26/04/2024

Telebras leva antenas para ajudar no combate dos incêncios no Pantanal

Antenas da Telebrás devem proporcionar independência e eficiência na comunicação entre brigadistas, Ibama e ICMBio.

A Telebras implementou três conexões fixas via satélite com o objetivo de auxiliar no enfrentamento dos incêndios no Pantanal e assegurar a comunicação eficaz entre os profissionais do Ibama, ICMBio e Corpo de Bombeiros Militar envolvidos no combate às chamas que têm devastado a região.

Pantanal

As antenas foram instaladas em locais estratégicos, incluindo a base do comando unificado em Porto Jofre e nas bases Panthera e do Parque Nacional, ambas localizadas no município de Poconé (MT), próximo à divisa com o estado do Mato Grosso do Sul.

Na região, caracterizada como área rural, a conectividade à internet é limitada, estando disponível principalmente nas pousadas. Dada a natureza crucial da comunicação para o trabalho dos brigadistas, que desempenham um papel fundamental no combate aos incêndios, anteriormente, eles dependiam da generosidade dos proprietários das pousadas locais para acesso à internet.

Com a instalação das novas conexões via satélite, a comunicação desses profissionais tornou-se mais eficiente e independente, contribuindo significativamente para a gestão e controle das operações de combate aos incêndios no Pantanal.

Essa colaboração permitirá uma transmissão rápida de dados, com uma taxa de download de 40 Mbps e upload de 4 Mbps.

O Pantanal enfrenta desafios significativos devido aos incêndios, agravados pela forte ventania na região. Isso torna a tarefa dos brigadistas ainda mais difícil, pois o vento carrega brasas, fazendo com que o fogo se espalhe para áreas previamente não afetadas. Mauro Pires, presidente do ICMBio, destacou a dedicação dos brigadistas no combate aos incêndios, observando que, apesar de uma melhora em relação à semana anterior, a situação ainda demanda esforços intensivos.

Ele expressou preocupação com a dinâmica do incêndio e enfatizou a necessidade de intensificar os esforços das equipes formadas por profissionais do ICMBio, Ibama e Ministério do Meio Ambiente. Essas equipes estão trabalhando em conjunto para enfrentar os desafios apresentados pelo cenário atual.

Mais de trezentos servidores estão envolvidos nas operações de combate a incêndios no Pantanal, contando com o respaldo de quatro aeronaves e veículos especializados no controle de incêndios. O Ibama e o ICMBio fortaleceram o contingente em ação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários