21/04/2024

Rede 5G pode ser lançada comercialmente ainda este ano

5G standalone estará disponível de forma comercial em São Paulo até o final do ano, segundo o ministro das comunicações, Fábio Faria.

Em um seminário online promovido pela Esfera Brasil em São Paulo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que espera que o leilão da rede 5G seja realizado em outubro.

Apesar dos atrasos em torno do leilão pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o ministro garantiu que a rede estará funcionando comercialmente no Natal deste ano.

“No Natal deste ano, vamos ter 5G standalone em São Paulo funcionando. Tenho certeza disso. Já foi falado por alguns ceos (presidentes) de empresas que já vão começar no outro dia a instalar. Acredito que algumas cidades já vão virar o ano com 5G standalone, que é o 5G com internet das coisas”, afirmou Faria.

Fábio Faria também disse que é esperado que o edital do leilão de 5G seja publicado nos próximos dias. E que já teve uma conversa com Anatel Moisés Queiroz Moreira, conselheiro que pediu mais tempo para ajustar todos os pontos do leilão.

“O Moisés nos enviou ontem todas as perguntas. O debate não é em cima do leilão. Tudo já está aprovado. As dúvidas são em cima do que o TCU (Tribunal de Contas da União) nos falou, com as recomendações. E estamos respondendo isso” destacou Fábio Faria.

VEJA TAMBÉM:

–> Vivo inicia testes do 5G em ondas milimétricas no Rio de Janeiro

–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

–> Anatel adia leilão do 5G pela segunda vez

Rede 5G independente

O 5G standalone é uma rede independente que permitirá velocidade a partir de 1 Gbps, ou seja, será a mais rápida do Brasil.

Para ter ideia, a velocidade 4G tem em média 13 Mbps e a DSS 5G (oferecida atualmente) tem velocidade em média de 200 Mbps.

As operadoras de telefonia móvel que vencerem o leilão terão que construir a rede do zero, pois por ser standalone, a rede não vai depender da tecnologia 4G.

Com Informações do Ig Tecnologia

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários