26/04/2024

Privacidade? WhatsApp testa áudio de reprodução única; confira como será

O WhatsApp, um popular aplicativo de mensagens, está se preparando para lançar um novo recurso de privacidade relacionado aos áudios compartilhados em conversas individuais e em grupos.

Áudio

Essa novidade consiste em uma configuração opcional que permite que os áudios enviados pelo WhatsApp desapareçam automaticamente após terem sido ouvidos uma única vez. Após a reprodução completa do conteúdo, a mensagem é removida da conversa e não pode mais ser acessada, uma vez que nem mesmo é armazenada no sistema.

Além disso, quem enviou a mensagem de voz também não terá a capacidade de ouvi-la novamente. Adicionalmente, não será possível fazer o download do áudio nem encaminhá-lo para outras pessoas. A finalidade desse recurso é proporcionar um meio de compartilhar mensagens de voz de forma mais privada, ideal para informações confidenciais ou discussões de natureza pessoal, por exemplo.

Para ativar a função de gravação de áudio com reprodução única no WhatsApp, será preciso serguir os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo WhatsApp em seu dispositivo móvel.
  2. Inicie uma conversa ou acesse a conversa em que deseja gravar um áudio.
  3. Na caixa de entrada de mensagens, você verá um ícone que representa o número um (“1”). Este ícone está localizado acima do botão de envio de áudio. Para ativar a gravação, toque nesse ícone.
  4. Certifique-se de que a tela do seu dispositivo esteja desbloqueada e pronta para uso. Isso significa que você não deve ter ativado o bloqueio de tela, como o cadeado, no momento em que iniciar a gravação.

É importante observar que esse recurso de gravação de áudio só estará disponível quando a tela do dispositivo estiver desbloqueada. Caso contrário, a função não será ativada.

Além disso, o WhatsApp tem implementado medidas adicionais de segurança para proteger a privacidade dos usuários. Algumas dessas medidas incluem:

  • Login com chaves de acesso em vez de senhas: Isso significa que os usuários podem usar chaves criptografadas para fazer login em suas contas, proporcionando uma camada extra de segurança em comparação com senhas tradicionais.
  • Chats secretos protegidos por um código: Os chats secretos no WhatsApp são conversas que possuem uma camada adicional de criptografia de ponta a ponta e são protegidos por um código de segurança. Somente você e o destinatário da mensagem podem acessar o conteúdo dessas conversas, garantindo maior privacidade e segurança.

Vale ressaltar alguns pontos: o WhatsApp Beta está testando a função de enviar conteúdo que pode ser visto apenas uma vez. A expansão para todos os usuários ainda não tem previsão, e a opção está disponível nas versões Beta 2.23.22.4 (Android) e 2.23.21.15 (iOS). Os interessados podem ativar o recurso nas lojas de aplicativos. Essa função já existe para fotos e vídeos no WhatsApp. A empresa dona do WhatsApp é a Meta, que também controla o Facebook e o Instagram.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários