26/04/2024

WhatsApp testa uso de figurinhas criadas por AI

Recurso das figurinhas do WhatsApp deverão contar com uma atualização especial através do uso da inteligência artificial.

O WhatsApp iniciou um processo de experimentação de uma funcionalidade inovadora. Essa funcionalidade em questão envolve a aplicação da inteligência artificial (IA) para a criação de adesivos digitais, conhecidos como “figurinhas”. Dentro desse contexto de testes, determinados usuários que fazem parte da versão beta do aplicativo, especificamente na plataforma Android, tiveram a oportunidade de vivenciar essa nova adição.

WhatsApp

A versão 2.23.17.14 do WhatsApp beta, que é uma versão de teste do aplicativo WhatsApp, trouxe uma nova função interessante para alguns usuários que utilizam dispositivos Android. Essa nova função está relacionada à criação de adesivos, que são imagens decorativas utilizadas frequentemente para expressar emoções ou informações de maneira visual em conversas.

O destaque dessa nova função é a sua capacidade de gerar adesivos de forma automatizada, usando uma tecnologia segura fornecida pela empresa Meta. A Meta é a empresa que detém o WhatsApp, e ela está oferecendo uma tecnologia que permite transformar descrições em texto em imagens de adesivos. Isso significa que os usuários não precisam ser artistas gráficos ou ter habilidades de design para criar seus próprios adesivos personalizados.

O processo de geração de adesivos funciona da seguinte forma: o usuário fornece uma descrição em texto, que pode ser uma frase ou uma ideia para um adesivo. A tecnologia por trás disso utiliza algoritmos avançados, possivelmente baseados em modelos como DALL-E ou Midjourney, para traduzir essa descrição em uma imagem visualmente coerente e relevante que se transforma em um adesivo.

Os modelos DALL-E e Midjourney são técnicas de inteligência artificial desenvolvidas para criar imagens a partir de descrições em texto. O DALL-E, por exemplo, é capaz de gerar imagens a partir de descrições textuais complexas e até mesmo combinar conceitos para criar resultados únicos. Portanto, essa tecnologia permite que o WhatsApp transforme palavras em imagens de maneira surpreendentemente precisa e criativa.

É importante notar que, nesse estágio inicial, a nova função de geração de adesivos está disponível apenas para um grupo restrito de usuários que participam do programa beta do WhatsApp. Isso significa que esses usuários têm acesso antecipado à função para testá-la e fornecer feedback à equipe de desenvolvimento. Conforme esses testes avançam e quaisquer problemas ou ajustes necessários são identificados e resolvidos, é previsto que a função seja gradualmente lançada para um número maior de pessoas nas próximas semanas.

Com toda e qualquer forma de sistema de inteligência artificial generativa, questões emergirão acerca das imagens que podem ser originadas e compartilhadas no aplicativo WhatsApp. Segundo a informação apresentada, os adesivos serão prontamente identificáveis, o que insinua a possível presença de algum tipo de marca distintiva ou sinal que aponte para a criação das imagens por meio do recente recurso.

É relevante frisar que a Microsoft já emprega o algoritmo DALL-E desenvolvido pela OpenAI para viabilizar aos utilizadores do Bing Chat a habilidade de conceber imagens. Com vistas à segurança, a empresa também insere uma marcação clara e indicativa nas imagens. O Instagram, por sua vez, encontra-se também a trabalhar em etiquetas que denotam a utilização de modelos de inteligência artificial na geração de conteúdo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários