27/04/2024

Projeto de ampliação das redes 4G e 5G em Brumadinho avança para a 2ª etapa

‘Brumadinho Digital’ é executado pela Vale com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento, ocorrido no município em 2019.

A segunda etapa do projeto de ampliação da rede rede de banda larga móvel 5G em Brumadinho já pode ser iniciado, uma vez que Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG) autorizaram o início da nova etapa que faz parte da iniciativa “Brumadinho Digital”.

O projeto “Brumadinho Digital” é executado pela Vale com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento, ocorrido no município, que tirou a vida de quase 300 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais; e prevê a contratação de empresa de telefonia para implementar a tecnologia em todo o território do município (exceto na área da represa de Conceição de Itaguá) e possibilitar o acesso à internet à população.

Esta segunda etapa do projeto tem valor estimado de R$ 22,9 milhões e o prazo para conclusão é de 2 anos e nove meses. A implantação da solução em si está prevista para começar após um ano da ordem de início (novembro de 2024).

Nesse início ocorre a preparação estratégica para a implementação da iniciativa, o que envolve assinatura de documentos, contratação da operadora, contratação da gerenciadora de campo e mobilização.

Uma empresa será contratada para instalar as novas estações de celular, chamadas de Estações Rádio Base (ERBs), para implantar o sistema de telefonia. As atividades incluem criação de planos técnicos para as estações; a instalação de locais para as antenas; a ativação das ERBs; a aceitação das antenas e do sistema como um todo; e a gestão geral do projeto.

Além disso, ainda caberá à operadora móvel cumprir compromissos relacionados à oferta de internet de alta velocidade móvel, Internet das Coisas (IoT) e tecnologia 5G. Ou seja, garantir uma boa cobertura de sinal, para que as pessoas possam contratar planos com boas velocidades.

A primeira etapa do projeto “Brumadinho Digital” foi realizada entre 2022 e 2023, onde ocorreu a elaboração de um estudo para orientar a escolha e a implementação da solução tecnológica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários