26/04/2024

Região de Piracicaba recebe o Siga Antenado para troca gratuita de antenas

Interior de São Paulo, mais precisamente na região da cidade de Piracicaba está recebendo o trabalho de limpeza de faixa do Siga Antenado.

Na região de Piracicaba, no estado de São Paulo, pelo menos 6,7 mil moradores têm solicitado a instalação gratuita de kits de antena parabólica digital. Esses kits são essenciais para garantir que o sinal de TV aberta continue funcionando adequadamente após a implementação da tecnologia 5G nessas áreas. A instalação dos equipamentos é oferecida gratuitamente, principalmente para famílias de baixa renda.

Antena

A iniciativa de substituição das antenas parabólicas tradicionais é conduzida pela Siga Antenado, uma Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A função principal dessa entidade é auxiliar a população durante a transição para o uso de antenas parabólicas digitais.

A importância dessa troca se deve ao fato de que o 5G opera na mesma faixa de frequência da parabólica tradicional, conhecida como Banda C. Por outro lado, o equipamento digital opera em uma faixa diferente, a Banda Ku. Portanto, quem não realizar a substituição enfrentará interferências no sinal de TV, tais como chuviscos, chiados, imagens travadas ou até mesmo a completa interrupção do sinal, devido à incompatibilidade de frequências.

Portanto, é fundamental que os moradores da região de Piracicaba realizem a troca de suas antenas parabólicas para garantir a continuidade da qualidade da transmissão de TV aberta em suas residências.

Na segunda-feira, dia 6, a entidade responsável anunciou a disponibilidade de agendamento para a cidade de Capivari, localizada no estado de São Paulo. Essa é uma novidade importante para Capivari, uma vez que até então a cidade não tinha a opção de agendar a instalação de kits. Essa iniciativa faz parte de um plano mais amplo de disponibilizar o agendamento em todos os municípios do estado de São Paulo.

Na região, um total de 6.701 moradores demonstraram interesse em obter os kits em outras cidades, e destes, 3.448 já tiveram os kits instalados e estão em funcionamento. Os 3.253 restantes estão com agendamento marcado para verificar se atendem aos critérios necessários e, posteriormente, realizar a instalação dos kits. Essa ação é parte de um esforço para garantir que a população tenha acesso aos recursos e serviços necessários, promovendo a conectividade e a inclusão digital na região.

CidadeInstaladosAgendados
Águas de São Pedro33
Capivari00
Charqueada5458
Cordeirópolis66
Cosmópolis266295
Elias Fausto7076
Engenheiro Coelho6163
Ipeúna34
Iracemápolis2122
Limeira1.1211.197
Mombuca257257
Nova Odessa2830
Piracicaba1.0811.143
Rafard1616
Rio das Pedras1921
Saltinho88
Santa Bárbara d’Oeste226235
São Pedro1314
Fonte: Siga Antenado

Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo federal e que já possuem uma antena parabólica tradicional funcionando têm o direito de receber gratuitamente a instalação de uma antena digital. Para verificar se você tem esse direito, basta acessar o site do Siga Antenado ou ligar para o número 0800 729 2404, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h. É necessário ter em mãos o CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Após fornecer as informações necessárias e confirmar a participação em algum programa social do Governo Federal, o morador poderá escolher o melhor dia para um técnico da Siga Antenado realizar a instalação do equipamento digital em sua casa. Para as famílias que utilizam outros métodos de recepção de televisão, como antenas digitais instaladas no alto da casa, antenas internas ou TV por assinatura, não haverá alterações em seus equipamentos, e elas não precisam se preocupar com essa mudança.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários