos à Prestação, Vinicius Caram, e de Controle de Obrigações, Gustavo Borges, reforçando a importância da implementação rigorosa dessas medidas para garantir a integridade e a segurança do serviço 0800.

De acordo com Borges, a agência está considerando a possibilidade de implementar uma medida cautelar com o objetivo de compelir as operadoras a agir de imediato. Contudo, os especialistas avaliaram que medidas cautelares têm uma validade limitada, enquanto a implementação de boas práticas é mais duradoura.

Borges afirma: “Estamos nos ajustando ao regulamento de fiscalização regulatória e compreendemos que este caso envolve medidas permanentes para todas as autorizadas do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), não se tratando de ações temporárias”.

Ele reafirma o posicionamento expresso no despacho, as operadoras têm a responsabilidade de combater fraudes, e uma vez estabelecido um conjunto específico de medidas recomendadas pela agência, poderão ser consideradas negligentes caso, após o prazo, sejam identificadas hospedando números 0800 denunciados como falsas centrais.

De acordo com a declaração dele, a agência já planejou a implementação de medidas de fiscalização relacionadas ao tema em questão. Ele destaca a complexidade do combate às fraudes, explicando que quando uma porta é fechada em uma determinada provedora, os fraudadores procuram outras prestadoras para continuar suas atividades ilícitas. Portanto, a atuação não deve se limitar apenas às provedoras atualmente utilizadas para hospedar centrais falsas.

É enfatizado que a abordagem deve ser ampla, orientando os regulados e enfatizando a necessidade de fiscalizar a implementação das medidas. Por fim, ele expressa confiança de que estão efetivamente fechando todas as possíveis brechas para essa fraude.

‘X’ pode ter prejuízo de até US$ 75 milhões com perda de anunciantes

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A rede social X, o antigo Twitter, que pertence a Elon Musk, enfrenta a possibilidade de uma perda significativa de receita de publicidade, estimada em até 75 milhões de dólares até o final deste ano. Essa situação decorre da decisão de diversas grandes marcas em suspenderem suas campanhas de marketing na plataforma, conforme relatado pelo New York Times na última sexta-feira.

Elon Musk X

O motivo por trás desse boicote publicitário foi o apoio de Elon Musk a uma publicação antissemita na plataforma, ocorrido na semana passada. Essa controvérsia levou várias empresas de renome, incluindo Walt Disney e Warner Bros Discovery, a interromperem a exibição de anúncios em seu site.

Em resposta a essa crise, a empresa tomou medidas legais contra o grupo de monitoramento de mídia, Media Matters, alegando que a organização difamou a plataforma. A acusação baseia-se em um relatório divulgado pelo Media Matters, no qual afirmavam que anúncios de grandes marcas, como Apple e Oracle, estavam sendo exibidos ao lado de publicações relacionadas a Adolf Hitler e ao partido nazista. Essa ação legal visa reparar a reputação prejudicada da empresa de mídia social em meio a essa controvérsia publicitária.

Na semana passada, o The New York Times teve acesso a documentos internos que enumeravam mais de 200 unidades de anúncios de empresas proeminentes, incluindo Airbnb, Amazon, Coca-Cola e Microsoft. De acordo com o jornal, muitas dessas empresas optaram por suspender seus anúncios na plataforma de uma rede social não especificada, e algumas estão atualmente ponderando essa decisão.

“X” comunicou na última sexta-feira que enfrenta o risco de perder uma receita significativa, estimada em 11 milhões de dólares. O valor exato dessa perda é variável, pois alguns anunciantes estão retornando à plataforma, enquanto outros estão aumentando seus investimentos, conforme relato do jornal.

Essas informações sinalizam um cenário desafiador para a rede social em questão, indicando que a saída ou a suspensão de anunciantes notáveis pode resultar em perdas financeiras substanciais, estimadas em até 75 milhões de dólares até o final do ano.

Desde a aquisição da plataforma por Elon Musk em outubro de 2022, anunciantes têm optado por deixar o site. Isso se deve, em parte, à redução na moderação de conteúdo implementada por Musk, o que resultou em um notável aumento no discurso de ódio na plataforma, conforme relatado por grupos de direitos civis.

De acordo com informações da Reuters, a receita proveniente de anúncios nos Estados Unidos experimentou uma queda significativa de pelo menos 55% em comparação com o mesmo período do ano anterior, em todos os meses subsequentes à aquisição de Musk.

Anatel adota ações para combate da desigualdade de gênero

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No dia 25 de novembro, celebrou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, uma data destacada dentro da campanha de ativismo liderada pela ONU. Essa iniciativa teve início no último sábado e se estende até o dia 10 de dezembro, que é reconhecido como o Dia dos Direitos Humanos.

Anatel gêneros

Neste ano, a campanha concentra seus esforços na prevenção e resposta à violência direcionada a mulheres e meninas, adotando o lema “UNA-SE: Investir para Prevenir e Responder à Violência contra Mulheres e Meninas”.

É importante ressaltar que a temática também é abordada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Essa agenda representa o compromisso assumido pelos 193 estados-membros da ONU, incluindo o Brasil, que participaram da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2015. As metas 5.1 e 5.5 do Objetivo 5 visam alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que está intensificando seus esforços no enfrentamento da violência contra a mulher em suas diversas manifestações. O presidente da Agência, Carlos Baigorri, enfatizou a importância da participação de todos na luta contra as desigualdades estruturais, destacando que a Anatel tem tomado medidas concretas para promover a igualdade de gênero e estimular iniciativas de empoderamento feminino.

Baigorri reconheceu que, embora a Anatel esteja alinhada com as iniciativas nacionais e internacionais sobre o tema, há ainda um extenso percurso a ser percorrido para alcançar a plena igualdade. O comprometimento da Agência com essa causa é respaldado pela compreensão da importância crucial de criar um ambiente seguro, em conformidade com a Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

 “Todos precisamos estar atuantes no combate às desigualdades estruturais. A Anatel tem adotado providências concretas para promover a igualdade de gênero e incentivar ações de empoderamento feminino, em linha com as iniciativas nacionais e internacionais a respeito do tema, mas sabe-se que há um longo caminho a ser trilhado para que se tenha a igualdade plena”.

O conselheiro Alexandre Freire ressaltou que as ações da Anatel não apenas buscam a equidade de gênero, mas também apoiam medidas específicas de empoderamento feminino.

“A Anatel reconhece a importância vital de promover um ambiente seguro, alinhando-se à Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, e está comprometida em apoiar a defesa da mulher contra a violência. As ações da Agência refletem não apenas a busca pela equidade de gênero, mas também o apoio às medidas de empoderamento feminino, contribuindo para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU”.

A Anatel implementou diversas ações para promover a igualdade de gênero, incluindo medidas de paridade em eventos culturais e educacionais, presença feminina em listas de substituição, multa a prestadora de serviços por negligência no atendimento a mulheres em risco, parceria em iniciativas como a maratona Americas Girls Can Code, propostas de aprimoramento junto à UIT, Programa de Liderança Feminina em parceria com a Aneel, promoção da agenda da igualdade de gênero entre agências reguladoras, e a criação do Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão na Anatel.

Palmas atualiza leis para melhoria de infraestrutura de telecomunicações

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A Prefeitura de Palmas acabou de aprovar uma nova lei importante, a Lei Complementar 430/2023. Isso aconteceu logo depois que a Câmara Municipal da cidade concordou com o texto. A função principal dessa lei é atualizar as regras locais para as coisas relacionadas a telecomunicações, como internet e telefonia.

Antena

O processo para essa lei ser aprovada contou com o apoio forte do Movimento ANTENE-SE. Eles também conseguiram incluir seis mudanças no texto que foi aprovado. Além disso, o ANTENE-SE informou que agora mais de 500 cidades no país têm suas regras atualizadas para essas questões. Isso é quase 9% de todas as cidades do Brasil, onde quase metade da população brasileira mora.

Luciano Stutz, porta-voz do ANTENE-SE e presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), detalhou os benefícios de uma lei atualizada, afirmando que com o crescimento da nova tecnologia de telefonia móvel, as cidades devem estar prontas para todos os tipos de novas coberturas.

“Com o avanço da implantação do 5G, as leis municipais de antenas precisam estar preparadas para as novas formas de prover cobertura, promovendo celeridade no licenciamento para a instalação dos novos equipamentos” comenta.

O representante do movimento ainda acrescentou que “uma cidade cuja lei está alinhada com a legislação federal está preparada para receber as estruturas mais modernas e mais perto do conceito das Cidades Inteligentes, para oferecer serviços digitais cada vez melhores para sua população.”

Segundo o movimento, entre as cidades com leis aprovadas, estão 25 capitais de estado, 21 municípios com mais de 500 mil habitantes; 54 com mais de 200 mil; 57 com mais de 100 mil; 68 mais de 50 mil; e outros 276 com menos de 50 mil habitantes.

São Paulo é o estado com o maior número de cidades com leis atualizadas, 214. Em segundo lugar fica Santa Catarina, com 71; e, em terceiro, Minas Gerais, com 45. Na sequência, vêm: Rio de Janeiro (44), Espírito Santo (24), Paraná e Goiás (ambos com 19 cidades cada), Rio Grande do Sul (11), Mato Grosso, Ceará, Mato Grosso do Sul e Pará (com 6 municípios cada), Bahia (5), Paraíba e Rio Grande do Norte (com 4 cidades cada), Maranhão e Pernambuco (todos com 3 cidades), Acre (2), Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins (todos com 1 cidade com lei atualizada).

Criado em 2021, o Movimento ANTENE-SE busca contribuir para a modernização das leis de antenas nas cidades brasileiras, ajudando a promover o aumento da cobertura e, consequentemente, a inclusão digital. As normas antigas geralmente impõem entraves à instalação de novas infraestruturas de suporte para telecomunicações, prejudicando a abrangência da tecnologia. 

Desde o seu lançamento, o Movimento monitorou e contatou 756 cidades, além de marcar presença em eventos municipalistas de todo o país, para reforçar a importância da promoção da conectividade por meio da atualização de leis de antenas. 

Vivo é nova patrocinadora de campeonato de skate

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A Vivo está aumentando sua participação nos esportes ao ar livre e anunciou que está patrocinando o SLS Super Crown World Championship, um evento de skate. Isso acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A Vivo já tinha anunciado o patrocínio à skatista Rayssa Leal e ao Comitê Olímpico do Brasil.

SLS

Com esse novo patrocínio, a marca fortalece sua presença no skate no Brasil, mostrando que apoia e promove o esporte no país. A Vivo se junta a outras empresas, como Cerveja Tiger e BAW Clothing, que também estão patrocinando o evento. Essa parceria ajuda a fortalecer o cenário do skate, especialmente a competição mundial de Street Skate, que acontecerá em São Paulo pelo segundo ano consecutivo.

Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo, afirma que o  skate é uma modalidade democrática e diversa, por isso a companhia faz questão de patrocinar eventos como esse.

“O skate é uma modalidade democrática e diversa, que está presente em todas as regiões do Brasil, assim como a Vivo. Patrocinar eventos como esse reforça o compromisso da marca em prol do esporte brasileiro e amplia oportunidades e sonhos para atletas de todo o país”.

Pedro Dau de Mesquita, Co-CEO e Diretor Comercial da 213 Sports, promotora do evento, afirmou que para eles é uma honra ter a Vivo com uma das empresas patrocinadoras do evento.

“É uma grande honra ter a Vivo como patrocinadora da SLS no Brasil. É uma marca líder no setor de tecnologia, o que mostra a força da Liga no país e sua capacidade de atrair grandes marcas nacionais e internacionais”.

Uma pesquisa feita pela 213 Sports em parceria com o Ibope REPUCOM descobriu que, desde 2019, o número de fãs de skate no Brasil aumentou em 20 milhões, alcançando um público total de quase 50 milhões de pessoas. O estudo também mostrou que os fãs de skate são mais abertos a experimentar novas marcas, especialmente aquelas que apoiam o esporte.

O evento Super Crown recebe apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Secretaria de Esportes do Governo de São Paulo. Além disso, é reconhecido pela Confederação Brasileira de Skateboarding e tem parceria com a 89 FM – Rádio Rock, JCDecaux e Cemporcentoskate.

A organização do evento fica por conta da 213 Sports, em colaboração com a AEESB – Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil. A cobertura completa do evento será transmitida pelo Sportv, com a final feminina ao vivo no Esporte Espetacular, o principal programa esportivo da TV Globo.

4G e 5G: Brisanet entra no mercado de telefonia móvel no Nordeste

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A Brisanet, operadora regional de telecomunicações, está anunciando sua entrada no mercado de telefonia móvel no Nordeste e sua consolidação como a mais nova operadora móvel do país. A companhia lançou no último domingo, 26, uma campanha para marcar esse novo momento da empresa.

Brisanet

Segundo a companhia, desde o início, a Brisanet tem desempenhado um papel crucial no avanço tecnológico das telecomunicações. Inicialmente, segundo a própria, a tele pioneirizou ao oferecer serviços de internet via rádio, tornando possível a conectividade em áreas que anteriormente não eram atendidas. Ao longo dos anos, a Brisanet continuou a inovar e desempenhou um papel fundamental no movimento que trouxe a fibra óptica para o Brasil, proporcionando uma conexão mais rápida e estável para seus usuários.

Atualmente, a empresa se diz destaque como a líder na introdução da tecnologia 5G em cidades do nordeste do Brasil. Essa conquista marca um avanço importante na transformação digital da região. O Diretor Comercial da empresa, Jordão Estevam, destaca que, além da oferta de banda larga, a Brisanet está agora concentrando esforços no mercado de telefonia móvel.

“Estamos comprometidos em oferecer conexões significativas e de qualidade  para todas as pessoas e em todos os lugares, seja no trabalho, em casa, na rua ou nas interações diárias. O nosso 4G/5G será uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento do Nordeste e conectar as pessoas, onde quer que elas estejam”.

A incursão no mercado de telefonia móvel reflete o comprometimento da empresa com a inovação e a democratização de tecnologias em áreas menos atendidas no Nordeste. Com o 4G/5G como base de suas operações móveis, a Brisanet está pronta para liderar mais uma vez a revolução digital na região, conectando pessoas, comunidades e oportunidades.

Para anunciar a sua estreia no mercado de telefonia móvel, a Brisanet divulgou o manifesto “Você On para Voar”. A nova campanha foi lançada em rede nacional de televisão no último domingo (26).

Grupo TIM lança nova unidade de negócios, parte de acordo com KKR

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Como parte do negócio de venda da sua rede de telefonia fixa para a KKR, o Grupo TIM informou que lançou uma nova unidade em um movimento estratégico visando a otimização de recursos e a focalização em áreas de maior potencial de crescimento. A divisão chamada de NetCo, inclui a infraestrutura de renda fixa e ativos imobiliários relacionados.

A unidade ainda fará o monitoramento do negócio no atacado e toda a fatia na subsidiária Telenergia, segundo a companhia de telecomunicações italiana. A nova rede NetCo integrará mais de 20 mil profissionais, incluindo 19 mil das quais trabalham na área de atacado e rede, além de 900 provenientes da TIM, reforçando a estrutura da nova divisão. Esta integração de talentos visa fortalecer a nova unidade e potencializar sua atuação em um mercado cada vez mais dinâmico.

Ao lançar a NetCo, a empresa avança na sua estratégia corporativa com uma nova unidade de negócios, alinhando-se à venda da rede de linhas fixas para a KKR por 18,8 bilhões de euros, incluindo dívida. A Telecom Italia aprovou a venda da rede de linhas fixas para o fundo norte-americano por 18,8 bilhões de euros (US$ 20,18 bilhões), incluindo dívida, o que poderia elevar o negócio a até 22 bilhões de euros, caso certas mudanças regulatórias e incentivos no setor sejam introduzidos.

A estratégia da empresa italiana é se concentrar em áreas de maior relevância no cenário atual das telecomunicações. A nova unidade também prevê a maximização de oportunidades de receita em diferentes frentes de atuação.

Com a venda da unidade de infraestrutura fixa, o Grupo TIM caminha para atuar como uma empresa de serviços. Sendo assim, a divisão de serviços (ServCo), a partir do dia 1º de dezembro, fica com um total de 16,3 mil funcionários em tempo integral. Ao todo, a empresa terá cerca de 17,5 mil empregados, incluindo os designados para as operações de rede móvel.

América Latina: Claro Sport estreia como canal FAST na Pluto TV

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A rede de sinais esportivos Claro Sport, da América Móvil, anunciou nesta semana uma parceria com a Paramount para distribuir seu primeiro canal primeiro canal FAST (Free Advertising-Based Streaming Television) por meio do streaming gratuito Pluto TV. O acordo é válido para quase toda a América Latina.

O Claro Sports está presente na TV por assinatura em quase toda a América Latina, tanto por meio da Claro, operadora própria da América Móvil, quanto por meio da distribuição de outras empresas de TV por assinatura. Agora, o canal estará disponível na Pluto TV nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

“Esta é a primeira aliança FAST do Claro Sports, estamos ampliando o alcance para o público em geral”, comentaram os porta-vozes da rede esportiva.

Infelizmente, a transmissão do Claro Sport no Brasil fica de fora do acordo, por questão de direitos de exibição. Entretanto, é possível assistir alguns vídeos do canal por meio do canal oficial no YouTube.

O Claro Sport conta com um sinal 24 horas, sendo que sua programação é voltada para a transmissão ao vivo de competições, destaques, telejornais e programas de análises e debates esportivos de futebol, ciclismo, automobilismo, tênis, basquete, entre outros.

Entre os direitos de exibição do canal, em países como o México, estão os Jogos Olímpicos (Paris 2024), os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, jogos da liga mexicana de futebol, a Bundesliga (liga alemã de futebol), a Liga Mexicana de Beisebol (LMB), o futebol americano profissional do México e algumas das ligas mais importantes de artes marciais mistas (MMA), entre outros eventos.

Para a Pluto TV, a incorporação da Claro Sports reforça a estratégia do streaming gratuito de expandir sua oferta esportiva na região. Além dos canais ITV Deportes e Fuel TV, sinais de esportes de combate e sinais DAZN, a plataforma Paramount tem o direito de transmitir ao vivo a Copa Libertadores, o torneio interclubes de futebol mais importante da América do Sul.

Projeto de ampliação das redes 4G e 5G em Brumadinho avança para a 2ª etapa

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A segunda etapa do projeto de ampliação da rede rede de banda larga móvel 5G em Brumadinho já pode ser iniciado, uma vez que Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG) autorizaram o início da nova etapa que faz parte da iniciativa “Brumadinho Digital”.

O projeto “Brumadinho Digital” é executado pela Vale com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento, ocorrido no município, que tirou a vida de quase 300 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais; e prevê a contratação de empresa de telefonia para implementar a tecnologia em todo o território do município (exceto na área da represa de Conceição de Itaguá) e possibilitar o acesso à internet à população.

Esta segunda etapa do projeto tem valor estimado de R$ 22,9 milhões e o prazo para conclusão é de 2 anos e nove meses. A implantação da solução em si está prevista para começar após um ano da ordem de início (novembro de 2024).

Nesse início ocorre a preparação estratégica para a implementação da iniciativa, o que envolve assinatura de documentos, contratação da operadora, contratação da gerenciadora de campo e mobilização.

Uma empresa será contratada para instalar as novas estações de celular, chamadas de Estações Rádio Base (ERBs), para implantar o sistema de telefonia. As atividades incluem criação de planos técnicos para as estações; a instalação de locais para as antenas; a ativação das ERBs; a aceitação das antenas e do sistema como um todo; e a gestão geral do projeto.

Além disso, ainda caberá à operadora móvel cumprir compromissos relacionados à oferta de internet de alta velocidade móvel, Internet das Coisas (IoT) e tecnologia 5G. Ou seja, garantir uma boa cobertura de sinal, para que as pessoas possam contratar planos com boas velocidades.

A primeira etapa do projeto “Brumadinho Digital” foi realizada entre 2022 e 2023, onde ocorreu a elaboração de um estudo para orientar a escolha e a implementação da solução tecnológica.

Anatel suspende emissão de novos números 0800 para conter fraudes

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Para tentar inibir a disseminação de fraudes bancárias e crimes, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu suspender a comercialização de novos números de telefonia no formato 0800 por 30 dias. A medida entrará em vigor hoje (27), após publicação do Diário Oficial da União (DOU).

Muitos criminosos usam centrais falsas, com números 0800, e se passam por instituições conhecidas para enganar vítimas e aplicar golpes. Segundo despacho assinado pelo Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinicius Oliveira Caram Guimarães, a agência determina a suspensão até que uma série de medidas de segurança sejam adotadas pelas empresas de telefonia.

“Recomenda-se a imediata suspensão da comercialização de novos recursos da série “800” até que sejam adotadas as providências antifraude dispostas neste despacho e no item relativo ao cadastro e ao controle de assinantes exaltados neste documento”, diz a agência.

Com a suspensão, a Anatel espera que as prestadoras de telecomunicações atualizem os cadastros dos usuários de números 0800, que está desatualizado, segundo levantamento do órgão regulador, o que impossibilitaria até mesmo a responsabilização dos criminosos.

Para a agência, a não implementação das medidas pode fazer com que as companhias sejam consideradas omissas e responsabilizadas em relação aos atos criminosos. “A sua não implementação poderá constituir omissão por parte das prestadoras no atendimento à sua obrigação regulamentar de atuação, com a consequente responsabilização administrativa decorrente de tal omissão”.

Ou seja, as empresas de telefonia que não seguirem as determinações poderão ser tratadas como cúmplices em casos de golpe financeiro. A expectativa é de que elas montem forças-tarefas para se adequar ao novo conjunto de regras.

Entre as recomendações da Anatel está a de que haja somente um número 0800 por CNPJ, um método que permitiria monitorar melhor todo o setor. Isto porque algumas empresas têm diversos números atrelados a elas. Segundo Caram, a situação atual “dificulta significativamente tanto a atuação da agência como os esforços investigativos das autoridades de segurança pública”.

A concessão de apenas um número por usuário, a proibição da revenda dos números, a atualização de cadastros e a suspensão imediata do serviço em casos de suspeitas de fraudes são algumas das medidas determinadas pela Anatel.