15/03/2024

Vivo e Oi estão sendo processadas por fazerem propaganda da rede 5G

Vivo e Oi podem estar apresentando a tecnologia 5G em suas propagandas, mesmo sem ter a rede implementada no Brasil.

Além da Tim e da Claro, as operadoras de telefonia Vivo e Oi também estão sendo processadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) por fazerem propaganda enganosa da tecnologia 5G.

Hoje (20) será publicado os processos administrativos contra as duas operadoras, por estarem utilizando o termo 5G em suas propagandas publicitárias, antes mesmo da nova tecnologia ser implementada no país.

A Senacon é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e diz que vai apurar se as campanhas da Vivo e da Oi estão induzindo o público a acreditar na oferta da tecnologia 5G.

Em outras palavras, o órgão pretende verificar se as informações expostas nas campanhas de ambas as empresas estão adequadas e claras ou há má intenção de tirar proveito da falta de conhecimento dos usuários, podendo induzi-los ao erro.

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel adia leilão do 5G pela segunda vez

–> Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

–> Rede 5G pode ser lançada comercialmente ainda este ano

Isto porque, as operadoras devem deixar que o cliente ou o potencial consumidor tenha acesso às informações e compreenda qual serviço pretende contratar e qual o seu alcance.

Após a publicação dos processos que serão realizados, hoje, no Diário Oficial da União, a Vivo e a Oi terão dez dias para apresentarem suas defesas. Se forem condenadas, cada uma pode ser multada a pagar até R$ 11 milhões.

Tecnologia 5G

O leilão da internet 5G virou uma novela nas últimas semanas. Na sexta-feira (13), o leilão foi adiado pela segunda vez a pedido de Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel, que prometeu voltar a discutir o assunto no final deste mês.

Enquanto que o ministro das comunicações, Fábio Faria, declarou em um seminário online que até o final do ano, o 5G standalone estará funcionando comercialmente em São Paulo. Além disso, disse que aguarda que o leilão da rede 5G seja realizado em Outubro.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários